6.6.06

NABISCO


Há mais de um século a NABISCO tem sido um dos nomes mais reconhecidos no mercado mundial quando o assunto é bolachas e biscoitos. Comercializando produtos como Oreo, Fig Newtons, Club Social, Trakinas e Ritz Crackers, a NABISCO vem proporcionando a milhões de pessoas no mundo inteiro momentos descontraídos “recheados” de deliciosas guloseimas. 

A história 
A NABISCO foi formada no dia 3 de fevereiro de 1898 na cidade de East Hanover, estado de New Jersey, depois da fusão de várias empresas regionais produtoras de bolachas, biscoitos e salgados, arquitetada por Adolphus Green, um advogado da cidade de Chicago e proprietário da American Biscuit & Manufacturing Company, e William Moore, dono da New York Biscuit Company. Com 114 produtoras de bolachas sob sua administração, a nova empresa conhecida como NATIONAL BISCUIT COMPANY (e usualmente chamada de N.B.C.), com capital de US$ 55 milhões, praticamente criou um monopólio no mercado de bolachas e biscoitos, doces e salgados, no mercado americano, padronizando as receitas, embalagens e métodos de produção. A partir deste momento, todos os seus produtos passaram a ser identificados por um símbolo distinto: uma figura geométrica oval coberta por uma cruz com duas barras. Segundo a história, esse símbolo foi retirado por Adolphus Green de um catálogo medieval italiano, onde representava o triunfo do bem contra o mal.


Para tornar a nova empresa conhecida do público, Green decidiu lançar nesse mesmo ano uma nova linha de bolacha de água e sal chamada UNEEDA BISCUITS (uma forma popular em inglês da frase “you need a biscuit” ou “você precisa de um biscoito”) e com ela uma grande inovação, a embalagem cartonada com lacre para mantê-las sempre frescas e mais crocantes. Antes disso, as bolachas eram vendidas a granel. A inovação, que permitia comprar bolachas em práticas embalagens, provou ser um verdadeiro sucesso no mercado americano, aumentado consideravelmente as vendas da empresa. Foi também nesta época que surgiu um dos principais símbolos da publicidade americana: um menininho vestido com uma capa de chuva amarela carregando um pacote de bolacha, criado para promover o novo produto da empresa. A nova bolacha, aliada a outras anteriormente produzidas pelos produtores que formaram a N.B.C., como a popular Fig Newtons (deliciosas bolachinhas recheadas com figos criadas em 1891) e Premium Saltines (bolachas crackers salgadas lançadas em 1876), foram responsáveis pela construção de uma imagem sólida em seus primeiros anos de atividade.


Na década seguinte, a empresa foi pioneira ao investir mais de US$ 7 milhões para divulgar seus produtos, ganhando credibilidade e enorme reconhecimento no mercado. Já na virada do século, as vendas da empresa ultrapassavam a marca de 100 milhões de embalagens de bolachas. Nesta época, novos produtos foram introduzidos, como por exemplo, as bolachas Barnum’s Animal Crackers, comercializadas em uma distinta caixa que representava uma jaula de circo e cuja forma das guloseimas representava animais. Pouco depois, em 1906, a empresa mudou sua sede para a cidade de Chicago, enquanto sua principal fábrica, localizada na região baixa de Manhattan, continuava sendo a maior do mundo para a produção de bolachas e biscoitos. Seu primeiro lançamento de enorme sucesso aconteceu exatamente no dia 6 de março de 1912, quando foi introduzido no mercado americano o famoso biscoito redondo de chocolate OREO com seus tradicionais e deliciosos recheios de baunilha e limão. Pouco depois, em 1914, a empresa realizou suas primeiras entregas em caminhões. Era uma grande inovação, pois grande parte do transporte dos alimentos eram feitos em carroças puxadas à cavalos. Durante a Primeira Guerra Mundial, a empresa produziu toneladas de biscoitos para abastecer os saldados americanos durante o conflito.


