1.6.06

MERCEDES-BENZ


Seus automóveis são o sonho de consumo da maioria dos mortais que habitam este planeta, um forte simbolismo representado pela grade do radiador com sua grande estrela prateada no centro. Um MERCEDES-BENZ é destinado a quem tem paixão por automóveis e por todos os valores que a marca agrega. Desempenho, segurança, conforto, requinte, durabilidade e respeito ao meio ambiente consagraram a marca em todo o mundo. E fazem dela, vanguarda na criação e no desenvolvimento de carros de passeio. Antecipando sempre o futuro do automóvel. 

A história 
Para contar a gloriosa história da marca MERCEDES-BENZ é preciso primeiro entender quem foram os homens responsáveis pelo seu surgimento. 
KARL (CARL) FRIEDRICH MICHAEL BENZ - Nascido em 25 de novembro de 1844, é considerado o criador do primeiro veículo movido a combustão interna na cidade de Mannhein na Alemanha, onde mantinha uma pequena oficina. Isto porque, no dia 29 de janeiro de 1886 este engenheiro alemão apresentou o pedido de registro de marca de patente em Berlim para seu triciclo (Patent-Motorwagen) com tração nas rodas traseiras, monocilíndrico, com 984cc de potência e que desenvolvia uma velocidade máxima de 16 km/h. Além disso, o veículo incorporava à época muitas soluções ainda utilizadas nos veículos modernos, como refrigeração à água, ignição elétrica e diferencial. Desde então, este dia é considerado o aniversário oficial do automóvel. O primeiro automóvel de quatro rodas de Benz, o Victoria de 1892, foi também a base para a criação do primeiro ônibus e perua, construídos em 1895. O primeiro automóvel com produção em série foi o Benz Velo. Em 1898 foram usados pneus de borracha no Benz Comfortable e, em 1899, no primeiro carro de corrida. A Benz & Cia., não só se tornou a primeira linha de montagem como também a maior do mundo no início do século XX. Em 1903 surgiu o Benz Parsifal inspirado nos conceitos de design dos automóveis Mercedes de Daimler.


GOTTLIEB WILHELM DAIMLER - Nascido em 17 de março de 1834, formou-se engenheiro aos 25 anos na Escola Politécnica de Stuttgart. Associou-se ao Sr. Wilhelm Maybach (grande projetista, criador dos clássicos e legendários automóveis Maybach) e produziram em 1885 a primeira motocicleta do mundo. Em 1886, alguns meses após o surgimento do triciclo de Benz, eles construíram a primeira carruagem movida a um motor refrigerado a ar. Em novembro de 1890 ele fundou a Daimler Motoren-Gesellschaft (conhecida como DMG). Em 1893 por motivos de rivalidades entre os sócios Daimler e Maybach se desligam da empresa. De volta a empresa em 1895, eles produziram o Phoenix em 1897, primeiro automóvel com motor frontal. Dois anos depois veio o primeiro motor 4 cilindros de 28hp.


Antes dos projetos de Benz e Daimler se concretizarem, outros experimentos com veículos motorizados já haviam sido feitos na Europa, principalmente na Inglaterra e na França. Porém, a novidade apresentada pelos alemães foi o uso de um modelo movido por um motor à combustão (a gasolina) inventado por Nikolaus August Otto. Até então, as experiências anteriores ficaram restritas à motorização a vapor. O pioneirismo desses dois homens fez com que colecionassem outras conquistas como a construção do primeiro ônibus, do primeiro caminhão com motor a gasolina e do primeiro caminhão a diesel do mundo.


Em 23 de junho de 1902 o nome MERCEDES foi registrado como marca e, pouco depois, em 26 de setembro, estava protegido legalmente. Surgiu de uma referência à Mercedes Jellinek, filha do cônsul da Áustria Emil Jellinek, um comerciante apaixonado por carros e cliente fiel de Gottlieb Daimler, da qual revendia os automóveis para os ricaços da Riviera francesa. O nome Mercedes identificava os carros encomendados por Jellinek, um entusiasta do automobilismo e que se consagrou a partir das vitórias obtidas nas pistas. Esse projeto fez enorme sucesso, tanto nas vendas quanto nas corridas. A Daimler teve que aumentar a produção, contratar mais funcionários (seis vezes mais) e decidiu usar o nome MERCEDES em seus carros. Com a fusão das empresas Daimler-Motoren-Gesellschaft e Benz & Cia., no dia 28 de junho de 1926 uniram-se também as duas marcas: a estrela de três pontas, que identificava os automóveis MERCEDES fabricados por Daimler, e a coroa de louros, que caracterizava os de Benz. Surgia assim oficialmente a MERCEDES-BENZ. As duas primeiras criações de Daimler-Benz foram os modelos Stuttgart 8/38PS e o Mannheim 12/55PS. Em 1927 surgiu o primeiro MERCEDES-BENZ modelo S, de Sportlich (esportivo em alemão), sigla adotada até hoje na Classe S, seguido pelo SS (Super Sport) e SSK (Super Sport Kurz, desenvolvido pelo lendário Ferdinand Porsche) e introduzidos em 1928. Foram estes modelos que estabeleceram a reputação luxuosa dos carros MERCEDES-BENZ. Certamente os automóveis mais admirados e desejados dessa época foram os modelos 380, 500K e 540K surgidos respectivamente em 1933, 1934 e 1936.


Em 1943 a produção de automóveis e utilitários para a guerra foi privilegiada em detrimento da produção dos carros de passeio. Trabalhadores forçados foram também utilizados em diversas fábricas da Daimler-Benz AG. A fábrica de Sindelfingen foi bombardeada em 18 de julho de 1944. Foram destruídos quase 80% dos prédios e instalações, além de 50% das máquinas existentes. A fábrica foi atingida por aproximadamente 20.000 explosivos e bombas incendiárias. Em 1945 a fábrica foi totalmente reconstruída tendo em vista as novas tendências de design e modernização dos automóveis para os próximos anos. Logo após o fim da Segunda Grande Guerra, em 1946, Daimler-Benz reiniciou a fabricação de seus automóveis. O modelo inaugural do pós-guerra foi o 170, um automóvel idêntico ao do ano de 1936 com algumas pequenas revisões. Nesta época a economia alemã estava se recompondo e necessitava de automóveis populares e econômicos. O modelo tinha um desempenho adequado com um motor 4 cilindros em linha. Por volta de 1950 a MERCEDES-BENZ estava produzindo aproximadamente 800 carros por semana. Com a recuperação da economia alemã, novos modelos mais potentes eram desejados pelos consumidores. Assim surgem em 1951 os modelos, 220, 300 e 300S.


