Os biscoitos Ritz® têm um sabor único, amanteigado e folhado, e derretem na boca. Seja com queijo em uma reunião familiar, acompanhando uma sopa em uma noite aconchegante ou saboreado direto da caixa em um dia corrido, Ritz® sempre oferece aquela combinação perfeita de simplicidade e satisfação, mas com um toque de sofisticação, que tornou o produto um item essencial na despensa por gerações de americanos.
A história
No coração da Grande Depressão Econômica que assolava os Estados Unidos na década de 1930, nasceria um ícone culinário que mudaria para sempre o universo dos lanches para milhões de americanos: o biscoito Ritz® Crackers. O produto foi introduzido pela National Biscuit Company, mais conhecida como Nabisco (conheça essa outra história aqui), inicialmente nos mercados da Filadélfia e Baltimore no dia 21 de novembro de 1934. Eles foram bem recebidos desde o início com seu sabor leve e amanteigado único - com toque de sal - e um preço de venda razoavelmente baixo para a época, cerca de 19 centavos de dólar a caixa, um gostinho de luxo que todos podiam pagar em tempos desafiadores. O nome do novo produto também era importante porque evocava imagens de riqueza, principalmente o glamour e a elegância do The Ritz Hotel em Nova York, o que suscitava a promessa de tempos melhores por vir. Isso teve um enorme e valioso apelo emocional para os americanos durante os difíceis anos da Grande Depressão. Afinal, esse biscoito amanteigado, redondo e dourado, com suas bordas estriadas exclusivas, foi um sucesso instantâneo, oferecendo um sabor de opulência às massas.
A empresa produziu mais de 5 bilhões de biscoitos Ritz® em 1935, o equivalente a 40 unidades para cada cidadão americano. Nessa época, a Nabisco já estava vendendo os biscoitos nacionalmente com enorme sucesso. Os biscoitos Ritz® se destacaram não apenas por seu sabor e textura, mas também por suas estratégias de marketing inovadoras. Com slogans como “Um gostinho acessível de luxo”, “Qualquer hora é a hora certa para servir Ritz®” e “O biscoito de amanhã - hoje”, Ritz® foi posicionado como uma opção de lanche moderna e sofisticada. Além disso, anúncios publicitários eram veiculados mostrando os biscoitos sendo servidos a jogadores de golfe e a passageiros em navios de cruzeiro luxuosos. O uso de óleo de coco e uma pitada de sal adicionada após o cozimento aumentaram ainda mais seu apelo, tornando Ritz® o biscoito mais vendido na América no final da década de 1930.
Os biscoitos Ritz® experimentaram um grande aumento de popularidade nos anos de 1950, especialmente também por seu lançamento no Canadá e México. Na década de 1970, Ritz® utilizou uma comunicação centrada no consumo do produto com coberturas ou mergulhados em molhos ou patês, e cujos comerciais eram estrelados pelo ator Andy Griffith e continham o icônico slogan “Everything tastes great when it sits on a Ritz®” (algo como “Tudo fica mais gostoso quando servido sobre um biscoito Ritz®”). Essa década também foi marcada pelo lançamento do produto no mercado japonês. Embora o biscoito original seja icônico, a inovação ganhou espaço nas décadas seguintes com o lançamento em 1986 da versão com sal reduzido e, em 1987, com a introdução do Ritz® Bits Sandwiches, adaptando-se aos desejos dos consumidores por lanches menores, do tamanho de uma mordida. Os biscoitos Ritz® Bits foram apresentados aos americanos como uma versão em miniatura do clássico biscoito e vendidos como sanduíches recheados, nas opções queijo ou manteiga de amendoim. Em 1988, a marca Ritz® foi lançada oficialmente na China.
Em 1995, a marca lançou a versão dos biscoitos originais com redução de gordura. As primeiras variedades com sabor dos biscoitos originais surgiram em 1998, incluindo o de queijo cheddar. Já os Ritz® Toasted Chips, uma versão assada com menos gordura e crocância semelhante à de batatas-frita, surgiram também nessa época, tornando-se outra extensão popular da marca. Os biscoitos Ritz® com manteiga e alho foram lançados no início dos anos de 2000, aproveitando a popular combinação de sabores e respondendo à crescente demanda por snacks especiais, tornando-se uma parte significativa da linha de produtos aromatizados da marca. Pouco depois, em 2002, o Ritz® Bits apresentou ao mercado o sabor pizza.
Em 2017, a marca voltou a diversificar sua linha de produtos com o lançamento do Ritz® Crisp & Thins, uma linha de biscoito mais finos (que os originais) e assados no forno, disponível em sabores como Sal Marinho e Bacon. Nos anos seguintes a marca acelerou as inovações, como por exemplo, em julho de 2020 quando foi introduzido o Ritz® Cheese Crispers, uma linha de biscoitos finos e crocantes, assados no forno, com sabores de queijo de verdade, como Cheddar e Quatro Queijos com Ervas. Pouco depois, em 2022, a marca apresentou uma novidade surpreendente: Ritz® Drizzled Minis, que misturavam o sabor salgado com doce através de mini biscoitos originais cobertos com chocolate ou caramelo.
