5.5.12

SPEED STICK


Embalagem anatômica com laterais antiderrapantes. Aplicação em forma de bastão. Fragrâncias modernas e sedutoras inspiradas na natureza. A alta e eficaz proteção contra o mau odor e suor são um dos mais importantes atributos do enorme sucesso da marca SPEED STICK em vários países do mundo. 

A história 
A história do surgimento da marca começou em 1953 quando a The Mennen Company, tradicional empresa fundada pelo imigrante alemão Gerhard Heinrich Mennen em 1878, se mudou para a pequena cidade de Morristown, estado de New Jersey, onde fabricava produtos de cuidados pessoais e medicamentos farmacêuticos sem prescrição médica, entre os quais talco e desodorantes. Pouco depois, em 1958, a empresa lançou no mercado americano o MENNEN SPEED STICK, um desodorante inovador, em forma de bastão, voltado especificamente para o público masculino. O novo produto prometia ser um ótimo substituto para os desodorantes líquidos (spray) e era apresentado em uma “embalagem revolucionária”. Para utilizá-lo, bastava tirar a tampa e girar um disco na base da embalagem, mesmo sistema utilizado nas colas de bastão.


Nos anos seguintes a marca ganhou participação de mercado e conquistou milhões de consumidores americanos por seu alto poder de proteção e fragrâncias agradáveis, além é claro pela forma prática de sua aplicação e utilização. Além disso, a empresa resolveu atender também o público feminino com o lançamento em 1983 da linha LADY SPEED STICK, que se tornou um sucesso quase instantâneo, especialmente por seu formato, que cabia perfeitamente na mão da mulher para uma melhor aplicação, e suas delicadas fragrâncias.


Em 1992 a poderosa Colgate-Palmolive Company adquiriu a The Mennen por US$ 670 milhões, e passou a ser proprietária da marca SPEED STICK. Nos anos seguintes, a nova proprietária da marca introduziu os produtos SPEED STICK em vários novos mercados ao redor do mundo, incluindo o Brasil, onde foi lançado em 1994 como o primeiro desodorante masculino em barra do país. A empresa também lançou novas linhas de produtos da marca, como por exemplo, em 1996, com o Lady Speed Stick Invisible Dry, o primeiro antitranspirante feminino que não deixava resíduos brancos na pele e na roupa após ser aplicado. No início do novo milênio, em 2001, a marca introduziu no mercado americano novas fragrâncias com apelo nos fenômenos da natureza. As três novas fragrâncias faziam parte da recém-lançada linha Power of Nature e receberam nomes como Lighthing (relâmpago), Avalanche e Ciclone. Pouco depois, em 2002, lançou com enorme sucesso o Speed Stick 24/7 (combinava ação desodorante e antitranspirante com longa proteção, cuja nova formulação deixava menos resíduos na pele).


Outras novidades introduzidas foram o Speed Stick Sport Talc, um poderoso desodorante antitranspirante de longa duração com talco; e o Speed Stick Extreme, desodorante e antitranspirante de alta proteção contra níveis de suor elevados, especialmente durante as práticas de atividades físicas. Em 2005 a bela tenista Maria Sharapova passou a ser garota-propaganda da linha feminina de desodorantes da marca, impulsionando assim a imagem global do produto. Além disso, a linha LADY SPEED STICK foi relançada em 2007 com uma nova fórmula chamada “Double Defense”, que prometia dupla ação, neutralizando bactérias causadoras do mau cheiro e proteção seca por 24 horas. E apresentou novas versões, como por exemplo, a Depil Control, que retardava o crescimento dos pelos nas axilas. Em 2010 ampliou sua linha com o lançamento do Speed Stick StainGuard® (desodorante e antitranspirante cuja fórmula era eficaz na proteção contra as incômodas manchas amarelas em roupas claras), desodorantes para peles mais sensíveis, além da versão em gel, outra grande inovação no segmento.


