22.11.10

QATAR AIRWAYS


Voar com a QATAR AIRWAYS é garantia de conforto, segurança e modernidade para os mais exigentes passageiros. Serviço em terra impecável. Serviço de bordo que mais parece um tratamento real. Atenção aos mínimos detalhes. Tripulação que emana a educação e cordialidade do povo Catari, sempre com o objetivo de arrancar o melhor dos suspiros de todos os passageiros. Isto sem contar, que ela está entre as únicas onze companhias aéreas do mundo que possuem 5 estrelas da Skytrax, pela excelência de seus serviços. 

A história 
Tudo começou no dia 22 de novembro de 1993 quando a bilionária Família Real do Catar, um pequeno e próspero emirado, localizado no Golfo Pérsico e mais conhecido por suas enormes reservas de petróleo, resolveu fundar a companhia aérea QATAR AIRWAYS. A nova companhia aérea realizaria seu primeiro voo no dia 20 de janeiro do ano seguinte, utilizando para isso uma aeronave B767-200 alugada da Kuwait Airways. Em maio, Amã, capital da Jordânia, seria o primeiro destino internacional servido pela companhia. Em 1996, depois de três anos de perdas financeiras e resultados nada satisfatórios, uma nova diretoria assumiu o comando da companhia aérea, novos sócios ingressaram no negócio e a empresa foi completamente reestruturada. No dia 24 de março de 1997, com a entrega de uma aeronave A300-600, pintada com um Órix árabe, antílope extremamente popular e animal símbolo do Catar, a QATAR AIRWAYS foi relançada como companhia aérea internacional, em um plano ambicioso que ofereceria os mais altos níveis de serviço e hospitalidade nos céus. Em pouco tempo, com enorme investimento, quatro aeronaves já voavam para 13 destinos.
  

Sob o comando de Akbar Al Baker (imagem acima), a companhia aérea iniciou uma expansão em sua malha de destinos, adquiriu novas e modernas aeronaves e padronizou a excelência em seus serviços, tanto em terra como a bordo. No início de 1999, a empresa recebeu sua primeira aeronave nova, um Airbus A320. Pouco depois, em 2002, a QATAR AIRWAYS já possuía uma moderna frota de 21 aviões. Nos anos seguintes, crescendo uma média de 35% ao ano, a QATAR AIRWAYS aumentou suas opções de destinos, incluindo Nova York e Londres, e adicionou a sua frota modernos aviões como A340-600 e Boeing 777-300ER, que permitiram servir rotas de longa distância. Durante este período, conquistou vários importantes prêmios internacionais que atestaram a excelência e o nível elevado de seus serviços e segurança. Entre os principais destaques da companhia aérea neste período, estava o moderno Sistema de Entretenimento a Bordo batizado de Oryx One, que oferecia a todos os passageiros mais de 1.000 opções de áudio e vídeo, incluindo filmes internacionais, premiados programas e séries de TV e mais de 50 jogos e 500 CDs de áudio. Hoje em dia, o Oryx One oferece aos passageiros até 4.000 opções de entretenimento, desde os mais recentes filmes de grande sucesso, séries, documentários, música, jogos e muito mais.
   

A enorme e rápida ascensão internacional da empresa pode ser comprovada em 2007, quando foi eleita a companhia aérea com a melhor primeira classe do mundo. No dia 12 de outubro de 2009, um Airbus A340-600 da companhia aérea foi responsável pelo primeiro voo comercial de passageiros a utilizar uma mistura de querosene e GTL (Gas-to-liquids), derivado do gás natural, como combustível. No mês de junho de 2010, a principal empresa aérea do Catar inaugurou voos diários regulares para o Brasil e Argentina, marcando sua primeira incursão na América do Sul. Com isso, a empresa incluiu as duas principais cidades da América do Sul, São Paulo e Buenos Aires, à sua crescente lista de destinos. A inclusão da América do Sul na expansão da empresa foi considerada como a última peça do quebra-cabeça global da QATAR AIRWAYS que agora cobre todos os continentes. As duas novas rotas completaram um programa de cinco meses de expansão que possibilitou à empresa iniciar voos para Bangalore, Copenhague, Ancara, Tóquio e Barcelona.
   

Além disso, inaugurou o primeiro destino da então emergente divisão de carga para o território americano (aeroporto O’Hare International Airport em Chicago). E o ímpeto de crescimento da empresa não parecia ter fim: em 2011 adquiriu novas e modernas aeronaves e adicionou a sua malha aérea destinos como Bucareste, Bruxelas, Oslo, Veneza, Budapeste e Stuttgart, atingindo a marca de 100 destinos em seu mapa de rota global. Pouco depois, a companhia aérea alcançou um feito notável em apenas 14 anos, sendo eleita A Melhor Companhia Aérea do Mundo de 2011. A QATAR AIRWAYS inaugurou seu primeiro lounge internacional em 2012, localizado no aeroporto de Heathrow em Londres. A partir de outubro de 2013 a QATAR AIRWAYS passou a integrar a aliança Oneworld, que reúne 14 companhias aéreas de classe mundial para entregar uma experiência de viagem superior e perfeita e privilégios especiais.
   

Em 2014, a QATAR AIRWAYS se tornou o cliente de lançamento global do primeiro Airbus A350. Em dezembro de 2016 a empresa adquiriu 10% do Grupo LATAM Airlines, em um investimento estratégico, reforçando os laços com o continente. Em 2017, a companhia aérea do Catar bateu o recorde do voo mais extenso do mundo ao inaugurar a rota sem conexões entre Auckland, na Nova Zelândia, e Doha. A distância de 14.535 quilômetros era percorrida em 18 horas e 5 minutos. A QATAR AIRWAYS já havia lançado em março de 2009 um dos voos mais longos do mundo na época, partindo de Doha para a cidade de Houston, sem escala e com aproximadamente 16 horas de duração.
  

Mas a grande novidade de 2017 seria a apresentação das luxuosas Qsuite, cabine de classe executiva com padrão de primeira classe. A QATAR AIRWAYS investiu pesado nas Qsuite, que representaram um enorme avanço em conforto, tecnologia e sofisticação em relação à configuração antiga. Além de mais espaço e privacidade, oferecia um sistema de entretenimento mais moderno. Usando um padrão nunca antes visto em viagens de classe executiva, as suítes privativas personalizáveis introduziram uma série de novidades, reformulando as expectativas dos viajantes globais de negócios. A QSuite apresentou a primeira cama de casal disponível em classe executiva, com painéis de privacidade que podiam ser recolhidos, permitindo que os passageiros em assentos adjacentes criassem sua própria sala privada. Cada assento era trabalhado com detalhes pensados e luxuosos, tais como couro italiano costurado à mão, acabamento em ouro rosa acetinado e iluminação ambiente, trazendo um nível de luxo, privacidade e estilo sem precedentes para a oferta de Classe Executiva.
   

Nos anos seguintes, a companhia aérea de crescimento mais rápido do mundo adicionou uma série de destinos interessantes à sua crescente malha de rotas, incluindo Gotemburgo (Suécia), Da Nang (Vietnã) e Mombasa (Quênia) em 2018 e, em 2019, Isfahan (Irã) e Valletta (Malta). Além disso, em 2018, recebeu seu primeiro A350-1000, o maior modelo da família A350 XWB, que pode ser configurado para transportar até 440 passageiros. A pandemia de COVID-19 afetou severamente as operações da QATAR AIRWAYS, assim como todo setor aéreo. Se por um lado a companhia aérea trabalhou com uma frota muito reduzida de aeronaves, em virtude das restrições de deslocamento em diversos países, a divisão cargueira operou a todo vapor transportando uma infinidade de produtos, incluindo mais de 20 milhões de doses de vacinas COVID-19 para 25 países. Além disso, a QATAR AIRWAYS se tornou a primeira companhia aérea global a obter a prestigiosa classificação de segurança de companhias aéreas 5 estrelas COVID-19 pela organização internacional de classificação de transporte aéreo Skytrax. Esse prêmio garante aos passageiros em todo o mundo que os padrões de saúde e segurança da companhia aérea estão sujeitos aos mais altos padrões possíveis de análise e avaliação profissional e independente.
  

Durante sua história a QATAR AIRWAYS ficou marcada pelas inovações a bordo, sendo a primeira companhia aérea do mundo a oferecer televisão digital por satélite. Essas inovações e a excelência de seus serviços foram responsáveis pela QATAR AIRWAYS ter sido eleita A Melhor Companhia Aérea do Mundo (SkyTrax World Airline Awards) por seis vezes (2021, 2019, 2017, 2015, 2012 e 2011). E como em todos os anos, a companhia aérea do Catar sempre foi premiada em diversas categorias. Por exemplo, a QATAR AIRWAYS foi eleita a “Melhor Classe Executiva do Mundo” (2021 e 2018), destacando o serviço de bordo; melhor tripulação (2013) e foi reconhecida como “Melhor Companhia Aérea do Oriente Médio” (por diversos anos consecutivos). Por tudo isso, não é de se estranhar que a QATAR AIRWAYS tenha alcançado seu principal objetivo: ser a melhor do mundo e atingir o ápice do setor aéreo por serviço excepcional em voos, produtos superiores a bordo e excelência operacional.
   

Os diferenciais 
Voar com a QATAR AIRWAYS é descobrir por que sua tripulação foi por várias vezes eleita a melhor do Oriente Médio pela Skytrax, o monitor de qualidade das companhias aéreas. Tendo o conforto como uma de suas maiores prioridades, o tratamento personalizado e caloroso de sua tripulação é apenas o começo de uma viagem inesquecível. A QATAR AIRWAYS tem enorme orgulho em oferecer uma das melhores Primeira Classe do mundo. E não é para menos. Passageiros desta classe com conexões em seu hub internacional - na cidade de Doha - têm privilégios e mimos capazes de enciumar até um membro da realeza. Primeiro o passageiro é conduzido para o embarque por motorista em um carro luxuoso diretamente até a aeronave. Uma vez a bordo, recebido com um drinque de boas-vindas e refrescantes toalhas de algodão frias ou quentes, o conforto dita as regras: um Cineplex totalmente equipado, um escritório ou uma cama completamente plana, envolta em um macio edredon de penas, travesseiros gigantes, lençóis de seda, cobertores de lã australianos, pijamas e chinelos da The White Company e kits de amenidades, cujo estojo é da badalada Bric’s e contém produtos de higiene e beleza da italiana Castello Monte Vibiano Vecchio. Já as cabines oferecem assentos super largos que reclinam automaticamente para criar uma cama horizontal. As divisórias do corredor central, que podem ser levantadas ou abaixadas, propiciam ainda mais privacidade.
  

O passageiro ainda pode desfrutar de um jantar cinco estrelas a 35.000 pés de altitude, com uma sofisticada refeição que oferece um mix de delícias como caviar, lagosta, mezzas árabes e chocolates finos. Um dos pontos altos é o serviço de caviar. Servido em cristal italiano artesanal, o caviar Ossetra é acompanhado por uma cesta forrada de linho com blinis aquecidos feitos com soro de leite e torradas Melba crocantes. Complementando o excepcional cardápio, há uma seleção tentadora de vinhos tintos, brancos e champanhes variados. Este serviço rendeu a companhia aérea o prêmio “Cellars in the Sky” (Adegas nos Céus) em 2021 pela categoria de melhor vinho tinto na Primeira Classe. A QATAR AIRWAYS também redefiniu o conceito de conforto a bordo com a sua premiada Classe Executiva, considerada em 2021 a melhor do mundo pela Skytrax e que ostenta poltronas com 180° de reclinação, descanso de pés com 8 pontos de massagem e fontes de energia em cada assento.
  

Além disso, os passageiros que voam a partir ou com conexão em Doha podem usufruir das instalações extraordinário aeroporto Hamad International Airport, em uma atmosfera semelhante à de um hotel de luxo. Neste moderno aeroporto, inaugurado em 2014 ao custo de aproximadamente US$ 17 bilhões, está localizado o Al Safwa First Lounge, aberto em 2015 e inspirado pelo design do Museu de Arte Islâmica de Doha, onde passageiros da Primeira Classe podem usufruir de mimos como um relaxante banho de Jacuzzi (conheça essa outra história aqui) ou uma sauna; uma massagem no QSpa; relaxar em instalações de duchas e dormitórios; se divertir fazendo compras em uma exclusiva loja Duty Free; jantar em um restaurante excepcional; assistir filmes em uma sala de cinema; ou trabalhar em um moderno centro de negócios. Ainda no luxuoso lounge, as crianças contam com consoles Nintendo Wii e um serviço de babás enquanto os pais aguardam por seus voos.
   

A companhia aérea ainda oferece em suas aeronaves o serviço OnAir, que permite ao passageiro utilizar seu telefone celular durante o voo, desfrutando da flexibilidade de enviar e receber mensagens SMS ou MMS, e-mail ou navegar na internet através de um smartphone ou notebook. Além de toda essa excelência, o programa de milhagens da companhia, batizado de Privilege Club e lançado em 2000, é considerado um dos melhores do mundo.
  

Parcerias bilionárias 
A QATAR AIRWAYS se orgulha de dar suporte a uma variedade de iniciativas locais e internacionais, que faz parte de uma estratégia de marketing cujo objetivo é expandir a visibilidade da marca e estabelecer relacionamentos duradouros e leais com seus clientes. A partir de julho de 2013 a QATAR AIRWAYS se tornou a principal patrocinadora do Barcelona pelos próximos três anos (um contrato no valor de €100 milhões). Segundo o principal executivo da empresa essa parceria única entre o melhor clube do mundo e a melhor companhia aérea do mundo, elevaria as marcas para uma nova plataforma no cenário global, compartilhando os mesmos valores: apaixonados em serem os melhores no que fazem.
  

Para celebrar essa parceria bilionária foi criado um filme publicitário sensacional, cuja produção é irretocável. No filme o Barcelona foi transformado em um país (uma ilha no meio do oceano). E, ao desembarcar por lá, uma comissária de bordo da QATAR AIRWAYS é recebida na imigração pelo zagueiro Piqué, tem uma pequena ajuda de Neymar ainda no aeroporto, pode ver Iniesta mostrando suas habilidades artísticas ao pintar um mural e até mesmo Lionel Messi atuando como professor em uma escola de artes. Após conhecer um pouco do país onde a arquitetura segue as linhas futebolísticas e quase tudo tem as cores do Barcelona - azul e grená - a bela comissária termina assistindo um jogo do Barcelona em pleno Camp Nou. Assista ao filme abaixo.
  

Há tempos, a QATAR AIRWAYS celebra sua forte presença nos esportes com grandes e milionárias parcerias e patrocínios. Esse extenso portfólio esportivo global resultou em patrocínios de algumas das maiores equipes mundo. Do Bayern de Munique é Patrocinador Platina e do PSG é parceira aérea. Já do clube italiano AS Roma (até 2021), do tunisiano Club Africain e da equipe do Boca Juniors é patrocinadora oficial do uniforme. A marca também é parceira como Companhia Aérea Oficial Global do Brooklyn Nets, da NBA, e do estádio da equipe, o Barclays Centre, localizado no bairro do Brooklyn, em Nova York, e que recebe muitos dos mais importantes eventos esportivos e de entretenimento do mundo.
   

Em maio de 2017, a QATAR AIRWAYS anunciou um acordo inovador que levou a premiada companhia aérea a se tornar Parceira Oficial e Companhia Aérea Oficial da FIFA® até 2022. A parceria, um dos maiores patrocínios esportivos do mundo, concedeu a QATAR AIRWAYS direitos de marketing e branding que se estenderam à Copa do Mundo da FIFA® na Rússia em 2018 e no Catar em 2022. Esse acordo também fez da marca parceira oficial da Copa do Mundo Feminina da FIFA®, da Copa do Mundo Sub-20 e Sub-17, da Copa do Mundo de Futebol de Areia e da Copa do Mundo Interativa (eWorld Cup FIFA/EA Sports). A QATAR AIRWAYS também é a Companhia Aérea Parceira Oficial Global da CONMEBOL e de suas competições profissionais de clubes na América do Sul, incluindo a Copa Libertadores, a Copa Sul-americana e a Recopa. Além de patrocinar a EURO 2020 e a Amir Cup (principal competição de futebol do Catar), a QATAR AIRWAYS tem parcerias com grandes eventos e torneios de tênis, squash e corridas de cavalo.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos. A mais acentuada ocorreu em 1997, quando a companhia aérea foi relançada no mercado. O novo logotipo manteve o símbolo do Órix árabe (mas com um novo design e colocado em um círculo tracejado) e apresentou o nome da marca, enquanto as letras árabes soletram a palavra “Al Qataria”. Em 2006, a marca adotou uma tipografia de letra mais sofisticada e a disposição dos elementos principais foi mudada, com principal símbolo da companhia aérea, o antílope da espécie Órix (agora com maior destaque), posicionado do lado direito.
  

O logotipo da QATAR AIRWAYS pode ser aplicado também sob um fundo vinho, como mostra a imagem abaixo.
  

Os slogans 
Going Places Together. (2015) 
World’s 5-star airline. (2008) 
Taking you more personally. (2008)
  

Dados corporativos 
● Origem: Catar 
● Fundação: 22 de novembro de 1993 
● Fundador: Família Real do Catar 
● Sede mundial: Doha, Catar 
● Proprietário da marca: Qatar Airways Company Q.C.S.C. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Akbar Al Baker 
● Faturamento: US$ 14 bilhões (2019/2020)
● Lucro: - US$ 1.9 bilhões (2019/2020)* 
● Frota: 250 
● Destinos: 173 
● Passageiros transportados: 32.364.000 (2019/2020)* 
● Presença global: 80 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 46.000 
● Segmento: Aviação 
● Principais produtos: Passagens áreas e transporte de carga 
● Concorrentes diretos: Emirates, Etihad Airways, Gulf Air, SaudiaSingapore Airlines, Catay Pacific Airways, Malaysia Airlines, Turkish Airlines e Royal Jordanian 
● Ícones: O antílope Órix 
● Slogan: Going Places Together. 
● Website: www.qatarairways.com 
*Com a pandemia de COVID-19 os resultados da empresa no ano fiscal 2020/2021, assim como todo o setor aéreo, foram severamente afetados (faturamento de US$ 8.1 bilhões, prejuízo de US$ 4.1 bilhões e apenas 5.8 milhões de passageiros transportados, redução de 82% em relação ao ano anterior). 

A marca no mundo 
Atualmente a QATAR AIRWAYS, considerada a melhor companhia aérea do mundo em 2021, voa para mais de 170 destinos em aproximadamente 80 países da Europa, América do Norte, Médio Oriente, Ásia, África, Oceania e América do Sul, através de uma moderníssima frota composta por 250 aeronaves, que possuem idade média em torno de 5 anos. Em 2019/2020, uma das companhias aéreas de maior crescimento mundial, transportou mais de 32 milhões de passageiros. Além disso, a QATAR AIRWAYS CARGO, maior companhia cargueira do mundo, possui 34 aviões que voam para mais de 150 destinos, especialmente no Oriente Médio, Europa e América do Norte, e transportou mais de 2.7 milhões de toneladas (dados de 2020/2021). A empresa também possui a subsidiária QATAR EXECUTIVE, que desde 2009 opera 19 modernos jatos executivos da canadense Bombardier e da americana Gulfstream para realizar voos de altíssimo padrão de conforto e privacidade, quer seja para negócios ou lazer. 

Você sabia? 
A empresa ainda possui a QATAR AIRWAYS HOLIDAYS, agência de turismo que comercializa pacotes para o Catar e outros destinos mundiais. 
No dia 13 de outubro de 2010, durante um voo da companhia aérea de Manila para Doha, o piloto de nacionalidade indiana sofreu um ataque cardíaco fatal. O copiloto assumiu o comando da aeronave e pousou em segurança em caráter emergencial na cidade de Kuala Lumpur na Malásia. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 24/12/2021 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/

Nenhum comentário: