21.12.21

DOORDASH


Conhecido pelos brasileiros como o “iFood Americano”, a DOORDASH é um gigante das entregas. Com milhares de restaurantes, lojas de conveniência, pet shops, mercearias e muito mais ao alcance de milhões de consumidores, o DOORDASH oferece o melhor de cada bairro sob demanda. Desde bebidas geladas, comidas dos mais variados tipos até alimentos, produtos de higiene e itens para animais de estimação, tudo entregue na porta de casa ou trabalho com eficiência e rapidez. 

A história 
O DOORDASH começou com uma missão simples: permitir que cada comerciante faça entregas. Essa história teve início no outono de 2012 em uma pequena loja de macaroon no centro de Palo Alto, na Califórnia, quando quatro estudantes da renomada Universidade de Stanford, Tony Xu (foto abaixo), Stanley Tang, Andy Fang e Evan Moore, estavam trabalhando no desenvolvimento de uma tecnologia para proprietários de pequenas empresas e recebendo feedback sobre o aplicativo que estavam criando. Passaram muito tempo conversando com Chloe, a gerente da loja, aprendendo sobre seu dia a dia. Mas no final, o aplicativo não resolveu seus problemas mais importantes. Quando estavam prestes a sair, Chloe falou: “Bem, há uma coisa que eu queria mostrar a vocês”. Ela mostrou um livreto grosso que continha páginas e mais páginas de pedidos de entrega. E complementou “Isso me deixa louca. Não tenho drivers para entregá-los e sou eu quem está fazendo tudo isso”. Foi o suficiente para que os estudantes começassem a identificar uma grande necessidade dos comerciantes locais.
  

Ao longo das semanas seguintes, eles entrevistaram mais de 200 proprietários de pequenas empresas em toda a área da baía - de San Mateo a Mountain View - e ouviram a mesma reclamação: as entregas eram penosas. Como os quatro estudantes vinham de grandes cidades onde a entrega de comida era uma coisa comum, eles decidiram fazer algo a respeito. Afinal, em Palo Alto quase nenhum dos restaurantes fazia entregas. Rapidamente eles desenvolveram um protótipo inicial de um site para entregas. Com isso, em 12 de janeiro de 2013, os quatro estudantes fundaram a Palo Alto Delivery, um site que exibia cardápios de restaurantes locais. Meia hora depois, receberam um telefonema - era o primeiro pedido. O escritório era um alojamento para estudantes dentro da universidade. E o marketing era feito com panfletos nos quadros de avisos dos dormitórios. Nos meses seguintes eles estavam entregando comida todos os dias em todo o campus da Universidade de Stanford. Eram estudantes de dia e motoristas de entrega à noite. Aprenderam tanto como motoristas que agora cada colaborador da empresa começa como entregador em sua primeira semana.
   

No verão de 2013, eles receberam US$ 120 mil em investimentos da Y Combinator e, em junho, o nome da empresa foi mudado para DOORDASH. Em seu primeiro ano de operação, a DOORDASH ampliou seu portfólio para 70 restaurantes na área da baía de San Francisco e recebeu outros milhões em financiamento. E o sucesso só aumentava. Afinal, a empresa ajudava as pequenas empresas a crescer, dava às pessoas subempregadas um trabalho significativo e flexível e oferecia conveniência acessível aos consumidores. No mês de junho de 2014, a empresa expandiu as operações para a cidade de Los Angeles e, em setembro resolveu explorar mercados além da costa oeste, com o lançamento de seus serviços em Boston, estado de Massachusetts. Foi nesta época que a empresa passou a permitir que as entregas fossem feitas também de bicicletas.
   

Finalmente no mês de abril de 2015, a DOORDASH lançou o aplicativo para Android. Além disso, no mês de novembro, a empresa iniciou sua internacionalização ao começar a oferecer seus serviços de entrega de comida na cidade de Toronto, no Canadá. A empresa anunciou também uma parceria oficial com a Kentucky Fried Chicken (conheça essa outra história aqui) para oferecer seu cardápio no aplicativo. Isto incentivou outras grandes e populares redes de alimentação rápida, como por exemplo, Wendy’s, Jack In The Box, Buffalo Wild Wings, Taco Bell, Dunkin’ e The Cheesecake Factory, disponibilizaram seus cardápios na DOORDASH. Nesta época, a empresa estava presente em 22 mercados, cobrindo mais de 250 cidades e trabalhando com dezenas de milhares de restaurantes.
    