A partir de 2024, a marca capitalizou a popular tendência de alimentos “swicy” (doce + apimentado), levando o sabor aos biscoitos originais para serem usados como cobertura ou mergulhá-los em molhos, incluindo versões como Mel Picante, Queijo Picante e Habanero Doce. A mais recente inovação da marca, lançada em 2025, é o Ritz® Football Shapes, uma edição limitada, na qual pela primeira vez os biscoitos assumem o formato de bola de futebol, para comemorar a ligação da Ritz® com o esporte mais popular do país. Vale ressaltar que, há muitos anos, a marca lança em edição limitada o Ritz® Holiday Crackers, uma versão do biscoito original em vários formatos festivos, como por exemplo, árvore de natal, sino e boneco de neve.
Os biscoitos Ritz® mantiveram seu status como um snack amado por gerações, evoluindo com o tempo para incluir vários sabores e formatos até o desenvolvimento de embalagens mais práticas, para garantir que permaneça relevante para os hábitos de consumo de snacks contemporâneos, mantendo as qualidades clássicas que os fãs sempre amaram. Sua versatilidade, de ser apreciado sozinho a complementar uma ampla variedade de coberturas, solidificou seu lugar no panteão dos snacks americanos. O legado dos biscoitos Ritz® continua sendo de inovação, qualidade e um toque de luxo acessível a todos. Por isso, há mais de 90 anos, Ritz® se tornou mais do que apenas um petisco - e se tornou parte preciosa dos momentos mais memoráveis da vida de milhões de americanos, desde reuniões familiares a encontros casuais e ocasiões para um lanche do dia a dia.
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos, mas sempre manteve seu tradicional formato circular. Um executivo da Nabisco, chamado Sydney Stern, foi quem desenvolveu o formato redondo característico do logotipo original azul e amarelo, que foi inspirado na etiqueta redonda dentro de seu chapéu. Nos anos seguintes o logotipo - apesar de manter seu formato redondo - ganhou modernizações, novas combinações de cores e tipografias de letra.
O tradicional logotipo da marca também pode ser aplicado sob um fundo vermelho, cor tão associada à Ritz®.
Já em relação a sua tradicional embalagem (caixa), a última remodelação ocorreu em 2022, como mostra a imagem abaixo.
Loved by everyone, even the saltiest. (2025)
A taste of Welcome. (2020)
Life’s rich. (2015)
The Champion of Fun. (2014)
Open for fun. (2009)
Ritz® it up! (2007)
Everybody loves Ritz®. (2006)
Nothing feels like Ritz®. (2004)
More mmm in the middle. (2001)
There’s no place like Ritz®. (2001)
Melts so good. (1995)
Ritz® up to you. (1991)
Ritz®. The perfect cracker. (1989)
Every bit as good as a Ritz®. (1987)
When you want a cracker you want a Ritz®. (1987)
If It Melts and It Crunches, It’s a Ritz®. (1978)
Everything tastes great when it sits on a Ritz®. (1977)
An affordable taste of luxury. (1934)
A bite of the good life. (1934)
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 21 de novembro de 1934
● Criador: Nabisco
● Sede mundial: Chicago, Illinois, Estados Unidos
● Proprietário da marca: Mondelēz International Inc.
● Capital aberto: Não
● CEO: Dirk Van De Put
● Faturamento: US$ 1.5 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 50 países
● Presença no Brasil: Não
● Segmento: Snacks
● Principais produtos: Biscoitos
● Concorrentes diretos: Club® Crackers, Carr’s, Town House Crackers, Keebler, Pepperidge Farm, Breton Crackers, Zesta, Triscuit e Cheez-It®
● Ícones: As caixas vermelhas
● Slogan: A taste of Welcome.
● Website: www.snackworks.com/brands/ritz/
A marca no mundo
A vasta linha de biscoitos Ritz® é vendida em mais de 50 países ao redor do mundo, disponível em mercados das Américas (Estados Unidos, Canadá e México), Europa (como Reino Unido, Irlanda, França, Itália e Holanda) e Ásia (especialmente na China, Coréia do Sul e Japão), além da Austrália. Ritz® é líder de mercado no segmento de biscoitos crackers nos Estados Unidos, vendendo mais caixas que qualquer outra marca, o que gera um faturamento anual estimado em torno de US$ 1.5 bilhões. A marca Ritz® pertence à Mondelēz International, proprietária também de ícones como Oreo (conheça essa outra história aqui).
Você sabia?
● Os biscoitos originais são em forma circular - com bordas estriadas -, levemente salgados e têm aproximadamente 46 milímetros (1,8 polegadas) de diâmetro.
● O design dos próprios biscoitos desempenha um papel funcional. Os sete furos em cada biscoito não são apenas para estética. Eles permitem que o vapor escape durante o cozimento, evitando bolsas de ar e garantindo uma textura uniforme e consistente, sem ficar excessivamente crocante ou escamosa.
● Uma caixa de biscoitos Ritz® pode ser visto no desenho animado “Mickey’s Surprise Party” de 1939.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 21/12/2025
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