Em 1953 foi lançado o modelo 180, conhecido no mundo como Mercedes Ponton. Os seus sucessores foram o modelo 190 e o 220S, surgidos em 1956, e o modelo 220SE (que já possuía injeção mecânica de combustível Bosch) em 1958. Os modelos mais cobiçados da década de 1950 foram o 300SL cupê, surgido em 1954, roadster (1957) e o 190SL roadster (1955). Com o modelo 300SL cupê a MERCEDES-BENZ retornou às pistas de corridas com vitórias seguidas e importantes. Sendo o primeiro automóvel em produção a ser equipado com injeção mecânica de combustível, recém desenvolvida pela Bosch, o carro era muito rápido e resistente. Em 1960 surgiu uma nova linha de sedãs conhecida como rabo-de-peixe, desenvolvida para atender ao gosto dos consumidores americanos. Para substituir os sedãs da década de 1960 surgiram, em 1973 e foram até 1980, os novos W116 sedans ou 280S, 280SE, 350SE, 450SE e 450SEL. Foram construídos para serem os melhores veículos do mundo em sua categoria e realmente o foram.


Para a década de 1980 a linha de sedãs de luxo da montadora, os modelos S (ainda não havia sido criado o conceito de classes na linha MERCEDES-BENZ) foram totalmente remodelados e seguiram majestosos até a década de 1990. Mas a grande revolução da década foi realmente o chassi W201 com os modelos 190E, 190D, 190E 2.3, 190E 2.6. Esse chassi foi o primeiro a ser destinado aos jovens empresários europeus que ainda não possuíam condições financeiras para adquirir os modelos mais luxuosos, porém não abriam mão de ter um MERCEDES-BENZ. A partir de 1994, a MERCEDES-BENZ simplificou o posicionamento dos modelos criando as famosas classes. Classe C (substituindo as 190E), Classe E e Classe S foram criadas. A MERCEDES-BENZ foi a primeira das marcas de luxo a lançar um SUV (sigla em inglês para “veículo utilitário esportivo”) no final da década de 1990, inaugurando uma nova geração off-road com a Classe M. Em 1998 a empresa comprou a tradicional montadora americana Chrysler, formando assim um gigante chamado DaimlerChrysler. Porém a união provou, no decorrer dos anos, ser extremamente prejudicial à marca MERCEDES-BENZ, que começou a ter grandes prejuízos financeiros em virtude da burocrática e envelhecida montadora americana. A união entre as duas montadoras viria a acabar no dia 14 de maio de 2007 separando assim as duas empresas.


Nos últimos anos a marca alemã vem investindo em novas tecnologias e conectividade. Um exemplo disso é o MERCEDES ME, um poderoso sistema de conectividade e interatividade que conecta o carro e o usuário com o mundo. Outra novidade é a tecnologia DYNAMIC SELECT que permite ao condutor mudar as características do veículo, incluindo motor, transmissão, suspensão e direção, em segundos – ao toque de uma tecla os modos de condução são alterados do mais confortável, passando pelo mais esportivo, até o mais eficiente. Além disso, a MERCEDES-BENZ promete lançar, em 2020, seu primeiro automóvel autônomo produzido em série. Outra aposta da montadora alemã são os carros totalmente elétricos. A MERCEDES-BENZ pretende lançar nos próximos anos de seis a oito modelos de luxo totalmente elétricos e assim ingressar em um segmento dominado pela americana Tesla.


Durante toda sua história a MERCEDES-BENZ sempre teve um papel fundamental no desenvolvimento de tecnologias que visam dar mais segurança aos automóveis. Muitas das visões inovadoras se tornaram realidades de forma pioneira em automóveis da montadora alemã. Dentre essas inovações estão o sistema antibloqueio de freios ABS (1978), o air-bag (1980) e o programa eletrônico da estabilidade conhecido como ESP® (1995). Hoje em dia, o novo sistema de segurança contra acidentes, batizado de Pre-Safe®System, que prepara o carro e seus ocupantes para a colisão agindo por antecipação para tensionar os cintos de segurança, reposicionando os bancos dianteiros (eletricamente ajustáveis) para uma posição mais favorável, além de fechar o teto solar se houver o risco de capotamento; o detector de sonolência; o monitor de veículo em ponto cego; o detector de movimentos bruscos e muitos outros sistemas de auxílio fazem dos automóveis MERCEDES-BENZ um dos mais seguros no mundo. Esse papel de pioneirismo que a montadora alemã vem imprimindo no universo automotivo é refletido com mais de 80 mil pedidos de registro de patentes. A marca da estrela de três pontas, em 125 anos de história, não abandonou os princípios de seus fundadores, demonstrando que mantém viva as afirmações: “O amor pela invenção nunca morre” (Carl Benz) e “O melhor ou nada” (Gottlieb Daimler).


A linha do tempo 
1930 
Lançamento do GROSSER MERCEDES, ou 770K, um automóvel construído em duas versões, limusines ou carros abertos para paradas ou desfiles. 
1954 
Início da utilização do chamado Crash Test em sua linha de produção. 
Lançamento do MERCEDES-BENZ ROADSTER SL. Para quem via pela primeira vez o revolucionário modelo, o tempo parou por alguns segundos. Isso acontece até hoje. A cada nova geração, o modelo unia o charme e a exclusividade que somente um MERCEDES-BENZ era capaz de oferecer. 
1955 
Lançamento do lendário super esportivo SLR, equipado com motor de oito cilindros e 2.982 cc, capaz de desenvolver até 310 cavalos de potência, e que com apenas 1.117 kg atingia uma velocidade superior a 290 km/h. As linhas vigorosas da carroçaria, com o capô alongado, eram complementadas pelos tubos de escape de grande dimensão montados lateralmente, as entradas de ar e as jantes de raios, bem como pelo cockpit elegante, com o pára-brisa panorâmico arredondado. Este modelo ficou conhecido como “Coupé Uhlenhaut” graças ao seu criador. Foi o engenheiro Rudolf Uhlenhaut, na época responsável pelos testes com veículos de passageiros e pela divisão de desenvolvimento dos carros de competição da MERCEDES-BENZ, que o retirou das pistas de corrida para as estradas. 
1957 
Lançamento do MERCEDES-BENZ 300SL (conhecido como Asas de Gaivota), um roadster de grande porte na versão conversível. Seu motor era inclinado 50 graus para baixar o capô e poder gerar uma melhor aerodinâmica. Ele também foi o primeiro veículo do mundo a receber injeção de combustível ao invés de carburador. Com apenas 1.858 unidades produzidas até 1963, este conversível é ainda nos dias de hoje um dos modelos mais procurados e valorizados por colecionadores de clássicos do mundo inteiro. 
1963 
Lançamento do MERCEDES-BENZ PULLMAN 600, uma luxuosa limusine com aproximadamente 6 metros de comprimento e velocidade máxima de 200 km/h. Esse modelo se tornou o carro oficial de presidentes e celebridades, entre eles o ditador romeno Nicolau Ceausescu, o músico John Lennon e a estilista Coco Chanel. O modelo foi fabricado até 1981. 
1969 
Lançamento do MERCEDES-BENZ C111, o primeiro modelo da montadora alemã a ser equipado com o motor rotativo inventado por Felix Wankel. O desenho agressivo com portas “asas-de-gaivota” foi obscurecido pelo motor de três rotores, que permitia ao bólido atingir 300 km/h. 
1971 
Lançamento do roadster 350SL. Com visual renovado o modelo provou ser o mais longevo da marca alemã com 18 anos de existência. O modelo caracterizou um novo padrão de estilo nos veículos da marca da estrela. A partir do modelo, os grandes faróis verticais que identificavam a marca, deram lugar aos conjuntos retangulares horizontais. Outro ponto que começou a distinguir o modelo além da já tradicional esportividade foi o luxo no acabamento. 
1979 
Lançamento do MERCEDES-BENZ CLASSE G, um jipe desenvolvido a partir de versões de automóveis militares com linhas retas que atestavam sua força e poder. O modelo continua em produção até os dias de hoje. 
1985 
Lançamento dos novos modelos W124, representados pela 200E, 230E, 300E, 300D, 300TD entre outros, que conquistaram a decisiva opinião de ser os melhores sedãs do mundo entre vários fãs e usuários da tradicional marca alemã. 
1989 
Lançamento do MERCEDES-BENZ 500SL, equipado com um motor V8 de 306 cavalos (o mais potente a equipar um MERCEDES-BENZ até a época). Outros destaques deste modelo eram o sistema de suspensão com amortecedores adaptados e a capota com acionamento eletro-hidráulico, que podia ser aberta ou fechada em apenas 30 segundos.
1993 
Lançamento do MERCEDES-BENZ CLASSE C, uma linha de modelos compactos. Recentemente a linha passou por um completo redesenho, sendo a principal mudança os famosos faróis em “oito deitado”. Atualmente o modelo, que está em sua quarta geração, é oferecido em versão sedã, perua e cupê. 
Lançamento do MERCEDES-BENZ CLASSE E, o sedã campeão de vendas da marca (mais de 13 milhões de unidades desde seu lançamento) e que está em sua décima geração, se considerado seus sucessores.
1995 
Lançamento da MERCEDES-BENZ SPRINTER, um veículo utilitário leve disponível nas versões van, furgão e chassis com cabine. Em 2006 foi introduzida a segunda geração do modelo. 
1996 
Lançamento do MERCEDES-BENZ SLK, um conversível com uma sigla que dizia muito sobre sua personalidade: Sport Leicht Kurz ou Esportivo Leve Curto. O modelo foi o primeiro, na história recente, a possuir um mecanismo automático para recolher a capota rígida e guardá-la no porta-malas. 
Lançamento da MERCEDES-BENZ VITO, uma van comercial que atualmente está em sua terceira geração. 
1997 
Lançamento do MERCEDES-BENZ CLASSE M, primeiro utilitário esportivo de porte médio construído por uma montadora de automóveis de luxo, que trazia atributos inconfundíveis ligados a aspectos como dinamismo, conforto, luxo e capacidade 4x4. Esta primeira versão vendeu até o ano de 2004 mais de 620 mil unidades. 
Lançamento do MERCEDES-BENZ CLASSE A, um monovolume compacto, muito semelhante a uma mini-van. No Brasil foi produzido de 1999 a 2004, na fábrica da montadora em Juiz de Fora, tendo sido substituído pela nova versão importada no ano seguinte. O modelo está disponível em três ou cinco portas. 
Lançamento do MERCEDES-BENZ ACTROS, um caminhão de grande porte desenvolvido para percorrer grandes distâncias e com grande quantidade de carga. 
1998 
Lançamento do MERCEDES-BENZ CLASSE CLK, um esportivo de duas portas de porte médio oferecido nas versões cupê e conversível. O modelo tem um perfil dinâmico e esportivo, valorizado pelas opções de motor V6 e V8, além da vigorosa grade de três lâminas, com a ampla estrela da marca no centro, conferindo imponência ao automóvel. Os faróis duplos garantem a atratividade do moderno design. 
Lançamento do MERCEDES-BENZ ATEGO, um caminhão do segmento de semipesados. Desde o início da produção, esteve disponível em diversas configurações: chassi longo, cavalo-mecânico, além das várias denominações. 
2003 
Lançamento do MERCEDES-BENZ CLASSE SLR McLaren, um super esportivo de US$ 1 milhão que mistura os elementos estilísticos do SLR original da década de 1950 com detalhes do projeto dos carros de corrida da equipe McLaren Mercedes de Fórmula 1. Toda a plataforma possui um composto de carbono e o motor foi desenvolvido e ajustado pela AMG. As portas possuem o dispositivo de abertura borboleta (semelhante ao Lamborghini). Essas características permitem ao SLR do século XXI formar uma ponte entre o passado e o futuro, trazendo a mais avançada tecnologia da competição automobilística para as ruas. 
2004 
Lançamento do MERCEDES-BENZ CLS, um cupê de médio-grande porte com quatro portas, que tinha como público alvo executivos que exigiam desempenho. 
Lançamento da MERCEDES-BENZ VIANO (também conhecido como CLASSE V), uma van que pode servir para várias propostas de transporte. Recentemente a montadora anunciou o lançamento da Viano Avantgarde Edition 125, uma versão luxuosa da van, com capacidade para 6 pessoas e cheia de itens exclusivos, como poltronas individualizadas com forro de couro Lugano, encosto para a cabeça com ajuste de altura, cintos de três pontos e apoio de braços. 
2005 
Lançamento do MERCEDES-BENZ CLASSE S, automóvel top de linha da montadora alemã que impressionava não apenas pelo conforto, luxo e prazer ao dirigir, mas também por desempenho, estabilidade e segurança. Equipado com motor V8 de 5,0 litros e três válvulas por cilindro, o modelo alcançava 250 km/h, limitados eletronicamente, e acelerava de 0 a 100 km/h em 7.2 segundos. O automóvel já está em sua sexta geração, visto que o primeiro modelo S foi lançado em 1951. 
Lançamento, em março, no Salão do Automóvel de Genebra, do MERCEDES-BENZ CLASSE B, uma evolução mais luxuosa e maior do modelo CLASSE A. Um terço do total de veículos vendidos, mais de 1 milhão, desde seu lançamento, foi absorvido pelo mercado alemão, seguido do italiano, francês e japonês. A versão preferida é a B 180 CDI, movida a diesel. 
2006 
Lançamento do MERCEDES-BENZ CLASSE R, um utilitário esportivo crossover com linhas suaves e fluentes ao longo do exclusivo design. O modelo é primeiro MERCEDES-BENZ para 6 pessoas, com bancos individuais em 3 filas, que resultou em um espaço interno generoso, uma motorização potente e um conforto acima das expectativas. 
Lançamento do MERCEDES-BENZ CLASSE GL, uma SUV de grande porte que demonstra grande aptidão para circular em estradas e cidades, com uma condução extremamente confortável e um luxo singular. O design deste modelo é uma expressão de solidez, potência e exclusividade. Suas amplas dimensões externas e internas, com destaque para os 7 bancos, sua funcionalidade e seus equipamentos são inéditos. 
2007 
Lançamento do MERCEDES-BENZ SLR McLaren Roadster, versão conversível do celebrado super esportivo cupê. 
Lançamento do MERCEDES-BENZ CLASSE CL, um luxuoso cupê de grande porte. 
2009 
Apresentação oficial do MERCEDES-BENZ BlueZero, um automóvel híbrido que usa uma bateria de ion de lítio de 18 kWh. Sua recarga pode ser feita por meio do motor térmico de 1-litro, de três cilindros, com turbocharger, de 67 cv de potência máxima. A autonomia da bateria, funcionando sem ajuda do motor a gasolina, é de 100 km. Quando os dois propulsores trabalham em conjunto a distância percorrida sobe para 500 km. 
Lançamento do MERCEDES-BENZ SLS AMG, uma obra-prima desta divisão da montadora alemã. Toda a ousadia do automóvel é reforçada pelo motor V8 de 514 cv, que acrescenta ainda mais esportividade à condução. As rodas de 19” com desenho exclusivo e a grade dianteira diferenciada transmitem um caráter impactante ao modelo. 
2011 
Lançamento do MERCEDES-BENZ CLASSE B F-CELL, um automóvel que tem bom desempenho com emissão zero de poluentes com o uso de hidrogênio como combustível. O modelo é movido quando hidrogênio e ar reagem, sem combustão, produzindo 136 cv no motor elétrico. Inicialmente foram produzidas apenas 200 unidades. 
2013 
Lançamento do MERCEDES-BENZ CLA CLASS, versão sedã de quatro portas feito com base na nova geração do CLASSE A.


