29.5.06

WHISKAS


Donos de gatos de estimação que gostam de seus animais e se preocupam em alimentá-los com um produto saboroso, ou em oferecer o melhor a seus bichanos, escolhem WHISKAS, a marca de alimentos para gatos que mais conhece e se preocupa com o bem-estar dos felinos. Melhor do que ninguém WHISKAS sabe do que os gatos gostam e do que precisam para serem saudáveis e felizes. E os gatos sabem a diferença, e por isso, preferem WHISKAS. 

A história 
A marca WHISKAS foi introduzida no mercado britânico pela tradicional empresa americana Mars no ano de 1958 como a primeira comida para gatos em lata. Inicialmente a ração enlatada estava disponível apenas em um único sabor (fígado) e em embalagens de 200g. A palavra “whiskas” deriva de “whiskers” que significa “bigodes de gato”. Os proprietários de gatos aprovaram o novo alimento e principalmente o cuidado em oferecer uma refeição de qualidade que a marca tinha com seus bichanos. O sucesso não demorou a acontecer e WHISKAS se tornou extremamente popular entre os britânicos. Em 1962 a marca foi lançada em outros países da Europa. Ainda esta década, nos Estados Unidos, a empresa comprou em 1968 a tradicional marca Kal-Kan, criada em 1936 e que seria renomeada WHISKAS somente em 1988 com o slogan “The cat food your cat prefers is now called Whiskas”.


No ano de 1970, uma segunda variante de sabor em lata (atum) foi introduzida no mercado. Em 1975 foi lançado pela primeira vez um dos slogans que marcaram a história da marca: “Eight Out of Ten Cats Prefer Whiskas” (em português, “8 entre 10 gatos preferem Whiskas”). Nos anos seguintes a marca WHISKAS lançou produtos específicos para cada estágio da vida de um gato como os alimentos desenvolvidos exclusivamente para filhotes, em 1980, e uma linha desenvolvida para gatos adultos com idade de oitos anos ou mais, introduzida em 1997, composta por rações balanceadas e nutritivas para manter ossos, dentes e pêlos saudáveis. Foi também a primeira marca do segmento a oferecer uma ampla variedade de sabores e a embalagem sachê, que se tornou um enorme sucesso. De repente, alimentos com sabores de galinha, atum, salmão e filé passaram a agradar os paladares dos bichanos. Além disso, a marca foi introduzida em vários outros mercados mundiais, sempre alcançando posição de liderança e destaque em sua categoria. Nos anos de 1990 a marca foi introduzida em mercados importantes, como por exemplo, o Brasil e a China, onde WHISKAS desembarcou em 1995.



No ano de 2003, para comemorar os 45 anos da marca, iniciou-se um processo de rejuvenescimento que levou à mudança de imagem de todos os produtos. O resultado foi uma imagem mais moderna, mais próxima dos consumidores e com mais dinamismo. Para informar os consumidores e promover os seus produtos, a marca apostou fortemente no marketing “One to One”, e desde então, vem desenvolvendo inúmeras campanhas e ações nesta área. Criou, juntamente com a marca Pedigree (rações para cães), também de propriedade da Mars, o Clube Pedigree & Whiskas através do qual desenvolve uma comunicação periódica com os proprietários de animais de estimação, tendo como veículo a “Revista Cães & Gatos”. Foi com o patrocínio da Fundação Pedigree & Whiskas que se instituiu o Dia do Animal (comemorado em 4 de outubro), dedicado à divulgação e a defesa dos Direitos dos Animais.



Nos anos seguintes a marca introduziu no mercado alguns produtos pioneiros e revolucionários, como por exemplo, em 2002 quando relançou o Leite Whiskas (Whiskas Milk) que havia sido introduzido no ano de 1992 em embalagens Tetra Pak, com mais vitaminas e em formato de garrafinhas plásticas, especialmente desenvolvido pelos mais conceituados nutricionistas e veterinários para ajudar a manter o gato na melhor condição física; o Whiskas Kitbits, um snack irresistível que contém deliciosos pedaços de queijo e fígado; os novos Whiskas Dentabits, em latinhas de 50g, que foram especialmente desenvolvidos para ajudar a manter os dentes e as gengivas do gato saudáveis, introduzidos no início de 2003; o Whiskas Temptations, um delicioso petisco, crocante por fora e macio por dentro, ideal para ser servido como agrado e proporcionar mais momentos de carinho entre o gato e o seu dono; o Whiskas Anti-Hairball, um snack que ajuda a reduzir e a eliminar as bolas de pêlos que se formam no estômago; e mais recentemente o Whiskas Purrfectly, uma ração úmida feita com pedaços de frango e peixe e preparada com sucos naturais; e a linha Whiskas Supreme, rações com pedaços reais de frango e carne.



Pelo fato dos gatos serem animais exigentes por excelência e necessitarem de uma grande variedade de sabores na sua alimentação, WHISKAS tem apostado em uma diferenciada e vasta oferta de receitas, texturas e formatos, oferecendo assim uma grande variedade de produtos como o WHISKAS latas dividido em gamas de patês, molho delicioso e delícias em geléia; sacos ou sachês com grande variedade de texturas e sabores (como salmão, bacalhau, frango, peru, atum, coelho e pato); WHISKAS TERRINAS para os gatos mais exigentes, elaborado a partir de ingredientes naturais de primeira qualidade; WHISKAS Secos com os exclusivos Pockets recheados; a gama premium de alimentos secos WHISKAS TOP; WHISKAS JUNIOR nos formatos lata, saquinho e seco, desenvolvido especialmente para gatos filhotes; WHISKAS SNACKS que proporciona momentos de carinho e interação entre o gato e seu dono; WHISKAS MILK, um leite fortificado que atende todas as necessidades diárias de um gato; além de uma linha de acessórios dedicada aos cuidados complementares que inclui, comedouros, coleiras, produtos inseticidas, brinquedos, escovas e pentes.



Atualmente a WHISKAS comercializa mais de 30 variedades de produtos para gatos adultos, mais de 11 para gatos filhotes (linha WHISKAS JUNIOR), 11 para gatos com idade avançada, mais de 10 variedades de comidas molhadas e 10 variedades de snacks. Portanto, hoje em dia, se o consumidor quer contribuir para manter seu gato mais saudável e feliz, não há melhor opção que WHISKAS, que, em sua composição, conta com 100% dos nutrientes diários necessários para os felinos.



O centro de pesquisas 
As receitas dos produtos WHISKAS são desenvolvidas com base nos estudos científicos do Centro de Pesquisas WALTHAM - considerado por veterinários, criadores e cientistas há mais de 50 anos a maior autoridade mundial no cuidado e nutrição dos animais de estimação. Em WALTHAM, todos os cuidados necessários para garantir a melhor qualidade de vida dos cães e gatos são impecavelmente cumpridos. Todas as instalações foram projetadas de forma a atender muito mais do que somente as necessidades básicas dos animais de estimação - elas proporcionam um ambiente tranquilo, sem estresse e extremamente prazeroso para os animais. Estudos e publicações da instituição demonstram e relatam os benefícios da interação com animais de estimação, relacionados à redução de estresse, redução da pressão sanguínea, longevidade, etc. O Centro de Pesquisa, estabelecido em 1965, é a ciência por trás das marcas WHISKAS e PEDIGREE. Localizado no coração da Inglaterra rural, o Centro para Nutrição Animal reúne todo o conhecimento de pesquisa e desenvolvimento sobre animais do grupo Mars, empregando mais de 100 capacitados veterinários e 500 cientistas, além de manter parceria com 100 renomadas universidades e institutos de pesquisa.


Campanhas que fizeram história 
No mercado de alimentos para gatos o maior argumento para vender produtos é o instinto selvagem que os felinos possuem e, portanto a alimentação é fundamental. Apesar de serem animais domesticados, seus instintos naturais estão presentes e muito fortes, bem diferente de seus principais rivais, os cachorros. A marca WHISKAS é sem dúvida nenhuma a maior sumidade quando o assunto é o seu gato. Em 2003, para divulgar sua nova linha de comidas, a marca recorreu à agência americana TBWA/Chiat/Day de Los Angeles para que criasse uma campanha publicitária. O resultado foi a campanha “Inner Beast” e o comercial “Buffalo”. O filme, que adotava um tom de documentário natural da vida selvagem, mostrava um gato doméstico em seu ambiente natural nas planícies africanas. O pequeno felino estava observando um grupo de búfalos que pastava tranquilamente. A cena nos remete a um felino caçando. O predador espreitando sua presa. O gato se move cuidadosamente, muito semelhante aos movimentos de uma leoa quando está caçando. É impossível deixarmos de fazer a comparação do gato com o leão ou qualquer felino selvagem. Um dos búfalos faz contato visual com o gato e pressente o perigo que os ronda. Não demora muito para o grupo sair em disparada. Então começa a perseguição do gato que escolhe uma das vítimas. Enquanto persegue o enorme búfalo é possível ouvir o som do sininho da coleira do gato, reforçando humoristicamente que é apenas um animal doméstico. Durante a perseguição o locutor diz “Your cat has a inner beast. Feed it” (O seu gato tem uma fera interna. Alimente-o). O comercial é concluído com a imagem do produto e o texto “Whiskas. Made to satisfy a cat’s natural instincts” (Whikas. Feito para satisfazer os instintos naturais dos gatos). Logo depois aparece o slogan “What Cats Want”. Clique na imagem abaixo para assistir o comercial. 

