Louças sempre limpas, roupas macias com cheirinho agradável, banheiros desinfetados, móveis lustrosos e protegidos, cozinhas desengorduradas, chão sempre brilhando e mãos livres de bactérias. Assim é a marca Ypê. Um jeito brasileiro de cuidar da sua casa, de você e de toda sua família, sempre oferecendo opções cada vez mais modernas e eficientes para higiene e limpeza através de produtos práticos, eficientes e sustentáveis.
A história
Tudo começou exatamente no dia 6 de novembro de 1950 quando Waldyr Beira com a ajuda de seu irmão, João, fundou a Química Amparo, que iniciou modestamente suas atividades em Amparo, uma pequena cidade do interior do estado de São Paulo. Nessa comunidade, localizada no caminho do “Circuito das Águas” paulista, a nova empresa começou a produzir o tradicional Sabão em Barra Ypê. O nome da nova marca foi inspirado no Ipê, árvore-símbolo do Brasil por estar presente em todas as regiões, expressando assim o desejo de ser uma empresa capaz de trazer beleza e frescor para o dia-a-dia, trabalhando com a simplicidade e a diversidade, características do jeito brasileiro de ser. A empresa foi pioneira no planejamento de produtos com foco na sustentabilidade. Seu primeiro produto, o sabão em barra, era biodegradável e de origem natural. Não demorou muito para o sabão conquistar a confiança dos consumidores da pequena cidade e região.
Em 1964, inovou mais uma vez ao lançar o Sabão Extrusado Semitranslúcido Glicerinado. Durante três décadas o sabão em barra Ypê conquistaria milhões de consumidoras em todos os cantos do país. Já na década de 1980, outro marco colocou a empresa entre as indústrias mais inovadoras do segmento com o lançamento do lava-louças líquido Ypê Neutro. A década de 1990 foi marcada pela consolidação de sua linha de produtos com o lançamento de novas versões e fragrâncias, do primeiro lava-louça totalmente transparente do mercado nacional, além de lava-roupas e amaciantes, ingressando assim em novas categorias de mercado.
Para incrementar a fabricação da linha de detergentes em pó, a empresa incorporou em maio de 2001 a antiga fábrica da Tecnicron, situada na cidade de Salto, também no interior de São Paulo. Após um processo de reestruturação e adequação às exigências de qualidade, o parque industrial foi reinaugurado com o relançamento das marcas Tixan Ypê e YES. No ano seguinte foi a vez da cidade de Simões Filho na Bahia ter uma unidade produtiva da empresa, ampliando assim sua presença na região nordeste do país para atender mais rapidamente aqueles consumidores. A partir deste momento, a máquina de lançamentos e o laboratório de pesquisas e desenvolvimento aceleraram ainda mais o ritmo com a introdução de inúmeros produtos sob a marca Ypê, ingressando em novas categorias de mercado. Em 2005, a marca se preocupou também com a “roupagem” de seus produtos relançando a linha de amaciantes em nova e moderna embalagem. A empresa considerou essa estratégia de renovação de imagem fundamental para a conquista da liderança neste segmento.
Nos anos seguintes a empresa passou a adotar práticas das grandes companhias, como por exemplo, a unificação dos diferentes rótulos de seus produtos sob o guarda-chuva da marca Ypê. Além disso, impulsionada pela busca permanente da qualidade e atenta à evolução tecnológica, imprimiu valor à marca Ypê, que conquistou o reconhecimento de milhões de consumidores brasileiros, oferecendo produtos desenvolvidos dentro de rigorosos padrões de qualidade, eficiência e sustentabilidade. E as novidades não pararam: a marca ingressou no segmento de cuidados pessoais. Em 2011, a empresa adquiriu duas das mais tradicionais marcas no segmento de limpeza: Perfex (famosa por seus panos multiuso de limpeza) e Assolan (conheça essa outra história aqui), popularmente conhecida por suas palhas de aço. A transação teve valor estimado em R$ 130 milhões.
Quando a pandemia de COVID-19 chegou ao Brasil em 2020, a Ypê resolveu investir na produção de álcool gel - produto essencial naquele período tão sombrio e incerto - inicialmente para doação e conseguiu disponibilizar as primeiras unidades em apenas 72 horas já com a aprovação da Anvisa. Em poucos meses, já havia doado milhões de litros de álcool gel, que pouco depois passaria a fazer parte de sua linha de produtos. E mesmo naquele ano difícil, a Ypê, comemorou, em junho, o alcance de 98% de embalagens recicláveis disponibilizadas no mercado brasileiro. Além disso, na pandemia a empresa notou mudanças de comportamento no consumidor, o que levou ao lançamento de novas linhas de produtos, como por exemplo, Ypê Antibac, que elimina germes e bactérias; e a ampliação da oferta de itens voltados aos cuidados pessoais, como sabonetes.
Em 2023, a Ypê comemorou 73 anos como uma empresa com sólidos valores, que segue constantemente desenvolvendo produtos com alto desempenho a preços acessíveis, democratizando a qualidade e sempre comprometida com o meio-ambiente Com constantes lançamentos, como a linha vegana, a linha de produtos bactericidas ou os amaciantes concentrados com tecnologia powercaps, que oferece até 90 dias de perfumação, a Ypê busca surpreender seus consumidores com produtos diversos nas categorias de cuidado pessoal, com a roupa e a casa.
Em mais de sete décadas de atuação, a Ypê tem se destacado pela formulação de produtos que não agridem o meio-ambiente, como o lava-roupas em pó que, por ser livre de fosfato, ajuda a preservar a vida aquática; pela inovação constante e pelas iniciativas sócio-ambientais, como o projeto Florestas Ypê e o tratamento de afluentes, captação de chuva para uso industrial e reuso de água nos processos internos, como jardinagem e limpeza, em todas as plantas industriais. Por tanto, colocar o consumidor no centro das decisões, investir em inovação, ter a sustentabilidade como um dogma, são fatores que impulsionaram a Ypê ao sucesso.
1993
● Lançamento do Ypê Clear, primeiro lava-louças líquido totalmente transparente do mercado brasileiro.
● Lançamento de novas versões do lava-louças líquido com fragrâncias de maçã, limão e coco.
1994
● Lançamento do primeiro lava-roupas líquido.
1998
● Lançamento do sabão Ypê Multi Ativo nas versões floral suave e limão.
● Lançamento do amaciante Fleur D’ Ypê com proteína natural de seda.
● Lançamento do lava-roupa em pó YES com tecnologia europeia.
1999
● Lançamento do desinfetante Pinho Ypê em quatro versões: tradição, lavanda, limão e active.
2002
● Lançamento da linha de lava-roupas em pó Tixan Ypê.
2003
● Lançamento do limpador multiuso Ypê Fácil em duas versões (Fresh e Citrus).
2004
● Lançamento do sabonete Fleur de Ypê em quatro versões exclusivas: leite hidratante com amêndoas, leite hidratante com aveia, hidratante de Ceramidas e Aloe Vera hidratante.
● Relançamento e extensão da linha de detergente em pó Tixan Ypê, em mais duas versões (Fresh e Maciez).
2005
● Lançamento da linha de sabonetes Fleur de Ypê Premium nas fragrâncias Classic e Glamour.
● Lançamento do novo amaciante de roupas Ypê nas versões aconchego, carinho e ternura.
● Lançamento do detergente em pó Tixan Ypê Ação Máxima, com fórmula multi-ativa e sabão de coco, indicado para todos os tipos de roupa, que preservava as fibras dos tecidos.
● Extensão da linha de lava-louça líquido com o lançamento de duas novas versões: citrus e guaraná.
● Lançamento do lava-roupas líquido Tixan Ypê em duas versões: Roupas Finas e Delicadas (protegia as fibras dos tecidos) e Roupas Escuras e Pretas (valorizava e realçava as cores dos tecidos).
2006
● Extensão da linha de lava-louças líquido nas versões Aloe Vera e Fruty.
● Lançamento da esponja de lã de aço Brilho Ypê.
● Lançamento da linha de desinfetantes leitosos Bak Ypê.
● Lançamento da linha de lustra-móveis Lustral Ypê, nas versões Bouquet de Jasmim, Flores de Lavanda e Cera de Abelhas. Os produtos possuíam o exclusivo Brilho Reflex, que deixava uma fina película nos móveis, proporcionando um brilho intenso e protegendo contra a umidade e a poeira.
● Lançamento de mais duas novas versões do tradicional sabão em barra Ypê: Flores e Frutas (perfume floral e frutado para uma limpeza perfumada com estilo) e Aloe Vera (limpeza com toque especial para qualquer tipo de sujeira).
2008
● Lançamento do lava-roupas Ypê Premium, um produto ecológico com fórmula livre de fosfato que ajudava a preservar a vida aquática. Embora essa substância química ajude no processo de limpeza, quando chega aos rios, após ter sido utilizada, estimula a proliferação das algas. Elas consomem muito oxigênio e, com isso, todo o ecossistema fica comprometido.
2009
● Lançamento do amaciante Ypê Amor.
● Lançamento do amaciante Ypê Intenso, com exclusiva tecnologia cápsulas mágicas, que se depositavam nas fibras dos tecidos durante a lavagem e só se rompiam, liberando o perfume, durante o uso das roupas.
● Lançamento da nova linha de sabonetes Flor de Ypê Suave com glicerina.
● Lançamento da nova linha de sabonetes Flor de Ypê Luxo com colágeno.
2010
● Lançamento da água sanitária e alvejante Ypê.
● Lançamento da linha de sabonetes antibacterianos Ypê Action, que oferecia um equilíbrio perfeito entre a ação protetora antibacteriana e a glicerina hidratante. Sua fórmula diferenciada, além de proteger, cuidava e hidratava a pele deixando-a mais saudável e macia.
● Lançamento do Ypê Cloro Ativo Limpa Limo, um limpador para banheiro a base de cloro que desinfetava, tirava o limo, eliminava bactérias e deixava um perfume refrescante.
● Lançamento do limpador multiuso com álcool, ideal para limpeza de vidros e superfícies de inox, pois dava brilho sem embaçar.
● Lançamento do lava-louças com ação bactericida Ypê Antibac, desenvolvido para auxiliar na limpeza e higienização de utensílios do dia-a-dia que merecem um cuidado extra e que precisam de especial atenção na eliminação de germes, como por exemplo, talheres, copos, mamadeiras, etc.
2012
● Lançamento de uma nova versão do sabão em barra Ypê com Coco e Toque de Aveia.
● Lançamento na linha de limpadores multiuso na versão antibacteriana.
● Lançamento da primeira água sanitária do mercado com prazo de validade estendido de 1 ano.
2013
● Renovação da linha de lustra-móveis, que apresentava nova fórmula para proporcionar ainda mais, brilho e proteção.
2016
● Lançamento do Tixan Ypê Tira Manchas, que chegou as gôndolas disponível em quatro versões para auxiliar na remoção de manchas de roupas brancas e coloridas.
● Lançamento do Lava-louças Ypê Ultra Gel Concentrado, que possuía fórmula com uma concentração ainda maior de ativos que, com uma pequena dosagem do produto, removia as gorduras mais difíceis.
2019
● Lançamento dos Saponáceos em Pó Assolan, únicos do mercado brasileiro com bicarbonato e detergente, grandes aliados da limpeza doméstica, que vieram para facilitar a remoção das sujeiras mais difíceis.
2020
● Lançamento do Lava-louças em Pó para Máquina Ypê, ingressando assim em um novo segmento de mercado.
● Lançamento do Amaciante Concentrado Ypê Essencial (translúcido, livre de corantes, hipoalergênico e 99% biodegradável) e do Sabão Ypê Natural (100% vegetal, sem corantes e perfume).
2021
● Lançamento do Lava-roupas Ypê Power Act, produto de alta performance que garante eficiência e perfumação em uma única lavagem.
2022
● Lançamento da nova linha Ypê Antibac, a mais completa de produtos bactericidas do mercado com soluções para toda a casa e roupas, que eliminam 99,9% dos germes e bactérias e, alguns deles, a COVID-19. Fazem parte do portfólio nove itens, entre lava-roupas (versões pó e líquido), amaciante, lava-louças (tradicional e concentrado), multiuso, desinfetante multissuperfície, lenço desinfetante e esponja.
● Lançamento da linha Ypê Green, composta por produtos veganos e embalagens recicláveis, incluindo lava-louças (tradicional ou gel concentrado), lava roupas em pó, sabão em barra e amaciante concentrado. Os produtos foram feitos com fontes renováveis, biodegradáveis ou de origem biológica, tendo sido desenvolvidos pensando na redução do uso de sintéticos e petroquímicos.
● Lançamento de novos produtos das marcas Flor de Ypê e Action Ypê, incluindo Sabonetes Vegetais (com óleos de origem vegetal e sem adição de ingredientes de origem animal), Sabonetes Líquidos (para corpo e mãos, com fragrâncias com óleos essenciais, glicerina e fórmula com emolientes que ajudam no cuidado e proteção da pele) e novos itens que oferecem proteção e cuidado ao consumidor.
● Relançamento do Álcool Gel Antisséptico para mãos, nas versões Neutro, Care e Fresh, que além de proteger e hidratar, possuí rápida absorção.
2023
● Lançamento do lava-roupas em pó Tixan com a tecnologia de bioenzimas, que garante a remoção de manchas, e com pó ultrafino, que não deixa resíduos nas roupas e na máquina.
Desde a fundação, a Ypê tem o forte desejo de contribuir para a construção de um mundo melhor, materializado em diversas iniciativas, como redução do consumo e reuso da água, aquisição da certificação I-REC (Internacional REC Standard) para compensar 100% das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs) provenientes de todo o consumo de energia elétrica das fábricas e centros de distribuição, uso de 50% de resina PET reciclada em substituição ao PET virgem nas embalagens. E todas essas iniciativas resultaram em prêmios, como por exemplo, em 2022, quando a Ypê ficou em terceiro lugar no ranking das marcas mais reconhecidas pelo ESG (governança ambiental, social e corporativa) no Brasil, em um estudo realizado pelo Walk The Talk. Mais recentemente, a Ypê foi reconhecida mais uma vez como a marca mais lembrada na categoria Preservação do Meio Ambiente, no Folha Top of Mind 2023. Essa foi a 16ª vez que a marca leva o prêmio Preservação do Meio Ambiente.
Além disso, sempre atenta, a Ypê identificou anos atrás que os consumidores estavam exigentes na hora de efetuar suas compras, verificando se as empresas apoiavam projetos sócio-ambientais e também se os produtos não agrediam tanto a natureza. Em virtude disso, a empresa iniciou projetos de responsabilidade sócio-ambiental e de marketing social. Um exemplo disso ocorreu no ano de 2007, quando em retribuição pela confiança de seus consumidores, a Ypê assumiu o compromisso de plantar milhares de mudas de árvores através do projeto Floresta Ypê, que em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica já promoveu o plantio de mais de 1.2 milhões de mudas nativas da Mata Atlântica em 20 municípios de São Paulo. A Ypê também monitora a qualidade da água de 250 rios em 17 estados em que há cobertura de Mata Atlântica com o projeto Observando os Rios. E mais. A empresa apoia o Mãos Pro Futuro, programa gerido pela ABIHPEC, que fomenta a circularidade de embalagens, envolvendo mais de 188 cooperativas de reciclagem localizadas em 26 estados brasileiros, impactando cerca de 6 mil cooperados.
A Ypê também conta com uma área de Pesquisa & Desenvolvimento de novos produtos, embalagens e sustentabilidade, que atendam às necessidades da sociedade e não agridam o planeta. Foi assim que nasceu a linha Ypê Green, criada depois de muita pesquisa para atender a crescente busca por produtos de limpeza que provocam menor impacto ao meio-ambiente. Além disso, a Ypê trabalha duro para reduzir cada vez mais o uso de plásticos nas embalagens. E graças à área de Inovação e Sustentabilidade, foi possível diminuir consideravelmente a quantidade de insumos usados em seus produtos. Além da busca constante pela redução do uso de plástico, a empresa aumenta cada vez mais o uso de matérias-primas já recicladas nas embalagens. Afinal há mais de 20 anos, a Ypê utiliza resina PET reciclada na fabricação de suas embalagens embalagens. Já as caixas de papelão que transportam seus produtos também são fabricadas, em média, com 30% de material reciclado de outras embalagens.
De alguns anos pra cá, a comunicação da Ypê tem apostado fortemente para divulgar e popularizar seus produtos através de celebridades de forte apelo popular para ganhar visibilidade nacional, como por exemplo, as atrizes Luiza Tomé (2001) e Suzana Vieira (2005), a cantora Daniela Mercury (2007), o casal Nicette Bruno e Paulo Goulart (2008), as atrizes Lília Cabral (2012) e Regina Casé (2014), o apresentador Luciano Huck (2015), a jornalista Patrícia Poeta (2015), a atriz Fernanda Souza (2015), Grazi Massafera (2021), Rodrigo Hilbert (2021) e o apresentador Tiago Leifert (2022).
