Os chocolates, confeitos e balas da marca WONKA são muito mais que deliciosas e saborosas guloseimas, carregam consigo toda uma história de um personagem que mora no coração de milhões de crianças pelo mundo afora. Posicionada como uma marca Premium, WONKA se transformou em um verdadeiro fenômeno de vendas, sempre amparada pelo sonho das crianças reviverem o que aconteceu no filme “A Fantástica Fábrica de Chocolate”.
A história
A história da marca está diretamente ligada a um dos filmes mais fantásticos já produzidos: “A Fantástica Fábrica de Chocolate” (Willy Wonka and the Chocolate Factory). O filme, baseado no livro do escritor galês Roald Dahl de 1964, estreou nos cinemas em 1971, produzido pela Paramount Pictures, dirigido por Mel Stuart e contando a história de Willy Wonka (interpretado por Gene Wilder), um excêntrico milionário dono de uma fábrica de chocolate que promove um concurso, vencido por um grupo de crianças (entre elas o pequeno Charlie), que dava acesso à misteriosa, mágica e fantástica fábrica de chocolate, onde segredos bizarros da fabricação do produto estavam até então trancafiados a sete chaves. A produção cinematográfica, que custou US$ 3 milhões, foi quase totalmente financiada pela empresa Quaker Oats, mais conhecida por sua famosa aveia, que resolveu promover o filme lançando no mercado barras de chocolate ao leite com a marca WONKA.
Nesta primeira versão a embalagem do produto continha uma borda laranja, o nome WONKA em branco com um chapéu amarelo sobre o W e um fundo marrom. Produzido originalmente pela própria Quaker Oats, o chocolate tinha um erro de formulação que o fazia derreter ainda na prateleira dos pontos de venda. Com este primeiro insucesso, apesar de ter lançado alguns outros itens de confeitos com a marca WONKA na década de 80, a marca foi mais tarde, em 1988, adquirida pela poderosa Nestlé. WONKA ficou praticamente escondida no enorme portfólio de produtos da empresa suíça durante mais de uma década, com produção extremamente restrita e distribuição limitada ao mercado americano e alguns outros poucos países como Austrália, Nova Zelândia e Reino Unido.
Até que em 2005, a Nestlé participou ativamente das refilmagens da nova versão do filme, estrelada pelo ator Johnny Depp no papel do excêntrico Willy Wonka. A empresa suíça foi responsável por todo o chocolate, real e imaginário, utilizado na nova produção. Ao todo, foram utilizados 925 mil litros de chocolate falso, 110 mil barras de chocolate feitas em plástico (mas com a embalagem original do produto), 1.850 barras de chocolate verdadeiro (mantidos pela Nestlé durante as filmagens em um motorhome refrigerado) e vários doces reais, como por exemplo, coloridos pirulitos. De carona no filme, a divisão americana da Nestlé lançou, em junho, uma campanha semelhante à promovida por Willy Wonka na literatura e no cinema. Cinco tíquetes de ouro, os conhecidos Golden Tickets, foram distribuídos nas barras, com direito a prêmios em produtos estimados em US$ 10 mil.
Este era o momento certo para praticamente reposicionar a marca e relançar as barras de chocolates WONKA no mercado, agora com abrangência internacional. O novo WONKA era chocolate ao leite com flocos crocantes, muito similar a outra marca pertencente a Nestlé, o chocolate Crunch. O enorme sucesso das deliciosas barras de chocolate fez com que a WONKA estendesse sua marca para outros produtos no segmento de confeitos como as balas WONKA NERDS, atualmente encontradas nos sabores melancia, morango, frutas silvestres, cereja, maçã, uva e limão (vendidas em embalagens que trazem dois sabores diferentes); WONKA RUNTS, pequenas balinhas coloridas em formato de frutas nos sabores melancia, banana, abacaxi e manga; WONKA GOBSTOPPER, gomas com sabores de frutas; WONKA SLUGGLES GUMMIES, balinhas de goma com sabores de frutas; WONKA PIXY STIX, deliciosa guloseima doce em palitinhos, disponível em vários sabores; WONKA BOTTLE CAPS, pequenas balas com sabores de refrigerantes; WONKA KAZOOZLES, deliciosa goma recheada e comestível com sabor de framboesa e recheio líquido; WONKA CARAMELICIOUS, ovo de chocolate recheado com caramelo; além de chicletes e outras guloseimas.
