8.5.06

PEPSI-COLA


Uma rival forte e agressiva para a Coca-Cola, que busca na nova geração sua gama de consumidores, utilizando astros da música e do futebol em comerciais cinematográficos, ousados e muitos deles provocativos. PEPSI-COLA é uma marca autentica cada vez mais percebida pelos consumidores como inovadora, jovem e cheia de energia. Tem um sabor único de cola, que mata a sede e é ótima pra acompanhar qualquer refeição. A PEPSI-COLA, um dos símbolos mais reconhecíveis do capitalismo americano, é assim. É pura atitude. E incomoda muito a rival avermelhada de Atlanta. 

A história 
Tudo começou em 1893 quando Caleb Davis Bradham, um farmacêutico da pequena cidade de New Bern, estado da Carolina do Norte, inventou uma bebida chamada “Brad’s Drink” (algo como “Bebida do Brad”), feita de água carbonada (gasosa), açúcar, baunilha, aromas de especiarias (canela, cravo e noz moscada), pepsina e extrato de noz de cola. Essa bebida tinha o intuito de suavizar os males causados pelo desequilíbrio do ácido péptico no estômago. Este alívio se obtinha em consequência do extrato de noz de cola e do gás presente na bebida. Seu assistente James Henry King foi o primeiro a provar a nova bebida. Colocada a venda em sua farmácia, seu sabor agradou tanto que os consumidores passaram a consumi-la mesmo quando não estavam com o mal-estar péptico. Em 1898, o xarope foi transformado em bebida e lançado oficialmente no mercado no dia 28 de agosto com o nome de PEPSI-COLA, palavra oriunda de seus principais ingredientes, pepsina (uma enzima digestiva) e nozes de cola, ganhando assim seu primeiro logotipo.


Em 1902, devido ao enorme sucesso do produto, Bradham resolveu dedicar-se a expansão e desenvolvimento do refrigerante, registrando sua patente e fundando a PEPSI COLA COMPANY oficialmente no dia 24 de dezembro. No mesmo ano, surgiu a primeira nota publicitária no jornal New Bern Weekly. Os jornais da época anunciavam a PEPSI-COLA como saborosa, revigorante, não prejudicial e que auxiliava na digestão. A empresa em apenas pouco tempo de operação, conseguiu vender aproximadamente 30 mil litros em casas de refrescos locais. Pouco depois, em 1903, a empresa mudou-se da pequena farmácia de Brad para uma fábrica maior em consequência da alta demanda pelo produto. A nova fábrica passou a concentrar todas as operações de engarrafamento da PEPSI-COLA, que em 1905 começou a ser comercializada em garrafas de 177 ml. Ainda este ano, a PEPSI-COLA concedeu a primeira franquia de engarrafamento para a empresa Charlotte and Durham, localizada na Carolina do Norte. No ano seguinte a empresa já contava com quinze franqueadas nos Estados Unidos, atingindo produção de 150 mil litros de xarope anuais.


A PEPSI-COLA se tornou uma das primeiras marcas a substituir os veículos de entrega, carroças puxadas a cavalos, por veículos motorizados em 1908, modernizando assim seu sistema de distribuição, que se tornou muito mais eficiente e ágil. A Primeira Guerra Mundial fez com que a empresa vivesse uma situação financeira delicada, devido ao alto custo de produção e ao grave racionamento de açúcar, estando à beira da falência em 1923, obrigando Bradham a vendê-la por US$ 30 mil para a empresa Craven Holding Corporation. Depois disso, apesar de Brad ter reaberto sua drogaria e voltado a trabalhar como farmacêutico ficou com os louros de ter criado um dos refrigerantes mais populares do planeta. No ano seguinte, Roy C. Megargel, um corretor de Wall Street, adquiriu após muita negociação a marca PEPSI-COLA por US$ 35 mil, formando assim a PEPSI-COLA CORPORATION. Porém, a troca de comando não adiantou para evitar uma nova crise financeira em 1931, em plena Grande Depressão Americana, quando a empresa foi novamente vendida, desta vez para a fabricante de doces Loft Candy Company. O então presidente da nova proprietária, Charles G. Guth tratou rapidamente de reformular totalmente a bebida.


Em 1934, além de iniciar a venda de seu produto internacionalmente, começando pelo Canadá, onde a marca estava registrada desde 1906, introduziu no mercado a garrafa de 12 onças (377 ml) por apenas cinco centavos de dólar, o mesmo valor pago por 6 onças que era o padrão da concorrência na época. As vendas iniciaram na cidade de Baltimore, no estado de Maryland, e o produto foi um sucesso instantâneo. Em plena depressão americana, considerada a mais grave recessão econômica da história, as vendas explodiram nacionalmente, ajudando a empresa a enfrentar até com certa tranquilidade este período tão difícil. Nesse mesmo ano ocorreu a morte de Caleb Bradham, inventor da bebida, no dia 19 de fevereiro aos 66 anos de idade.