Na década de 1920 a empresa construiu várias outras fábricas pelo país, além de fundar sua primeira subsidiária internacional no Canadá e começou a vender seus produtos em Porto Rico através de distribuidores. A empresa também expandiu sua linha de produtos com o lançamento de pretzels, cereais matinais e casquinhas para sorvete. A década foi marcada também pelo início das aquisições de outras empresas, como por exemplo, em 1922, quando assumiu o controle de uma das maiores empresas francesas de bolachas, a Societé Anonyme Biscuits Gondolo, fundada em 1843, e produtora das bolachas Gondolo; e no final da década, em 1928, quando comprou a empresa Shredded Wheat Company, produtora dos populares Triscuits Wafer (introduzidos em 1902) e dos cereais Sheredded Wheat (lançados em 1892); além da canadense Christie, Brown & Company, fundada em 1853. A década seguinte foi marcada pela aquisição da Pacific Coast Biscuit Company, proprietária da marca HONEY MAID (lançada em 1925 como biscoitos crackers de grãos integrais com mel); e pelo enorme sucesso do lançamento das bolachas RITZ CRACKERS em 1934, que ajudou a empresa a enfrentar o difícil período da Grande Depressão que assolou a economia americana.


No início da próxima década, em 1941, a empresa adotou o nome NABISCO (abreviação de The National Biscuit Company), como era informalmente chamada pelos consumidores, mas, foi somente em 1971, que o nome se tornou oficial. Nesta época a empresa produzia 500 variedades diferentes de biscoitos, bolachas, pães, cereais e bolos de frutas. Em 1952, o familiar triângulo vermelho da marca, criado pela agência Raymond Loewy & Assoc., apareceu pela primeira vez no canto esquerdo superior das embalagens dos produtos fabricados pela empresa. O símbolo acabou se tornando sinônimo de qualidade dos produtos fabricados pela NABISCO. Foi nesta década, que a empresa deu início a uma forte expansão internacional, especialmente para países da América Latina como México e Venezuela. Os anos de 1960 foram marcados por mais uma forte onda de aquisições, especialmente de empresas europeias, continente no qual a NABISCO aumentou consideravelmente sua presença. Além disso, ingressou no mercado australiano. A empresa continuou investindo em marketing, como por exemplo, em 1965, quando patrocinou a tradicional parada do Dia de Ações de Graças em Nova York. No ano seguinte, a NABISCO criou a divisão Food Services, cujo foco era a venda de produtos para hotéis, hospitais, restaurantes, escolas e máquinas de vendas automáticas. Nesta época, aproximadamente 20% do faturamento da empresa eram gerados no exterior.


Na década seguinte a empresa continuou crescendo, as vendas atingiram mais de US$ 2 bilhões e a entrada no mercado asiático deu ainda mais força para sua expansão internacional. No início dos anos de 1980 os produtos da NABISCO já eram vendidos em 82 países ao redor do mundo. Esta década também foi marcada por novas aquisições e fusões, como em 1981 quando a empresa realizou uma fusão com a Standard Brands (fundada em 1929) transformando-se na NABISCO BRANDS. A fusão trouxe para a empresa algumas marcas importantes, entre as quais PLANTERS NUT (introduzido em 1906), que comercializa amendoins. Ainda nesse ano comprou a Lifesavers Candies (lançada em 1912), tradicional produtora de confeitos e bala, dando início a diversificação em sua linha de produtos. Pouco depois, no dia 10 de setembro de 1985, a empresa R.J. Reynolds se uniu a NABISCO, criando a RJR NABISCO, na época maior indústria de guloseimas dos Estados Unidos, adicionando ao portfólio da empresa marcas como Del Monte (alimentos), A1 Steak Sauce (molhos) e a tradicional a mostarda Grey Poupon, mas que seriam vendidas nas próximas duas décadas.


Em 1994, devido a preocupação dos consumidores com a saúde e o controle de peso, a empresa introduziu versões com baixa quantidade de gordura das bolachas Oreo, Ritz, Chips Ahoy, Wheat Thins, Cheese Nips, Truscuits e Better Cheddars. Finalmente em julho de 2000, a NABISCO foi adquirida por US$ 14.9 bilhões pela gigante KRAFT FOODS, então divisão de alimentos da Philip Morris Companies. Depois de vários desmembramentos, em 2007, a Kraft Foods se tornou uma empresa independente, levando consigo a NABISCO como subsidiária. A partir do mês de outubro de 2012, a KRAFT se dividiu em duas empresas independentes: Kraft Foods Group (responsável por produzir exclusivamente massas, molhos e queijos, entre outros alimentos, que fazem parte do portfólio na América do Norte) e Mondelēz International (responsável por todas as marcas de chocolates, biscoitos, snacks, gomas de mascar, doces, cafés e bebidas em pó, no mundo inteiro). Com isso, a Mondelēz (lê-se Mondelis), que significa “mundo delicioso”, passou a ser proprietária da NABISCO.


A linha do tempo 
1902 
Lançamento da BARNUM’S ANIMAL CRACKERS, pequenas bolachas amanteigadas em forma de vários animais, como leão, gorila, rinoceronte, girafa, tigre, camelo, entre outros. O nome da bolacha foi inspirado em P. T. Barnum, famoso dono de um popular circo na época. 
1912 
Lançamento da OREO, duas bolachas de chocolate com recheio cremoso de baunilha ou limão. Inicialmente o produto era vendido em latas por 30 centavos de dólar. Em mais de cem anos, a OREO se tornou a bolacha mais vendida do mundo, ganhou outras inúmeras versões e é comercializada em mais de 100 países. 
1913 
Lançamento do MALLOMARS, deliciosos merengues de marshmallow cobertos com chocolate. Por derreterem facilmente nos meses de verão, no início o produto era fabricado apenas sazonalmente. 
1924 
Lançamento da PEANUT SANDWICH PACKET, um pequeno “sanduíche” de bolachas com recheio de amendoim em pacotes individuais vendidos a 5 centavos de dólar. 
1934 
Lançamento da RITZ CRACKERS, pequenas bolachas crackers redondas cobertas com uma leve camada de sal. Nos anos seguintes foram lançadas várias versões da bolacha como a RITZ BITS (bolacha original em tamanho menor), RITZ SANDWICH (duas bolachas RITZ com recheio cremoso em vários sabores) e RITZ Integral. Atualmente a tradicional bolacha pode ser encontrada em inúmeras versões como original, com pouco sódio, com gordura reduzida, assadas (com vários sabores) e até com manteiga e mel. 
1955 
Lançamento do CHEESE NIPS, pequenas bolachas crackers no sabor de queijo. 
1963 
Lançamento da CHIPS AHOY!, uma espécie de cookie com gotinhas de chocolate. Atualmente as bolachas possuem forte presença nos Estados Unidos, Canadá, México, Espanha, Argentina (com o nome de Pepitos!), Brasil (onde é comercializada com o nome de Chocooky!), Portugal e Austrália, tendo um volume de vendas anual superior a US$ 400 milhões, posicionando-se no segundo lugar das bolachas mais vendidas no mercado americano. 
Lançamento da CLUB SOCIAL, criada pela divisão venezuelana da empresa, sendo o primeiro biscoito salgado comercializado em embalagem simples (single pack) contendo três unidades. Atualmente a marca tem como mercados principais o Brasil, a região do Caribe, América Central, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. 
1967 
Lançamento da NILLA, pequenos biscoitos redondinhos no sabor de baunilha. 
1969 
Lançamento da NUTTER BUTTER, biscoitos com recheio de pasta amendoim. Essas delícias são reconhecidas pelo seu formato de amendoim. 
1982 
Lançamento da bolacha de água e sal CAPTAIN’S TABLE WATER CRACKER
1987 
Lançamento da RITZ BITS, versão original da tradicional bolacha em tamanho menor. 
1988 
Lançamento no mercado brasileiro da TRAKINAS, primeira marca de biscoitos recheados com carinhas divertidas voltada para um público infantil no país. Atualmente a marca é comercializada em mais de 16 países da América Latina, além da China. 
Lançamento da TEDDY GRAHAMS, pequenas bolachas crackers em forma de ursinhos. 
1992 
Lançamento da MINI OREO, versão menor da tradicional bolacha. 
2010 
Lançamento na Europa da marca BELVITA, composta por biscoitos de cereais integrais que buscam levar saúde aos consumidores. Hoje a extensa linha de produtos da marca está presente em mais de 54 países e fatura US$ 600 milhões.


A evolução visual 
O tradicional logotipo da NABISCO, que contém uma figura geométrica oval coberta por uma cruz com duas barras, passou por algumas alterações ao longo dos anos. Inicialmente octogonal em 1900, esse logotipo foi ganhando alterações nos anos seguintes. Em 1918 as iniciais N.B.C. (que representam National Biscuit Company) substituíram a expressão “in-er-seal” no logotipo; e pouco depois, no ano de 1923, a palavra UNEEDA (um de seus produtos mais conhecidos na época) foi inserida na identidade visual.