   

Um comercial absolutamente fantástico, com uma trilha sonora que ressalta ainda mais a dramaticidade da situação e efeitos especiais perfeitos. A cena chega a parecer real. O filme, que é carregado de conceito e principalmente de metáforas, proporciona uma grande aventura visual ao telespectador. Posteriormente a campanha ganharia mais dois comerciais intitulados “Zebra” e “Impala” (que podem ser vistos no nosso canal do Youtube, além de material impresso.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos tempos. O logotipo original era apenas um esboço da cara de um gato com seus tradicionais bigodes (de onde deriva o nome da marca). Na década de 1980 a silhueta da cara de um gato ganhou contornos mais reais, principalmente com suas orelhas e perdeu os bigodes. No ano de 2003, para comemorar os 45 anos da marca, foram alterados o logotipo e as embalagens de todos os produtos da marca, que passaram a adotar uma imagem mais moderna e jovial. A principal mudança foi a adoção da cor roxa, que proporcionou maior visibilidade da marca e de seus produtos nos pontos de venda. Mais recentemente, em 2014, esse logotipo foi atualizado e adotou uma nova tipografia de letra.



Os slogans 
Nurture their nature. (2014) 
Feeding your cat’s instinct. (2013) 
I love my cat. (2010) 
My cat loves Whiskas - And I love my cat. (2009) 
Whiskas be happy. (2006) 
Cats Know the Difference. (2004) 
Whiskas. What cats want. (2003) 
The most preferred cat food. (1989) 
More cats than ever before now prefer Whiskas. (1987) 
Your cat would buy Whiskas. (1978) 
Eight out of ten cats prefer it. (1976) 
Cat go wild for Whiskas. 
Tastes meatier than ever. 
Cats prefer it. 
Os gatos preferem Whiskas. (atual, Brasil) 
Os gatos sabem a diferença. (antigo, Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Inglaterra 
● Lançamento: 1958 
● Criador: Forrest E. Mars 
● Sede mundial: Bruxelas, Bélgica 
● Proprietário da marca: Mars Incorporated 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Grant Reid 
● Presidente: Poul Weihrauch (Mars Petcare) 
● Faturamento: US$ 2.5 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 120 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Cuidados animais 
● Principais produtos: Comidas e rações para gatos 
● Concorrentes diretos: Meow Mix, Friskies, Kitekat, Cat Chow, 9 Lives e Iams 
● Ícones: O logotipo roxo que representa a cara de um gato 
● Slogan: I love my cat. 
● Website: www.whiskas.com.br

A marca no Brasil 
A marca WHISKAS foi introduzida oficialmente no país em 1990. Pioneira neste segmento, oferecia pela primeira vez alimentos e rações para gatos industrializadas com ingredientes de alta qualidade. As novidades não demoraram a aparecer: o sabor carne (1994), a linha Premium (1995), o sabor atum em lata (1996), carne e vegetais (1996) e pedaços ao molho (1999). Com apenas uma década no Brasil a marca ofereceu opções e alimentação de qualidade para deixar os gatos felizes. Com a chegada do novo milênio a linha de produtos foi ampliada com grandes novidades, como por exemplo, o WHISKAS Nuggets (2002); as rações Delicrocs (2004), com exclusiva cobertura feita com irresistíveis carnes selecionadas; a revolucionária e prática embalagem WHISKAS Sachê e os deliciosos petiscos WHISKAS Temptations, ambos em 2008.


A marca entende e respeita os instintos naturais dos gatos e por isso desenvolve alimentos completos para cada fase da vida deles como as linhas Seco, Lata, Sachê, Petiscos, Filhotes, Adultos e Gatos Castrados, em uma grande variedade de sabores (frango, cordeiro, carne, peixe, salmão e atum). Há mais de duas décadas no país a marca procura proporcionar mais momentos de felicidade a gatos e donos. Mais ronrons, mais sorrisos, mais momentos. Afinal, os Gatos preferem WHISKAS. E os donos agradecem.


A marca no mundo 
WHISKAS é a marca de alimentação para gatos com maior notoriedade em todo mundo, estando presente nos principais mercados, com presença nos cinco continentes, vendendo sua completa linha de produto em mais de 120 países. A marca é uma das mais importantes da empresa Mars Incorporated, faturando mais de US$ 2.5 bilhões anualmente. 


Você sabia? 
Durante anos a marca WHISKAS foi o principal patrocinador do famoso musical Cats, o segundo mais visto da história e considerado uma obra-prima da Broadway. A turnê brasileira do espetáculo também foi patrocinada pela marca. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 9/5/2016

Nenhum comentário: