1.9.11

GHIRARDELLI


Dizem que os melhores chocolates do mundo são feitos pelos suíços ou pelos belgas. Quem concorda com essa afirmação talvez não conheça a marca GHIRARDELLI, que apesar do nome tipicamente italiano, é americana, e com sua tradição, aliada a produção de chocolates de alta qualidade, há mais de duas décadas foi adquirida pela exigente suíça Lindt. E não é para menos. Dificilmente você não derreta na primeira mordida dessas delícias.  

A história  
Domenico Ghirardelli nasceu em 1817 na pequena cidade italiana de Rapallo, localizada próxima a Genova. Ainda jovem se apaixonou por chocolate depois de trabalhar como assistente de um confeiteiro e, com apenas 20 anos, viajou acompanhado por sua mulher para Montevidéu no Uruguai, onde começou a trabalhar em uma loja especializada no comércio da deliciosa guloseima. Um ano depois, atraído por novas oportunidades no Peru, se mudou para a cidade de Lima, onde abriu uma pequena confeitaria. Nesta época trocou seu nome para Domingo, como era chamado Domenico na língua espanhola. Sua vida começaria a mudar em 1848, quando seu vizinho, o carpinteiro americano James Lick, resolveu voltar a sua terra natal para aproveitar as grandes oportunidades geradas pela corrida do ouro que estava começando no estado da Califórnia, levando consigo 270 quilos do chocolate produzido por Domingo.
  

Sempre inquieto, Domingo resolveu seguir seu vizinho e desembarcou na cidade de San Francisco em 1849. Inicialmente ele montou na pequena cidade de Stockton um pequeno comércio que vendia cafés, licores, chocolates e outros itens para os mineiros. Poucos meses depois, ele abriu uma segunda loja na esquina da ruas Broadway e Battery em San Francisco. Porém, uma série de incêndios que devastou a cidade de San Francisco em 3 de maio de 1851 arruinou os negócios de Domingo, que incluía também um pequeno hotel. Sempre persistente, após perder tudo, em 1852 ele fundou uma nova empresa de confeitaria, chamada Ghirardely & Girard, que daria origem a GHIRARDELLI CHOCOLATE COMPANY.
   

A história da empresa começou a mudar quando ele descobriu acidentalmente em 1865 um jeito de tirar quase completamente a gordura daquele pó, depois de prensar o cacau e deixar a pasta pendurada em um saco ao relento. Ao amanhecer ele encontrou o chão coberto de manteiga de cacau. Separada aquela manteiga, teve a ideia de combiná-la com uma mistura de açúcar e sementes moídas de cacau, o que resultou em uma pasta muito fina, ideal para ser colocada em moldes. A partir deste momento a marca GHIRARDELLI começaria a se tornar popular por seus chocolates de alta qualidade que utilizavam os melhores ingredientes provenientes de várias partes do mundo.
   

Em 1884 a empresa, que já empregava mais de 30 pessoas, vendia chocolates, cafés e especiarias em toda região oeste do país, além de exportar para países como China, Japão e México. Domingo se aposentou em 1892, deixando a empresa ao comando de seus três filhos que, no ano seguinte, tendo a necessidade de expandir o negócio, compraram um quarteirão na zona portuária da cidade. Por sorte, essa área sobreviveu praticamente intacta ao terrível terremoto de 1906 e a empresa continuou se expandindo, construindo novos edifícios anexos ao original, batizado de GHIRARDELLI SQUARE.
  

Nesta época, a empresa limitou sua linha de produtos aos chocolates e mostardas. A empresa prosperou, especialmente durante a Primeira Guerra Mundial, quando produziu chocolate para abastecer as forças armadas americanas. Em 1923, surgiu o famoso outdoor iluminado como o nome GHIRARDELLI. Visível por milhas, esse enorme sinal luminoso se tornou uma espécie de boas-vindas para navios que passavam pela icônica ponte Golden Gate e ajudou a marca a se popularizar ainda mais. Após ser adquirida em 1963 pela Golden Grain Macaroni Company, a GHIRARDELLI transferiu sua fábrica para um moderno complexo na cidade californiana de San Leandro em 1967.
   