A palavra UNEEDA seria retirada em 1935. Em 1941 a palavra NABISCO apareceu pela primeira vez na identidade visual da marca. Somente em 1952 o logotipo adotou a forma triangular. Nas décadas seguintes passou apenas por atualizações para acompanhar a evolução dos tempos, mas sempre manteve a característica cor vermelha. A última modificação ocorreu no início dos anos de 1990.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 3 de fevereiro de 1898 
● Fundador: Adolphus Green e William Moore 
● Sede mundial: East Hanover, New Jersey, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Mondelēz International, Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Irene Rosenfeld 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 100 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Bolachas, biscoitos e snacks 
● Concorrentes diretos: Nestlé, Arcor, Keebler, Bahlsen, Yildiz e Bauducco 
● Ícones: A bolacha OREO 
● Website: www.snackworks.com 

A marca no Brasil 
A marca NABISCO está presente no Brasil há mais de 55 anos. Mas foi somente no final da década de 1980, que através de agressivas campanhas publicitárias, promoções e lançamento de novos produtos, a marca cresceu em um ritmo alucinante. Alguns acontecimentos foram marcantes para a NABISCO no país, como quando em 1987 adquiriu a Iracema, marca sinônimo de castanha de caju; em 1988 com o lançamento no mercado das bolachas infantis Trakinas; em 1992 com a aquisição da Maguary, líder em sucos concentrados (que seria vendida posteriormente); com o lançamento da marca de biscoito recheado Oreo em 1995; além da introdução de novos produtos como Chocooky, deliciosos cookies com gotas de chocolate, as bolachas Club Social (introduzidas em 2000) e os biscoitos salgados Bon Gouter (hoje comercializados em sabores como parmesão, provolone, suíço e queijo/tomate seco).


A marca no mundo 
Atualmente a NABISCO é apenas uma marca que endossa produtos (biscoitos e bolachas) da gigantesca empresa americana Mondelēz (antiga Kraft Foods). Estima-se que as vendas mundiais dos produtos endossados pela NABISCO atinjam US$ 9 bilhões e são comercializados em mais de 100 países ao redor do mundo. Das 10 bolachas e snacks mais vendidos dos Estados Unidos, nove levam a assinatura da NABISCO. 

Você sabia? 
O primeiro uso da palavra NABISCO ocorreu em 1901 em uma linha de bolachas wafer doce da empresa. 
A fábrica que produz deliciosas guloseimas endossadas pela NABISCO instalada na cidade de Chicago tem 170.000m² e mais de 1.200 funcionários, sendo considerada a maior do mundo na produção de biscoitos e snacks. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Meio Mensagem e Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 27/11/2015

58 comentários:

JAQUELINE F. ALVES disse...

EU SEMPRE COMPRO BISCOITOS DA NASBISCO POR ISSO ME SINTO NO DIREITO DE RECLAMAR SOBRE O QUE ME ACONTECEU HOJE:
UMA AMIGA ME ENVIOU UMA CESTA DE NATAL COM VÁRIOS ITENS E UM PACOTE DE BISCOITO NASBISCO BON GOUTER SABOR QUEIJO SUÍÇO E PARA MINHA DECEPÇÃO QUANDO ABRI A CAIXINHA O PACOTE ESTAVA MAL EMBALADO E O BISCOITO MURCHO. ESPERO NÃO ENCONTRAR MAIS NENHUMA EMBALAGEM ASSIM.

Anônimo disse...

Eu amava o biscoito de aveia da Nabisco... Amava porque não encontro mais em nenhum lugar. Vocês pararam de fabricar esta maravilha de biscoito, caso continuem fabricando aonde posso encontrar?

claudio disse...

Tive o prazer de trabalhar temporariamente na Nabisco, em Piracicaba.Trabalhei na montagem de um resfriamento de biscoitos, em 1995.Fiquei impressionado com a higiêne da empresa, limpeza é o quê não falta.Tudo é limpíssimo, produto de 1ª qualidade (como todo mundo sabe), por isso, só tenho de falar bem desta empresa.
WORLD TABLE.

jokurtz disse...

Boa tarde!Sempre desde que lançaram o bits assado nunca deixei de comprá-lo, o de salsa com cebola, ontem comprei 2 pacotes como de costume dos grandes, e para minha surpresa abri 1 pcte e tinha só uns 10 pedacinhos do salgadinho, parecia amostra grátis, fiquei triste e decepcionada, não pelo valor mais o supermercado onde comprei não vai me dar outro pacote. Como vai acrediatr que já veio assim sem quase nada dentro. A minha sorte é que tinha outro pacote pra devorar!!!Adoro todas as noites comer um deles> Como Bits desde quando ainda não existia o assado!!!Valeu!!!!Espero que não aconteça mais de pegar um baita pacote e não ter quase nada dentro como foi o meu caso e não poder reclamar e ganhar outro!

aylton disse...

No mes passado comprei,como sempre faço, o biscoito BON GOUTER, sabor parmezao, e para minha decepçao estava com um sabor estranho parecia velho, liquei para a nabisco e a atendente disse para que eu joga-se fora que ela mandaria via correio outro pacote, o qual estou esperando ate hoje,nao é pela caixa de biscoito, mas a promessa a palavra nao foi cumprida, fiquei realmente decepcionado, pois outras marcas me atenderam prontamente.

Caroline Levy disse...

pq a nabisco parou de vender o biscoitinho de ursinhos FOFY?????
po fala sério, o melhor biscoito q ja existiu!!!
tipo vender no brasil pq nos estados unidos vcs continuam vendendo!!
fala serio!

Anônimo disse...

eu gostaria q fabricassem novamente o biscoito fofy pq eram deliciosos e meu marido tbem acha a mesma coisa

louise disse...

ah, eu venho em nome de milhões de brasileros que amavam o biscoito FOFY e hoje sobrem com sua falta. eu amo fofy =/ comia desde criança... voltem a fabricar de novo. Foy era tão lindo, tão gostoso, a gente necessita, estamos quase em crise de abstinência por esses anos sem o biscoito. QUEREMOS FOFY DE NOVO!

Anônimo disse...

BISCOITOS FOFY
COLOQUEM A VENDA POR FAVOORRRRR
É A MELHOR COISA DO MUNDO1

Luciano disse...

Em 1988 tive o prazer e a alegria de participar desta empresa como o primeiro vendedor da Nabisco em Curitiba quando chegou ao Brasil, lançar Trakinas, Fofy e outros produtos foi muito gratificante para mim, vestir-me de Urso Fofy para animar as crianças foi uma delícia.
Meus parabéns Nabisco pela trajetória de sucesso!

Anônimo disse...

Bom dia!

Sou aluna do último ano do curso de Gestão em Negócios e Finanças da Universidade Banbeirante de São Paulo. Neste semestre tenho uma matéria chamada: Fusões, Aquisições e Incorporações de Empresas e preciso fazer um trabalho sobre a Fusão entre a Nabisco e a KKR.
Portanto, se alguém puder me ajudar com este assunto ( porque se deu esta Fusão, que tipo de Fusão foi, qual a situação da Nabisco antes e depois, etc ) ficarei agradecida.
Meu e-mail: michele.grassi@hotmail.com

Anônimo disse...

Gostaria de entender o motivo pelo qual o biscoito fofy foi retirado do mercado. É incrivel conhecer um grande numero de pessoas que amavam o biscoito, que sentem a sua falta e que desejam a sua volta.

Anônimo disse...

O biscoito fofy marcou a minha vida, a qual eh agora dividida em af (antes de Fofy) e df (depois de Fofy), simplesmente eh a melhor coisa que já inventaram junto com a coca e o sexo, passo noites e noites em claro pensando pq Fofy nos abandonou, faria qualquer coisa para ir ao supermercado na ala dos biscoitos e enxergar akele saquinho vermelho me chamando... A Nabisco não sabe ganhar dinheiro...

Márcia disse...

Boa noite!
Vcs poderiam me informar o que aconteceu com a "OREO" ?
A única bolacha recheada que gosto , não encontro mais em nenhum lugar para comprar....

Viviane disse...

Olá Meu nome é Viviane Almeida Rosa, tenho 22 anos, trabalho para uma grande empresa no setor de marketing. Há muito tempo sou consumidora compulsiva das deliciosas bolachas trakinas(nabisco), e das ultimas vezes em que comprei elas estavam murchas, ou seja, perdeu todo o crocante que o biscoito tem, ja troquei de supermercado mas tenho me deparado com o mesmo problema, se isso persistir deixarei de ser consumidora deste produto, pois não me agradará mais.
Espero uma posição de vocês, e-mail para contato viviane.carpiediem@gmail.com.

Grata!

Anônimo disse...

Adorei o Club Social sabor Peito de peru mas,..... percebi que depois de comer fico com a boca amarga.
Seria interessante verificar o por que que deixa a boca amarga
Patricia

mayara disse...

oi, meu nome eh mayara e eu sou consumidora dos produtos da nabisco já há muitos anos e quando era menor comia muito um biscoito chamado FOFYS, que á muitos anos já não encontro esse biscoito para vender. Gostaria de saber se há alguma possibilidade de vocês volterem a produzir esse biscoito?
muito obrigado!

Anônimo disse...

Por favor comercializem de novo o bom, maravilhoso e encantado, sempre saboroso biscoito Fofy.

Anônimo disse...

Gostaria de saber(na minha cidade) onde vende biscoito nabisco de sal recheado com cheddar. Pois Comprei um pacote nas lojas Americanas, mas quando retornei, ja não tinha mais nada. Fui em quase todos supermercados e não encontrei.
agradeço se me responder.

Moro em Vila Velha no Esp. Santo.
orkut; katia uliana-Vila Velha -ES

Manuela disse...

Olá meu nome é Manuela, e eu também gostaria de saber porque que os biscoitos Fofys sairam do mercado...pelo que estou lendo mtas pessoas amavam essa bolachinha...e eu era uma delas...

VOLTEM A FABRICAR FOFYS...pelo bem geral da nação..

vou criar uma comunidade no orkut para que a nabisco volte com a fofys...quem puder depois procule lá ok

STEPHANIE disse...

VOOOOOLTA FOFY !
NAO SEI PQ PARAM DE VENDER FOFY AQUI !
ERA SIMPLESMENTE DELICIOSO

Muka e Carol disse...

Concordo plenamente com os comentários a respeito do biscoito Fofy tenho 20 anos,era o meu lanche favorito para levar para aula.Recentemente meu namorado esteve no EUA,tive a oportunidade de come-lo novamente,acho uma injustiça não ter mais no Brasil

diego disse...

eu adorava os bicoitos mais mais,que tinha aquela enbalagem vermelha com um pedaço trasparente.era o melhor.Depois da união traquinas com mais mais; o biscoito nao tem mais os mesmo sabor de anted, é a mesma coisa que a hipopó.MUDARÃO a receita?AH e o oOREO tambem pelo menos no brasil....

Jessica disse...

Também quero a volta do biscoito Fofy ele é simplesmente maravilhoso.
VOLTA, VOLTA...

Natália R. disse...

Também quero a volta do biscoito Fofy ele é simplesmente maravilhoso.
VOLTA, VOLTA...[2]

Anônimo disse...

Boa tarde! Sou uma consumidora apaixonada por chocook, mas infelizmente adquiri uma embalagem q todos os biscoitos estavam quebrados... q pena, me decepcionei...

Anônimo disse...

Eu e minha familia adoramos o traquinas; so q meu filho viajou pra portugal e me disse q la n encontrou esse biscoito;como disseram q essa fabrica tem produtos em varios paises,gostaria de saber onde encontra-lo em portugal/ obrigado a quem puder me auxiliar

Anônimo disse...

o que houve com a trackinas de banana? esse biscoito é mt bom.

Anônimo disse...

VOLTA BISCOITO FOFYYY!!!!!!!!!! não sei pq tiraram ele, marco minha infancia, e eu amo esse biscoito...até hoje consigo sentir o sabor,


Nabisco, volte com o biscoito Fofy...creio q haverá mtos consumidores loucos para comprar !!!!!!

Anônimo disse...

gostaria de saber porque vcs mudam tanto a trakinas? cada vez que eu vou ao supermercado tem uma diferença nos biscoitos, quando não é a redução da embalagem é o biscoito que ta diferente, eu não entendo o porque de tantas mudanças. bom mesmo era aquele formato antigo quando trakinas era trakinas e mais mais era mais mais. para algumas coisas a evolução só atrapalha...

Anônimo disse...

já comprei varias vezes o bon gouter e ele ta estranho, meio mucho, sem graça. não entendo como um produto tão bom e caro é tão mau cuidado por seus fabricantes não existe na fabrica de vcs um controle de qualidade mais rigoroso que faça uma seleção melhor dos produtos? quando eu compro os produtos nabisco é pela qualidade que ele ofereçe e não pelo preço já que não são tão baratos como outras marcas de qualidade inferior. espero que voces tenham um pouco mais de atenção com esse produto pois não pretendo parar de consumir.

Luzia Encarnação disse...

"BISCOITOS CHOCOOKY"
Sou apreciadora dos Biscoitos da Marca Nabisco, mas ultimamente tenho tido grande insatisfação, pois os "Cookys" chegam até a mim totalmente esfarelados, sendo impossível de consumí-los. Sinto-me lezada como consumidora.
No aguardo de seu parecer antecipadamente agradeço.

cristina disse...

olá, eu era fanatica pelo trakinas de banana,mais eu nao encontro em lugar nenhum...vcs pararam de fabriacar essa maravilha, se nao aonde eu posso encontrar. obrigada

sthefany disse...

Oi Por Deus voltem a vender os lindinhos e deliciosos ursinhos de biscoito FoFy...é muito bom...queria muito comer...da até agua na boca só de escrever

Keli disse...

Bom dia !Gostaria de saber se o biscoito Trakinas sempre teve esse nome .Eu tenho a impressão d q quando eu era criança o nome era outro .

aline.da3416 disse...

Boa Tarde, concordo com um comentário, que diz respeito á mudança do biscoito Trakinas, esse novo biscoito com faronha integral é muito ressecado, mão é gostoso igual á mais mais, o formato antigo eu adorava, com o biscoito crocante e o recheio macio, POR FAVOR VOLTEM A FABRICAR AS TRAKINAS SEM FARINHA INTEGRAL, eu já nao compro mais essa nova versão, é muito ruim. obrigado.aguardo retorno aline.da3416@terra.com.br

Anônimo disse...

Wagner Santos.

Tive a oportunidade de trabalhar para esta grande Empresa ( Nabisco ) que ate hoje guardo no coração com grande saudosismo e me lembro de alguns produtos fofy, Mini Bits, chips aroy e com Grande Saudade de OREO nas suas versões ( normal e coberto com chocolate) ao ponto de ate hoje sonhar comprando e comendo este biscoito depois que a kraf assumiu só deu ( M... ) com a retirada de produto que com certeza muita gente gostava,

A se soube-se como importar este estes produtos em pequenos volumes para consumo com certeza os compraria.

Cadê o Oreo!!! hoje só tem Negresco, o único jeito de lembrar um pouco de Oreo, não e a mesma coisa, mas e o que tem no Brasil.

Sonho do Negresco!!!, quando crescer se tornar Oreo.

Ricardo disse...

Verdade verdadeira, Oreo é unico, e o sonho do Negresco sempre vai ser um pesadelo, ele nunca vai ser um Oreo na vida, Oreo é indescritivel e sem comparações, adoooroo Oreoooo

Anônimo disse...

NA MINHA CASA TODOS GOSTAMOS DO BISCOITO CLUB SOCIAL COM RECHEIO, MAIS GOSTAMOS DE CHAMAR A TENÇÃO DO FABRICANTE QUE ELE ESTÁ MUITO SALGADO,EXISTE TAMBEM CRIANÇAS HIPERTENSAS, POR ISSO CHAMO A ATENÇÃO DO FABRICANTE PARA QUE DIMINUA O TEOR DE SAL DO BISCOITO..GRATA "MONICA"

Luisa disse...

O BISCOITO FOFY MARCOU A MINHA INFÂNCIA, EU ADORAVA AQUELE BISCOITO, MINHA FAMILIA SEMPRE O COMPRAVA QUANDO EU OS VISITAVA E EU TINHA TODO DIA UM FOFY NA LANCHEIRA.
PORQUE PARARAM COM O BISCOITO? UMA DAS MELHORES COISAS JA INVENTADAS!!!!!

Anônimo disse...

Boa tarde!
Gente pelo amor de Deus,me fala o motivo de nao fabricar mais o biscoito Fofy na minha opiniao era o biscoito mais gostoso de todos...
Agora estou gravida com uma vontade louca de comer esse biscoito...Por favor volta biscoito fofy.....

*Make-up My Friend* disse...

eu tambem AMAVA TRAKINAS!so que esta versão com farinha integral é muito ruim e duro de mais!perdeu todo encanto e sabor.e tambem ñ entendo o porque que eles fabricantes mudam tanto o sabor das coisas!se o consumidor quiser consumir algo "natural" então ñ coma biscoitos para quem quer realmente o sabor gosto das coisas! tenho saudades do biscoito OREO. ñ tem igual! negresco é uma droga nem gasto dinhero com ele,porque ñ vai ser a mesma coisa...NÓS QUEREMOS OREO!OREO!OREO!E O TRAKINAS TRADICIONAL SEM ESSA VERSÃO HORRIVEL DE FARINHA INTEGRAL!AGORA EU Ñ ENTENDO PORQUE PARA U.S.A. E OUTROS PAISES TEM AS MAIS DELICIOSAS MARCAS E AS SUAS VERSÕES.AGORA AQUI NO BRASIL...Ñ TEM!SERA QUE Ñ SOMOS BONS CONSUMIDORES O SUFICIENTE,PARA VC'S!!!??? NABISCO,OREO,TRAKINAS E ENTRE OUTROS...KRAFT... FICA O MEU RECADO!PARA VC'S!

Anônimo disse...

Gente tambem quero noticias sobre o biscoito Fofy, nossaa que saudade do gostinho desse biscoito, a ultima vez que comprei foi no ano 2000 em Torres/RS.
Exite algum lugar que venda ou realmente nao fabricaram mais??

Ana Carolina Pergoli disse...

Nossa Nabisco fala sério, porque pararam de fazer os biscoitos dos ursinhos, o gosto deles é inesquecivél...nunca comi nada parecido e hj tenho 24 anos e nunca esqueci o gosto deles...Volta vai...

Anônimo disse...

O biscoito recheado sabor chocolate branco derretia na boca, onde está? Descobri por acaso. É só divulgar (e voltar a comercializar) que será um sucesso!

Anônimo disse...

Deveria continuar fabricando aqueles biscoitos com carinha de ursinhos .. muito bom .. fofy

Ellen Geovana disse...

Não entendo porque certas marcas/ empresas param de fabricar certos alimentos. Nesse caso não me conformo o biscoito Fofys, fez parte não só da minha infância, mas acredito que de muita gente!! Esteve presente nos meus "lanchinhos" da escola por muito tempo.. hoje tenho 21 anos e posso dizer com certeza, que continuaria comprando!!
Gostaria muito que voltassem a fabricá-lo, tenho certeza que continuaria a fazer o maior sucesso.

Silvia disse...

Também sou a favor da volta do Fofy!!! Agora tenho que trazer caixas de Teddy Grahams quando vou aos EUA... Com tanta gente pedindo pela sua volta, certeza que há mercado para ele! Por que pararam de produzir no Brasil?

Silvia disse...

Voltem a produzir o Fofy!!!!

Camila disse...

Por favor tragam o Fofy de volta, é o biscoite mais gostoso do universo!!!!

Claudio Silva Csilva disse...

Tempos atras nabisco jogou uma enchorrada de biscoito cream crackes, o melhor que degustei hoje não acho mais,parou de fabricar?

rbns disse...

gente moro no recife aqui so encontro o recheado chocolicia da nabisco antigamente tinha o trakinas mais faz muito tempo que eu acho que deixou de vender aqui na minha cidade ja procurei muito e nao acho por favor voltem pra ca abraços

Anônimo disse...

A nabisco deveria comercializar o Wheat thins no Brasil! Maravilhoso! Febre de consumo entre os brasileiros em Orlando!

Larissa Barbosa disse...

Biscoitos fofy de volta por favor!!!!!

Larissa Barbosa disse...

Por favoooor, fabriquem novamente o biscoito fofy :D era o melhor de todos comia ele sempre...

mami disse...

Olá pessoal da NABISCO por favor voltem com o biscoito FOFY as crianças grandes estão reclamando e as pequenas querendo conhecer.Aguardo o retorno. Obrigada.

Anônimo disse...

Acho que quando o biscoito esta murcho ou com algum sabor diferente, não é culpa da Empresa Nabisco e, sim da loja que o tem fora do prazo de vencimento ou mal alojado em condições ruins para conservação de bem fresquinho, sempre adorei esses biscoitos, hummmmmm!!!!

Unknown disse...

Que saudade dos mini bits sabores queijo, original, bacon, e temperado melhor salgados feito ate hoje