Nos anos seguintes o DOORDASH acelerou sua expansão e ampliou suas operações para diversas cidades e estados americanos. O resultado dessa expansão foi que em 2018 o DOORDASH já operava em mais de 3.000 cidades pelo país e estava disponível para mais de 80% dos americanos. Com isso, em dezembro desse ano, o DOORDASH ultrapassou o Uber Eats e assumiu a segunda posição no segmento de entrega de alimentos no mercado americano, atrás apenas do GrubHub. Mas com o crescimento em ritmo acelerado, o DOORDASH se tornou a maior empresa de delivery de comidas do país em março de 2019. A empresa começou a operar em mercados fora da América do Norte em setembro de 2019, quando lançou seus serviços em Melbourne, na Austrália, que posteriormente seriam ampliados para outras cidades do país. Em outubro, a empresa inaugurou sua primeira cozinha compartilhada, a DoorDash Kitchen, em Redwood City, na Califórnia, com quatro restaurantes operando no local. Essas cozinhas são montadas somente para entregas.
   

Com a chegada da pandemia do COVID-19 e as restrições impostas pelos governos estaduais, a empresa aproveitou a oportunidade para lançar em agosto o novo serviço de entrega de alimentos de mercearias e supermercados, inicialmente na Califórnia e depois no meio-oeste. A empresa firmou também um acordo com a rede de farmácias Walgreens (conheça essa outra história aqui) para poder transportar medicamentos OTC, ampliando ainda mais sua oferta de produtos ao consumidor. No dia 9 de dezembro de 2020, a gigante de entregas abriu seu capital na Bolsa de Valores, aproveitando a tendência crescente de consumidores que adotaram os aplicativos de delivery, uma vez que a maior parte da população foi obrigada a fiar em casa devido a pandemia de COVID-19. Em 2021, a DOORDASH continuou a ampliação de suas ofertas de serviços com a inclusão do DoubleDash, que permite pedidos de vários comerciantes, além da entrega de bebidas alcoólicas em 20 estados americanos, Distrito de Columbia, Canadá e Austrália. Além disso, fechou parceria com a PetSmart (conheça essa outra história aqui) e passou a disponibilizar em seu aplicativo mais de 11.000 itens, incluindo alimentos, brinquedos, guloseimas, acessórios, suplementos e muito mais para animais de estimação.
   

Mais recentemente, no mês de junho de 2021, a empresa expandiu novamente sua presença internacional lançando serviços em Sendai, no Japão; e pouco depois, em novembro, na cidade de Stuttgart, na Alemanha. No mês de dezembro apresentou a modalidade de entrega ultrarrápida de alimentos (em 10-15 minutos), proporcionando aos consumidores uma maneira confiável e conveniente de reabastecer suas dispensas. Iniciando pela cidade de Nova York, essas entregas começam a partir de um local chamado DashMart, que oferece mais de 2 mil itens de alimentos básicos frescos e congelados, lanches, utensílios domésticos e produtos locais para atender a todas as necessidades de compras de última hora.
   

Hoje em dia, os Dashers (como são chamados os entregadores da empresa) usam seus carros, bicicletas ou scooters para concluir as entregas. Embora funcionem para a maioria dos casos, a DOORDASH está avançando para desenvolver maneiras novas e inovadoras de enviar seus pedidos da forma mais rápida, fácil e eficiente possível. Isso inclui testar novas tecnologias como robôs, drones e veículos autônomos. Também significa ajudar os entregadores a utilizar bicicletas elétricas para suas entregas, contribuindo assim para o meio-ambiente. E quando os restaurantes estão muito longe para fazer entregas, a empresa está explorando maneiras de trazer esses restaurantes fisicamente para mais perto dos clientes.
  

A DOORDASH utiliza a tecnologia para conectar pessoas com o melhor de seus bairros, permitindo assim que as empresas locais atendam às necessidades de facilidade e conveniência dos consumidores e, por sua vez, gerem novas maneiras de as pessoas ganharem, trabalharem e viverem. Ao construir a infraestrutura de logística para o comércio local, a empresa está cumprindo sua missão de crescer e capacitar às economias locais. Afinal, a DOORDASH acredita que todos merecem acesso a um bairro vibrante, rico em comércio local, personalidade e variedade.
  

Um comercial lúdico 
Em fevereiro de 2021, a DOORDASH resolveu adotar um tom nostálgico em um comercial veiculado no intervalo do Super Bowl, a grande final do futebol americano profissional e que possui os 30 segundos mais caros da publicidade mundial. A marca resolveu apostar em um vídeo no estilo musical e que juntou o ator Daveed Diggs, vencedor dos prêmios Tony e Grammy por Hamilton, musical sensação da Broadway, e os populares personagens da Vila Sésamo.
   

No filme “The Neighborhood”, o ator aparece cantando e dançando ao lado dos personagens Garibaldo, Cookie Monster e Grover uma versão enérgica da música “People in Your Neighbourhood”. Com 2 minutos de duração, o vídeo foi dirigido por Michel Gondry, diretor de “Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças”. O objetivo era divulgar que o DOORDASH podia entregar mercadorias de lojas locais, não apenas comidas de restaurantes. O vídeo também destacava a iniciativa da empresa de doar US$ 1 para cada pedido, até US$ 1 milhão, para ajudar no trabalho de impacto social da Sesame Workshop focado nas crianças
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. A primeira remodelação ocorreu em 2014, quando um redesenho radical apresentou um logotipo totalmente vermelho com uma nova tipografia de letra (o nome escrito em maiúsculas, tornando-o mais proeminente) e um símbolo acima do nome (um duplo D estilizado, que além de representar as duas letras de seu nome, também representa o trem japonês Shinkansen, capaz de viajar em ferrovias de alta velocidade, comunicando assim sua missão de conectar com eficiência e rapidez restaurantes/comércios e consumidores). Esse logotipo também apresentava o slogan “Delightful Delivery” (algo como “entrega prazerosa”), lema da marca, seu objetivo e o princípio fundamental de trabalho. A última modernização ocorreu em 2018 e apresentou uma nova tonalidade de vermelho (mais alaranjado), nova tipografia de letra (cujo espaçamento foi reduzido para manter o nome da marca compacto) e um novo símbolo (agora formado apenas por uma letra D). O logotipo pode ser aplicado com o símbolo acima do nome ou posicionado ao lado esquerdo.
  

Os slogans 
Get More From Your Neighborhood. (2021) 
Get More to Your Door. (2021) 
We DoorDash. (2021) 
Open For Delivery. (2020) 
Every Flavor Welcome. (2019) 
Delicious at Your Door. (2019) 
Delightful Delivery. (2014)
  

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 12 de janeiro de 2013
● Fundador: Tony Xu, Stanley Tang, Andy Fang e Evan Moore
● Sede mundial: San Francisco, Califórnia, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: DoorDash Inc. 
● Capital aberto: Sim (2020) 
● CEO: Tony Xu 
● Faturamento: US$ 2.88 bilhões (2020) 
● Lucro: - US$ 461 milhões (2020) 
● Valor de mercado: US$ 51.7 bilhões (dezembro/2021) 
● Presença global: 5 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Funcionários: 6.000 
● Segmento: Tecnologia
● Principais produtos: Plataforma de delivery 
● Concorrentes diretos: Uber Eats, Grubhub, Zomato, Delivery.com, Instacart, Swiggy, ChowNow, Shipt e Postmates 
● Slogan: Get More From Your Neighborhood. 
● Website: www.doordash.com 

A marca no mundo 
A DOORDASH é uma empresa de tecnologia que conecta consumidores com seus comércios locais e nacionais favoritos em mais de 7.000 cidades nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Japão e Alemanha. Atualmente a plataforma é utilizada por 500.000 comerciantes, mais de 20 milhões de consumidores e 1 milhão de entregadores. Segundo a Edison Trends, a DOORDASH controla 45% do mercado de entrega de alimentos dos Estados Unidos e desde sua fundação já realizou mais de 2 bilhões de entregas. 

Você sabia? 
Em fevereiro de 2021, 55% dos motoristas/entregadores da DOORDASH eram mulheres. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 21/12/2021 

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