AMG, a criação de um mito 
Para quem é apaixonado por carros, as três letrinhas presentes na tampa do porta-malas de alguns dos mais caros e exclusivos modelos da MERCEDES-BENZ não passam despercebidas. Por trás delas há quase 50 anos de história que cunharam um verdadeiro mito. As iniciais AMG personificam automóveis de alta performance, exclusividade, dinamismo e prazer ao dirigir. A imagem de sucesso da AMG como marca de desempenho da MERCEDES-BENZ reflete-se em sua impressionante desempenho no mundo do automobilismo esportivo e em seus veículos exclusivos. Hoje uma subsidiária 100% pertencente à Daimler AG, é a ponta de lança tecnológica do grupo no segmento dos carros de alto desempenho. A promessa da marca AMG – “Driving Performance” - é resultado da união de tecnologia no estado da arte com puro prazer ao dirigir. Oficialmente nascida no dia 1 de junho de 1967, a AMG começou a ser criada três anos antes. Em 1964, quando a MERCEDES-BENZ parou de participar oficialmente das provas de Gran Turismo com o modelo 300 SE, dois funcionários da fábrica decidiram continuar atuando, por conta própria, na área esportiva. Apostando na popularidade do modelo entre os pilotos e o público, Hans Werner Aufrecht, que trabalhava na área de testes, e o engenheiro Erhard Melcher, começaram a usar suas horas de folga para preparar motores V8 e V12. Um de seus primeiros projetos foi criar um novo comando de válvulas para o motor do SE, que elevou sua potência de 218 cv para 238 cv. O equipamento rapidamente foi levado para as pistas e, em 1965, um 300 SE equipado com ele, pilotado por Manfred Schiek, venceu dez corridas do Campeonato Alemão.


O sucesso rapidamente levou a um grande número de encomendas e à saída da dupla da empresa. Passando a trabalhar por conta própria, eles uniram suas iniciais A e M, ao G de Grossaspach, local onde haviam obtido sua primeira vitória nas pistas. Indo além da preparação dos motores, a dupla passou a fazer alterações mais profundas em todo o carro e sua primeira criação “assinada” atendia pelo nome de 300 SEL AMG. Sempre usando como base para seus produtos os carros da MERCEDES-BENZ, os dois acumularam uma impressionante série de sucessos tanto nas pistas como no mercado de esportivos para uso nas estradas e ruas. Acabaram, com isso, recebendo o apoio oficial da MERCEDES-BENZ, inicialmente nas competições do campeonato de turismo alemão, DTM, a partir de 1988. Essa união permitiu também que a AMG pudesse vender seus produtos nas concessionárias da montadora alemã. A partir de 1990, a cooperação tornou-se mais sólida, com o lançamento do C 36 AMG. Com seis cilindros, 3.6 litros e 280 cv, o sedã acelerava até 100 km/h em 6.7 segundos e, para a frustração de muitos, chegava “apenas” a 250 km/h, por ter a velocidade máxima limitada pela fábrica. Finalmente em 1999 as duas empresas se fundem e a AMG passa a ser parte da MERCEDES-BENZ. A abertura do AMG PERFORMANCE STUDIO, em 2006, marcou o início de uma nova fase para a montadora alemã, que tentava cativar consumidores cada vez mais exigentes oferecendo automóveis praticamente exclusivos.


Um dos modelos de sucesso desenvolvido pelo estúdio foi o SLK 55 AMG BLACK SERIES, que trazia o propulsor 5.5l V8 de 400 cv. Vale lembrar que a MERCEDES-BENZ levou ao Salão do Automóvel de Nova York o CL 65 AMG, modelo comemorativo aos 40 anos da tecnologia AMG. Tratava-se de um cupê de alto rendimento, equipado com motor V12 de 612 cavalos de potência. Outra obra-prima foi o esportivo CLS 63 AMG equipado com o novo motor AMG 5.5 V8 biturbo, de 557 cavalos de potência máxima, com injeção direta de gasolina por jatos dirigidos, cárter totalmente em alumínio e tecnologia de quatro válvulas com ajuste do eixo de comando, inter-resfriamento ar/água e do gerenciamento do gerador. O CLS 63 AMG foi o primeiro automóvel do mundo a oferecer faróis com a tecnologia LED de alto desempenho de série (que imitam a luz do dia). Em 2011 surgia o modelo SLS AMG GT3, especialmente desenvolvido para competições, assim como o conversível SLS AMG Roadster. No 45º aniversário da AMG, o leque de modelos não era apenas o maior e mais diversificado de sua história, mas também adequado aos mais diferentes desejos e exigências dos clientes. A gama compreendia 22 veículos AMG de alta performance, com potências que iam de 421 cv a 630 cv. A seleção de modelos oferecida incluía sedãs, cupês e utilitários esportivos, assim como roadsters e o SLS AMG, primeiro veículo desenvolvido independentemente pela MERCEDES-AMG.


Hoje em dia a divisão AMG é mais uma fabricante de motores, além de participar do processo de “envenenamento” dos modelos da MERCEDES-BENZ que carregam a mítica insígnia. São produzidos mais de 100 motores por dia, na unidade fabril de 40.000 m² localizada em Affalterbach e que emprega mais de 1.300 funcionários. Para se ter uma ideia, a filosofia da AMG é “um homem, um motor”. Ou seja, em uma placa de titânio do motor, quem foi responsável por sua montagem deixa o nome gravado. Nada mais exclusivo. Além disso, a tendência esportiva aparece em pequenos detalhes do visual. Não existe um pacote de equipamentos pré-determinado para todos os modelos, mas sim um projeto para cada carro, que pode receber ponteiras cromadas, kit aerodinâmico, ser rebaixado, etc. O interior também traz itens exclusivos, como o RACETIMER, que cronometra o tempo de um percurso como se o motorista estivesse em uma corrida, e as borboletas para a troca de marchas, que são em alumínio e ficam no volante, como nos carros de Fórmula 1. O sistema AMG SPEED SHIFT, que equipa todos os automóveis da divisão, dá ao motorista a liberdade de escolher entre a condução modo esportivo ou conforto. A suspensão também se adapta à seleção feita. A AMG Driving Academy é um dos principais pilares da experiência AMG. Seja através dos roteiros EMOTION, voltados à diversão, cursos de treinamento especial para condições de inverno na Lapônia, na Suécia, ou empolgantes eventos em pistas de corrida como o Laço Norte de Nürburgring, a gama de programas de treinamento e eventos oferecidos é extremamente diversa.


O luxo sobre rodas 
Em 2014, a MERCEDES-BENZ relançou a marca Maybach. Seu alvo são os abonados clientes que querem um banco traseiro tão (ou mais) confortável que o assento da primeira classe de um avião. Esta é a segunda tentativa de se resgatar a tradicional marca. A Maybach nasceu como uma fábrica independente em 1909 para produzir motores para dirigíveis. Em 1919, fez seu primeiro carro e, na década de 1930, os Maybach Zeppelin estavam entre os automóveis mais potentes e sofisticados do mundo. Em 1960, a então Daimler-Benz comprou a Maybach, mas somente em 2002 a marca voltaria a ser usada em uma linha de automóveis extremamente luxuosos, com os modelos 57 e 62. Foi um fracasso: menos de 2.500 unidades foram vendidas ao longo de dez anos. A Maybach regressou como uma “submarca”, como é a AMG. O primeiro carro era uma versão ainda mais sofisticada do Classe S, o modelo mais luxuoso da MERCEDES-BENZ. Se por fora o sedã Mercedes-Maybach S600, impulsionado por um motor V12, só se diferencia por pequenos emblemas na coluna traseira e rodas diferentes, era do lado de dentro que a mágica acontecia. A engenharia esticou o carro em 30 cm para comportar duas largas poltronas individuais que reclinam até 43° na traseira. Como opcional, os assentos podem trazer massageadores que reproduzem a técnica de massagem com pedras quentes. No console central há um compartimento para gelar ou esquentar bebidas. O carro ainda traz taças de champanhe feitas a mão e banhadas em prata. O sistema de ar-condicionado pode receber um pacote que inclui filtragem e ionização do ar, além de borrifar perfume. O teto de vidro panorâmico permite a entrada de luz natural. Não quer ser visto? Basta apertar um botão e as janelas são escurecidas. Pouco depois foram lançadas as versões Mercedes-Maybach de oito cilindros (S550) e a de seis (S400), e ainda a limusine Pullman, com 6.5 metros de comprimento e três fileiras de bancos (ao custo de US$ 1 milhão a versão blindada).


A nomenclatura de suas obras-primas 
A nomenclatura, repleta de letras e números dos automóveis da MERCEDES-BENZ é como se fosse o DNA mais puro de cada linha da marca alemã. Essas nomenclaturas seguem fielmente uma ordem e seus significados uma descrição de cada linha ou modelo de automóvel. Nos primórdios a nomenclatura de cada modelo tinha esse significado: 
A numeração 
Geralmente correspondiam a cilindrada do motor, como por exemplo: 500 = 5.0 ou 420 = 4.2. 
As letras 
Geralmente vinham depois da numeração e significavam: 
C = Cupê 
D = Diesel 
E = Einspritzung (injeção de combustível) 
L = Lang - Chassi alongado 
S = Sonder (Especial) 
SL = Sport Leicht (Sport Light) - Esporte leve 
T = Touring (Station Wagon) - Perua 
Porém, após o ano de 1994 os modelos de automóveis passaram a serem classificados como Classes. As letras antecedem à numeração: 
A = Kompaktklasse - Classe compacta 
B = Kompaktvan - Van compacta 
C = Kleinste Stufenheck-Limousine - Sedã notchback pequeno 
CL = Coupévarianten-Limousine - Cupê derivado da Classe S 
CLC = Coupévarianten-Limousine C-Klass - Cupê derivado da Classe C 
CLK = Coupévarianten-Limousine Kompakt - Cupê compacto derivado da Classe E sobre a plataforma da Classe C 
CLS = Coupé-ähnliche Limousine Seitenfenster - Cupê similar ao sedã de laterais envidraçadas derivado da Classe E 
E = Mittelklasse / Executive - Classe intermediária 
G = Geländewagen - Todo terreno 
GL = Geländewagen Luxus - Todo terreno luxuoso derivado da Classe M 
GLK = Geländewagen Luxus Kompakt - Todo terreno luxuoso compacto derivado da Classe C 
ML = Mittelgroß Luxus - Tamanho médio luxuoso 
R = Raumlimousine - Sedã espaçoso 
S = Spitzenmodelle - Modelo Top de linha 
SL = Sport Leicht - Esporte Leve 
SLK = Sport, Leich,t Kompakt - Esporte leve compacto 
SLR = Sport, Leicht, Rennsport - Esporte leve de competição 
Designação interna do tipo de carroceria: 
A = Cabriolet - Conversível 
C = Coupé 
CL = Coupé limousine 
R = Roadster (conversível para 2 passageiros) 
S = Stationswagen - Touring - Perua 
V = Verlängerte Limousine - Sedã versão longa 
W = Wagen (Limousine) - Sedã (antigamente também utilizado para Cupês, Peruas e Roadster) 
X-SUV = Sports Utility Vehicle (Veículo Utilitário Esportivo) 
Motores 
M = Motor - à gasolina 
OM = Öl Motor - à Diesel 
Siglas que definem outras variantes na motorização: 
CDI = Common rail Direct Injection - Injeção direta de diesel sob alta pressão 
Kompressor = Compressor


Em 2014, a MERCEDES-BENZ anunciou a nova nomenclatura que utilizaria em todos os seus veículos e motores a partir de 2015, com o intuito de reorganizar os mais de 30 modelos e versões de forma mais simples para o consumidor a partir do tipo de plataforma e motorização. A designação de cada variação dos cinco modelos-base Classe A, B, C, E e S sempre será antecedida de uma sigla com duas letras maiúsculas. No caso dos SUV’s, todos têm as duas primeiras letras “GL”, como tributo ao lendário Classe G, o off-road clássico da marca alemã. O sistema de nomenclatura para os cupês de quatro portas seguiu estilo semelhante: as primeiras duas letras são CL e a terceira denota a plataforma, como CLA para a versão cupê do Classe A ou CLS como variação dos Classe E e S. A partir de 2016, os roadsters esportivos da marca são identificados pelas iniciais SL. O atual SLK se tornou SLC. A montadora explica que como no caso do Classe G, o SL mantém a sua designação em reconhecimento ao seu status icônico de esportividade da marca. Já na nomenclatura de tipos de motorização, as designações são mais curtas e simples do que as utilizadas até agora, com letras minúsculas únicas, cujos significados indicam a fonte energética utilizada. São elas C (gás natural comprimido), D (diesel), E (elétrico), F (célula de combustível) e H (híbrido). Para motores a gasolina não haverá nenhum identificação. A sigla 4MATIC é usada em todos os modelos com tração integral automática nas quatro rodas. Todos os modelos também podem utilizar as duas submarcas do grupo, como já acontece com a MERCEDES-AMG para designar versões de alto desempenho esportivo com motores exclusivos, e de agora em diante com a Mercedes-Maybach que identifica opções top de linha de altíssimo luxo, por enquanto só usada nos sedãs Classe S.


As flechas de prata 
O mito começou na década de 1930, quando a MERCEDES-BENZ e Auto-Union (atual Audi) criaram carros imbatíveis que disputavam entre si o domínio das pistas nas competições automobilísticas. Com carrocerias de alumínio sem pintura, eles entraram para a história como as FLECHAS DE PRATA (Silver Arrows). O primeiro destes mitos, chamado W125, tinha chassis de liga de aço com cromo, níquel e molibdênio e carroceria de alumínio, que pesava menos graças a um truque descoberto em 1934 no modelo W25. Até aquele ano os MERCEDES-BENZ de corrida eram pintados de branco, a cor da Alemanha para as competições. Como o carro estava com peso acima do permitido pelo regulamento, os engenheiros não tiveram dúvida: rasparam toda a tinta, deixando os carros com o alumínio da carroceria reluzindo. As “flechas de prata” ganharam sete das onze provas que disputaram, com a primeira vitória em Tripoli, na Itália.


Depois, veio a Segunda Guerra Mundial e as Flechas de Prata só voltaram a ingressar em uma pista em 1954, graças ao esforço da MERCEDES-BENZ, que retornou às competições com o modelo W196. Construídos com a mais alta tecnologia da época, os W196 deixaram todos os outros carros obsoletos. A MERCEDES-BENZ não economizou dinheiro na construção de seus novos modelos. Havia duas carrocerias: uma tradicional e outra, usada somente em circuitos de alta velocidade, que cobria as rodas. Os modelos W196 dominaram as temporadas de 1954 e 1955 dirigidos pelos pilotos Juan Manuel Fangio, Hans Hermann, Karl Kling e Sterling Moss. Com oito cilindros, 2.982 cm³ de cilindrada, potência de até 310 cv e uma velocidade máxima acima dos 300 Km/h, este “Flecha de Prata” conquistou em 1955 os primeiros lugares nas mais consagradas provas automobilísticas: Mille Miglia, Targa Florio, RAC Tourist Trophy, Eifelrennen, bem como no Grande Prêmio da Suécia. Teriam feito ainda mais, mas a MERCEDES-BENZ resolveu abandonar as competições depois do trágico acidente ocorrido nas 24 Horas de Le Mans do dia 11 de junho de 1955, em que morreram o piloto Pierre Levegh e 83 espectadores.


Em 2010, a MERCEDES-BENZ, depois de uma bem sucedida parceria com a tradicional McLaren (como fornecedora de motor), voltou a ter escuderia própria na Fórmula 1, tendo inicialmente como pilotos os alemães Michael Schumacher e Nico Rosberg. A partir de 2013 a equipe passou a contar com a dupla de pilotos Nico Rosberg e Lewis Hamilton. E começou a dominar a Fórmula-1 com dois títulos mundiais de construtores em 2014 e 2015.


O fascinante museu 
A marca que inventou o automóvel também reinventou o museu do automóvel. No dia 19 de maio de 2006, foi inaugurado na cidade de Stuttgart, na Alemanha, o Novo Museu Mercedes-Benz. Construído em tempo recorde, foram necessários apenas dois anos e meio, o novo museu possui um design arrojado, além de ser o único no mundo que apresenta 130 anos da história da indústria automotiva, desde o seu princípio.


São mais de 160 veículos e mais de 1.500 outros produtos expostos aos visitantes em duas passagens conectadas, que ocupam 16.500 m² distribuídos em nove andares. Além de apresentar a história da marca MERCEDES-BENZ, o museu também oferece um olhar revelador sobre o futuro. A dualidade do passado e futuro também está presente na arquitetura do prédio, que foi criada no UN Studio dos famosos arquitetos alemães Ben van Berkel e Caroline Bos. O interior do prédio foi modelado com a estrutura da espiral do DNA, que carrega os genes humanos, para ilustrar a filosofia original da marca MERCEDES-BENZ: a invenção contínua de coisas completamente novas para manter a mobilidade, desde a invenção do automóvel até a visão orientada para o futuro sobre a dirigibilidade livre de acidentes. Em pelo menos duas horas de passeio através do museu, os visitantes podem acompanhar os 130 anos da história do automóvel como uma jornada pelo tempo. Um elevador leva os visitantes até o andar mais alto do museu, de onde saem duas rotas em espiral, metaforicamente representando a genética da marca, para que possam descer por nove andares. Um detalhe: enquanto o elevador sobe para o último andar, imagens antigas são projetadas na parede do lado de fora, e chegando ao andar, é possível escutar barulho de cavalos, transportando o visitante para o ano de 1886. Pela primeira rota, há sete “Salas Lendárias” que contam a história da marca em ordem cronológica.


Uma novidade: o museu também documenta os mais de 100 anos de história de veículos comerciais da empresa. Os visitantes podem trocar de rota a qualquer momento. Ambas terminam na curva “Flechas de Prata - Corridas e Recordes”, onde estão expostas as lendárias MERCEDES-BENZ que marcaram época nas pistas de competições pelo mundo. Nesta área, também são exibidos trechos de filmes de corridas históricas. Pertences de famosos pilotos de corrida, dois simuladores e um workshop de corrida oferecem aos visitantes uma oportunidade de ingressarem no fascinante mundo das competições.


A exposição “A Fascinação da Tecnologia”, que pode ser acessada individualmente, ocupa uma posição especial. Exibida em um contexto altamente sofisticado, ela proporciona conhecer o dia-a-dia de trabalho dos engenheiros de desenvolvimento da MERCEDES-BENZ, e, portanto, observar o futuro do automóvel. As “Salas de Coleção” mostram a variedade de veículos MERCEDES-BENZ de acordo com tópicos. Estes tópicos vão desde o transporte por ônibus, táxi e automóveis até o transporte de mercadorias e distribuição, passando pela “Galeria de Ajudantes” em combate à incêndios, serviços de emergência e operações municipais (como caminhões de lixo e caminhões para remover neve do asfalto) até veículos VIPs e, finalmente, a “Galeria de Heróis” - um número incontável de veículos altamente eficientes que continuam a realizar suas atividades pelo mundo. Nestas salas o visitante pode apreciar exposições como o ônibus MERCEDES-BENZ O 305; o famoso “Millipede” - o caminhão pesado LP 333; o veículo de combate à incêndio LF 3500; a limusine feita à mão na década de 1930 para o imperador do Japão; ou o “Papamóvel” usado pelo Papa João Paulo II. São veículos que têm uma história própria e, em alguns casos, também ajudaram a escrever a história.


Também estão disponíveis aos visitantes um restaurante, um café e algumas lojas. Uma ligação direta com o Centro Mercedes-Benz também possibilita uma transição da lendária MERCEDES-BENZ desde os modelos clássicos até a atual linha de produtos. Em 2011, para comemorar a data dos 125 anos da MERCEDES-BENZ o museu organizou uma exposição especial intitulada “Como tudo começou”, que apresentava documentos originais sobre Karl Benz e Gottlieb Daimler. O museu já recebeu mais de 7 milhões de visitantes desde sua inauguração.


A Mercedes-Benz além dos automóveis 
A MERCEDES-BENZ, que para muitos significa o luxo sobre rodas, também assina uma linha de bicicletas (Road, Fitness e Mountain) voltada aos fãs da marca da estrela de três pontas, que podem ser equipadas com acessórios especiais e exclusivos como bombas, descansos laterais, bagageiros, computadores (possui um sensor que monitora a velocidade e a cadência de pedalada e comanda automaticamente o câmbio, que também pode ser controlado manualmente) e racks de teto. Além disso, a marca alemã possui uma linha moderna e avançada de bicicletas dobráveis. As mais caras bicicletas são as masculinas, chegando a valer US$ 2 mil, quase o mesmo valor de um novo conjunto de rodas para o sedã E-CLASS. As bicicletas (incluindo infantis) são vendidas em mercados como Alemanha, Austrália, Estados Unidos e Rússia.


Já em 2010, a montadora alemã se uniu a Eurocopter (atual Airbus Helicopters) para apresentar oficialmente o fruto dessa parceria: o luxuoso helicóptero EC 145 Mercedes-Benz Style. O modelo, uma edição especial, tem capacidade para até 8 passageiros, pode chegar a uma velocidade máxima de 270 Km/h, com autonomia de 680 km e foi concebido através de um projeto liderado pelo Estúdio de Design Avançado da Mercedes-Benz, localizado na cidade italiana de Como. A espaçosa cabine do EC-145 permitiu que os projetistas da MERCEDES-BENZ criassem um novo conceito de acabamento interior, totalmente inspirado na linha de automóveis da Classe R da fabricante alemã.


Os estofamentos estão disponíveis em materiais de luxo e em uma gama de opções de cores, além da escolha de elegantes padrões amadeirados aplicados em detalhes. Três compartimentos multifuncionais oferecem geladeira, apoio para os copos, mesa, monitor e Blu-ray incorporados, juntamente com espaços extras oferecidos em gavetas. Um parede divisória com janelas separa a cabine do piloto, ambientada com o padrão de iluminação utilizada nos veículos MERCEDES-BENZ das Classes E e S. Uma área de armazenamento multifuncional também foi incluída na parte posterior da cabine, oferecendo um compartimento de bagagem com numerosos pontos de fixação no piso e nas paredes para prender malas, tacos de golfe e outros artigos maiores como uma bicicleta. Recentemente foi apresentada a versão H145 Mercedes-Benz Style, que oferece desempenho superior, maior segurança de voo e um novo design externo, se comparado ao EC145. O helicóptero é projeto sob medida para operações privadas e corporativas de alto padrão e oferece cabine interior redesenhada, novo design ergonômico de assento e conectividade Wi-Fi em voo para os passageiros.


Campanhas que fizeram história 
Se existe um filme comercial marcante esse é “Watering Can”, criado pela agência Springer & Jacoby de Hamburgo para a marca alemã. MERCEDES-BENZ, conhecida por “Estrela de Stuttgart”, prima em sua comunicação por não abrir mão do estilo. Enquanto a maioria das marcas prefere utilizar em sua comunicação informações como desempenho, inovações, design e outras características do produto, a MERCEDES-BENZ tem uma forte tendência de mostrar o status, o quão seus automóveis são desejados. O filme reúne ingredientes que com certeza fazem dele inesquecível. O produto em questão é a MERCEDES-BENZ CLK, um automóvel de preço elevado, tendo como público alvo homens acima de 45 anos, paternais e que não abrem mão de estilo e status. O roteiro começa com um pequeno menino acordando cedo, pegando seu carrinho de brinquedo, uma miniatura de uma CLK, e um regador, e indo até o jardim, onde cava um buraco em um canteiro de rosas vermelhas. Depois de enterrá-lo e regá-lo, um antecipado sorriso e um olhar para a garagem onde está estacionado um verdadeiro CLK, revelam o porque de tudo aquilo. A trilha sonora com a música “For me Formidable” cantada por Charles Aznavour, faz com que o comercial seja ainda melhor. Clique no ícone abaixo para assistir. 

    

A evolução visual 
O mundialmente famoso símbolo da MERCEDES-BENZ teve um início profético. Representando a triplicidade das atividades da Daimler, fabricante de motores para uso em terra, mar e ar, a estrela de três pontas foi adotada como logotipo em 1909, após a morte de Gottlieb Daimler, apesar de ter aparecido pela primeira vez no ano de 1901 em um automóvel da marca. Foi inspirada em uma figura que ele havia desenhado em um cartão postal, o qual remeteu à sua esposa com o seguinte comentário: “um dia essa estrela brilhará sobre a minha obra”. Quando a marca MERCEDES-BENZ foi oficialmente criada no dia 26 de junho de 1926 utilizou elementos dos três logotipos anteriores: o nome Mercedes, a estrela de três pontas e a coroa de louros da Benz. Ao longo dos anos, o símbolo passou por várias alterações. Em 2008 o logotipo apresentou um design simplificado e adotou a característica cor prateada. O atual logotipo foi adotado em 2011.


Os slogans 
The best or nothing. (2010) 
Unlike any other. (2008) 
Thinking ahead. (2005) 
The Future of the Automobile. (1998) 
Engineered to move the human spirit.


Dados corporativos 
● Origem: Alemanha 
● Fundação: 28 de junho de 1926 (marca) 
● Fundador: Karl Benz e Gottlieb Daimler 
● Sede mundial: Stuttgart, Alemanha 
● Proprietário da marca: Daimler AG 
● Capital aberto: Não (subsidiária) 
● Chairman & CEO: Dieter Zetsche 
● Faturamento (carros): €83.8 bilhões (2015) 
● Lucro (carros): €8.34 bilhões (2015) 
● Valor da marca: US$ 36.711 bilhões (2015) 
● Vendas globais (automóveis): 2.001.438 unidades (2015) 
● Presença global: 180 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Maiores mercados: China, Estados Unidos e Alemanha 
● Funcionários: 284.000 (Daimler AG) 
● Segmento: Automobilístico 
● Principais produtos: Automóveis, caminhões, vans, ônibus e motores 
● Concorrentes diretos: BMW, Audi, Jaguar, Bentley, Rolls-Royce, Porsche, Cadillac, Infiniti, Lexus e Volvo 
● Ícones: A estrela de três pontas 
● Slogan: The best or nothing. 
● Website: www.mercedes-benz.com.br 

O valor 
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca MERCEDES-BENZ está avaliada em US$ 36.711 bilhões, ocupando a posição de número 12 no ranking das marcas mais valiosas do mundo. 

A marca no Brasil 
Exatamente no dia 7 de outubro de 1953 ocorreu a fundação oficial da subsidiária da MERCEDES-BENZ no Brasil, que teve como primeiro presidente Alfred Jurzykowski. Quase três anos depois, em 28 de setembro de 1956 teve o início efetivo da indústria automobilística brasileira com a inauguração oficial da fábrica da MERCEDES-BENZ em São Bernardo do Campo (São Paulo). O primeiro caminhão a diesel MERCEDES-BENZ fabricado no Brasil, conhecido como L-312 e apelidado de “torpedo” devido à forma característica do cofre do motor, surgiu nesse mesmo ano. Em 1958, o pioneiro O-321 H trouxe para o Brasil um conceito inovador em transporte coletivo: os ônibus de fabricação integral, conhecidos como monoblocos. Nos anos seguintes a MERCEDES-BENZ lançou no mercado produtos inovadores como o primeiro caminhão com tração total, chamado de LAP 321, em 1960; o caminhão L/LK/LS 1111, com cabines semi-avançadas, em 1964; o caminhão L 1113, modelo mais vendido no mercado brasileiro até hoje, com mais de 200.000 unidades, em 1970; e o caminhão leve L 608 D, apelidado de “Mercedinho”, primeiro caminhão leve a diesel do Brasil, em 1974.


A unidade de Campinas foi inaugurada em 1979, voltada à fabricação de ônibus, mas no final de 2000 deixou de ser uma unidade de produção e, atualmente, reúne as atividades de assistência técnica, pós-venda, comercialização de peças, treinamento e desenvolvimento da rede de concessionários. No final da década de 1990, a empresa passou a produzir no Brasil o carro MERCEDES-BENZ CLASSE A. Outro fato marcante ocorrido nesta época aconteceu em 18 de janeiro de 2001, quando saiu da linha de produção a primeira MERCEDES-BENZ CLASSE C para cliente, montada na unidade de Juiz de Fora. Mais recentemente, a nova fábrica da empresa no Brasil em Iracemápolis, interior de São Paulo, deu início à produção de automóveis utilizando modernos processos industriais. A nova unidade foi inaugurada em março de 2016 sendo mais um marco de progresso do desenvolvimento da rede de produção flexível e eficiente da marca. A unidade produz o modelo Classe C e o SUV GLA.


Instalada há mais de 60 anos no Brasil, a empresa possui atualmente quatro fábricas (São Bernardo do Campo, Campinas, Juiz de Fora e Iracemápolis) empregando mais de 13 mil pessoas. A fábrica de Juiz de Fora, inaugurada em 1999, foi pioneira na adoção de novas técnicas de produção, organização e trabalho em equipe, atingindo um dos mais altos padrões de qualidade entre todas as unidades de automóveis da marca MERCEDES-BENZ no mundo e, é vista como uma das mais modernas da indústria automobilística da América Latina. Já a de São Bernardo do Campo trata-se da maior fábrica da Daimler fora da Alemanha para produtos MERCEDES-BENZ, e a única a produzir, em um mesmo local, caminhões, chassis de ônibus, cabines e agregados, como motores, câmbios e eixos. O Brasil é um dos maiores mercados de caminhões da MERCEDES-BENZ no mundo, comercializando em 2015 mais de 18.109 unidades; e o maior no segmento de ônibus, que em 2015 contribuiu com mais de 8.254 unidades em suas vendas globais; além de 6.916 unidades no segmento de comerciais leves. A MERCEDES-BENZ é líder nas vendas de veículos comerciais no Brasil e oferece soluções de pré e pós-venda que facilitam a aquisição de veículos e que também garantem eficiência em custo operacional, produtividade e durabilidade ao longo de toda a vida útil do produto. A MERCEDES-BENZ do Brasil já comercializou mais de 1.7 milhões de veículos comerciais ao longo de sua história no país.


A marca no mundo 
Inovadora em lançar tendências tecnológicas, hoje a MERCEDES-BENZ oferece mais de 10 séries de automóveis, compreendendo 110 versões de modelos que englobam praticamente todos os segmentos. A abrangência da gama de produtos é uma das principais razões pela qual foram vendidos, em 2015, mais de 2 milhões de automóveis da marca (incluindo 121 mil unidades do Smart), gerando um faturamento de €83.8 bilhões. A marca tem hoje aproximadamente 7 milhões de clientes, proprietários de aproximadamente 12 milhões de automóveis. Os maiores mercados da marca alemã são China, Estados Unidos e Alemanha. Além de produzir automóveis de passeio, a empresa alemã fabrica também motores para aviões, caminhões (em 2015 vendeu 502.478 unidades), vans comerciais (321.017 unidades comercializadas em 2015) e ônibus (com vendas de 28.081 unidades em 2015). Atualmente fornece motores para as equipes de Fórmula 1 da Sahara Force India, Manor Racing e Williams Martini Racing, além de manter sua própria equipe (Mercedes AMG Petronas Formula One Team) na principal competição do automobilismo mundial. 

Você sabia? 
Para vender carros que chegam a custar R$ 2 milhões, a empresa submete seus vendedores a um rígido programa de treinamento. Todos recebem orientações básicas sobre mecânica, comportamento do consumidor, etiqueta e cultura geral. São três fases de instrução, com intervalo de seis meses entre elas. As aulas são ministradas por professores formados na matriz. 
As peças (principalmente chaves, motores, suspensões, etc.) produzidas pela marca alemã são únicas e difíceis de serem ilegalmente copiadas. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Exame, Época Negócios, Isto é Dinheiro e Quatro Rodas), jornais (Valor Econômico, Folha, O Globo e Estadão), portais (Automotive Business), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Portal Mercedes-Benz Brasil (www.portalmercedes.com), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 10/9/2016

7 comentários:

ovelha's park disse...

Muito bem contada a história, foi de grande ajuda, parabéns!

rafael disse...

good joob .it´s very good!

Adm Rodrigo Giraldelli disse...

Parabéns pelo trabalho.

Anna Carolina disse...

Trabalho excelente! Gostaria de compartilhar mais uma da Mercedes http://motordream.uol.com.br/noticias/ver/2011/04/19/mercedes-apresenta-concept-a-em-xangai

Seif disse...

Informaçao bem detalhada.. voces estao de parabens...
Sempre que tenho curiosidade sobre uma empresa sei onde encontrar: mundodasmarcas, é o site ideial..

Anônimo disse...

Sou admirador de todo segmento da marca,onde voce ver algo com a estrela de 3 pontas prata pode ter certeza que se trata da mais pura combinação robustez e excelencia.
Não existe sedã mais bad ass do que um cls 63 AMG Brabus.

Claudemir Cortez disse...

Boa noite amigos ! Parabéns pela matéria, simplemente "fantástico" foi de muita valia. Não sei se podem me auxiliar: Comprei por fotos um Mercedes 280 CE 1978 vermelho lindo para ser restaurado. O carro tem pouca coisa para fazer, pois está muito integro, alinhado e bonito. Estava com este senhor que comprei há dois anos, mas com o anterior que já é falecido a vida toda. Para minha surpresa quando fui buscar o carro ontem, ao chegar me deparei com adesivos da AMG no parabrisa. Estive lendo a respeito, por isso cheguei até vocês e me parece pouco provável, pois a parceria com a Mercedes se efetivou mesmo na década de 90 correto? Conversando uma um outro internauta, me falou que pode se tratar de um carro com a plataforma AMG sim, o que o torna muito raro. Conversei com o ex-proprietário e me disse que seu filho havia feito uma pesquisa e que vieram pouquíssimas unidades deste 280CE com 185 AMG para o Brasil, como posso saber se realmente se trata de um exemplar com plataforma AMG. Abraço, Cortez