6.6.17

SODIMAC


Desde a construção passando por grandes reformas, pequenos reparos até a decoração completa de uma casa. Tudo com foco no desenvolvimento de soluções completas para os projetos de construção e decoração de seus clientes, oferecendo sempre um serviço e um atendimento de excelência. Essa é a proposta da rede chilena SODIMAC, que oferece tudo isso em só lugar, com atendimento especializado e uma enorme variedade de produtos. 

A história 
A origem da empresa remonta aos anos de 1940, quando um pequeno grupo de empresas de construção liderado por Walter Sommerhoff formou a SOGECO. A nova empresa abriu seu primeiro escritório na bela cidade de Valparaíso, voltada principalmente para a criação de um sistema de distribuição eficiente para as necessidades dos sócios. Posteriormente, a escassez e desabastecimento gerados pela Segunda Guerra Mundial no país, a Câmara Chilena da Construção enxergou a necessidade urgente de formar uma rede nacional dedicada à distribuição de materiais de construção e assim estabilizar os preços. Com isso, em 1952 foi criada a SODIMAC (abreviação de Sociedad Distribuidora de Materiales de Construcción) como uma cooperativa fornecedora de materiais a empresas construtoras. No entanto, a recessão dos anos de 1980 atingiu duramente a cooperativa, a ponto de ser declarada falida. Através de um processo de licitação, José Luis Del Rio Rondanelli adquiriu em 1982 o controle da empresa, constituindo assim a Sodimac S.A.


Em 1988 a rede introduziu o conceito de Homecenter para satisfazer, em um só ponto de venda, todas as necessidades do cliente na construção e decoração do lar. Pouco depois, em 1992, a rede criou o formato Sodimac Constructor, direcionado aos profissionais da construção, empreiteiros e pequenas empresas especializadas na área. No ano seguinte a empresa iniciou um processo de internacionalização da marca SODIMAC com a inauguração da primeira unidade na Colômbia. Uma década mais tarde, em 2003, teve início uma nova fase de desenvolvimento e crescimento da empresa, que foi marcada pela incorporação da SODIMAC como uma subsidiária integral do Grupo Falabella, que conta com mais de um século de tradição no setor de varejo através de lojas de departamento, supermercados e shoppings. Isso deu novo fôlego financeiro para a empresa, que nos anos seguintes inaugurou suas primeiras unidades no Peru (2004) e na Argentina (2008). Além disso, em 2009, a SODIMAC lançou a Homy, uma nova proposta de formato de loja que procurava massificar o design e a decoração. Mais recentemente a rede iniciou uma nova fase de expansão no mercado internacional com inauguração de sua primeira unidade no Uruguai em 2015. Em junho desse mesmo ano, ocorreu a inauguração da primeira loja SODIMAC no Brasil, em Tamboré, na grande São Paulo. Pouco depois, em dezembro, a segunda loja foi aberta na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. A rede já anunciou sua entrada no mercado mexicano com inauguração de lojas previstas para 2018.


Cada unidade da rede traz o conceito “duas lojas em uma”, contando com as áreas Sodimac Homecenter, voltada para o consumidor final, e Sodimac Constructor, direcionada ao profissional do setor. Apesar de terem fachadas distintas, esses espaços são integrados e visam facilitar a compra e atender com excelência as necessidades dos diferentes perfis de clientes. Na Sodimac Homecenter estão os itens de iluminação, organização, decoração, móveis, tintas, pisos e revestimentos, utilidades domésticas e produtos de jardinagem. Ela é pensada para o consumidor final, com exposições de produtos e sugestões de ambientes decorados. Um dos grandes diferenciais da marca é a oferta do serviço de instalação (pisos, pintura, montagem de móveis, ar-condicionado, cortinas, ventiladores de teto, luminárias, portas, kits de banheiro e cozinha, chuveiros e torneiras, entre outros). Assim, o consumidor pode comprar a tinta e o serviço de pintura, por exemplo, e terá sua parede pintada com a garantia da rede. Outro destaque é o Centro de Projetos, onde desenhistas estão à disposição para auxiliar o cliente em projetos de cozinhas e banheiros, englobando desde o planejamento dos móveis ideais para o espaço até assessoria em relação a revestimentos, louças e metais. Além disso, na SODIMAC os produtos são expostos com fichas técnicas, que auxiliam a conhecer melhor suas características, combinações e até aplicações – o que é ideal para os adeptos do conceito “faça você mesmo”. A empresa também oferece sua marca própria de tintas, Kolor, que é preparada na hora, na cor da preferência do cliente. Com qualidade garantida, todas as opções coloridas são vendidas no mesmo preço que a tinta branca.


Já a Sodimac Constructor tem foco principalmente nos profissionais da construção (como eletricistas, pedreiros, pintores, encanadores, marceneiros), disponibilizando materiais básicos para construção, ferramentas, portas, janelas, fechaduras, materiais hidráulicos e elétricos, equipamentos de proteção individual, entre outros. Um dos destaques do espaço é o circuito rápido de compra, que opera por um sistema de drive-thru, permitindo o acesso de veículos dos clientes para o carregamento dos materiais. É uma modalidade inovadora no Brasil, priorizando a economia de tempo do profissional. Além disso, a loja oferece serviços personalizados, como aluguel de ferramentas e cortes de madeiras e ferros. Para fidelizar os profissionais, a empresa conta ainda com o programa Círculo de Especialistas (CES), que disponibiliza gratuitamente cursos de capacitação, treinamentos e visitas técnicas às indústrias. O profissional tem ainda diariamente café da manhã na loja e escritório com computadores e técnicos.


Em vários países onde está presente, a SODIMAC adota como prática sustentável a instalação do Ponto Limpo TriCiclos, que é um ponto de entrega voluntária para recebimento de vários materiais recicláveis. Um dos diferenciais desse projeto é a presença de um educador ambiental à disposição da população, para orientar quais são os materiais que podem ser reciclados e como prepará-los para o processo de reciclagem, além de informar com transparência a destinação dos itens. Após coletados, os itens são compactados e seguem já em fardos identificados diretamente para as indústrias de reciclagem.


A identidade visual 
Para seus dois formatos de loja (Homecenter e Constructor) a marca utiliza logotipos diferentes.


Os slogans 
Mejor precio, mejor atención. 
Su hogar en buenas manos. 
Más barato imposible. (2008) 
Vem fazer mais pela sua casa na Sodimac. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Chile 
● Fundação: 1952 
● Fundador: Walter Sommerhoff 
● Sede mundial: Santiago, Chile 
● Proprietário da marca: Sodimac S.A. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da S.A.C.I. Falabella) 
● CEO: Enrique Gundermann 
● Faturamento: US$ 5.7 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 134 
● Presença global: 6 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 42.000 
● Segmento: Varejo 
● Principais produtos: Materiais para construção, reformas e decoração 
● Concorrentes diretos: Easy, Leroy Merlin, Telhanorte, C&C, Etna e Tok&Stok 
● Slogan: Vem fazer mais pela sua casa na Sodimac. 
● Website: www.sodimac.com.br 

A marca no mundo 
Com mais de seis décadas de história, a SODIMAC se tornou a principal rede de materiais para construção e decoração da América Latina, com mais de 130 lojas no Chile, Colômbia, Peru, Argentina, Uruguai e Brasil (4 unidades). Com faturamento superior a US$ 5.7 bilhões, a rede emprega 42 mil pessoas e oferece mais de 1.59 milhões de metros quadrados de área de vendas. A rede SODIMAC é uma subsidiária integral do Grupo Falabella, fundado como uma alfaiataria em Santiago no ano de 1889 pelo imigrante italiano Salvatore Falabella e que se tornou um dos líderes do varejo na América Latina. 

Você sabia? 
No Brasil a variedade de produtos em cada loja é ampla: o catálogo contempla 80.000 itens, sendo 30.000 com estoque disponível para retirada na hora. 
O Grupo Falabella também é proprietário no Brasil da rede Dicico


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), jornais (Valor Econômico e Folha), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 6/6/2017

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