Em outubro de 2023 a Ypê lançou sua maior campanha publicitária para a linha de produtos Casa, incluindo Água Sanitária, seis versões do Multiuso, Desinfetante Multissuperfície Antibac, Desinfetantes Ypê Pinho e Desinfetantes Ypê Bak. Para sustentar a campanha contra as sujeiras mais assustadoras, a Ypê convocou como protagonista a Mãozinha, um dos personagens mais icônicos do cinema e do filme “A Família Addams”. O filme comercial, desenvolvido pela agência DPZ, envolveu aproximadamente 200 pessoas em uma megaprodução, com set de filmagem em São Paulo em diferentes ambientes, três atores para interpretar o personagem, câmera especial utilizada em grandes produções cinematográficas e diversas próteses da Mãozinha maquiadas nos dias de gravação.
No filme (assista abaixo) o personagem dos filmes de terror cômico está cansado de viver em um ambiente com sujeiras horripilantes e difíceis de serem removidas. E a ajuda chega por meio de uma caixa de produtos Ypê que revolucionam o ambiente e, com praticidade, permitem deixar os cômodos limpos, cheirosos e impecáveis.
A evolução visual
O tradicional logotipo oval vermelho da marca Ypê surgiu somente em 1981 e passou por três reformulações até 2005. Em 2007, a Ypê reformulou radicalmente sua identidade visual, que passou a ter um visual mais moderno e compatível com seu segmento de atuação. A nova identidade visual foi cuidadosamente criada levando-se em conta conceitos extremamente atuais, como a preocupação com o meio-ambiente e o desenvolvimento sustentável. A ideia inspiradora da representação do logotipo era a água, fonte de vida, grande veículo e parceiro dos produtos da marca. O azul, além de representar a água, é a cor da limpeza, do infinito e da pureza do mundo natural. Esse logotipo, cujo formato representa uma gota d’água, passou uma modernização em 2010 e depois assumiu um visual mais chapado.
Qualidade que se vê, certeza é Ypê. (2023)
A Vida pede Ypê. (2020)
Você sente e vê quando a casa tem Ypê. (2019)
Ypê. Vale Mais Cuidar. (2015)
Cuidando bem da nossa casa. (2008)
Produtos de qualidade. (2003)
Nossa melhor propaganda é a qualidade. (1964)
● Origem: Brasil
● Fundação: 6 de novembro de 1950
● Fundador: Waldyr Beira
● Sede mundial: Amparo, São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Química Amparo Ltda.
● Capital aberto: Não
● Chairman: Jorge Eduardo Beira
● Presidente: Waldir Beira Júnior
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 20 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 7.100
● Segmento: Higiene e Limpeza
● Principais produtos: Detergentes, águas sanitárias, amaciantes, desinfetantes, sabão em barra e sabonetes
● Slogan: Qualidade que se vê, certeza é Ypê.
● Website: www.ype.ind.br
A marca no mundo
Atualmente a Ypê é líder em importantes categorias no segmento de limpeza no mercado brasileiro, como por exemplo, lava-louças líquido (detergente) e sabão em barra. Presente em 95% dos lares brasileiros (de acordo com o ranking Brand Footprint Brasil 2022 da Kantar), a Ypê oferece um completo portfólio composto por mais de 450 produtos em 23 categorias no segmento de limpeza, cuidados com a roupa e higiene pessoal. A Ypê ainda exporta seus produtos para mais de 20 países da América Latina, Ásia e África. A empresa, que emprega mais de 7 mil colaboradores, possui seis unidades fabris localizadas em Amparo (SP), Salto (SP), Simões Filho (BA), Anápolis (GO), Goiânia (GO) e Itapissuma (PE). A empresa mantém o Centro de Pesquisas Ypê, que preza por aprimorar a qualidade, facilitando o dia-a-dia das pessoas com a utilização de produtos inovadores, de forma a minimizar os impactos ao meio-ambiente.
Você sabia?
● O detergente líquido Ypê foi o primeiro na categoria a usar embalagem transparente.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame, Embalagem Marca e Época Negócios), jornais (Valor Econômico, Estadão, Folha e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 10/3/2024
O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/
3 comentários:
Puts que blog bom, adorei! Parabéns, estou te seguindo, comecei um blog agora...
Em Portugal, onde podemos encontrar produtos da ype?
En Bolivia tiene representación para poder adquirir su producto
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