Fruto de uma árvore milenar, o azeite é uma das mais antigas dádivas para a saúde e boa gastronomia de que há conhecimento. Puro, delicado, fragrante, o azeite pode ser consumido cru ou de todas as formas culinárias, dando sempre um toque distinto e inconfundível a qualquer prato. A marca portuguesa Gallo conhece a riqueza e versatilidade do azeite e justamente por essa razão que, passado mais de um século, desde que se extraiu pela primeira vez o suco da azeitona nos lagares da empresa, ainda consegue surpreender. São anos e anos de total dedicação a boa gastronomia e a saúde que fazem do azeite Gallo uma marca líder em seu segmento. Afinal, Gallo é sinônimo da tradição e da alma portuguesa.
A história
Por trás da marca Gallo estão duas gerações de administradores visionários, Victor Guedes, pai e filho, que viram no azeite não apenas um produto de consumo doméstico, mas também um dos símbolos da identidade cultural de um povo. A família era proprietária de uma pequena atividade comercial que se dedicava à exportação de produtos portugueses (entre os quais azeites, azeitonas em conserva, vinhos, castanhas e frutos secos) para as comunidades emigradas, tendo como mercados preferenciais o Brasil e a Venezuela. Reza a lenda que, em uma determinada manhã, Victor Guedes decidiu batizar o seu azeite de Gallo quando, depois de acordar e abrir as janelas do seu quarto ouviu um galo cantar. Como era de origem espanhola, registrou a marca com duas letras “L”. O nome foi preservado até hoje pela sua graça e originalidade. Embora a marca de azeite Gallo tenha sido registrada oficialmente em 1919, foi principalmente nas décadas seguintes que ela literalmente cresceu.
À medida que a empresa familiar crescia o armazém do Poço do Bispo, em Lisboa, que centralizava a atividade de armazenamento e embalagem e de onde eram expedidos os produtos para fora do país, tornou-se pequeno para a dimensão que o negócio começava a ter. Com isso, em 1938, a família Guedes resolveu adquirir as instalações da União Industrial Ltda., empresa fundada em 1860 na cidade de Abrantes. A aquisição trouxe armazéns de azeite, um lagar (oficina onde são espremidas as azeitonas), uma refinaria de azeite, indústria de carnes e salsicharia, além de uma saboaria. A empresa Victor Guedes & Cia começou, então, a preparar ali os lotes de azeite que seriam transportados a granel para um armazém no Poço do Bispo, em Lisboa, onde seriam embalados em latas para exportação. Nesta época, Brasil e Venezuela eram os principais destinos dos azeites da marca, pois possuíam grandes comunidades portuguesas.
Com isso, o mercado doméstico passou a ser encarado como secundário pela empresa, onde vendia apenas azeite extra virgem e, quando era permitido, o “lotado corrente” (lote de azeite virgem), além de sabões correntes e azeitonas em conserva. O principal destino das vendas da empresa era o mercado externo, através das marcas de azeite Gallo e Borboleta, sendo esta última uma marca de segunda linha. O Brasil sempre foi um dos mercados mais importantes para a marca Gallo, importância essa que tem sido reforçada desde 1938 quando o tradicional azeite português tornou-se uma tradição, passada de geração para geração e presente nos momentos especiais de milhões de famílias brasileiras. Acredita-se que a diminuição da exportação de azeite espanhol para a América Latina, em consequência da Guerra Civil Espanhola, abriu as portas do mercado para a empresa, permitindo expandir e fortalecer seus negócios na América Latina, em especial no Brasil. Aliás, foi no Brasil que Victor Guedes (filho) nasceu.
Em 1969, já sob o comando do filho do fundador, a empresa assumiu uma mudança de estratégia que iria se refletir fortemente no seu futuro: o novo objetivo a curto e médio prazo era aumentar a penetração no mercado português de azeite, de óleo embalado, de sabão tradicional e de azeitonas em conserva. De imediato se verificou uma fase de expansão industrial, caracterizada por fortes investimentos e modernização das instalações existentes. Datam dessa época vários projetos, como por exemplo, a aposta nas embalagens de vidro para distribuição no mercado local (e o consequente aumento da atividade que era, até este momento, quase que unicamente de exportação). Essa garrafa de vidro, destacava-se em um mercado onde todas as outras era iguais. Era o surgimento de um ícone da marca portuguesa, batizada de “bailarina”, por suas charmosas curvas que evocavam movimento.
Em 1975, dando continuidade a estratégia traçada, foi concluída a instalação de uma nova refinaria do tipo descontínuo. No ano seguinte têm início as obras de instalação de uma unidade de extração de óleos de sementes. O lagar contínuo começou a operar em 1978 e, em 1980, foi inaugurada uma unidade de produção de sabão. Ao longo de todo este período se sucedem os investimentos e melhorias em unidades de envasamento tanto de azeite como de óleo. Nesta altura a empresa reforçou também a sua posição no mercado externo, dando ao Brasil um maior enfoque.
No dia 10 de novembro de 1989, após um longo processo de negociação, a FIMA, empresa pertencente a Unilever (conheça essa outra história aqui) e a Jerónimo Martins, adquiriu a totalidade das ações da Victor Guedes S.A., iniciando uma nova fase de expansão e modernização da empresa. Uma vez que a FIMA trabalhava essencialmente no mercado de gorduras, nomeadamente as margarinas, a aquisição teve como objetivo diversificar seu portfólio de produtos. As unidades de produção de sabão e extração de óleo de sementes foram desativadas e a atenção se voltou para a seleção, controle de qualidade, loteamento e embalagem do azeite, bem como à refinação e embalagem do óleo de girassol.
O início da década de 1990 foi um período marcante para a empresa, já que a operação de envasamento de óleo existente na FIMA, situado na localidade portuguesa de Santa Iria, foi transferida para Abrantes e, em 1991, ocorreu o relançamento da marca Gallo no mercado. O azeite foi apresentado em novas garrafas, com a imagem da marca que conhecemos hoje. No decorrer dos anos seguintes, depois de ampliar a sua gama de produtos com o lançamento de azeites especiais e exclusivos (como o Grande Escolha, o Colheita Tardia e o Colheita ao Luar), vinagres e e até pastas de azeitonas, além de desenvolver um novo segmento de azeites com ervas aromáticas, a marca Gallo tornou-se líder, não somente no mercado português, mas também a principal marca de azeite em diversos países ao redor do mundo, incluindo o Brasil, onde Gallo se tornou a marca líder de azeite em 2004.
A marca também é inovadora no segmento de embalagens. Por exemplo, em 2003, lançou a garrafa PET de 2 litros do tradicional azeite. E, em 2011, Gallo apresentou outra inovação aos consumidores: a garrafa de vidro escuro, para garantir que o azeite não perdesse a qualidade desde o momento em que é engarrafado até ao momento em que é servido. Voltando um pouco, a partir de 2007, a marca iniciou o lançamento de uma gama de vinagres de vinho envelhecido em barris de carvalho. E, em 2017, reforçou ainda mais sua gama de Vinagre Balsâmico com o lançamento de quatro novos produtos - Cidra, Rosé, Gourmet e Envelhecido. O mercado brasileiro é tão importante para a marca que, em 2022, foi lançada uma edição especial e limitada (Azeite Gallo Extra Virgem Especial Brasil) em celebração aos 200 anos da Independência do Brasil.
Tradicional e genuíno, GALLO apela para a tradição secular portuguesa e preserva na sua marca e no imaginário que evoca o que há de melhor em seu país de origem e na sua cultura. Gallo é sinônimo da alma e da tradição portuguesas, que se renovam ao longo do tempo. Assim, há quatro gerações Gallo está presente nas cozinhas e nas mesas de milhares de consumidores, testemunhando momentos cheios de sabor, partilhados entre família e amigos.
1991
● Lançamento do Gallo Azeite Novo, fruto da seleção das primeiras azeitonas do ano, prensadas a frio, é engarrafado logo ao seguir da moenda, sendo caracterizado por um paladar com notas amargas, picantes e frutadas. Este azeite agradou tanto que passou a fazer parte da linha de produtos da marca todos os anos, em edição limitada e numerada.
1999
● Lançamento dos azeites Gallo com ervas aromáticas.
2001
● Gallo surpreende, criando três intensidades de sabor num mesmo valor de acidez 0.7%: os azeites Suave, Clássico e Intenso.
2002
● Lançamento de novos produtos como as Pastas de Azeitona Verde e Azeitona Preta.
2006
● Lançamento do Gallo Frutado, um azeite extra virgem com características muito especiais. O resultado é um azeite único que remete aos aromas da erva fresca e da fruta, com notas de amêndoa e noz. Uma riqueza de sabores que o torna perfeito para dar aos pratos um aroma inconfundível.
2007
● Lançamento de uma gama composta por quatro vinagres de vinho envelhecido em barris de carvalho - vinho branco, vinho tinto, espumante e balsâmico de Modena - e dois frutados - framboesa e sidra - elaborados a partir de uma cuidada seleção de frutas.
● Lançamento de um conceito inovador na categoria de azeite com a introdução do Gallo Grande Escolha, mostrando assim atitude de uma marca líder. Da sabedoria quase centenária da marca e dos melhores frutos das melhores oliveiras, nasce este azeite. Com uma acidez de 0,3%, este é o azeite com menor acidez da gama Gallo. Nobre, dourado, com algumas notas de maçã e erva fresca, trata-se de um azeite extra virgem, extraído a frio.
● Lançamento do Gallo Primeiro Azeite, sendo a primeira marca do segmento a criar uma variedade (com acidez de 0,2% e sabor delicado) especialmente indicada para bebês a partir do 4º mês de idade. O produto é comercializado em uma embalagem de 500 ml, com uma gargantilha informativa que ajuda aos pais, nesta fase tão importante da vida de seus filhos, com informações sobre a composição e benefícios do azeite; uma sugestão de receita para a primeira sopa do bebê; e ainda uma tabela com valores nutricionais do produto.
2008
● Lançamento do Gallo Colheita Tardia Delicado, azeite obtido através de azeitonas colhidas mais tardiamente e no ponto ideal de maturação.
● Lançamento do Gallo Colheita ao Luar, um azeite que recuperou o ritual antigo da colheita ao luar. É um azeite extra virgem único, de elevada qualidade, com um sabor fresco, frutado e levemente picante.
● Redução do grau de acidez da linha de azeites Extra Virgem para 0,5%.
2010
● Lançamento do Gallo DIP-IT (também conhecido como Emotions), que juntava em uma mesma embalagem três pequenas garrafas empilháveis de 200 ml, reunindo o melhor que a marca tinha a oferecer: a nobreza dos azeites Grande Escolha, Colheita ao Luar e Colheita Madura.
● Lançamento do Gallo Azeite de Moura DOP, primeiro azeite da marca de Denominação de Origem Protegida, que surgia como reflexo de um trabalho de parceria de longa data entre a marca e os produtores da região de Moura. Este azeite era feito a partir de três tipos de azeitona - verdeal, cordovil e galega -, tinha baixa acidez (0,5º) e aroma e sabor frutado, com ligeiro amargo e picante.
● Lançamento no Brasil de sua linha de azeitonas em conserva.
2011
● Lançamento, primeiramente no mercado brasileiro, da garrafa com bico dosador, que possuía um sistema retrátil que se recolhia automaticamente assim que a embalagem fosse fechada, deixando o recipiente sempre lacrado, além de impedir que o azeite suje a garrafa quando está sendo despejado, evitando o desperdício.
2014
● Cada garrafa de azeite Gallo passa a apresentar um símbolo com a intensidade de sabor (desde as mais suaves às mais intensas) para auxiliar os consumidores a escolherem os azeites da marca.
● Lançamento do Gallo Colheita Madura, um azeite obtido de azeitonas colhidas mais tardiamente e no ponto ideal de maturação, dando origem a um produto mais equilibrado, doce, aveludado e, acima de tudo, muito delicado.
2018
● Lançamento do azeite Gallo na versão orgânica. A novidade chegou ao mercado para atender a demanda dos consumidores de produtos orgânicos. Esse azeite é elaborado com azeitonas cuidadosamente selecionadas de olivais que respeitam o meio ambiente por meio de práticas sustentáveis que preservam o equilíbrio do ecossistema. O produto chegou ao mercado brasileiro em 2020.
● Lançamento de um novo segmento no mercado de vinagres – Vinagre de Origem Selecionada -, com as versões D.O. Vinagre de Vinho Madeira e Vinagre de Vinho do Porto.
● Lançamento das azeitonas 100% orgânicas.
2022
● Lançamento do Gallo Ancestral, um azeita extra virgem feito com azeitonas de olival tradicional, método milenar de cultivo das oliveiras. Nesse cultivo, o número de oliveiras por hectare é reduzido e as oliveiras ficam com maior exposição solar - o que favorece seu desenvolvimento. Além disso, crescem de acordo com o clima e são regadas apenas por água de chuva.
● Lançamento do Gallo Vinagre Balsâmico de Modena com uma nova textura, mais densa e cremosa, que surge como a opção para apontamentos finais em entradas, pratos como grelhados, pizzas, saladas e, inclusive, sobremesas.
Além dos tradicionais e premiados azeites, a marca Gallo oferece uma completa linha de vinagres disponível em versões como Branco (sabor fresco com o toque do vinho branco), Tinto (cujo processo de envelhecimento torna-o suave e aromático com o passar do tempo), Espumante (sabor suave e fino, de tom amarelo pálido), Balsâmico (produzido em províncias de Itália, envelhecido em barris de carvalho, tem um aroma e sabor agridoce, equilibrado com notas de madeira) e Balsâmico Branco (aroma frutado e sabor equilibrado entre amargo e suave); e uma linha de azeitonas (pretas e verdes), disponíveis nas versões com caroço, sem caroço, fatiadas e temperadas, como por exemplo, com limão Siciliano, com pimenta ou com azeite e orégano. Em 2012, a marca estreou em uma nova categoria de produtos, com o lançamento do molho de pimenta Piri-Piri, que se destacava por ser elaborado a partir do já consagrado azeite Gallo. Em 2019, a marca ampliou essa linha com o lançamento do Molho de Pimenta com Azeite Gallo sabor Extra Forte, mais picante que a versão Original. Já em 2023, apresentou o Molho de Pimenta Gallo Jalapeño, inspirada nas tradicionais pimentas mexicanas.
A marca passou anos estudando mais de 400 espécies de azeitonas. Como se plantam as oliveiras, como se acompanha o crescimento dos frutos, qual o momento ideal para a sua colheita, como se monta um lagar que ajude a maximizar a qualidade do azeite. Tudo isto para que seu azeite tenha a textura, a cor, o aroma e o sabor que só Gallo consegue atingir. Devido a essa longa experiência a marca se orgulha de apresentar uma enorme variedade de azeites. Entre si todos têm em comum a qualidade e a certeza de serem desenvolvidos com o maior rigor. Alguns são mais frutados e outros mais aromáticos, mas todos contribuem para acentuar o sabor dos alimentos, tornando cada refeição um imenso prazer e trazendo à mesa o verdadeiro frescor dos alimentos.
Antes de saírem da fábrica, localizada em Abrantes, Portugal, para o mundo, todos os azeites Gallo são submetidos a rigorosos testes de qualidade. Cada azeite é testado, através de análises físico-químicas, pelo próprio laboratório da empresa, certificado pelo Instituto Português de Acreditação e reconhecido pelo Conselho Oleícola Internacional. O azeite é também analisado a nível sensorial, em prova realizada por uma equipe de degustadores, igualmente certificados e internacionalmente reconhecidos. Desta forma, a marca garante que apenas os melhores azeites cheguem até milhões de mesas mundo afora. Todos os anos são provadas aproximadamente 8.000 amostras de azeite, e cerca de 70% são rejeitadas por não cumprirem os rígidos padrões de qualidade da Gallo. A empresa se dedica de corpo e alma para que a qualidade seja máxima em cada azeitona, cada fio de azeite, cada vinagre - em cada um de seus produtos. Devido a todo esse enorme empenho em entregar o melhor produto á milhões de consumidores, hoje, Gallo é a marca portuguesa de azeite mais premiada do mundo. E embora os mais de 600 prêmios conquistados até hoje comprovem essa dedicação, o maior de todos os prêmios é, e sempre será, a preferência dos consumidores.
A evolução visual
A identidade visual da marca portuguesa passou por remodelações ao longo dos anos. A partir da década de 1990 o azeite Gallo foi relançado com nova identidade visual e em novas embalagens, estratégia que a marca repetiu várias vezes ao longo dos anos que se seguiram. Em 2006, Gallo reinventa seu logotipo, tornando-o mais atual, atrativo e próximo de seus consumidores. Uma nova imagem criada com base no ícone da marca - o galo. O novo visual trazia o tradicional galo agora virado para a direita, representando o futuro, e contemplava os famosos ramos de oliveira ao lado, em um design e layout diferenciados. Uma forma distinta e contemporânea de acompanhar as novas tendências do mercado, preservando os valores e o orgulho de uma marca portuguesa. Em 2011, a identidade visual passou por uma atualização, onde o galo ganhou traços mais modernos e postura mais empinada e cujas patas passaram a serem apoiadas na primeira letra L do nome.
Além disso, suas embalagens acompanharam a evolução da marca ao longo dos anos, seguindo as últimas tendências em design gráfico como o uso de cores e detalhes diferenciados. Primeiro, em 2006, a garrafa ganhou um novo formato e rótulos extremamente coloridos, com enorme destaque para o galo. A partir de 2011, a marca passou a utilizar vidro escuro em suas embalagens, para proteger a qualidade do azeite até a mesa dos consumidores.
Gallo. O fio que nos une. (2020, Brasil)
Gallo, momentos memoráveis tem este sabor. (2018, Brasil)
Uma sinfonia de aromas orquestrada por quem sabe. (2012, global)
Azeite é Gallo. (2012, Angola)
O sabor de nossa história. (2006, Brasil)
Azeite Gallo, o mais português dos azeites. (1993, Brasil)
A cantar desde 1919. (1989, Portugal)
Paixão por azeite desde 1919. (Brasil)
Gallo. O Sabor do Verdadeiro Azeite. (Brasil)
● Origem: Portugal
● Lançamento: 1919
● Criador: Victor Guedes
● Sede mundial: Lisboa, Portugal
● Proprietário da marca: Gallo Worldwide
● Capital aberto: Não
● CEO: António Casanova
● Faturamento: €200 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 27 países
● Presença no Brasil: Sim
● Maiores mercados: Portugal, Brasil, Venezuela, Angola e China
● Funcionários: 500
● Segmento: Alimentos
● Principais produtos: Azeites, vinagres e azeitonas
● Concorrentes diretos: Andorinha, Oliveira da Serra, Borges, Carbonell, Filippo Berio, Bertolli, Colavita, Monini, Olitalia e Cocinero
● Ícones: O galo
● Slogan: Gallo, momentos memoráveis tem este sabor.
● Website: www.galloportugal.com/pt-br/
A marca no mundo
Os azeites e produtos da marca Gallo são comercializados em 27 países ao redor do mundo, tendo em Portugal (onde possui quase 50% de participação de mercado), Brasil (que representa 30% do mercado mundial da marca), Venezuela, Angola, China e Espanha seus maiores mercados. A empresa produz mais de 30 mil toneladas de azeite por ano e 70% são destinadas à exportação. Seus azeites são comercializados em várias opções de embalagens: PET (2 litros), garrafas (250 ml, 500 ml e 750 ml) e latas (250 ml e 500 ml). Hoje em dia Gallo é a 3ª marca mais vendida de azeite no mundo, atrás apenas da italiana Bertolli e da espanhola Carbonell (conheça essa outra história aqui). Atualmente a marca pertence à Gallo Worldwide, uma joint-venture entre a Unilever (saiba mais aqui) e a Sociedade Francisco Manuel dos Santos.
Você sabia?
● Em 2010, pela primeira vez, Gallo conquistou o prêmio internacional Marco Solinas, o mais importante reconhecimento de qualidade e sabor no mundo do Azeite. Gallo ganhou este prêmio em 2011, 2014 e 2015.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Exame, Embalagem Marca, Época Negócios, Veja e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico, Estadão, Folha e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 13/9/2023
O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/
16 comentários:
Parabéns pelo blog. Excelente! Coloquei um link no meu, inclusive.
Passa lá: http://chmkt.blogspot.com/
abs
Parabéns pelo blog, pois as informações são sempre ótimas. [Continue sempre sssim]
Abraço.
Ps. Se possivel, não deixe de acessar meu blog para compreender um pouco do meu Fetiche.
Parabéns pelo conteúdo e pela nova proposta! sucesso!
Raniere_designer_gráfico
Eu dou o maior apoio! Realmente um blog (ainda mais no blogspot) já ficou pequeno demais para o Mundo das Marcas.
Boa sorte! Se precisar de alguma ajuda, pode contar comigo. Mesmo!
Abração,
Alex Frachetta
o melhor blog que eu já conheci sobre a história das marcas e todas as informações a mais!!!
tem tudo para ser uma puta potencia!!!
parabens!!!
sou fã de carteirinha!!
Matheus
Há mais de um ano que faço visitas semanais ao Mundo das Marcas e a informação tem-me sido muito util, adoro rever imagens do passado e comprender como cada marca cresceu ou apareçeu.
Na vossa nova casinha, votos de muito sucesso e vou continuar a passar para aprender mais e mais sobre as marcas que conheço e passo a conheçer.
FELICIDADES,
Fernanda
Muito Bem!
Parabéns pelo trabalho!
Faço pesquisas constantes neste blog, e o acho muito interessante, rico em informações, cheio de conteúdo.
Este blog é a minha enciclopédia das Grandes Marcas.
Sucesso a você!
Cliferson
Parabéns pelo blog... adoro saber as historeias das marcas, continue com seu bom trabalho.
Sucesso.
Gostaria de ver no site a história da WALITA fundada por um imigrate alemão em São Paulo.
até.
OLá, esse blog realmente é um show, imagina quando virar Portal!!
Eu gostaria de ajudar a construir esse novo portal, se quiser minha ajuda para novas ideias ou afins.
meu e-mail é:
felipe_dias_007@hotmail.com
Muito bom. Sempre consulto o blog quando estou desenvolvendo meus trabalho de design de embalagens e marcas.
Dê uma olhada www.mperidesign.com.br
Parabéns,
Marcelo Peri
parabens pela criação deste blog, magnifico e extremamente útil para uso, conhecimento, desenvolvimento e criação de novas marcas
MUITO BOM SABER-SE MAIS SOBRE UM PRODUTO QUE JÁ UTILIZAMOS E ADMIRAMOS.
RECÉM DESCOBRI O GALLO RESERVA, QUE SE REVELOU UM EXCELENTE PRODUTO. USO-O TODOS OS DIAS E JÁ CONVERTI MINHA IRMÃ E SOBRINHO, QUE VIVEM EM OUTRA CIDADE, EM FAZÊ-LO.
FABULOSO!
Thank you for posting such a great article! I found your website perfect for my needs
extra details
Agora só falta patrocinar um time de futebol.No Brasil tem um time com o mesmo símbolo. Aí seriam três galos de nações diferentes: Brasil, França e Portugal.
Sensacional a matéria. Parabéns!
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