Há mais de meio século a NUK tem como principal objetivo incentivar e ajudar na amamentação materna e oferecer produtos de qualidade que assegurem um saudável desenvolvimento da cavidade bucal do bebê e seu crescimento. Seus produtos são desenvolvidos e criados em função do bem estar do bebê e da mãe. É por isso, que milhões de pais em todo mundo confiam nos produtos que levam a marca NUK.
A história
Tudo começou em 1947 quando foi fundada a empresa Hanseatische Gummiwerke Bachmann & Co. KG na cidade alemã de Bremen, que no ano seguinte passou a fabricar preservativos. A partir do início da década de 1950 a empresa alemã começou a investir na pesquisa e desenvolvimento para a criação de um novo bico anatômico para chupeta, que asseguravam um correto e saudável desenvolvimento da cavidade bucal do bebê. Esses estudos apresentaram uma inovação com base em conhecimentos médicos desenvolvido pelo dentista Dr. Adolf Müller e pelo especialista em ortodontia, o Dr. Wilhelm Balters: um bico em forma de teta, que eles batizaram de “chupeta calmante ortodôntica”, um nome que soa ainda mais complicado em alemão: “kiefergerechter Beruhigungssauger”.
Depois de aprovado, até mesmo por grandes especialistas, o revolucionário produto entrou em linha de produção e foi lançada em 1956 no mercado alemão com a marca NUK a primeira chupeta ortodôntica do mundo, cujo bico feito de látex era modelado de tal forma que os movimentos de sucção de um bebê se assemelhassem aos que eles faziam no peito da mãe. Era o início de uma marca que colocaria, sempre, no centro das suas atenções as necessidades das mamães e de seus filhos e cuja filosofia é até os dias de hoje promover o desenvolvimento oral dos bebês. O sucesso quase imediato da chupeta ortodôntica, que além de acalmar os bebês proporcionavam sossego para os pais, a empresa iniciou a produção de bicos de mamadeira nos mesmos moldes.
Uma década depois do surgimento da marca, em 1966, a NUK diversificou sua gama de produtos com o lançamento de uma linha de brinquedos em látex com formas de animais. No ano seguinte a NUK foi comprada pela empresa francesa Mapa Spontex, então líder mundial na produção de luvas de proteção e segurança. A década seguinte tem início com o lançamento, em 1971, de um bico de mamadeira descartável para ser utilizado em maternidades, hospitais e clínicas médicas. Ainda nesta década, em 1979, a NUK inovou mais uma vez ao oferecer chupetas e mamadeiras com bicos que continham válvulas, tornando-os ventiláveis. Com a grande reputação que a marca havia conquistado, a empresa começou uma grande expansão internacional para disponibilizar os produtos NUK em outros mercados pelo mundo afora.
Novos produtos surgiram nos anos de 1980 com o lançamento das chupetas calmantes com cores primárias (vermelho, verde, azul e amarelo) em 1980; o vaporizador, introduzido em 1985, que apresentava um novo e prático método de desinfecção e esterilização dos objetos do bebê, especialmente mamadeiras e chupetas; e os protetores de seios, que absorviam as perdas de leite que ocorrem nos intervalos das mamadas, mantendo a umidade longe dos seios, introduzidos em 1987. Além disso, a marca introduziu em 1988 bicos (para mamadeira e chupetas) feitos de um então novo material chamado de silicone. No ano seguinte, foi a vez das mamadeiras decoradas com alegres motivos coloridos. No início da década seguinte, a NUK se tornou a primeira marca do segmento a introduzir um novo conceito de tamanhos diferentes de bicos para mamadeiras e chupetas. Em 1998, a empresa apresentou um novo produto que faria sucesso: as canecas infantis NUK MAGIC CUP, que possuíam um sistema antivazamento de líquidos. Foi nesta época que os produtos com alta qualidade da marca alemã começaram a serem comercializados no Brasil, fazendo das vidas de milhões de crianças e mães ainda melhor. Pouco depois, em 1999, a marca lançou no mercado sua primeira coleção de produtos que estampavam os personagens da turma do carismático cachorro Snoopy.
A NUK chegou ao novo milênio oferecendo uma completa linha de produtos de alta qualidade desenvolvidos especificamente para atender rigorosamente as características fisiológicas das primeiras fases da vida da mãe e de seu bebê (gestação, maternidade, bebê e fase infantil), contribuindo significativamente para a percepção e desenvolvimento dos sentidos das crianças. Em 2002 ocorreu o lançamento da coleção NUK BABY ROSE & BLUE, composta por produtos nas cores rosa (meninas) e azul (meninos). No ano seguinte, a NUK lançou no mercado o First Choice, um novo e inovador sistema de ventilação para bicos de mamadeiras e chupetas.