No ano de 1938, Walter S. Mack assumiu o comando da empresa e a PEPSI-COLA ingressou de vez na era do marketing. As operações cresceram rapidamente no início dos anos de 1950 e a marca experimentou uma enorme expansão. Em 1958, a marca lançou globalmente campanhas mais sofisticadas como “Seja sociável, tome uma PEPSI”. Foi a primeira ação da marca a focar nos jovens como público-alvo. Nos anos seguintes a PEPSI-COLA lançou inúmeras novidades, como por exemplo, as garrafas “tamanho família”, a versão dietética do refrigerante, as latas de alumínio, que estrearam no mercado em 1967, além de investir maciçamente em publicidade para acabar com a imagem de “cola de cozinha” e o estigma de refrigerante barato visto pelos consumidores. Foi então que a marca mudou seu logotipo e a tampinha virou protagonista. A publicidade já não vendia PEPSI-COLA pelo preço, mas a apresentava como um estilo de vida. O futuro estava garantido. Na década de 1970, a marca foi a primeira a responder aos pedidos dos consumidores lançando garrafas recicláveis (plásticas). A entrada na Rússia, em 1972, foi emblemática, pois pela primeira vez, um dos símbolos do capitalismo americano “ingressou” em terras soviéticas. No final dessa década, a marca travou a famosa “Guerra das Colas”, uma disputa que começou publicitariamente entre a PEPSI-COLA e a Coca-Cola por percentuais de participação no voraz mercado americano.


Nas décadas seguintes, com a forte internacionalização da marca, o refrigerante foi lançado em sabores e versões que se adaptavam à cultura e aos hábitos dos países em que era comercializado. A maior parte dessas versões foi lançada em forma de edição limitada, isto é, permaneceram no mercado em temporadas que variavam de três a doze meses. Além disso, a marca utilizou grandes celebridades globais para capturar uma nova geração de consumidores. E mais, não parou de ousar e surpreender com campanhas publicitárias pra lá de criativas. Além disso, as inovações se estenderam aos produtos, como por exemplo, quando anunciou suas primeiras garrafas 100% vegetal, que aos poucos substituíram a PET convencional; ou em agosto de 2015, quando a marca aboliu o uso de aspartame em seus refrigerantes.


A linha do tempo 
1964 
Lançamento da DIET PEPSI, primeiro refrigerante dietético do mercado americano. Era uma nova bebida feita a partir da fórmula original, com baixas calorias, mas de sabor idêntico a versão original. O produto passaria por uma total reformulação em 1984, quando começou a utilizar o adoçante Nutrasweet (aspartame) em sua composição. 
1970 
Mais uma vez de forma inovadora lançou a embalagem de 2 litros no mercado americano. 
1975 
Lançamento da PEPSI LIGHT, um refrigerante com pequeno sabor de limão, visando o público que desejava mais opção diet do que somente a DIET PEPSI. 
1978 
Introdução das embalagens com 12 latas (12-Pack Cans), que se tornaram extremamente populares e aumentaram o consumo do refrigerante. 
1982 
Lançamento da PEPSI FREE, primeiro refrigerante do mercado sem adição de cafeína. Atualmente o produto é conhecido como CAFFEINE-FREE DIET PEPSI. 
1989 
Lançamento da PEPSI WILD CHERRY, um refrigerante de cola com sabor de cereja silvestre. 
Lançamento da PEPSI AM, um refrigerante de cola com dose maior de cafeína que a versão original. O produto foi um fracasso e retirado do mercado no ano seguinte. 
1991 
Lançamento da PEPSI RAGING RASPBERRY, refrigerante de cola com leve sabor de framboesa. 
1992 
Lançamento da PEPSI CRYSTAL, um refrigerante de cola incolor. O produto tinha o mesmo gosto da versão convencional da bebida, mas parecia água, o que tenderia a conferir ao refrigerante um ar mais saudável, apostavam os profissionais de marketing da época. No ano seguinte, com vendas ínfimas e decepcionantes, o refrigerante foi retirado do mercado. 
1993 
Lançamento da PEPSI MAX, refrigerante de baixa caloria e sem adição de açúcar, que estreou no mercado inglês e italiano. Em 2016 passou a se chamar PEPSI ZERO SUGAR. 
1994 
Lançamento da CRYSTAL by PEPSI, uma variante da mal fadada PEPSI CRYSTAL com sabor de cítrico. 
1998 
Lançamento da PEPSI ONE, primeiro refrigerante do mercado com apenas uma caloria. Foi introduzido com a campanha estrelada pelo ator Cuba Gooding Jr. e o slogan “Just One Calorie”
2001 
Lançamento da PEPSI TWIST, um refrigerante de cola com adição de suco de limão. Toda a produção do refrigerante para ser comercializada no período de um mês foi vendida em apenas uma semana, transformando o produto em um enorme sucesso em boa parte dos mercados em que a empresa atua. 
Lançamento da PEPSI BLUE, refrigerante com leve sabor de frutas vermelhas (especialmente cereja), porém mais adocicado e de coloração azul (livre de cola). O produto não fez o sucesso esperado e foi retirado do mercado em 2004. 
2003 
Lançamento da PEPSI VANILLA, refrigerante de cola com alto teor de baunilha. 
Lançamento da PEPSI X-ENERGY, um refrigerante de cola com alta dosagem de cafeína e gostinho de PEPSI. Era uma espécie de energético. 
2004 
Lançamento da PEPSI EDGE, refrigerante de cola que continha metade dos carboidratos, calorias e açúcares da versão tradicional. O produto foi descontinuado no ano seguinte. 
2005 
Lançamento da PEPSI LIME, refrigerante de cola com adição de lima, que contava também com sua versão diet. 
Lançamento da PEPSI MAX PUNCH, refrigerante de cola com sabor de gengibre e canela, desenvolvido especialmente para o mercado do Reino Unido. 
2006 
Lançamento da DIET PEPSI JAZZ, uma nova linha de refrigerantes de cola com zero de calorias em sabores marcantes como Black Cherry French Vanilla (baunilha francesa com cereja preta), Caramel Cream (creme de caramelo) e Strawberries & Cream (morango e creme). 
Lançamento no mercado chinês em edição limitada da PEPSI FIRE, refrigerante de cola com sabor de canela e sensação picante; e da PEPSI ICE, com sabor de hortelã. 
2007 
Lançamento da PEPSI ICE CUCUMBER, refrigerante de cola com sabor (artificial) de pepino. O exótico sabor foi introduzido no mercado japonês em 14 de junho por um período limitado. 
2008 
Lançamento da PEPSI TWIST 3, refrigerante de cola com zero açúcar e sabor mais próximo ao da versão regular. Em destaque o número 3, que explora a quantidade de calorias do suco de limão por cada porção de 200 ml. O refrigerante trazia ainda um novo visual que explorava com propriedade o mix do produto, fugindo dos padrões e apresentando sua personalidade diferenciada. Surpreendia pelos traços e pelas cores fortes: o preto remetia à sua principal composição, o refrigerante de cola, e o verde reforçava o suco natural de limão. O produto foi lançado inicialmente no Brasil com o slogan “Todo sabor da Pepsi Twist com 3 calorias do suco natural de limão”
2009 
Lançamento da PEPSI THROWBACK, que resgatava o sabor dos refrigerantes vendidos nos anos de 1960 e 1970. O refrigerante era adoçado com açúcar natural. 
Lançamento da PEPSI NATURAL, definido pela marca como “refrigerante premium” e produzido somente com ingredientes naturais: água ligeiramente gaseificada, açúcar não refinado, caramelo e noz de cola. O produto foi posicionado nas gôndolas de produtos naturais nas lojas varejistas. A bebida era encontrada apenas em garrafas de vidro de 355 ml, acondicionadas em 4-packs. 
2010 
Lançamento no Japão da PEPSI BAOBA, refrigerante de cola em edição limitada com sabor do fruto da árvore de Baoba, tipicamente africana. O rótulo da garrafa foi inspirado no entardecer da África do Sul. 
2012 
Lançamento da nova PEPSI NEXT, um refrigerante de cola com menos açúcar e metade das calorias da versão regular. 
2014 
Lançamento da PEPSI TRUE, refrigerante de cola adoçado com açúcar e estévia, que possui 30% menos calorias do que a versão normal. 
2015 
Lançamento da PEPSI ZERO SUGAR, versão diet sem adição de aspartame. 
2016 
Lançamento da PEPSI ORIGINAL COLA, bebida feita de nozes de cola, açúcar certificado e água com gás; e da PEPSI GINGER COLA, refrigerante de cola com um toque de gengibre. As bebidas remetem ao ano de 1893, quando foi criado o produto que deu origem à PEPSI-COLA. 
2017 
Lançamento no mercado americano da edição limitada de verão PEPSI FIRE, um refrigerante de cola com um forte toque de canela.


As exóticas variações 
No mundo inteiro, PEPSI-COLA já foi lançada em vários sabores e versões que se adaptam à cultura e aos hábitos dos países em que a marca está presente. A maior parte dessas versões foi lançada em edição limitada. Abaixo, uma relação de algumas variantes exóticas da marca: 
Pepsi Peach (sabor pêssego): Portugal (1996) 
Pepsi Tropical Chill (sabor de frutas tropicais): Japão e Estados Unidos (1994) 
Pepsi Max Punch (sabor de gengibre e canela): Reino Unido (2004) 
Pepsi Clear (sabor de soda): México (2005) 
Pepsi Shiso (sabor de shiso, uma planta aromática): Japão (2006) 
Pepsi Red (versão avermelhada com sabor de gengibre e sensação picante): Japão (2006) 
Pepsi Gold (com um toque de gengibre): Rússia, Oriente Médio e Ásia (2006) 
Pepsi Fire (sabor de canela e sensação picante): China (2006) 
Pepsi Retro (adoçada com cana-de-açúcar): México (2008) 
Pepsi Mojito (sabor limão com hortelã): Itália e Japão (2008) 
Pepsi Blue Hawaii (sabor de abacaxi, soda e limão): Japão (2008) 
Pepsi White (sabor de iogurte): Japão (2008) 
Pepsi Azuki (sabor de feijão adocicado): Japão (2009) 
Pepsi Green (versão verde-brilhante): Tailândia (2009) 
Pepsi Pink (sabor morango com leite): Japão (2011) 
Pepsi Salty Watermelon (sabor melancia salgada): Japão (2012) 
Pepsi Sakura (sabor flor de cerejeira): Japão (2016) 
Pepsi Samba (sabor de manga e tamarindo): Austrália 
Pepsi Ice Cream (sabor de sorvete de creme): Rússia 
Pepsi Tarik (sabor café com leite condensado): Malásia e Cingapura 
Pepsi Cappuccino (sabor capuccino): Rússia e Romênia


As embalagens através dos tempos 
As tradicionais garrafas da PEPSI passaram por remodelações acentuadas no decorrer dos anos. Desde a garrafa bojuda e na cor âmbar de 1905, passando pela verde em 1937 e a transparente de 1940 as garrafas de vidro seguiram a evolução da marca.


Depois de adotar à garrafa sinuosa, mais recentemente a marca apresentou um novo design, que representa a evolução de atitude e posicionamento da PEPSI-COLA.


A marca também costuma utilizar sua tradicional garrafa como uma importante ferramenta de marketing. Um exemplo disso ocorreu em 2015 quando a marca resolveu lançar, em edição limitada, a garrafa que apareceu no filme De Volta Para o Futuro II de 1989 (onde Marty McFly, após chegar ao ano de 2015, no dia 21 de outubro, entra em um café e acaba bebendo uma PEPSI-COLA). Na cena, A garrafa do refrigerante (denominado PEPSI PERFECT), com um novo logotipo e formato, surge dentro de uma cápsula, que por sua vez sai direto da mesa. A edição limitada de 6.500 garrafas foi vendida apenas no dia 21 de outubro ao preço de US$ 20.15.


Em 2013 a marca apresentou um novo design para sua garrafa PET de 20 onças. O novo visual retorcido conquistou o público jovem.


As latas também acompanharam a evolução da marca, antes utilizando as cores azul, branca e vermelha até a atual, extremamente “clean” e totalmente na cor azul-escura.


Mais recentemente a marca apresentou um novo design para suas latas com o nome PEPSI escrito na horizontal.


A nova geração 
O fenômeno demográfico denominado “Baby Boom”, deu origem a uma nova geração indiferente aos valores do passado, como resultado da alteração na forma de pensar, agir e viver dos americanos. A PEPSI-COLA sentiu essa mudança, captando essa nova geração e chamando-a de “Geração Pepsi” (Pepsi Generation). Foi a campanha publicitária mais conhecida dos Estados Unidos, lançada em 1963. Com isso, os mais novos tornam-se o alvo prioritário da marca que passou a utilizar o slogan “Come Alive! You’re in the Pepsi Generation”. As ações continuaram e culminaram em 1977 com a campanha publicitária mais esperada da época - “Pepsi, a escolha de uma nova geração” - protagonizada pelo astro Michael Jackson, que era o nome mais sonante no mundo do espetáculo na época. Depois, vieram outras celebridades como Ray Charles, Cindy Crawford e a banda Spice Girls.


A campanha “Live for Now” 
No segundo trimestre de 2012 a marca lançou sua primeira campanha global: LIVE FOR NOW (“Viva o agora”, em português). Adotando um novo posicionamento, a nova campanha refletia a percepção de que os fãs da marca em todo o mundo desejavam captar a excitação do agora. A campanha convidava e inspirava os consumidores a viver cada momento ao máximo por meio da amplitude de plataformas globais, de cultura pop, incluindo relacionamentos com evangelistas da marca em música e entretenimento, inovação digital, eventos épicos e parcerias únicas. O comercial de lançamento da campanha, que mostrava uma platitude de gente feliz dizendo para “vivermos o momento” depois de abrir uma lata de refrigerante, contou com a música “Moment For Life”, da cantora Nicki Minaj.


Campanhas que fizeram história 
A propaganda, sempre foi e será, um fator determinante para o sucesso da PEPSI-COLA como marca global. Apesar de, em 1909, o pioneiro nas corridas de automóveis Barney Oldfield ter sido a primeira celebridade a divulgar a PEPSI-COLA, a grande influência da marca nessa área começou em 1940 com o jingle “Nickel, Nickel”, que se tornou o primeiro a ser ouvido em rede nacional nos Estados Unidos, transformando-se em um enorme sucesso. O jingle feito para a campanha “Duas vezes mais para um níquel” tornou-se tão popular que foi gravado em 55 línguas e mais de um milhão de cópias foram liberadas para jukeboxes. Depois veio a campanha “The Light Refreshment” em 1953, com a mudança da fórmula do produto para reduzir calorias. A marca também foi agressiva e ousada, quando em meados dos anos de 1970, a campanha Pepsi Challenge (ou em português “Desafio Pepsi”), marcou a história da estratégia de marketing da empresa. Essa campanha consistia em fazer testes cegos de sabor junto aos consumidores das mais diferentes classes sociais americanas, que confirmaram: PEPSI-COLA tinha um sabor melhor do que sua rival Coca-Cola. Era a confirmação do sucesso. Ainda nesta década a campanha “Have a Pepsi Day” e o clássico comercial “Puppies” (onde filhotes de cachorros se tornaram protagonistas ao lado de crianças), se tornaram uma das campanhas mais adoradas e lembradas de todos os tempos nos Estados Unidos.


Em 1990, foi a vez do lendário cantor Ray Charles endossar o novo slogan da DIET PEPSI: “You gotta the right one baby”. Em um comercial onde a provocação explícita à rival Coca-Cola ganhava ares irônicos, o cantor com deficiência visual, que tocava piano e cantava, reconhecia a DIET PEPSI apenas pelo sabor. O comercial pode ser visto clicando no ícone abaixo.

    

Um exemplo de um anúncio provocativo da marca em relação à sua eterna rival Coca-Cola pode ser visto na imagem abaixo, quando em 2013, no Dia das Bruxas, uma latinha de PEPSI aparece com uma fantasia de Coca-Cola, que consiste em uma capa vermelha com o icônico e inconfundível logotipo da gigante de Atlanta, incluindo os dizeres “We wish you a scary Halloween!” (em tradução livre, “Desejamos a você um Halloween assustador!”). Para assistir outros comerciais da marca acesse nosso canal no Youtube clicando aqui.


Mais alguns exemplos do estilo provocativo da marca pode ser visto nas imagens abaixo.




Em 2011, a marca voltou a provocar a rival em anúncios na televisão americana, onde os alvos eram as mascotes do refrigerante mais vendido no mundo: o Papai Noel e o urso polar. Em uma propaganda, um Papai Noel em trajes de verão recusa garrafas de Coca-Cola oferecidas pelo barman, pedindo PEPSI com a justificativa de que está de férias. Em outra, uma animação 3D, um urso polar e sua família deixam a bebida de lado com a chegada de um parente bronzeado em um iate, bebendo PEPSI-COLA.


Em 1995, outra campanha famosa, com o slogan “Nothing Else is a Pepsi”, ganhou inúmeros prêmios nacionais nos Estados Unidos, com alto grau de reconhecimento por parte da população. A marca também costuma utilizar muitas celebridades globais da música, cinema e do esporte como garotos-propaganda, como por exemplo, o Rei Pelé (1981), Gustavo Kuerten, David Beckham, Lionel Messi, Kaká, Ronaldinho Gaúcho e Roberto Carlos; além dos cantores Michael Jackson (interpretando seu grande hit, “Billie Jean”), Lionel Richie, David Bowie, Justin Timberlake; as divas Tina Turner, Madonna, Beyoncé e Mariah Carey, e Britney Spears, contratada em 1999 para ser garota-propaganda da marca, mas que dois anos depois teve o contrato rescindido ao ser flagrada bebendo uma lata de Coca-Cola. Uma curiosidade: o atual presidente americano, Donald Trump, estrelou um comercial para a DIET PEPSI em 1988, onde era assediado por uma dúzia de jornalistas atrás de uma entrevista.


Um super-herói de cola 
O Japão sempre foi um dos principais e mais importantes mercados da marca no mundo. Por isso, sua comunicação por lá é bastante ousada e inovadora, contando até com uma mascote denominada Pepsiman™. Criado pelo artista e lustrador canadense Travis Charest em meados dos anos de 1990, Pepsiman™ é um super-herói com aparência transmetálica, nas cores azul e prata, que tem o poder de matar rapidamente a sede das pessoas com uma PEPSI-COLA. O personagem fez tanto sucesso no Japão, que além de estrelar vários comerciais, ser presença constante na comunicação da marca, acabou virando até jogos de videogames.


A evolução visual 
A PEPSI-COLA é um verdadeiro “camaleão” das marcas, tamanha a quantidade de vezes que seu logotipo foi remodelado. Apesar das críticas constantes dos profissionais de marketing, seu público alvo, formado em sua grande maioria por jovens, parece aceitar essas mudanças de forma bastante positiva. Elas começaram por volta de 1905, quando seu logotipo foi modificado pela primeira vez. Pouco depois, em 1906, uma nova mudança, desta vez acompanhada do slogan “The Original Pure Food Drink”. Esse logotipo seria utilizado até 1940, quando uma versão atualizada foi apresentada.


Porém sua mais radical remodelação aconteceu em 1950, quando o produto ganhou um novo logotipo chamado “Bottle Cap”, que nada mais era que uma tampa do refrigerante nas cores azul, vermelha e branca com o nome do produto, em uma representação ondulada. Este logotipo teve sua origem na década de 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, como uma forma de apoio e patriotismo ao país. Nesta época, a marca lançou uma nova tampa em edição especial, que trazia escrito o nome PEPSI-COLA em fonte curvilínea em cor vermelha, sobre um fundo vermelho, branco e azul (cores da bandeira americana), em uma representação ondulada. Alguns anos após o final da guerra o logotipo foi adotado oficialmente pela marca. Em 1962 ocorreu nova mudança com a introdução de um novo design da tampa e com a marca passando a ser denominada apenas PEPSI. Somente em 1972 a marca adotou o tradicional logotipo circular (conhecido como PEPSI GLOBE), aposentando assim a tampa. Esse logotipo passaria por atualizações, como por exemplo, em 1987, quando ganhou uma nova tipografia de letra.


Em 1991 uma mudança radical: o logotipo foi dividido surgindo um globo mais limpo (com novos tons de cores) e com o nome da marca escrito acima em itálico. Em 1998 o logotipo se tornou mais moderno e o globo ganhou mais destaque. Novas mudanças ocorreram em 2001 (com o nome da marca escrito abaixo do globo) e 2006 (novo design).


Em outubro de 2008, a PEPSI-COLA anunciou o mais caro rebranding da história, onde a empresa investiu US$ 1.2 bilhões em três anos em uma ampla revitalização de suas marcas - das embalagens à forma de se comunicar com os consumidores, resultando em um novo posicionamento e uma nova identidade visual (que passaria por uma sutil remodelação em 2014). A partir deste momento a PEPSI-COLA era mais do que uma simples marca tradicional e tencionava posicionar-se como um líder cultural.


Na época, em 2008 a CEO da PepsiCo, a indiana Indra Nooyi, disse que a empresa iria reformular “cada aspecto da proposição da marca para as marcas-chave do refrigerante: como aparentam, como são embaladas, como aparecerão nas prateleiras e como se conectarão com os consumidores”. O Arnell Group foi o responsável pela criação dos novos visuais para as embalagens de muitas das marcas do portfólio da empresa e também do novo desenho do logotipo da PEPSI-COLA. A faixa branca no meio do círculo no logotipo atual foi modificada para sugerir um sorriso, variando sutilmente o tipo de sorriso conforme a versão do refrigerante (Diet Pepsi, Pepsi Light ou Pepsi Max).


Para comunicar essa nova imagem e posicionamento a PEPSI-COLA enviou um kit (composto por três caixas e um vídeo) para 25 pessoas influentes no meio digital e social. Cada uma das caixas continha latas do refrigerante que mostravam a evolução visual da imagem da marca: a primeira caixa continha cinco latas com a imagem visual de 1898 a 1950; a segunda, outras cinco latas com a imagem de 1962 a 1998; e a terceira contendo as latas com a nova imagem da marca. O kit continha ainda um DVD onde um vídeo demonstrava todo esse processo de evolução. A PEPSI-COLA sempre foi ousada quando o assunto é mudanças. Tentar um rebranding era necessário, mas também muito delicado. O novo logotipo da marca PEPSI – o 13º em mais de 100 anos – estreou oficialmente em 2009.


Os slogans 
1920: Drink Pepsi-Cola, it will satisfy you. 
1928: Pepsi You Up. 
1932: Sparkling Delicious. 
1939: Twice as Much for a Nickel. 
1940: Pepsi hits the spot. 
1943: Bigger Drink, Better Taste. 
1950: More Bounce to the Ounce. 
1958: Be Sociable, Have a Pepsi. 
1961: Now It’s Pepsi for Those Who Think Young. 
1963: Come Alive, You’re in the Pepsi Generation. 
1969: You’ve Got a Lot to Live, Pepsi’s Got a Lot to Give. 
1973: Join the Pepsi people. 
1975: Have a Pepsi day. 
1979: Catch that Pepsi spirit. 
1981: Pepsi’s got your taste for life. 
1983: Pepsi’s Now! 
1984: The Choice of a New Generation. 
1986: We’ve Got The Taste. 
1989: Diet Pepsi. The Right One. 
1991: Gotta Have It. 
1992: Be Young, Have Fun, Drink Pepsi. 
1995: Nothing Else is a Pepsi. 
1995: Drink Pepsi. Get Stuff. 
1997: GeneratioNext. 
1999: Ask for More/The Joy of Cola. 
2003: It’s the Cola/Dare for More. 
2007: More Happy/Taste the once that’s forever young. 
2008: Something For Everyone. 
2009: Refreshing Everything. 
2010: Every Pepsi Refreshes The World. 
2011: Can it be? 
2012: Live for Now. 
2013: Embrace your past, but live for now. 
2015: The Joy of Pepsi-Cola.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 28 de agosto de 1898 
● Criador: Caleb Davis Bradham 
● Sede mundial: Purchase, New York, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: PepsiCo Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Indra K. Nooyi 
● Faturamento: US$ 15 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Valor da marca: US$ 20.265 bilhões (2016) 
● Presença global: 85 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Refrigerantes 
● Principais produtos: Refrigerantes de cola 
● Concorrentes diretos: Coca-Cola, RC Cola e Dr Pepper 
● Ícones: Sua comunicação jovem e agressiva 
● Slogan: Live for Now. 
● Website: www.pepsi.com/en-us/ 

O valor 
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca PEPSI-COLA está avaliada em US$ 20.265 bilhões, ocupando a posição de número 23 no ranking das marcas mais valiosas do mundo. 

A marca no Brasil 
A história da marca no Brasil começou em 1950 quando o refrigerante começou a ser importado dos Estados Unidos por uma loja do Rio Grande do Sul. Pouco depois, em 1952, o refrigerante passou a ser produzido no país por uma fábrica de propriedade de Heitor Pires. Oficialmente, o refrigerante foi lançado no país em 1953 através da PEPSI BEVERAGE INTERNATIONAL (PBI). Até a década de 1970, o estado do Rio Grande do Sul foi o único lugar do mundo em que o refrigerante ganhou a chamada “Guerra das Colas”, uma disputa entre as empresas “The Coca-Cola Company” e a “PepsiCo” pelo primeiro lugar em vendas. No ano de 1988 as garrafas de PEPSI-COLA ganharam tampa de rosca. Quase uma década mais tarde, em 1997, a empresa firmou um acordo de franquia com a Companhia Cervejaria Brahma, com duração de 20 anos para a fabricação, distribuição e comercialização de seus produtos. Até este momento a marca enfrentava enormes dificuldades logísticas e também de distribuição, que não ultrapassava mais de 50% do território nacional. No ano seguinte a marca lançou no mercado a PEPSI LIGHT, refrigerante sem adição de açúcar e baixo teor de sódio. Em 1999 com a fusão das companhias Cervejaria Brahma e Antarctica Paulista, a Companhia de Bebidas das Américas (Ambev) herdou o contrato firmado anteriormente, possibilitando assim que o refrigerante estivesse presente em todo território brasileiro.


A grande reviravolta da marca no país começou no ano de 2002 com o lançamento da PEPSI TWIST. Nos últimos anos, a marca ampliou suas opções de embalagens com o lançamento da PET de 3 litros e uma garrafa de 237 mililitros. No ano seguinte, lançou a garrafa PET “A Pegada”, uma embalagem de 2 litros que tinha formato anatômico para facilitar a “pegada”. Foi lançada no Brasil antes de ser levada a outros países. Mais recentemente, em 2011, lançou PEPSI TWIST ZERO, versão sem adição de açúcar.


Em relação a comunicação, a marca sempre primou por campanhas inovadoras e divertidas para o mercado brasileiro. E uma das mais marcantes foi criada para a versão PEPSI TWIST. Os divertidos “limões falantes” e sarcásticos, protagonistas de campanhas históricas, que não apareciam na comunicação da marca desde 2007, voltaram com força em 2016 para apresentar o novo posicionamento de PEPSI TWIST, que ganhou nova embalagem e comunicação visual. A nova campanha trazia como mote “Se o mundo tá chato, dê um Twist”. No filme os limõezinhos reclamam do politicamente correto e do “não pode isso, não pode aquilo”.


No Brasil a marca utilizou alguns slogans marcantes ao longo dos anos: 
A escolha da nova geração. (1984) 
O sabor de vencer. (1987) 
GeneratioNext. (1997) 
Arrisque mais, viva mais. (2005) 
Questione, Mude, Beba Pepsi! (2008) 
Refresque seu mundo. (2009) 
É Hora de Mudar. Com Pepsi, sim! (2009) 
Pode ser bom. Pode ser muito bom. Pode ser Pepsi. (2010)


A marca no mundo 
Segunda maior e mais reconhecida marca de refrigerante do planeta, a PEPSI-COLA está presente em mais de 85 países, com aproximadamente 100 fábricas e engarrafadoras localizadas nos Estados Unidos, Canadá, Espanha, Grécia, Rússia, Brasil e Turquia, entre outras nações. A marca fatura mais de US$ 15 bilhões com as vendas de seus refrigerantes de cola, além de ser o vigésimo maior anunciante do mundo. 

Você sabia? 
No dia 16 de junho de 1903, PEPSI-COLA foi oficialmente registrada como marca no Escritório de Patentes dos Estados Unidos. 
Apenas na Arábia Saudita e algumas províncias do Canadá a PEPSI-COLA vende mais que sua rival Coca-Cola. Aliás, no mundo árabe, que tem como principal mercado justamente a Arábia Saudita, a PEPSI-COLA é bem forte. Como efeito colateral deste relacionamento com o mundo árabe, em Israel o refrigerante é bastante boicotado. 
No dia 27 de janeiro de 1984 o cantor Michael Jackson participou das gravações para um comercial da PEPSI-COLA. Nesta ocasião, faíscas dos efeitos especiais acabaram incendiando o cabelo do cantor, que sofreu queimaduras graves no couro cabeludo. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Isto é Dinheiro, Embalagem Marca e Exame), jornais (Meio Mensagem, Valor Econômico, Folha e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing, BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 26/7/2017

17 comentários:

Anônimo disse...

Olá,
Estou fazendo um trabalho sobre a evolução do logotipo da Pepsi. E achei muito interessante esta matéria.
Gostaria de saber a fonte bibliográfica.
Agradeço se for possível
Por favor, entrar em contato com:

inter_nb1@yahoo.com.br

Juliana

Anônimo disse...

Também estou fazendo um trabalho sobre a Pepsi no meu caso e meu TCC e gostaria de saber se você possui informações sobre a posição da empresa no mercado de refrigerantes no momento?

mjayres@uol.com.br

OBRIGADO!

Anônimo disse...

Show de bola esse material, espero que continue sendo atualizado! Abraços

Ivonete disse...

Também estou fazendo um trabalho sobre a Pepsi e gostaria de saber se você possui informações sobre a posição da empresa no mercado de refrigerantes no momento?

netth20@hotmail.com

Ana Cristina - Tininha disse...

Trabalho na pepsico...e achei interessante essa evolução da marca.
Parabéns pelo site

Anônimo disse...

Ola! sou funcionário da PEPSICO DO BRASIL, gostaria de dizer que vocês capricharam na pesquisa. PARABENS!
JARBAS MARCONE RECIFE-PE

Anônimo disse...

Com todo esse material pra fazer trabalho, é quase copiar e colar né!!!
Muito bom mesmo, ah se o professor aceitasse...

Anônimo disse...

OLA ESTOU FAZENDO UM TRABALHO SOBRE A PEPSI E GOSTARIA DE SABER QUAL SAO SUAS REFERENCIAS DESSE TRABALHO MARAVILHOSO VALEU
JONATHAN
MEU EMAIL jonathanvocal@oi.com.br

Anônimo disse...

Boa noite, estou fazendo um trabalho de marketing referente a Pepsi Cola, e gostaria se possível de obter a referência bibliográfica da matéria, uma vez que achei muito interessante. Desde já agradeço e aguardo o retorno.

Marcelo Viana Manoel
marcelo.viana82@hotmail.com

Anônimo disse...

Eu só espero que a gente nao esteja fazendo o mesmo TCC, queria saber se tu tens como mandar as referencias, e tb entraria na mesma questao da colega "você possui informações sobre a posição da empresa no mercado de refrigerantes no momento?"

de antemão fico grato -ozclaros@hotmail.com- -odeio.bloggeiros.com- -twitter.com/naopriemocanico-

Luis Fernando disse...

Quero dar os meus parabéns pelo trabalho, ficou bem completo. Estou fazendo monografia sobre a evolução da logotipia da Pepsi, enfocando a última mudança, como outros já pediram, gostaria muito das referencias desse teu trabalho.

lfkolinger@hotmail.com

Grande abraço,
Luis Fernando Kolinger

myluxka disse...

oi também estou fazendo meu tcc sobre a pepsi e gostaria de saber as referencias
obrigada

myluxka@gmail.com

Anônimo disse...

Olá, Bom-dia.
Excelente o trabalho de pesquisa.
Também estou realizando meu tcc com relação a construção de marca corporativas, e gostaria de usar muitas das informações aqui contidas, mas preciso de referencia bibliográfica. O sr teria como enviá-las.
Obrigado.
hernanigabriel@gmail.com

Anônimo disse...

Cadê a lata vermelha da Pepsi criada em 2008 para os jogos de Pequim?

Anônimo disse...

Muito bom está matéria, parabéns!
Teria como me mandar as referências bibliográficas, pois tenho de fazer um artigo cientifico e gostaria de usar as informações contidas na pesquisa.

Obrigado.
Meu email: gabrielhps@hotmail.com

Anônimo disse...

Boa noite..

Estou fazendo minha monografia sobre a pepsi e gostaria das referencias se for possivel.. obrigada.

Thassia_01@hotmail.com

Cristina disse...

Parabéns pela matéria, me ajudou muito, pois estou fazendo um trabalho sobre a PepsiCo e esses dados irão enriquece-lo.
Poderia me dizer qual foi sua referência?

yeshua.tina@hotmail.com