A Coral® é apaixonada por pintura e especialista no valioso ofício de produzir tintas e revestimentos, estabelecendo o padrão em cor e proteção. Por isso sempre foi inovadora e geradora de tendências, ultrapassando a fronteira da indústria química para colorir há 70 anos a vida e as paredes de milhões de brasileiros. Com sua expertise em cores, a Coral® se dedicou em encurtar o ciclo de tempo de pintura das casas e a incentivar o brasileiro a usar outros tons além do branco. Afinal, a marca acredita que a cor tem o poder de levar alegria para a vida das pessoas.
A história
Constituída em 1954 como Companhia Lubeca, as origens da marca estão ligadas à Argentina, onde o grupo empresarial Bunge y Born mantinha, desde o final da década de 1920, a fábrica de tintas Alba, na época líder em seu segmento de mercado e detentora de alta tecnologia no setor de tintas e vernizes. O nome Coral® foi comprado da rede de lojas Mesbla, que na época era uma grande revendedora de tintas. O produto que levava este nome era uma tinta para utilização em barcos, mas foi escolhido pelo grupo Bunge y Born para batizar a marca de tintas que estava sendo lançada no mercado brasileiro. A primeira unidade produtiva foi instalada em Utinga, região de Santo André, no ABC paulista, em uma moderna fábrica com 7.650 m² de área construída e capacidade de produção entre 400 e 500 mil litros por mês. Sua produção iniciou-se em outubro de 1955. O primeiro produto oferecido ao mercado brasileiro foi a Tinta à Óleo Coral®, específica para uso em madeira, á base de óleo de mamona. E já em 1956 foi lançado o esmalte sintético brilhante e acetinado Coralit®, para aplicação em madeira e metal.
Era apenas o início de uma trajetória de sucesso, marcada pela expansão da produção, fortalecimento da marca como sinônimo de qualidade e lançamentos de produtos inovadores. Pouco depois, desenvolveria uma linha de produtos á base de óleo de mamona em base aquosa, chamada Coralar®, que evaporava água em vez de solvente, oferecendo menos riscos ao homem e ao meio ambiente. E, ainda nos primeiros anos de existência, a Coral® começaria a produzir tintas também para os setores automotivo e industrial. Em sua fase inicial a nova empresa contou com o apoio tecnológico e científico dos técnicos e químicos da Alba. Em pouco tempo, com empenho e dedicação desses técnicos, impulsionada por uma competente equipe de vendas, a experiência foi sendo absorvida e aprimorada para atender às exigências específicas do mercado brasileiro.
Em 1958 a Tintas Coral® já despontava entre as principais empresas do setor e, em 1960, destacava-se como uma das líderes de mercado. Ainda neste ano, tintas industriais começavam a ser produzidas na unidade de Santo André. Em 1968, para atender a alta demanda por seus produtos, a empresa inaugurou uma nova fábrica no Recife, com capacidade de produção de 560 mil litros de tinta por ano, ficando responsável pelo fornecimento ás regiões do norte e do nordeste do país. Na década de 1970, a expansão da capacidade produtiva da Coral®, com a inauguração de uma fábrica em Mauá, em 1974, veio acompanhada de grandes investimentos em pesquisa e desenvolvimento, com o consequente lançamento de novos produtos. Entre eles, as tintas á base de látex acrílico com a linha Coralplus®.
Ainda nos anos de 1970, a Coral® lançaria a laca acrílica Coralcril®, para pinturas automotivas; o esmalte acrílico termoconvertível e a tinta em pó, para o setor industrial; e além de comercializar acessórios para pintura (como pincéis e mexedores), em 1977 a empresa começaria a fabricar o papel de parede Decoral®. Em 1978 a empresa criou a divisão de exportação e não demorou muito para as tintas com a marca Coral® chegarem a outros países. No início da próxima década, em 1982, a empresa lançou a linha de tintas para manutenção industrial. Já em 1992 a marca foi responsável pela introdução no mercado brasileiro do sistema tintométrico (que permite a criação de aproximadamente 6.200 tonalidades diferentes de tintas látex, acrílica e esmalte), tendo sido pioneira também na utilização do espectrofotômetro (instrumento utilizado para a medição da cor).
No dia 16 de abril de 1996, com a aquisição pelo grupo ICI (Imperial Chemical Industries), a linha de produtos da Coral® foi reforçada pela Dulux (conheça essa outra história aqui), marca mundial da ICI reconhecida por sua excelência tecnológica e alta qualidade dos produtos. No final desta década, a empresa vendeu sua divisão de tintas industriais e repintura automotiva para se concentrar na linha decorativa, desenvolvendo produtos para a pintura de paredes residenciais e comerciais com ótimo rendimento. Em 2007 a Coral® lançou a tinta Tira Teima, que chegou ao mercado justamente para facilitar a escolha da tonalidade ideal e dar segurança ao consumidor que deseja pintar com cores. Trata-se de um teste de tons vendido em embalagem de 300 ml, especialmente fabricado para ver na parede como ficará a cor selecionada no leque da Coral®, que oferece aos consumidores mais de duas mil tonalidades.
Desde janeiro de 2008, a marca Coral® faz parte do grupo holandês AkzoNobel, maior empresa de tintas decorativas do mundo. Neste ano, a marca iniciou um processo de reformulação de suas embalagens e nomes de seus produtos, com o objetivo de ajudar o consumidor no processo de compra, comunicando claramente os benefícios e atributos de cada produto por meio de uma linguagem menos técnica e de fácil entendimento. Com isso, a tinta Coralatex passou a se chamar Rende Muito; o Coralplus Super Lavável foi renomeado apenas como Super Lavável; e Toque Sublime mudou para Decora Toque Acetinado. As inovações contemplaram, ainda, o lançamento das tintas Chega de Mofo, direcionada para o combate ao mofo, e Coral® Sol & Chuva, que protege as paredes externas de intempéries climáticas.
Em 2012 a marca apresentou a tinta premium Coral® 3 em 1, com alto nível de cobertura, brancura e acabamento, que contava com tecnologia antibactericida, ação anti-mofo e não possuía cheiro. Outro lançamento da marca foi a tinta acrílica Super Lavável com tecnologia exclusiva Ultra Resist, duas vezes mais resistente à limpeza em relação às tintas premium foscas, que repele líquidos e facilita a limpeza de manchas de chocolate, ketchup, café, refrigerante, suco, lápis, caneta hidrográfica e batom. Em 2019 a Coral® tornou-se a tinta oficial da CASACOR nacional, a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, transformando ambientes por meio da cor em 16 cidades do Brasil.
Entre os mais recentes lançamentos da marca estão o Renova (2019), primeira tinta premium do mercado com consistência de um creme, que se espalha facilmente pelas paredes oferecendo um acabamento uniforme, tem baixíssimo respingamento e pode ser aplicado sobre o mofo, sem necessidade de limpeza prévia da superfície; o Coral® Decora (2019), uma linha de tintas que transforma paredes em uma experiência única e exclusiva, oferecendo 3 acabamentos perfeitos (fosco, acetinado e semi-brilho), 4 efeitos especiais (cimento queimado, velvet, nuage e mármore) e cores mais vivas; e o Verniz Bem Estar Proteção Antimosquito (2022), verniz incolor fosco para tetos e paredes, com ação repelente contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e da chikungunya.
Além disso, em 2021, a marca lançou a campanha Garantia Coral® Premium, que oferece a troca da tinta caso o consumidor não fique satisfeito com a cor, acabamento ou cobertura. A garantia é válida para solicitações feitas em até 60 dias corridos após a compra, desde que a superfície tenha sido preparada conforme as instruções da marca. Com o mote “Certeza, certeza mesmo, só Coral®”, a campanha já está em sua quarta edição e é valida para qualquer tinta Premium Coral® da linha paredes e tetos.
Graças a sua postura inovadora, durante esses 70 anos de uma rica história, a Coral® se firmou no mercado brasileiro como uma marca geradora de tendências, e assim, ultrapassou as fronteiras da indústria química se posicionando como uma marca também presente nas áreas de arquitetura, decoração, design e moda. Por isso, desenvolve produtos e serviços de alta qualidade, além de tecnologias que auxiliam consumidores e pintores a transformar casas, escritórios, prédios históricos e todo tipo de construção com uma simples pintura. E além de oferecer tintas de alta tecnologia, a Coral® está empenhada em fabricá-las de maneira sustentável, com o menor impacto possível ao meio ambiente e sem riscos à saúde dos consumidores e colaboradores.
Ao longo dos anos, a expertise na área resultou ainda na criação de ferramentas que ajudam na escolha e na combinação de tonalidades. Como por exemplo, o Ideia Cards (2008), guia de combinação com livretos diferentes para cada família de cor; e o Coral® Studios, um aplicativo móvel através do qual era possível identificar mais de 2.000 cores e encontrar combinações e produtos na palma da mão. Mais recentemente a marca lançou o Coral® Visualizer (2015), um aplicativo para tablets e smartphones que ajuda o consumidor a escolher a cor certa que irá transformar a sua casa. O aplicativo permite que as pessoas pintem suas paredes virtualmente e vejam o resultado em tempo real, conforme se movimentam pelo cômodo. O aplicativo consegue detectar a diferença entre parede, móveis e demais objetos para colorir ao redor deles imediatamente.
Como a marca oferece mais de 2 mil cores, a Coral® simplificou o processo de escolha para milhões de consumidores, com o leque Escolha Fácil. Com 240 cores, ele tem toda a inspiração que o consumidor precisa para transformar o visual da sua casa, uma vez que as cores selecionadas vão desde as mais vendidas até as maiores tendências. Atualmente, as 240 cores do leque Escolha Fácil compõem a oferta de cores para o Teste Fácil e o Creme de Pintura, o Renova.
Além disso, a marca também oferece o Colour Futures, estudo internacional de comportamento que interpreta as tendências através das cores. O estudo aponta as cores e tons que representam o momento em que estamos vivendo e dita inclinações para decoração e design de interiores. Assim, a cada ano, uma tonalidade em especial é escolhida para representar a essência do período. A cor de 2024 da Coral® foi o “Lugar de Afeto”, um neutro rosado que transmite suavidade e aconchego. Já a Cor do Ano Coral® 2025 é o Curry Dourado, um amarelo quente e cheio de vida, capaz de transformar qualquer espaço, criando uma atmosfera autêntica e repleta de personalidade.
A Coral® contribui ativamente com o desenvolvimento da categoria, oferecendo plataformas online de capacitação e desenvolvimento profissional, tais como: Academia Coral®, que apresenta novidades em produtos e técnicas de pintura, oferecendo mais de 90 treinamentos gratuitos; o Páginas Coloridas, que oferece oportunidades para os pintores conquistarem novos clientes; e o Clube da Cor, plataforma de benefícios e vantagens exclusivamente para profissionais de pintura, que também oferece cursos de especialização e técnicas de pintura. Além disso, a marca oferece o projeto Coral® Mulheres na Cor, cujo objetivo é transformar histórias por meio da profissionalização, levando conhecimento e capacitação a mulheres em situação de vulnerabilidade.
O projeto Tudo de Cor, iniciado em 2009, é um movimento sociocultural sustentável que coloca em prática a missão da Coral® de levar cor para a vida das pessoas, por meio de ações de voluntariado para colorir e restaurar milhares de patrimônios culturais, comunidades e entidades em todo o Brasil, fomentando assim a criatividade, imaginação, senso de coletividade e cidadania, acabando por incentivar a autoestima individual e coletiva, além de promover a socialização e apropriação dos locais pela comunidade.
Com a primeira lata de tinta aberta em 2009, no bairro do Bixiga, em São Paulo, o projeto Tudo de Cor comemora aproximadamente 2.000 projetos entregues, 19 mil imóveis renovados (em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Olinda, Recife, Porto Alegre, Ouro Preto, Porto Seguro, Florianópolis, Fortaleza e Paraty), 5.600 pintores formados e mais de 1.4 milhões de litros de tintas utilizados, mobilizando, ao todo, 50 mil voluntários. O projeto já impactou mais de 20 milhões de brasileiros em todo o país.
A identidade visual da marca passou por várias remodelações ao longo dos anos. Em 2008 a marca remodelou sua identidade visual com a apresentação de um novo logotipo, mais moderno e dinâmico, com uma nova tipografia de letra. Além disso, a palavra “tintas” foi definitivamente retirada da identidade visual. Quatro anos mais tarde, em 2012, apresentou uma nova identidade visual. Mais colorido, o logotipo tem quatro principais mudanças: nova fonte de letra, parecida com o anterior só que de estilo mais moderno; adição de uma figura humana com o objetivo de convidar o consumidor a pintar; novo elemento gráfico na parte de cima, no formato de uma “onda de cor” em movimento, remetendo ao dinamismo e transformação; e variedade de cores. Vale lembrar que todas as marcas da AkzoNobel tem o mesmo ícone colorido. O Brasil exportou esse posicionamento para diversas marcas decorativas da AkzoNobel ao redor mundo, mesmo que cada uma mantenha seu nome local.
Certeza, certeza mesmo, só Coral®. (2021)
Tudo de cor para você. (2009)
Mudar é crescer. (2007)
Mudar faz parte da vida. (2006)
Tinta não é tudo igual. Tinta é Coral®. (1999)
A cor dos seus sonhos. (1994)
Tudo muda com Coral®. (1987)
O seu mundo de cores.
Tudo o que você imaginar.
● Origem: Brasil
● Fundação: 1954
● Fundador: Bunge y Born
● Sede (local): Mauá, São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Akzo Nobel N.V.
● Capital aberto: Não
● CEO: Grégoire Poux-Guillaume
● Presidente: Daniel Geiger Campos (América Latina)
● Faturamento: R$ 1 bilhão (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários: 1.200
● Segmento: Decoração
● Principais produtos: Tintas, esmaltes e vernizes
● Concorrentes diretos: Suvinil, Tintas Renner, Lukscolor, Eucatex, Sherwin-Williams, Iquine e Corion
● Ícones: Sua completa paleta de cores
● Slogan: Certeza, certeza mesmo, só Coral®.
● Website: www.coral.com.br
A marca no Brasil
Pertencente a multinacional holandesa AkzoNobel, a Coral®, que conta com duas unidades industriais, localizadas em Mauá (SP) e Recife (PE), somando 1.200 funcionários, produz aproximadamente 1.000 itens (incluindo tintas sintéticas, látex, acrílicas, impermeabilizantes e vernizes), em um total de 220 milhões de litros por ano, sendo a segunda marca do mercado brasileiro de tintas; além de deter 25% do mercado de tintas imobiliárias.
Você sabia?
● A marca Coral® tem a paleta mais completa do mercado brasileiro, com 2.079 cores e a única que, além de códigos, traz nomes em todas elas, o que facilita a memorização.
● Em 1993 a Coral® se tornou a primeira empresa de tintas, no Brasil, a obter o certificado ISO 9001.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios, Exame, Embalagem Marca e Veja), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), Jornais (Valor Econômico) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 10/10/2024
O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding
6 comentários:
oi
O JORNA E NOTA 10 PARABENS ROMULO
esta tintaé boa d+!!! ass paula
Sou artesã e trabalho com pintura em mdf e pintura decorativa em paredes.Fiquei satisfeita com a enorme variedade de cores e principalmente com a qualidade das tintas coral.
Olá muito bom conhecer a história dessa empresa!!
Mas na verdade o que quero mesmo é encontrar um antigo funcionário da década de 60, amigo de minha mãe. o nome dele é Abelardo Barbosa.
vou deixa um e-mail: ziloalopes@hotmail.com
Boa noite! Li o artigo completo e observei que faltam algumas coisas. Faltam slogans antigos como A Cor dos Seus Sonhos e Tinta é Coral. Faltam ainda as logomarcas anteriores a da Tintas Coral que está sobre fundo azul neste artigo.
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