Nos últimos anos a marca introduziu no mercado inúmeras novidades como o termômetro para banho com óleo de canola, feitos com plástico inquebrável e que podem ser descartados no lixo doméstico sem risco de poluir o meio-ambiente com mercúrio; o bico para Copo de Treinamento (que se adapta ao copo e às mamadeiras da linha First Choice, sendo ideal para a fase de transição do bebê, quando ele está pronto para aprender a utilizar o copo); além de uma completa linha de bicos especiais, como para prematuros (somente para uso hospitalar, em UTI neonatal, sob controle médico, e com formato ortodôntico para prematuros, com peso abaixo de 1,750 kg, permitindo assim complementar a amamentação, sem o auxílio de sondas ou soros, e fazendo com que o bebê crie o reflexo da sucção, iniciando, dessa forma, toda a cadeia de desenvolvimento), bico para fenda palatina (que possui orifício feito na lateral direita ou esquerda, dependendo do local da fissura, e sempre na parte inferior do bico, que devido ao seu formato grande fecha todo o palato, enquanto o bebê faz a sucção, possibilitando que ele movimente melhor a língua e engula facilmente) e o bico para lábio leporino (com aba mais larga que cobre e veda a fissura labial, permitindo que o bebê produza pressão suficiente para sugar sem que o ar entre pela fissura).
E as novidades não pararam por aí. A marca alemã continuou expandindo sua linha de produtos com o lançamento em 2006 da NUK ORAL CARE, composta por mordedores, massageadores e escovas dentais; em 2007 com a NUK GENIUS, uma chupeta com bico ortodôntico produzido em silicone que simula o seio materno durante a amamentação, contornos reforçados, macia devido aos canais integrados ao longo do bulbo, proporcionando maior liberdade de movimento da língua do bebê e minimizando a pressão na mandíbula e arcada dentária; e NUK MATERNITY, cujos produtos (lingeries sem costura) foram desenvolvidos para facilitar o processo de amamentação de forma sistemática, em todas as situações e necessidades, proporcionando assim conforto, bem-estar para as mamães durante as fases de gestação e amamentação.
A equipe de especialistas
Para realizar um trabalho sério, criar inovações e fabricar produtos confiáveis, a marca depende das orientações fundamentadas pela competência e experiência que os especialistas NUK (uma equipe formada por pediatras, especialistas em nutrição, ginecologistas, dentistas e médicos cirurgiões buco-maxilo), que através dos seus conselhos, orientações e conhecimentos científicos permitem aperfeiçoar constantemente a linha de produtos da marca alemã. Além disso, os especialistas NUK ajudam com a sua posição “neutra” a dar os melhores conselhos aos pais sobre todos os assuntos que dizem respeito ao bebê, assim como explicações nas quais se podem confiar. Todos os produtos da NUK são desenvolvidos levando em consideração os avanços médicos mais recentes e as necessidades das mamães e seus bebês. Estes conhecimentos aliados com a experiência de mães e enfermeiras constituem o “NUK EXPERIENCE PLUS”. Este certificado de qualidade pode ser encontrado em todos os produtos da marca e representa sua principal missão: tornar a maternidade a melhor coisa do mundo.
A evolução visual
A identidade visual da marca passou por pequenas alterações ao longo dos anos. Ganhou um tom de vermelho mais escuro e efeitos 3D, além de discretos traços sombreados.
Em alguns mercados, como por exemplo, no Brasil, a marca utiliza um logotipo redondo e vermelho com o nome da marca em branco ao centro.
Os slogans
Understanding Life.
Because you care.
The Orthodontists Choice.
Compreendemos a vida. (Brasil)
Dados corporativos
● Origem: Alemanha
● Lançamento: 1956
● Criador: Adolf Müller e Wilhelm Balters
● Sede mundial: Reedsburg, Wisconsin
● Proprietário da marca: Jarden Corporation
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● CEO: James Lillie
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 100 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Puericultura
● Principais produtos: Chupetas, mamadeiras, bicos, umidificadores e esterilizadores
● Concorrentes diretos: Philips Avent, MAM, Dr. Bown’s, Chicco e Kuka (Brasil)
● Ícones: Os famosos bicos anatômicos
● Slogan: Understanding life.
● Website: www.nuk.com.br
A marca no mundo
A marca alemã NUK, que possui atuação no mercado de artigos para bebês com linhas para amamentação materna, acessórios, desenvolvimento e higiene oral, especialmente bicos anatômicos para mamadeiras e chupetas, mordedores e até escovas dentárias, comercializa seus produtos em mais de 100 países. Seus produtos são vendidos em lojas de bebês, farmácias, drogarias e grandes supermercados. Atualmente a NUK pertence à empresa americana Jarden Corporation, que adquiriu a marca alemã em 2010.
Você sabia?
● Em seu país de origem, na Alemanha, a NUK alcança 90% de conhecimento de marca.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Época Negócios), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 16/3/2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário