8.6.10

EISENBAHN


Desde seu lançamento a marca de cervejas artesanais EISENBAHN trouxe de volta ao mercado brasileiro tradição, sabor, extremo cuidado na elaboração e variedade. Com receitas centenárias e desenvolvidas para harmonizar com pratos bem elaborados, as cervejas da marca contribuem para uma experiência gastronômica mais rica aos apreciadores da bebida. De certa forma, a EISENBAHN foi responsável por fazer com que muitos brasileiros aprendessem a beber e apreciar cervejas especiais. 


A história 
A história começou quando os irmãos Juliano e Bruno Mendes conheceram na cidade americana de Boston a Samuel Adams (conheça essa outra história aqui), cerveja artesanal que se transformou na campeã de vendas na cidade e, posteriormente no país, e mais admirada pelos ianques. Na visão dos dois irmãos, o modelo desta cervejaria artesanal poderia ser reproduzido na cidade de Blumenau, estado de Santa Catarina. Isto porque, eles notaram uma ausência de cervejas artesanais de qualidade no Brasil. Antes de abrir as portas da nova cervejaria com a ajuda financeira do pai, Jarbas (junto com os filhos na imagem abaixo), os dois irmãos exploraram o universo cervejeiro pelos Estados Unidos e Europa, especialmente na Alemanha e na Bélgica, países com grande tradição na produção de cerveja. Visitaram 100 cervejarias. Para garantir a mesma qualidade, contrataram um mestre cervejeiro, Gerhardt Beutling, um bávaro com 30 anos de experiência e formado em cervejaria pela universidade estadual de Weihenstephan, próxima a cidade de Munique e a mais conceituada do setor.
   

Jarbas e seus filhos definiram cuidadosamente o volume inicial de produção da nova cervejaria: “O ideal é que fosse uma quantidade suficiente para atender à demanda num primeiro momento, mas que, se não desse certo, a família pudesse se reunir e consumir a produção”, costumava contar Jarbas. Finalmente no dia 25 de julho de 2002, data comemorativa da imigração alemã no Brasil, foi lançada no mercado brasileiro a marca EISENBAHN, disponível em três estilos (incluindo também a versão chope): Pilsen (versão do estilo de cerveja mais consumido do mundo), Dunkel (cerveja lager escura com aromas que remetem a caramelo, café e chocolate) e Pale Ale (cerveja de coloração escura âmbar, que se dá por conta do malte tostado e também amargor moderado com boa composição e retenção de espuma). A nova cervejaria foi uma das poucas no mercado brasileiro a respeitar a Reinheitsgebot (Lei Alemã da Pureza), criada em 1516 e que limita em quatro os ingredientes básicos a produção cervejeira: água, lúpulo, malte (de trigo ou cevada) e levedura, excluindo o uso de conservantes, milho ou mesmo arroz, adotados por grandes fabricantes para reduzir custos. 

O nome EISENBAHN (significa estrada de ferro, em alemão) é uma analogia a uma antiga estação ferroviária, localizada próxima ao edifício utilizado agora pela cervejaria e pelo bar conceitual da marca. O nome foi resgatado de uma cervejaria criada em 1909 na cidade de Blumenau e fechada alguns anos depois. 

Já no ano seguinte, a cervejaria ampliou sua linha de produtos com o lançamento de um chope de trigo originário da Alemanha e uma cerveja sazonal produzida em comemoração ao Natal (batizada de Weihnachts Ale), tradição vinda da Europa. Nos anos seguintes a marca diversificou ainda mais sua linha de produtos com o lançamento da primeira cerveja orgânica do mercado brasileiro, feita com maltes defumados, em 2004. E cada vez mais foi conquistando um público ávido por cervejas artesanais de alta qualidade. Além disso, nesse período, por toda essa inovação e excelência em seus produtos, a EISENBAHN foi a única cervejaria brasileira convidada em 2005 a ter seus produtos comercializados na elegante e badalada Galeria Lafayette (saiba mais aqui), em Paris, durante as comemorações do ano do Brasil na França. Em 2006, com apenas 4 anos de história, a EISENBAHN já havia lançado o 10 rótulos diferentes de cervejas.
  

A fama internacional da cerveja EISENBAHN se intensificou no ano de 2007 quando foi considerada uma “grande descoberta” por críticos da renomada revista inglesa Beers of the World, especializada em cerveja. O resultado da enorme preocupação e cuidado em busca do sabor autêntico veio com o primeiro prêmio para a EISENBAHN na competição European Beer Star em 2007, realizada na Alemanha, onde as cervejas Dunkel e Weizenbock ganharam medalhas de bronze, desbancando 573 marcas de 28 países. Hoje em dia já são mais de 250 prêmios nacionais e internacionais conquistados por suas cervejas, ostentando no currículo reconhecimento de especialistas dos quatro cantos do globo.
  

O cuidado com a fabricação das cervejas gerou bons resultados para a EISENBAHN. Em seis anos, a produção saltou de 15 mil litros por mês para 350 mil litros. Isto chamou a atenção de grandes empresas do setor e, no mês de maio de 2008, o Grupo Schincariol (que em 2017 seria comprado pela Heineken do Brasil) adquiriu a cervejaria EISENBAHN, incluindo a fábrica e o bar temático localizado em Blumenau, além do centro de distribuição em São Paulo, por um valor estimado em R$ 80 milhões. Já no ano seguinte a nova proprietária melhorou e ampliou a distribuição da cervejaria catarinense, além de aumentar as exportações.
   

Em 2012, para comemorar o 10º aniversário da marca, foi lançada a EISENBAHN DEZ ANOS. Sofisticação, exclusividade, experiência e inovação. Tudo isso em uma garrafa de 375 ml fechada com rolha. Cerveja forte e clara inspirada no tradicional estilo alemão Doppel Bock, tinha aroma complexo em que discretas notas adocicadas do malte e frutadas do fermento se mesclavam com notas amadeiradas do carvalho francês. Em 2013 a marca inovou mais uma vez ao lançar no mercado a Coleção Eisenbahn Agradece em lata de 473 ml. Eram seis rótulos que apresentavam, de forma bem humorada e explicativa, momentos importantes na história da cerveja. A bebida puro malte, na versão pilsen, resgatou mais de 6.000 anos da história da cerveja, com personagens e episódios importantes, apresentando, por exemplo, a deusa Ninkasi (representante da bebida na antiga Suméria), passando pelo faraó Ramsés III, por São Columbano (que no século VI realizou o milagre da multiplicação da cerveja) até a invenção da pasteurização e a criação da Reinheitsgebot (lei da pureza).
  

Nos anos seguintes, para conquistar mentes e estômagos dos consumidores brasileiros, a EISENBAHN se inspirou na estratégia dos importadores de vinho. Assim, a marca investiu em eventos de degustação, treinamento com garçons e maitres de restaurantes e palestras em cursos de gastronomia, nos quais apresentava sugestões de harmonização entre a bebida e as refeições. Também desenvolveu uma coleção de copos específicos para cada tipo de cerveja e contratou um beer sommelier, cuja função era apresentar as cervejas da marca EISENBAHN em bares e restaurantes, especialmente da região sudeste.
  

Em 2015 a EISENBAHN resolveu diversificar suas embalagens com o lançamento de sua primeira cerveja em garrafas de 600 ml. Conhecida pelas tradicionais garrafas de 355 ml, a marca queria democratizar o consumo de cervejas especiais no país. Em 2016 continuou investindo em novas embalagens com a introdução da lata de 350 mililitros no formato sleek com textura. Era a primeira vez que a EISENBAHN envasava sua cerveja em lata. Em 2021, a marca voltaria a ampliar suas opções de embalagens com o lançamento da lata de 269 mililitros para sua cerveja Pilsen.
  

Em 2022 a EISENBAHN, para comemorar 20 anos de mercado, resolveu inovar e surpreender os consumidores com o lançamento da Pilsen Unfiltered, uma cerveja não filtrada de embalagem divertida para ser girada de ponta-cabeça e misturada. Considerada uma versão ainda mais artesanal para o estilo Pilsen, essa cerveja literalmente virou o mercado cervejeiro de cabeça para baixo. Ela passa por um processo diferenciado que garante a retenção dos sabores e aromas e precisa ser virada de cabeça para baixo e misturada antes de ser servida. Uma experiência única e divertida.
  

Conhecida por sua produção diferenciada e inovadora, a cervejaria tem em seu portfólio rótulos que contemplam uma cuidadosa seleção dos melhores tipos de cerveja, desenvolvidos para satisfazer os mais exigentes apreciadores da bebida. Hoje, mais de duas décadas depois de seu lançamento, a EISENBAHN continua forte no mercado brasileiro e cada vez mais inovadora, oferecendo uma “carta de cerveja” que percorre desde a tradicional escola alemã até a inovadora escola americana. Mesmo em contínua trajetória de crescimento, a EISENBAHN nunca perdeu o toque artesanal de sua origem, sendo uma das cervejas de estilos diferenciados mais disseminadas no país. Afinal, EISENBAHN é qualidade artesanal para cada copo.
  

A linha do tempo 
2004 
Lançamento da EISENBAHN WEIZENBIER, cerveja ale de trigo, que devido a sua alta fermentação e coloração âmbar é indicada para acompanhar comidas condimentadas, como a mexicana, além de carne suína e de carneiro. 
Lançamento da EISENBAHN WEIZENBOCK, primeira cerveja de trigo escura do Brasil - feita com seis tipos diferentes de malte - com baixo amargor e teor alcoólico de 8%. 
2005 
Lançamento da EISENBAHN KÖLSCH, estilo de cerveja originário da cidade de Colônia na Alemanha. É uma cerveja do tipo Ale - alta fermentação - produzida com quatro tipos de maltes, entre eles o malte de trigo. De corpo leve, coloração dourada e de paladar e amargor baixos, possui aroma levemente frutado e teor alcoólico de 4.8%. 
Lançamento da EISENBAHN RAUCHBIER, cerveja típica de Bamberg, uma região da Alemanha, é produzida a partir de maltes defumados de cevada e foi especialmente desenvolvida para harmonizar com os sabores presentes nos charutos. 
2006 
Lançamento da EISENBAHN STRONG GOLDEN ALE, dourada e de alto teor alcoólico, esta poderosa cerveja apresenta em seu sabor notas de lúpulo e álcool, além de especiarias. A cervejaria foi buscar na Bélgica o fermento especial para este tipo de cerveja de alta fermentação, produzida há centenas de anos. 
Lançamento da EISENBAHN LUST, primeira cerveja do mercado brasileiro produzida pelo método champenoise, no qual depois da fermentação e maturação, é enviada para vinícola, onde permanece por três meses e passa pelo mesmo processo de produção de champanhes. 
2007 
Lançamento da edição limitada EISENBAHN 5, uma Vienna Lager produzida com o método dry-hopping, onde a cerveja leva uma segunda adição de lúpulo na fase de maturação. Portanto, o adocicado do malte é agradavelmente equilibrado com essa generosa dose de lúpulo. É acobreada e os sabores predominantes são os de malte, caramelo, pão e lúpulo. 
Lançamento da EISENBAHN LUST PRESTIGE, cerveja também fabricada pelo método champenoise. Logo após, entra na etapa chamada cuvèe, que dura um ano. Com isso, apresenta paladar mais seco e aromas amanteigado, de brioche e tabaco. 
2008 
Lançamento da EISENBAHN OKTOBERFEST, edição sazonal e limitada para comemorar a tradicional festa da cerveja (Oktoberfest). Tem sabor intenso e adocicado de malte, acompanhado de um assertivo, mas delicado amargor. 
2009 
Lançamento da EISENBAHN BIERLIKÖR, desenvolvida para agradar os paladares mais refinados, é uma espécie de licor de cerveja, elaborado a partir da Eisenbahn Dunkel. 
2014 
Lançamento da EISENBAHN SAISON, cerveja de estilo belga leve e refrescante, elaborada com frutas vermelhas e leve picância de pimenta rosa. 
Lançamento da EISENBAHN FROSTY BISON, uma cerveja American India Pale Ale bastante agradável. 
2020 
Lançamento da EISENBAHN SESSION IPA, cerveja leve e cítrica, traz um frescor ao paladar, mesmo com amargor e aroma de lúpulo bem presentes.
  

Concurso Mestre Cervejeiro 
Uma iniciativa fundamental da EISENBAHN, para fomentar a cerveja caseira e artesanal no Brasil, foi a criação do concurso Mestre Cervejeiro em 2007. Nesse concurso, cervejeiros caseiros de todo país enviam suas amostras para serem avaliadas, e o vencedor ganha a oportunidade de ter produzida uma edição especial da sua cerveja pela EISENBAHN. Além disso, o vencedor tem a oportunidade de acompanhar a produção da sua cerveja dentro da fábrica da empresa e recebe 30 caixas para presentear os amigos. Em sua primeira edição o concurso premiou o cervejeiro carioca Leonardo Botto com a sua Dama do Lago, uma Belgian Dark Strong Ale. O concurso tem um corpo de jurados formado por especialistas, como mestres cervejeiros, beer sommeliers, jornalistas e blogueiros conhecedores de cerveja. Em 2022 o Mestre Cervejeiro completou doze edições com uma ótima aceitação no universo cervejeiro e sempre apostando em democratizar a cerveja artesanal.
   

A EISENBAHN resolveu utilizar o branded entretainment como ferramenta ideal para propagar os valores da marca e ao mesmo tempo engajar e encantar a audiência. Com isso, o Mestre Cervejeiro Eisenbahn se tornou um reality show televisivo em 2017. No reality, além da avaliação de cervejas, também eram realizadas provas utilizando a cultura cervejeira como pano de fundo. O Reality Show teve três temporadas.
    

A evolução visual 
A identidade visual da marca EISENBAHN passou por pequenas remodelações ao longo dos anos. Após a tradicional locomotiva passar a fazer parte de seu logotipo, em 2018 a marca remodelou sua identidade visual. Mais recentemente, em 2023, esse logotipo foi modernizado e a locomotiva ganhou um design atualizado.
  

Junto com a identidade visual modernizada, a EISENBAHN apresentou em 2023 um novo design para seus rótulos, trazendo um aspecto de modernidade, mas mantendo a essência e a tradição da marca.
  

Os slogans 
Tempo de qualidade, merece uma cerveja de qualidade. (2024) 
Bora ativar o Modo Eisen? É na velocidade 1x que a vida acontece. (2023) 
Isso é qualidade artesanal. (2020) 
Todos a bordo. (2018) 
Sede de descobrir. (2017) 
A autêntica cerveja.
  

Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Lançamento: 25 de julho de 2002 
● Criador: Juliano, Jarbas e Bruno Mendes 
● Sede mundial: Blumenau, Santa Catarina, Brasil 
● Proprietário da marca: Heineken Brasil BV 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Mauricio Giamellaro 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 6 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Cervejarias 
● Principais produtos: Cervejas artesanais e chope 
● Concorrentes diretos: Baden Baden, Colorado, Paulistânia, Wäls, Black Princess, Bierland, Bamberg e Patagonia 
● Slogan: Tempo de qualidade, merece uma cerveja de qualidade.  
● Website: www.eisenbahn.com.br

A marca no mundo 
Com distribuição nacional, a EISENBAHN oferece uma linha regular de 6 cervejas artesanais - além das edições sazonais - e também pode ser encontrada nos Estados Unidos, Uruguai, Alemanha, Inglaterra e Japão. As cervejas da marca tem forte presença no sul e sudeste do Brasil, onde podem ser encontradas em bares, restaurantes e casas noturnas selecionadas, além de estar presente também nas principais redes de supermercado do país. A cervejaria comercializa anualmente mais de 2.5 bilhões de litros de cerveja. 


Você sabia? 
De 2015 a 2020 a EISENBAHN foi o chope oficial da tradicional Oktoberfest realizada em Blumenau. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Isto é Dinheiro, Exame, Embalagem Marca e Época Negócios), jornais (Meio Mensagem, Valor Econômico e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 


Última atualização em 22/8/2024 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/

16 comentários:

Unknown disse...

Excelente matéria

Unknown disse...

Parabéns pela matéria!

Juliana disse...

Gosto muito dessa cerveja, mas gostaria de saber porque ela não é tão amarga como a Heineken por exemplo, se são produzidas com os mesmos ingredientes? Abração! o/

Unknown disse...

Muito legal a matéria,eu não sabia que essa marca de cerveja era brasileira, parabéns a todos os envolvidos...!!!

Unknown disse...

Matéria muito boa, parabéns a todos os envolvidos...!!!

Unknown disse...

Parabéns pela matéria! Experimentei Eisenbahn na forma de chopp em Blumenau na Oktoberfest,amor a primeira vista. De lá pra ca sempre Eisenbahn,agora vou procurar experimentar as outras. A pulseira e a weisenbier são deliciosas! Super recomendo!

Unknown disse...

Experimentei a primeira vez em forma de chopp em Blumenau na Oktoberfest, foi amor a primeira vista! Chopp de uma leveza maravilhosa. Hoje sempre que posso tomo a Pilsen e a weisenbier. Super recomendo! Delícia! Parabéns pela matéria.

Anônimo disse...

A diferenca é que a Heineken porduz o proprio Lupulo, criado especialmente para a fabricacao da cerveja. Este Lupulo é mais amargo e mais intenso sabor.

Unknown disse...

Cerveja também é cultura!

Unknown disse...

Tomei uma aqui em Brasília por curiosidade, nunca mais tomei outra cerva. Esse é das nossas.

Carlos Alberto disse...

Excelentes cervejas, qualidade indiscutível.

Unknown disse...

Parabéns pela reportagem
A eisenbah é a melhor cerveja nacional que temos.

Unknown disse...

otima cerveja!

Unknown disse...

Pesso encarecidamente que vocês continuem fazem uma cerva tão boa quanto essa para sempre. Seria uma lástima muito grande ver uma cerva tão boa quanto essa se corromper como tantas outras que temos por ai. Dejeso sinceramente sucesso pra vocês e continuem fazendo algo tão agradável ao nosso paladar brasileiro. A Eisenbahn é uma opção para fugirmos do que o mercado nos força a engolir muitas vezes por falta de opção . Mas uma parabéns e sucesso a todos da Eisenbahn a minha cerva de verdade. Show.

Unknown disse...

Sem comentários desde que descobri essa cerveja em 2005 só ela , é muito boa saborosa

Unknown disse...

Desde que conheci ela, não comprei mais nenhuma outra, só é ela agora.