Nos anos seguintes a marca continuou ampliando sua linha e trazendo novidades para o mercado, como por exemplo, o Speed Stick Power, desodorante e antitranspirante com ação prolongada, que apresenta novas fragrâncias; e o Speed Stick GEAR™ com tecnologia DRYCORE™ (2014), um antitranspirante desenvolvido para manter as axilas secas e cheirosas, mesmo em situação de elevado estresse, quando o suor aumenta muito. A novidade mais recente é o Speed Stick Clinical, a mais avançada e completa proteção contra o suor, mesmo em situação de estresse, por 48 horas. Além disso, há alguns anos atrás o desodorante SPEED STICK foi retirado do mercado brasileiro. Até então era o único desodorante em bastão masculino que ainda restava no mercado. Em muitos mercados, especialmente em países da América Latina, a marca lançou desodorantes na versão spray para atender a cultura local na utilização do produto.


A evolução visual 
A identidade visual da marca SPEED STICK passou por remodelações ao longo dos anos. Em 1993 a marca apresentou um novo logotipo, em preto e com uma nova tipografia de letra. Uma década mais tarde o logotipo passou por uma discreta remodelação, com uma sutil modificação na tipografia de letra. Anos depois, esse logotipo ganhou um fundo oval prateado. Em 2015 a SPEED STICK apresentou uma nova identidade visual, com tipografia de letra mais moderna e que passava a sensação de movimento.


Os slogans 
Clean. Masculine. Confident. 
For moments that matter. (2015) 
Don’t Sweat it. Handle It. (2011) 
The Wide Stick. That’s Your Edge. (1984) 
Protects you like a man. Treats you like a woman. (1983, Lady Speed Stick) 
It Never Quits. (Lady Speed Stick) 
The most powerful you can buy.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1958 
● Criador: The Mennen Company 
● Sede mundial: New York City, New York, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Colgate-Palmolive Company 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Ian Cook 
● Faturamento: US$ 400 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 80 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Segmento: Cuidados pessoais 
● Principais produtos: Desodorantes e antitranspirantes 
● Concorrentes diretos: Old Spice, Secret, Right Guard, Brut, Axe, Gillette, Rexona e Nivea 
● Ícones: A embalagem anatômica 
● Slogan: Clean. Masculine. Confident. 
● Website: www.speedstick.com 

A marca no mundo 
Hoje em dia os desodorantes e antitranspirantes SPEED STICK, tanto na versão masculina como feminina, são comercializados em 80 países ao redor do mundo, detendo a liderança na categoria desodorante em bastão, em mercados importantes, especialmente nos países latino-americanos, além é claro com forte presença nos Estados Unidos. Em alguns países, especialmente na América Latina, a marca comercializa também desodorantes líquidos (spray). 

Você sabia? 
Durante anos a marca SPEED STICK foi uma das patrocinadoras principais da NHL (Liga Profissional Americana de Hóquei no Gelo). 
Durante anos, ao final de todo comercial de TV do SPEED STICK, era possível ouvir o slogan “By Mennen” (aqui no Brasil “De Mennen”), criado por Richard J. Mercer para anunciar os produtos da empresa. O jingle associado, escrito por Doug Katsaros, continha apenas três notas e terminava cada comercial de televisão para os produtos Mennen, incluindo o desodorante SPEED STICK. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes e BusinessWeek), jornais (The New York Times), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 24/6/2020

7 comentários:

Anônimo disse...

pena saber que tiraram do mercado... agora nao tem nenhum produto de bastão no mercado :/

Anônimo disse...

Não é mais comercializado no Brasil por ser um produto que dura muito, o que não é interessante para o comércio. O que serve para o Brasil é produto vagabundo, que acaba logo e o povo compra sem parar. O lobby para a retirada desse produto deve ter sido muito forte. Como pode, um produto com presença em mais de 180 países e não ser vendido no Brasil? É brincadeira!!!!

Anônimo disse...

Lady Speed Stick Gel é o melhor desodorante que conheço! Perfeito, efeito duradouro e cheiro super agradável. Uma pena não ser vendido no Brasil.

Anônimo disse...

Muito bom... pena que não encontro mais ...

Anônimo disse...

Es muy triste acabo de llegar a Brasil y no venden este desodorante, el el que he usado siempre :'(
É muito ruin, eu chegue da Colombia e aqui no Brasil nao venden meu desodorante, (Disculpe o meu portugues)

Unknown disse...

tem sim ainda em várias lojas

Anônimo disse...

O produto foi retirado do mercado brasileiro por ser um produto duradouro e eficiente. Em outros países da América do Sul é comercializado. Nos EUA, onde a marca nasceu e brasileiros quando vão la, compram em dezenas, e o preço não passa de U$ 1,00.