Leilões de gado e cavalo. Noticiários sobre o agronegócio brasileiro. Cotações e análises do mercado agropecuário. Programas sobre tecnologia no campo. Práticas de manejo sustentável. Ecologia. Culturas e hábitos do homem do campo. Tudo isso e muito mais na tela do TERRAVIVA, o canal especializado em agronegócios que se transformou em uma marca forte e reconhecida ao levar ao telespectador, do campo e da cidade, informações completas e debates essenciais.
A história
Tudo começou no início dos anos de 2000 quando o Grupo Bandeirantes iniciou uma diversificação com o lançamento de canais de TV a cabo segmentado, como por exemplo, o Band News (notícias) e o Band Sports (esportes). Johnny Saad, filho do fundador da Rede Bandeirantes e que também era criador de gado, se uniu ao pecuarista Jovelino Carvalho Mineiro Filho para lançar no dia 23 de março de 2005 o canal TERRAVIVA, voltado para os interesses e defesa do setor de agronegócios brasileiro. O novo canal surgiu com o firme propósito de prestar serviço, levar informação ao produtor e colher suas necessidades, anseios e problemas. Com um investimento inicial de US$ 3 milhões, o canal iniciou suas operações com cinco horas de transmissão ao vivo, que englobava telejornais, programas de entrevistas, debates com técnicos e especialistas de diversas áreas do agronegócio, reportagens especiais, dicas, cotações e previsão do tempo mais detalhadas. Na linha do entretenimento, o canal apresentou programas de música sertaneja, shows country (importados dos Estados Unidos), rodeios e atrações que mostravam o passo a passo de receitas da “culinária caipira”.
Voltado a assuntos dentro do universo do agronegócio, o canal tinha uma programação dedicada também à cobertura de eventos agropecuários, como feiras técnicas e leilões ao vivo, presenciais e virtuais. Para inovar, o TERRAVIVA apostou em um estúdio móvel acoplado a um caminhão (carreta), que percorria as principais feiras de agronegócios do país. Era um canal dedicado “a quem planta e cria”, como dizia seu slogan. Mesmo sendo oferecido de graça às operadoras, o canal TERRAVIVA foi inicialmente rejeitado e só não se tornou inviável porque estava na chamada banda C, faixa de frequências via satélite captada por antenas parabólicas comuns (na época 16 milhões de parabólicas em todo o país), sem custo ao telespectador, especialmente aos que viviam em áreas rurais. Poucos meses depois o canal chegou a TV paga sendo inserido nas operadoras, o que resultou em um enorme aumento em sua audiência e pessoas impactadas.
Nos anos seguintes, com o crescimento exponencial do agronegócio, que se transformou na principal locomotiva da economia brasileira, o canal TERRAVIVA ampliou sua base de telespectadores e aumentou sua influência levando ao telespectador, quer seja do campo ou da cidade, informações de qualidade e debates essenciais sobre a agropecuária brasileira. Além disso, o canal TERRAVIVA passou a gerar conteúdo do setor agropecuário para os demais canais do Grupo Bandeirantes de Comunicação. Em 2015, como comemoração de dez anos de vida, o canal resolveu investir em uma remodelação de sua grade de programação com a estreia de três programas diários: o jornal “Primeira Prosa” (informações da primeira hora do dia sobre meteorologia, mercado, política, agroeconomia e dicas técnicas sobre lavouras e rebanhos), a revista de variedades “Bem da Terra” (comportamento, dicas de saúde, gestão, entretenimento e notícias) e o caderno de serviços “Direito & Certo” (explicava de forma didática a legislação ambiental e esclarecia dúvidas dos produtores rurais sobre o assunto).
Em 2018 estreou o programa “Agro Forte, Brasil Forte”, que mostrava a força e a modernidade do principal produto da economia brasileira em uma revista dinâmica e completa (da inovação tecnológica em máquinas e serviços, às mais recentes técnicas de manejo e cultivo). Entre o final de 2018 e início de 2019, o sinal do canal TERRAVIVA passou a ser exibido em alta definição (HD) pelas antenas parabólicas de todo o Brasil. Mais recentemente, em 2020, o canal estreou o programa “Nosso Agro”, cujo objetivo é divulgar o trabalho dos produtores rurais e mostrar a importância da agropecuária à sociedade brasileira.
Face à evolução constante do agronegócio e o avanço da tecnologia na pecuária e na agricultura, o TERRAVIVA investe constantemente em seu desenvolvimento como veículo de comunicação. Dessa forma, está sempre pronto para acompanhar o ritmo acelerado do setor que mais cresce no país. A maior estrutura de geração de conteúdo do agronegócio. Uma rede de distribuição que integra TV aberta via satélite, TV por assinatura, internet e aplicativos. Por tudo isso, através de uma programação diversificada o canal TERRAVIVA leva diariamente informação qualificada e com pautas de real interesse do homem do campo e da cidade.
Os slogans
O canal que planta e cria o futuro. (2019)
O canal de quem planta e cria. (2005)
Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 23 de março de 2005
● Fundador: Johnny Saad e Jovelino Mineiro
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Companhia Rio Bonito de Comunicações S.A.
● Capital aberto: Não (subsidiária da Rádio e Televisão Bandeirantes S/A)
● Presidente: Johnny Saad
● Diretora executiva: Maria Cristina Bertelli
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Segmento: Comunicação
● Principais produtos: Noticiários, leilões e programas sobre agronegócio
● Concorrentes diretos: Canal Rural, AgroCanal, Canal do Boi e AgroBrasil TV
● Slogan: O canal que planta e cria o futuro.
● Website: tvterraviva.band.uol.com.br/
A marca no Brasil
Atualmente o TERRAVIVA, um dos principais veículos de comunicação do setor agropecuário no país, com sua atuação multitela, o que o torna um dos únicos canais do segmento a integrar TV paga, internet e aplicativos, está disponível em mais de 20 milhões de domicílios brasileiros, atingindo mais de 64 milhões de telespectadores. O diversificado conteúdo do canal (como jornais, reportagens e programas) também está disponível dentro da Band Internacional. Além de noticiários, programas e documentários, o canal transmite via satélite, por suas unidades móveis, leilões virtuais e presenciais de norte a sul do país. É justamente os leilões a fonte de maior receita do canal.
Você sabia?
● O programa mais popular do canal é o Jornal Terra Viva, principal telejornal do agronegócio brasileiro que apresenta os principais fatos do dia do setor agropecuário, as notícias atualizadas, a previsão do tempo, boletins ao vivo dos principais eventos e leilões que acontecem no país.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Exame, Veja e Isto é Dinheiro), jornais (Estadão), sites de mídia (Band), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 2/6/2020
Um comentário:
Parabéns pelo conteúdo do site!
Ajuda em Norma Instalação Vidro, Sao Paulo - SP
Postar um comentário