29.2.16

EUCERIN


Com o respaldo de mais de 100 anos de pesquisas médicas e experiência, a marca EUCERIN intensifica a beleza exterior, a serenidade interior e a auto-confiança, proporcionando uma pele visivelmente mais sadia e radiante. Por isso, EUCERIN está associada ao pioneirismo na inovação de fórmulas para o cuidado da pele. 

A história 
As origens da marca EUCERIN estão em uma pequena farmácia criada por Paul Carl Beiersdorf na cidade alemã de Hamburgo. Em 1882, ele solicitou uma patente para um novo tipo de curativo médico, e a partir disso fundou a empresa Beiersdorf. Oito anos mais tarde, ele a vendeu para o colega farmacêutico Oscar Troplowitz, que começou a fabricar produtos sob a marca registrada Beiersdorf. A colaboração estreita com o dermatologista Paul Gerson Unna, propiciou a estes produtos inspiração com base nas pesquisas mais avançadas sobre a pele. No ano de 1900, o jovem químico Isaac Lifschütz requereu o registrou de patente para uma pomada de base extremamente suave ao qual batizou de Eucerite, inspirado pela antiga palavra grega que significa “cera da beleza”. Após conseguir a patente em 1902, ele iniciou o processo de produção com a marca EUCERIN. A criação do Dr. Lifschütz pode ser considerada uma revolução para aquela época. Isto porque, Eucerite foi à base tecnológica para desenvolver pela primeira vez a emulsão estável de água e óleo. Esse agente emoliente era baseado na cera retirada da lã de ovelha, e permitia que óleo e água fossem misturados e permanecessem juntos. O produto se tornou um sucesso depois que o Dr. Lifschütz vendeu sua patente em 1911 para os laboratórios Beiersdorf e passou a ser químico da empresa. Nesta época, o Eucerite serviu de base para todos os produtos da Beiersdorf, incluindo o creme Nivea. A pomada EUCERIN, como foi chamada comercialmente na época, agradou aos farmacêuticos e dermatologistas devido a sua consistência estável e uniforme, era facilmente prescrita pelo médico e gerou uma sensação satisfatória para o paciente pelo seu efeito suave e refrescante.


O segundo produto com a marca, que daria início a expansão da linha, só foi lançado no mercado em 1950: a pomada pH5 EUCERIN. O produto foi criado para atuar em meio alcalino, uma inovação real naquela época, já que era a primeira pomada a garantir a preservação e restauração da camada cutânea ácida protetora, que segue sendo muito importante inclusive nos dias de hoje. Nas décadas de 1970 e 1980, o portfólio da marca foi expandido com uma linha de produtos adequada para pele sensível, podendo ser usada em todas as áreas do corpo. Ao oferecer na época esta linha de produtos, EUCERIN estabeleceu um programa de tratamento cosmético para manter e proteger a saúde da pele. Projetado especificamente para pele sensível, ainda hoje é recomendado por médicos no mundo inteiro, em virtude de sua tolerância e eficácia protetora. A primeira linha EUCERIN pH5 era indicada exclusivamente para o tratamento de doenças cutâneas em consultórios.


Nos anos que se passaram, entendendo que o cuidado e a proteção da pele eram necessários, os produtos EUCERIN passaram a ser recomendados pelos dermatologistas também para a rotina de cuidados, e não apenas para o tratamento de doenças. Sempre disponível exclusivamente em farmácias, durante toda a sua história, EUCERIN também reforçou seu relacionamento com os farmacêuticos e dermatologistas estabelecendo uma relação de longo prazo com eles e os consumidores. A marca, que havia iniciado seu processo de internacionalização na década de 1980, incluindo o ingresso no mercado americano, foi lançada na América Latina nos anos de 1990.


Em 1991 ocorreu o lançamento do EUCERIN SUN CARE, primeira linha de produtos que, de acordo com testes clínicos, fortaleciam ativamente a pele contra alergias solares. Seu sistema profilático bifásico era um avanço importante no cuidado solar, fortalecendo as barreiras protetoras da pele contra a agressão dos raios UV e reduzindo as respostas cutâneas inflamatórias. Já no ano seguinte, mais uma novidade: a linha de produtos à base de uréia, denominada LACERAN, indicada para o tratamento específico dos problemas de peles extremamente secas. Ao repor este ingrediente ativo, LACERAN aliviava eficazmente à coceira causada pela secura da pele. Pouco depois, em 1994, essa linha seria ampliada com o lançamento do LACERAN OMEGA, contendo ácidos graxos ômega-6, especialmente desenvolvidos para o tratamento coadjuvante da dermatite atópica.


Ainda nesta década, a marca ampliou consideravelmente sua linha de produtos com o EUCERIN pH5 SHOWER OIL (1995), que prevenia o ressecamento da pele ao mesmo tempo em que proporcionava uma limpeza extra suave; o EUCERIN Q10 ANTI-WRINKLE CREAM (1998), primeiro creme anti-rugas da marca a apresentar a Coenzima Q10 e oferecer uma solução para a pele sensível e madura, ajudando assim a melhorar a renovação de pele sensível e reduzir a profundidade das rugas e linhas finas do rosto; e o EUCERIN RE-BALANCE (1999), uma linha que incluía o ingrediente ativo Fucogel, para intensificar a resistência contra fatores externos que causam irritações, acalmando perceptivelmente a pele hipersensível.


No início do novo milênio, a linha de produtos EUCERIN já era comercializada em muitos países ao redor do mundo e as pesquisas e estudos científicos avançavam cada vez mais. Com isso, a linha de produtos da marca foi ampliada mais uma vez com lançamentos como o EUCERIN VITAL (2002), produtos especialmente desenvolvidos para as necessidades da pele madura, que perde a elasticidade, sobretudo após a menopausa; o primeiro produto anti-idade EUCERIN produzido para remodelar e firmar os contornos faciais (introduzido em 2004); ou o primeiro produto concebido para reduzir a aparição de manchas e hiperpigmentações cutâneas através da ação do ácido dióico, que influi na produção de melanina na pele (lançado em 2005). Em 2006, mesmo ano em que ingressou no mercado chinês, a marca apresentou uma linha revolucionária, inspirada pelas injeções dermatológicas de ácido hialurônico para combate as rugas e que até hoje é mais vendida na Europa. Inspirado em uma descoberta premiada com o Nobel, EUCERIN AQUAporin ACTIVE (lançado em 2010) foi o primeiro produto da marca alemã que estimula o processo natural de hidratação da pele ao criar novas aquaporinas (canais à base de proteínas, localizados nas membranas celulares, que controlam a transferência de água dentro e fora das células). Ainda este ano, foi lançado no mercado EUCERIN MEN, especialmente desenvolvido para enfrentar problemas do barbear, como irritações, erupções e micro cortes. Nesta época, após a integração dos produtos Laceran à marca EUCERIN, em 1996, depois de quase 20 anos de êxito com loções e cremes compostos de uréia, havia chegado o momento de avançar na tecnologia da fórmula, integrando a tecnologia das aquaporinas nas loções corporais para pele seca. Pouco depois, em 2012, baseando-se na descoberta de que a maioria dos problemas capilares têm sua origem em uma micro inflamação do couro cabeludo, os pesquisadores da EUCERIN desenvolveram tratamentos para os mais comuns problemas do cabelo e do couro cabeludo.


Atualmente EUCERIN é uma marca para o cuidado da pele, desenvolvida cientificamente e recomendada por dermatologistas, cujos produtos restauram e mantém a saúde da pele, dando-lhe a confiança de uma pele radiante e saudável. Através da colaboração de dermatologistas e utilizando capacidade tecnológica avançada, EUCERIN garante produtos inovadores, extremamente confiáveis e de acordo com os mais altos padrões dermatológicos, como demonstram seus mais recentes lançamentos: o EUCERIN EVEN BRIGHTER, uma nova geração de clareadores estéticos de pele, altamente eficaz contra hiperpigmentação; e a linha de produtos para pele hipersensível, que contém um inovador regulador de sensibilidade chamado SymSitive, responsável por reduzir instantaneamente a reação excessiva em relação aos fatores de estresse ao equilibrar seu limite mínimo de tolerância à sensibilidade. Hoje em dia EUCERIN conta com um portfólio que atende as necessidades específicas de diferentes tipos de pele e que acompanha as várias fases da vida, contribuindo para a prevenção dos danos e manutenção de uma pele saudável ao longo dos anos.


As pesquisas 
Com base em conhecimento centenário e qualificado, EUCERIN tornou-se uma das marcas mais recomendadas de dermocosméticos, recomendada por dermatologistas e farmacêuticos no mundo todo. Cada produto da marca alemã é desenvolvido com base na experiência dermatológica; com extrema dedicação aos principais ingredientes ativos; e com um número limitado de ingredientes. Os especialistas em pesquisa cutânea da marca não medem esforços na investigação, desenvolvimento e teste dos produtos. Isso inclui a abstenção de testes em animais. Esta tem sido a política da marca mesmo antes da regulamentação referente aos testes de cosméticos em animais entrar em vigor na União Europeia em 2004.


O instituto 
O primeiro Instituto Eucerin (em alemão Eucerin Haut Institut) foi inaugurado no mês de fevereiro de 2012 no centro da cidade de Hamburgo. Em uma área de mais de 250 m², os visitantes podem experimentar pessoalmente uma nova dimensão da especialidade no cuidado da pele EUCERIN. O instituto foi criado com o intuito de oferecer uma oportunidade de aproximação do consumidor com a especialidade da marca em cuidados e tratamentos cosméticos. O instituto oferece análises de pele, consultas pessoais e uma série de tratamentos. Para isto, desenvolveu um leitor de tipo de pele (batizado de Skin Code Reader), um aparelho que determina um código de pele único para cada pessoa e a partir disso, pode desenvolver um plano de cuidados e tratamento altamente personalizado. Em apenas 25 minutos, esse leitor é capaz de observar os níveis de umidade, vermelhidão, elasticidade, pigmentação, entre outros parâmetros da pele. O resultado: o “skin code” (código de pele individual) de cada pessoa fica registrado em um certificado.


Os dermatologistas do instituto entendem a linguagem da pele e oferecem tratamentos personalizados para todas as questões e problemas cutâneos. O auxílio de um conjunto de equipamentos de última geração e conceitos terapêuticos comprovados permitem que os princípios ativos de alta qualidade dos produtos da linha EUCERIN alcancem o seu pleno potencial.


Os slogans 
Medical skin science that shows. 
Skin science that shows. 
Medical expertise for beautiful skin. (2010) 
Put the health of your skins first. 
Ciencia visible en tu piel. (espanhol) 
Ciência médica visível na pele. (português)


Dados corporativos 
● Origem: Alemanha 
● Lançamento: 1902 
● Criador: Isaac Lifschütz 
● Sede mundial: Hamburgo, Alemanha 
● Proprietário da marca: Beiersdorf AG 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Stefan F. Heidenreich 
● Faturamento: US$ 1 bilhão (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 60 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Cosméticos 
● Principais produtos: Cremes antiidade, hidratantes e protetores solares 
● Concorrentes diretos: Neutrogena, Biotherm, Clinique, RoC, Olay e Pond’s 
● Slogan: Skin science that shows. 
● Website: www.eucerin.com.br 

A marca no mundo 
Hoje em dia a ampla linha de produtos EUCERIN, cujo nome é sinônimo de produtos de excelente qualidade e da combinação de eficácia e tolerância cutânea superior, é comercializada em mais de 60 países ao redor do mundo, com forte presença no continente europeu. A marca também é líder de vendas em países da América Latina como Argentina, Chile e Peru. A EUCERIN é de propriedade da Beiersdorf, dona da Nivea e da marca suíça de cosméticos de luxo La Prairie. 

Você sabia? 
Os produtos da marca EUCERIN foram lançados no Brasil em 2003. No país, os produtos estão divididos em seis categorias: hidratação, antiidade, pele sensível, pele seca, pele oleosa e proteção solar. 
Desde o início, há mais de um século, a pesquisa e o desenvolvimento de produtos EUCERIN estão ligados à pesquisa dermatológica. Isto significa que cada um dos produtos é cientificamente relevante e testado para tolerabilidade e eficácia, proporcionando soluções confiáveis para diversos tipos de ocorrências e problemas da pele. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 29/2/2016

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