Rapidamente os produtos se tornaram verdadeiros fenômenos de venda junto às crianças americanas, pois além do sabor, carregam a chancela WONKA – referência direta ao personagem do famoso filme. Em março de 2010, a marca resolveu encerrar a produção das tradicionais WONKA BARS para lançar uma nova linha de chocolates em barra, batizada de WONKA EXCEPTIONALS, oferecendo ao consumidor três diferentes versões: Wonka Scrumdiddlyumptious Chocolate Bar (baseada na barra de mesmo nome do filme original de 1971, é uma deliciosa mistura de pedacinhos de toffee, amendoins e biscoitos com chocolate ao leite), Wonka Chocolate Waterfall Bar (chocolate ao leite com calda de chocolate branco) e Wonka Domed Dark Chocolate Bar (chocolate amargo recoberto com pequeninos medalhões de chocolate ao leite).
A fantástica loja de gostosuras
Em um ótimo exemplo de cross-merchandising e marketing promocional, o excêntrico Willy Wonka, dono da fábrica mais louca e psicodélica do mundo, e todo o universo do filme, viraram realidade em 2010 com a inauguração da divertida WONKA® candy store dentro da loja de brinquedos Toys R Us, em plena Times Square, Nova York. O espaço de 1.000m² dentro da maior loja da rede Toys R Us tinha que ir muito além de uma simples loja, tudo tinha que remeter ao mundo encantado e divertido imaginado pelo escritor Roald Dahl.
Para isso, foram projetados expositores extremamente coloridos, cheios de luzes e com a facilidade de serem montados de acordo com as necessidades. Uma enorme cartola roxa, repleta de deliciosos produtos convida os clientes a entrarem no lúdico espaço. Uma vitrine de 14 metros foi construída na parte superior da loja, dando possibilidade de pedestres poderem ver tudo o que acontece do lado de dentro do espaço. O lugar é permeado por um delicioso cheiro de chocolate e barras gigantes estão espalhadas e misturadas a aproximadamente 14 tipos de produtos diferentes da marca WONKA. O que mais chama a atenção dos clientes é a árvore de 6 metros de altura instalada no meio do corner, lotada de produtos da marca, iguais aos vistos nos filmes. Através de uma placa escrita “feed your imagination” (em português “alimente sua imaginação”), os clientes são convidados a interagir com o espaço e imergir por completo no universo da marca.
A evolução visual
O logotipo da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos. Começou na década de 90 quando a tradicional cartola, antes amarela, passou a ser roxa. Recentemente a marca apresentou uma nova tipologia de letra e uma cartola completamente redesenhada, que parece muito mais real.
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 1971
● Criador: Quaker Oats
● Sede mundial: Vevey, Suíça
● Proprietário da marca: Nestlé S.A.
● Capital aberto: Não
● Chairman: Peter Brabeck-Letmathe
● CEO: Paul Bulcke
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 60 países
● Presença no Brasil: Não
● Segmento: Doces
● Principais produtos: Chocolates, confeitos, balas e chicletes
● Concorrentes diretos: Haribo, Jelly Belly, Milka, M&M’s e Côte D’Or
● Ícones: A tradicional cartola roxa
● Slogan: Feed your imagination!
● Website: www.wonka.com
A marca no mundo
O chocolate WONKA é produzido, desde 2002, na fábrica da Nestlé em Caçapava (interior de São Paulo) e exportado para quase 60 países ao redor do mundo. Nos Estados Unidos, mercado de maior sucesso da marca, a barra de chocolate custa em média US$ 25 o pacote com 18 unidades. A marca também oferece uma variada linha de guloseimas, confeitos, balas e chicletes.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 19/3/2012
A história
A história da marca está diretamente ligada a um dos filmes mais fantásticos já produzidos: “A Fantástica Fábrica de Chocolate” (Willy Wonka and the Chocolate Factory). O filme, baseado no livro do escritor galês Roald Dahl de 1964, estreou nos cinemas em 1971, produzido pela Paramount Pictures, dirigido por Mel Stuart e contando a história de Willy Wonka (interpretado por Gene Wilder), um excêntrico milionário dono de uma fábrica de chocolate que promove um concurso, vencido por um grupo de crianças (entre elas o pequeno Charlie), que dava acesso à misteriosa, mágica e fantástica fábrica de chocolate, onde segredos bizarros da fabricação do produto estavam até então trancafiados a sete chaves. A produção cinematográfica, que custou US$ 3 milhões, foi quase totalmente financiada pela empresa Quaker Oats, mais conhecida por sua famosa aveia, que resolveu promover o filme lançando no mercado barras de chocolate ao leite com a marca WONKA.
Nesta primeira versão a embalagem do produto continha uma borda laranja, o nome WONKA em branco com um chapéu amarelo sobre o W e um fundo marrom. Produzido originalmente pela própria Quaker Oats, o chocolate tinha um erro de formulação que o fazia derreter ainda na prateleira dos pontos de venda. Com este primeiro insucesso, apesar de ter lançado alguns outros itens de confeitos com a marca WONKA na década de 80, a marca foi mais tarde, em 1988, adquirida pela poderosa Nestlé. WONKA ficou praticamente escondida no enorme portfólio de produtos da empresa suíça durante mais de uma década, com produção extremamente restrita e distribuição limitada ao mercado americano e alguns outros poucos países como Austrália, Nova Zelândia e Reino Unido.
Até que em 2005, a Nestlé participou ativamente das refilmagens da nova versão do filme, estrelada pelo ator Johnny Depp no papel do excêntrico Willy Wonka. A empresa suíça foi responsável por todo o chocolate, real e imaginário, utilizado na nova produção. Ao todo, foram utilizados 925 mil litros de chocolate falso, 110 mil barras de chocolate feitas em plástico (mas com a embalagem original do produto), 1.850 barras de chocolate verdadeiro (mantidos pela Nestlé durante as filmagens em um motorhome refrigerado) e vários doces reais, como por exemplo, coloridos pirulitos. De carona no filme, a divisão americana da Nestlé lançou, em junho, uma campanha semelhante à promovida por Willy Wonka na literatura e no cinema. Cinco tíquetes de ouro, os conhecidos Golden Tickets, foram distribuídos nas barras, com direito a prêmios em produtos estimados em US$ 10 mil.
Este era o momento certo para praticamente reposicionar a marca e relançar as barras de chocolates WONKA no mercado, agora com abrangência internacional. O novo WONKA era chocolate ao leite com flocos crocantes, muito similar a outra marca pertencente a Nestlé, o chocolate Crunch. O enorme sucesso das deliciosas barras de chocolate fez com que a WONKA estendesse sua marca para outros produtos no segmento de confeitos como as balas WONKA NERDS, atualmente encontradas nos sabores melancia, morango, frutas silvestres, cereja, maçã, uva e limão (vendidas em embalagens que trazem dois sabores diferentes); WONKA RUNTS, pequenas balinhas coloridas em formato de frutas nos sabores melancia, banana, abacaxi e manga; WONKA GOBSTOPPER, gomas com sabores de frutas; WONKA SLUGGLES GUMMIES, balinhas de goma com sabores de frutas; WONKA PIXY STIX, deliciosa guloseima doce em palitinhos, disponível em vários sabores; WONKA BOTTLE CAPS, pequenas balas com sabores de refrigerantes; WONKA KAZOOZLES, deliciosa goma recheada e comestível com sabor de framboesa e recheio líquido; WONKA CARAMELICIOUS, ovo de chocolate recheado com caramelo; além de chicletes e outras guloseimas.
Rapidamente os produtos se tornaram verdadeiros fenômenos de venda junto às crianças americanas, pois além do sabor, carregam a chancela WONKA – referência direta ao personagem do famoso filme. Em março de 2010, a marca resolveu encerrar a produção das tradicionais WONKA BARS para lançar uma nova linha de chocolates em barra, batizada de WONKA EXCEPTIONALS, oferecendo ao consumidor três diferentes versões: Wonka Scrumdiddlyumptious Chocolate Bar (baseada na barra de mesmo nome do filme original de 1971, é uma deliciosa mistura de pedacinhos de toffee, amendoins e biscoitos com chocolate ao leite), Wonka Chocolate Waterfall Bar (chocolate ao leite com calda de chocolate branco) e Wonka Domed Dark Chocolate Bar (chocolate amargo recoberto com pequeninos medalhões de chocolate ao leite).
A fantástica loja de gostosuras
Em um ótimo exemplo de cross-merchandising e marketing promocional, o excêntrico Willy Wonka, dono da fábrica mais louca e psicodélica do mundo, e todo o universo do filme, viraram realidade em 2010 com a inauguração da divertida WONKA® candy store dentro da loja de brinquedos Toys R Us, em plena Times Square, Nova York. O espaço de 1.000m² dentro da maior loja da rede Toys R Us tinha que ir muito além de uma simples loja, tudo tinha que remeter ao mundo encantado e divertido imaginado pelo escritor Roald Dahl.
Para isso, foram projetados expositores extremamente coloridos, cheios de luzes e com a facilidade de serem montados de acordo com as necessidades. Uma enorme cartola roxa, repleta de deliciosos produtos convida os clientes a entrarem no lúdico espaço. Uma vitrine de 14 metros foi construída na parte superior da loja, dando possibilidade de pedestres poderem ver tudo o que acontece do lado de dentro do espaço. O lugar é permeado por um delicioso cheiro de chocolate e barras gigantes estão espalhadas e misturadas a aproximadamente 14 tipos de produtos diferentes da marca WONKA. O que mais chama a atenção dos clientes é a árvore de 6 metros de altura instalada no meio do corner, lotada de produtos da marca, iguais aos vistos nos filmes. Através de uma placa escrita “feed your imagination” (em português “alimente sua imaginação”), os clientes são convidados a interagir com o espaço e imergir por completo no universo da marca.
A evolução visual
O logotipo da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos. Começou na década de 90 quando a tradicional cartola, antes amarela, passou a ser roxa. Recentemente a marca apresentou uma nova tipologia de letra e uma cartola completamente redesenhada, que parece muito mais real.
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 1971
● Criador: Quaker Oats
● Sede mundial: Vevey, Suíça
● Proprietário da marca: Nestlé S.A.
● Capital aberto: Não
● Chairman: Peter Brabeck-Letmathe
● CEO: Paul Bulcke
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 60 países
● Presença no Brasil: Não
● Segmento: Doces
● Principais produtos: Chocolates, confeitos, balas e chicletes
● Concorrentes diretos: Haribo, Jelly Belly, Milka, M&M’s e Côte D’Or
● Ícones: A tradicional cartola roxa
● Slogan: Feed your imagination!
● Website: www.wonka.com
A marca no mundo
O chocolate WONKA é produzido, desde 2002, na fábrica da Nestlé em Caçapava (interior de São Paulo) e exportado para quase 60 países ao redor do mundo. Nos Estados Unidos, mercado de maior sucesso da marca, a barra de chocolate custa em média US$ 25 o pacote com 18 unidades. A marca também oferece uma variada linha de guloseimas, confeitos, balas e chicletes.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 19/3/2012
11 comentários:
Kadu eu amei esta sua organização no seu blog ficou muito bom mesmo, mas eu estou ansioso para ver o teu site, e mais uma coisinha eu já tentei, tentei e não consegui, fazer como você fez no seu blog, separar, a Descrição, o Contato, Dica, Conteúdo, tem como você me dizer ou me passar o link onde tem a ajuda do Blogger, mas é em inglês, fico muito grato se você puder me ajudar, alias seu blog é muito como se diz recheado de informações e acima de tudo o q chama mais atenção é a organização de tudo, obrigado!!!
Parabéns, acompanho o seu blog a quase 2 anos, ele é excelente, merecia realmente um portal. Será um sucesso ainda maior.
Sou Web-design, só não te ofereço ajuda agora pois estou muito enrolado, se não te daria uma força numa boa!
Mas qualquer coisa simples é só entrar em contato. saquabiel@hotmail.com
Abraço!
um dos meus blogs é esse www.dowload-arena.blogspot.com, não esta pronto ainda mas pode visualizar!!!
Acompanho este blog também a muito tempo e também o outro blog sobre as Marcas mais Poderosas.
Tenho uma pergunta. Você vai unificar o conteudo dos dois blogs no portal que está sendo desenvolvido? Porque o material dos dois blogs é maravilhoso.
Abraço!
Neo
Meus parabéns pelo seu blog...
Acompanho ele desde de hoje... mas logo lerei todos os posts ahuaaha
Irei com muito gosto sita-lo em meu humilde blog
Se quiser fazer parceria é só falar =D
matheuseconomia@hotmail.com
http://aartedevender.blogspot.com
bastaaante interessante o blog. nao o conhecia mas pesquisando sobre marcas e em especial a Carl's Jr. descobri o blog até fiz um pequeno roubo de e linkei vcs na postagem!
vou indicar o blog na lista de link. se quiser parceria passa lá.
PARABENS e abraços
http://ronaldobotelho.blogspot.com/
Esperamos ansiosamente. Parabéns pelo blog e sorte no portal!
Sua explicação foi maravilhosa, cheia de detalhes e informaçõs. Parabéns
Estou fazendo um trabalho sobre Industria Cultural e o cinema entra nessa. Muito obrigado pela ótima ajuda.
Euu queroo comprar voces sabem onde posso encontrar aquiee no brasil ? ou em minas geraais?
Eu não sei onde tem no Brasil nem nunca vi para vender,
Atualmente moro proximo a divisa com o Uruguai e fui lá em um Free shop e comprei por 1 Dolar essa que vem com dois sabores comprei a de melancia e frutas silvestres mtooo boa... e por 2 dolares uma caixina que vinha com vários sabores e mudava várias vezes o sabor da guloseima :)
Muitooo gostosa mesmo, e sou apaixonada por elas... sempre q posso peço que amigos me tragam do Uruguai! :)
Bem, eu moro na cidade de Caçapava-SP, onde fica a única Nestlé do Brasil que fabrica chocolates, minha noiva trabalha na área administrativa da Nestlé, ela participa de degustação, e quando dá sorte de degustar estes chocolates raros por aqui, ela ganha umas amostras, mas só assim para provar este chocolate, pois nem mesmo na fábrica eles vendem estes importados...
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