Em meados da década de 1980 a GHIRARDELLI foi comprada pela tradicional Quaker Oats (conheça essa outra história aqui), que não demorou muito para vendê-la a um fundo de investimento. No início da década seguinte a empresa começou a inaugurar pequenos cafés com o intuito de encontrar um novo mercado para seus produtos e ingressar no segmento de varejo. As primeiras unidades foram abertas em 1993 nas cidades de Monterey (Califórnia) e Chicago (Illinois). No final de 1994 a empresa firmou um contrato para vender seus chocolates dentro das lojas do Walmart (conheça essa história aqui), o que permitiu a GHIRARDELLI alcançar uma distribuição nacional e se tornar ainda mais conhecida entre os americanos.
   

Pouco depois, em 1997, a empresa inaugurou um café dentro do complexo da Disney (conheça essa outra história aqui) na cidade de Orlando. A tradição e qualidade da marca americana chamaram a atenção da suíça Lindt & Sprüngli (saiba mais aqui), que comprou a empresa no mês de janeiro de 1998. Nos anos seguintes novos cafés foram inaugurados em cidades como Miami e San Diego. Além disso, em 2003, a empresa inaugurou sua primeira loja de fábrica (outlet) em seu complexo fabril na cidade de San Leandro. No ano seguinte a marca introduziu sua primeira campanha televisiva com alcance nacional nos Estados Unidos. Pouco depois, em 2006, lançou seu comércio eletrônico.
   

Atualmente a GHIRARDELLI é uma das poucas empresas americanas deste segmento que controla, em todos os aspectos, o processo de fabricação do chocolate, rejeitando até 40% do cacau fornecido para selecionar o que a empresa chama de “alta qualidade” dos grãos. A empresa, então, torra os grãos de cacau, removendo a camada exterior e assando-o por dentro.
  

As delícias de San Francisco  
A marca americana é reconhecida pela excelência de seus chocolates. O principal ícone da marca é o GHIRARDELLI SQUARES, pequenos pedaços quadrados do mais puro chocolate ao leite. A versão recheada foi introduzida no mercado em 1999 com uma cremosa calda de caramelo ao centro e se tornou um enorme sucesso. Rapidamente outras versões surgiram: manteiga de amendoim, creme de morango, amêndoas caramelizadas, creme de menta, baunilha, entre outros sabores. Além disso, em 2003, foi lançado o tradicional saquinho com vários SQUARES embalados individualmente. A linha SQUARES oferece ainda os pequenos quadrados feitos com chocolate amargo (60%, 72%, 86% e 92% de cacau).
  

A marca também é popular pelas suas edições limitadas de sabores, que estrearam no mercado em 2004, como por exemplo, a PEPPERMINT BARK (chocolate ao leite com branco salpicado com deliciosos pedacinhos de pimenta), que se tornou um verdadeiro best-seller nas festas de final de ano; ou de abóbora para comemorar o Dia das Bruxas. Pouco depois, em 2006, a marca lançou as barras INTENSE DARK, feitas com o mais puro chocolate amargo combinado com sofisticados ingredientes, como por exemplo, framboesa e menta. Já no ano seguinte surgiu a linha PRESTIGE, barras de chocolate com recheio cremoso. Entre as últimas novidades da marca estão à linha LUXE MILK, barras de chocolate ao leite feitas com ingredientes 100% naturais, como amêndoas, avelãs e trufas; e GHIRARDELLI  MINIS, os tradicionais SQUARES em versão miniaturas, introduzidos em 2014. Uma curiosidade: a GHIRARDELLI foi uma das empresas pioneiras do segmento a colocar a porcentagem do cacau em suas embalagens em 2005
  

Um paraíso de guloseimas  
A marca americana conquistou milhões de admiradores com seus famosos e charmosos cafés, em Orlando é batizado de Ghirardelli Soda Fountain & Chocolate Shop, onde os visitantes são recebidos pelo aroma tentador do chocolate fresco e pela atmosfera acolhedora e convidativa. Com ambientes lúdicos e sofisticados, que mais parecem a “casa de doces de João e Maria”, a pequena rede de lojas oferece ao público a melhor e mais deliciosa experiência para degustar chocolates e derivados da mais alta qualidade.
   

Com suas paredes cobertas de chocolates e guloseimas da marca americana, cheiro de chocolate por todos os lados, os cafés se tornaram uma doce gostosura todas as horas do dia, oferecendo, além dos tradicionais chocolates (para todos os gostos, com caramelo e pedacinhos de sal, com menta, com morango, baunilha, laranja, avelã, entre outros), cafés, chocolates quente, sorvetes artesanais, milkshakes, sobremesas geladas, bolos e outras tentações irresistíveis. Populares por suas amostras grátis para degustação, as lojas oferecem ainda o famoso Hot Sundae Fudge (em tamanho família) e deliciosos milkshakes, sorvetes batidos com Coca-Cola (saiba mais aqui) e leite maltado. Existem também delícias como croissant recheado, cookies e brownies. Atualmente a marca possui lojas em cidades como Nova York, San Francisco, San Leandro, Los Angeles, Anaheim, San Diego, Orlando, Chicago e Las Vegas.
  


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. A tradicional águia passou a fazer parte do logotipo somente em 1988. Após passar por uma acentuada modernização em 2000, o atual logotipo da marca foi adotado em 2019 e apresentou um tom de azul mais escuro e nova tipografia de letra.
  

Os slogans  
Makes Life a Bite Better. (2019) 
Moments of Timeless Pleasure. (2009)  
Lose yourself in the dark. (2006)
  

Dados corporativos  
● Origem: Estados Unidos  
● Fundação: 1852  
● Fundador: Domenico Ghirardelli  
● Sede mundial: San Leandro, Califórnia, Estados Unidos  
● Proprietário da marca: Ghirardelli Chocolate Company  
● Capital aberto: Não (subsidiária da Chocoladefabriken Lindt & Sprüngli AG)  
● CEO: Justin Reese  
● Faturamento: US$ 812 milhões (2023)  
● Lucro: Não divulgado  
● Lojas: 18  
● Presença global: 15 países  
● Presença no Brasil: Não  
● Funcionários: 1.100  
● Segmento: Chocolates premium  
● Principais produtos: Chocolates e derivados  
● Concorrentes diretos: Cailler, Godiva, Neuhaus, Whitman’s, Ferrero, Milka, Leonidas, Suchard, Cadbury, Thorntons, Hershey’s e Guylian 
● Ícones: O chocolate Squares  
● Slogan: Makes Life a Bite Better.  
● Website: www.ghirardelli.com  

A marca no mundo  
Os produtos de alta qualidade da GHIRARDELLI, que englobam além de chocolates, outras pequenas delícias como caldas, chocolates em pó, cafés, misturas para bolos e brownies e sorvetes, têm seus maiores mercados nos Estados Unidos, Canadá e México, além de serem comercializados em outros poucos países ao redor do mundo. A marca, sempre presente em grandes varejistas e lojas especializadas, possui ainda uma pequena rede de 18 cafés (incluindo lojas no conceito outlet) espalhados por grandes cidades americanas.  

Você sabia?  
● Achou o nome complicado para pronunciar a marca? Durante muitos anos uma colorida arara e as palavras “Say Gear-ar-delly” foram utilizadas em sua comunicação para ajudar aos consumidores a resolver o problema da pronúncia.  
 A GHIRARDELLI é a terceira empresa de chocolate mais antiga dos Estados Unidos, depois da Baker’s Chocolate e da Whitman’s. 
 A antiga fábrica de chocolates da empresa, conhecida como GHIRARDELLI SQUARE, foi transformada em um moderno complexo de lojas, restaurantes e atrações diversas, que se tornou um famoso ponto turístico da cidade de San Francisco.  


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).  

Última atualização em 9/10/2024 

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