5.5.10

DROGASIL


A rede DROGASIL é responsável por inúmeras inovações no segmento, desde a diversificação do mix de produtos, como a introdução de novos conceitos na comercialização de perfumaria e cosméticos, contando com uma ampla rede de modernas lojas, totalmente informatizadas e com alto padrão de atendimento, buscando constantemente os melhores resultados, através de pessoas e produtos de alta qualidade. Por tudo isso, caso precise de qualquer serviço, produto ou esclarecimento, não importa a hora, procure uma loja da DROGASIL. Elas são os melhores amigos da sua saúde. 

A história 
A história tem início exatamente no dia 28 de março de 1935 quando, sob o comando do farmacêutico José Pires de Oliveira Dias, dois pequenos grupos de farmácias familiares, Drogaria Bráulio e Drogaria Brasil, resolveram fazer uma fusão de suas empresas tendo como objetivo agregar suas experiências e recursos para obter maior produtividade e rentabilidade. A nova empresa passou a operar sob a denominação de DROGASIL (junção de Drogaria e Brasil). Dois anos mais tarde, em 1937, a empresa passou a atuar como uma rede, por meio da incorporação de outras tradicionais drogarias da época: Amarante, Ypiranga, Morse, Orion, Sul América e Araújo, totalizando, juntas, 31 filiais distribuídas no interior e na capital do estado de São Paulo. Em 1952, a DROGASIL abriu seu próprio laboratório, produzindo medicamentos, cremes e outros produtos exclusivos. Além disso, a empresa foi pioneira nos investimentos em tecnologia, com a criação do seu próprio departamento de Tecnologia da Informação no ano de 1967. Sempre inovadora, em 1977, a rede abriu o capital e, assim, deu outro passo importante: foi a primeira empresa do varejo farmacêutico brasileiro a ter suas ações negociadas na Bolsa de Valores. Isso impulsionou novos investimentos e a abertura de mais lojas, resultando em um crescimento constante, de forma sólida e responsável.


Em 1979, a rede foi pioneira ao introduzir no mercado brasileiro o conceito do sistema de auto-serviço em drogarias, onde os clientes tinham total liberdade de escolher os produtos, como se estivessem em um supermercado. No ano seguinte, introduziu em suas lojas o sistema Drugstore, um conceito inovador e vanguardista para a época até então inédito no país, oferecendo além de medicamentos, produtos de beleza e higiene. Em 1995, poucos meses após a entrada do novo ciclo econômico em que o Brasil apostava, o Plano Real, mais uma vez a DROGASIL impõe seu poder vanguardista, criativo e inovador, desta vez, iniciando um amplo e profundo processo de reestruturação. Foi neste momento de sua história que a modernização visual, a implantação de processos tecnológicos e a informação passaram a ser perseguidos incessantemente. Nascia então uma nova REDE DROGASIL. Renovada, moderna e sempre buscando cada vez mais oferecer aos seus clientes o melhor em atendimento, produtos e serviços. Surgiram então o DROGASIL DELIVERY (entregas a domicílio), lançado em julho de 1996, e o DROGASIL ON-LINE, em 1997. Pouco depois, em 1999, a rede expandiu suas atividades ao estado de Minas Gerais, com a abertura de novas lojas.


A partir do ano 2000, como parte das ações de vendas e marketing, e tendo como objetivo aumentar o número e fidelizar clientes, a rede iniciou o desenvolvimento de conceitos inovadores como: “Beauty Centers”, um ambiente nas lojas dedicado para a beleza e estética, onde se oferece uma linha completa das maiores grifes da cosmética internacional e nacional com atendimento realizado por meio de consultoras especializadas; convênios com os principais PBM’s (Programa de Benefícios em Medicamentos), destinado a oferecer descontos especiais em listas de medicamentos, aos conveniados dos planos e seguros de saúde credenciados; Diabetes Center, projeto que pretende facilitar o controle da diabetes pelo paciente ao concentrar, em um único ambiente, informações, as principais novidades e toda a linha de equipamentos e insumos para monitoramento da glicemia e medicamentos para tratamento da doença; e o departamento de Perfumaria Personalizada, introduzido em 2003 e que colocava a disposição de seus clientes, de maneira organizada, as principais linhas de produtos de higiene e beleza com atendimento personalizado.


Em outubro 2007, a DROGASIL atingiu a marca de 200 lojas em sua rede. A empresa iniciou um novo processo de expansão a partir do mês de fevereiro de 2008, quando inaugurou novas lojas no Distrito Federal; e em 2009, ingressando no estado do Espírito Santo. Em 30 de junho de 2010, a DROGASIL atingiu o número de 300 lojas em sua rede, o que constitui mais um marco em sua longa história de 75 anos. Ainda este ano iniciou operações no estado do Rio de Janeiro. Em 2011 a DROGASIL e a Droga Raia comunicaram o fechamento do acordo de fusão, formando assim a Raia Drogasil S.A., a maior companhia do varejo farmacêutico do país, então com 700 lojas, participação de mercado de 8,3%, faturamento superior a R$ 4.7 bilhões, e que juntas somavam mais de 180 anos de experiência e têm em comum a excelência de serviços no atendimento.


Essa união fortaleceu ainda mais a marca DROGASIL e possibilitou sua chegada também ao Nordeste e várias cidades pelo país. Em 2015, ocorreu o lançamento do Farmacêutico 40 horas: serviço em que o atendimento farmacêutico está à disposição 16 horas na loja e 24 horas por telefone ou email. Outro fator de grande sucesso para a consolidação da DROGASIL como negócio é a venda de marcas próprias do grupo Raia Drogasil S.A. (Needs, B-Well, Triss, Caretech, Nutrigood e Le Pop) em várias categorias de produtos em todas as suas unidades. Além disso, a rede lançou o Drogasil e Você, um programa de relacionamento desenvolvido pela rede com o objetivo de disponibilizar a seus clientes ofertas, conteúdos, materiais informativos, serviços e promoções.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos. Depois de passar por uma pequena atualização em 1994, no ano de 2002 a marca DROGASIL foi redesenhada dentro de padrões contemporâneos, mas resguardando em sua estrutura, a força e credibilidade de mais de 80 anos de história. A marca passou a adotar novo layout para as lojas, novo mobiliário e novas cores (com predominância do vermelho), destacando e valorizando a apresentação e exposição dos itens disponibilizados aos clientes bem como novos serviços. Esse logotipo foi recentemente modernizado, se tornando mais moderno e dinâmico.


Os slogans 
A gente tem uma história com você. (2013) 
Serve Confiança! (2010) 
Drogasil é a minha farmácia. (2009) 
Drogasil é tudo de bom para você. (2008)


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 28 de março de 1935 
● Fundador: José Pires de Oliveira Dias 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Raia Drogasil S.A. 
● Capital aberto: Não (subsidiária) 
● CEO: Marcílio D‘Amico Pousada 
● Faturamento: R$ 6 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 1.157 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Funcionários: 12.000 
● Segmento: Varejo (farmácia e drogaria) 
● Principais produtos: Medicamentos e produtos de higiene pessoal e beleza 
● Concorrentes diretos: Droga Raia, Pague Menos, Farmais, Drogarias Pacheco, Drogaria São Paulo, Panvel e Ultrafarma 
● Slogan: A gente tem uma história com você. 
● Website: www.drogasil.com.br 

A marca no Brasil 
Atualmente a DROGASIL, uma das maiores redes de drogarias do país, possui mais de 1.150 lojas espalhadas por 22 estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte, mais o Distrito Federal. A DROGASIL oferece o atendimento e a consultoria de farmacêuticos em todas as lojas da sua rede durante todo o seu período de funcionamento, inclusive nas unidades que funcionam 24 horas. A rede emprega mais de 10.000 pessoas, das quais mais de 1.500 são farmacêuticos. A área de higiene, beleza e cosméticos representa mais de 35% do faturamento da rede. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios, Exame e Veja), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).  

Última atualização em 31/3/2020

Um comentário:

Gabriel Quintana disse...

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