11.7.06

SUNDOWN


Sol e proteção são dois amigos inseparáveis. Curtir o sol no parque, o sol na praia, o sol no sítio e o sol da voltinha pelo bairro é muito mais gostoso com protetor solar. Por isso, SUNDOWN faz questão de lembrar que o sol existe para ser aproveitado e, como todo dia é dia de sol, precisamos estar preparados para ele. A marca, desde seu lançamento, não para de inovar, lançando produtos pioneiros no mercado e fazendo de tudo para proteger do sol milhões de brasileiros. 

A história 
A história do protetor solar mais conhecido e vendido do Brasil começou em 1984 quando a empresa Johnson & Johnson introduziu no mercado como teste nas regiões norte e sul a marca SUNDOWN, com os primeiros fatores FPS (Fatores de Proteção Solar) 4, 8 e 15, inaugurando, desta forma, o mercado de filtros solares no país, com o posicionamento de tratar o sol como amigo. Afinal, o produto foi desenvolvido especialmente para o brasileiro, que mora em um país tropical e que necessita estar sempre preparado para o sol todos os dias. A marca foi responsável pela introdução no mercado brasileiro do conceito de Fator de Proteção Solar (FPS), ensinando e conscientizando as pessoas sobre a necessidade de proteção solar, de uma forma fácil e didática. Desde seu lançamento, SUNDOWN nunca parou de inovar, não demorando muito para ganhar espaço no verão dos brasileiros e conquistando a liderança neste setor. Em 1989 lançou Fatores de Proteção mais elevados: 20, 25 e 30. As pessoas passaram a desenvolver maior consciência sobre a necessidade de proteção solar, buscando FPS mais altos para proteger a pele dos malefícios causados por uma exposição solar prolongada.


Dois anos depois, aprimorando cada vez mais a sua fórmula, oferecia maior espectro de Proteção Solar: AMPLA PROTEÇÃO UVA + UVB. Em 1992 a marca passou a desenvolver produtos voltados para necessidades específicas: lançou o SUNDOWN® SPORT FPS 8, para quem pratica esportes ao ar livre e necessita de proteção adequada. Como maior diferencial, essa versão oferecia resistência ao suor e à água por 4 horas. Outras inovações foram introduzidas no mercado nos anos seguintes, como por exemplo, em 1994 com o SUNDOWN® Gel Pós-Sol, com Aloe Vera, que oferecia refrescância e hidratação da pele após a exposição ao sol, e o SUNDOWN® STICK, para proteger e hidratar especialmente os lábios e outras áreas sensíveis como nariz e testa; em 1995 oferecendo mais três produtos aos consumidores: SUNDOWN® Baby FPS 15, para as mães que queriam proteger a pele delicada dos bebês de 0 a 2 anos da exposição ao sol; SUNDOWN® Kids FPS 15, para a criança que não era mais bebê, mas também precisava de atenção e proteção especial; e SUNDOWN® Repelente FPS 15, produto pensado em quem adorava ir para o meio do mato curtir a natureza, pescando ou fazendo caminhadas em trilhas de aventura, garantindo a proteção e ainda repelindo insetos, através de uma agradável fragrância, durante 2 horas.


Lançou também o SUNDOWN® Spray FPS 8, uma versão mais prática e moderna, fácil de aplicar na pele, e o Gel Pós-Sol com Repelente, para quem queria desfrutar de um final de tarde mais prolongado nas praias e campos, em 1996; um FPS mais elevado para proteger os bebês com o SUNDOWN® Baby FPS 30, além do SUNDOWN® Facial FPS 15, com Vitamina E e Ginkgo Biloba, especificamente desenvolvido para a pele do rosto, que é bem mais delicada que a do corpo e precisa de atenção e cuidado especiais, em 1997; o SUNDOWN® FPS 50, garantindo maior proteção para pessoas de pele clara e sensível, que precisavam de mais cuidados com a exposição solar, em 1998; SUNDOWN® CABELOS, protegendo especialmente os cabelos e ajudando a manter a cor e a força dos fios através dos filtros UVA e UVB, em 1999; além de uma linha específica para proteção facial.


Foi ainda em 1999 que a marca lançou um produto que ajudou os pais a acabarem com o eterno dilema de passar protetor solar nas crianças: SUNDOWN® Kids Color FPS 30, uma loção de cor roxa que desaparecia ao ser espalhada na pele. Era uma maneira divertida e ótima para convencer as crianças a passarem o filtro solar. Com a chegada do novo milênio, SUNDOWN, que já era líder absoluta do segmento e marca mais reconhecida da categoria voltou a inovar com a introdução de produtos revolucionários como, em 2001, com o SUNDOWN® GOLD, primeira linha de bronzeadores da marca. O produto chegou ao mercado e em apenas um ano já se tornou uma das principais marcas de bronzeadores do segmento. Além de agradar aqueles que queriam ficar com a cor do verão, a marca também pensou nas crianças ao modificar as embalagens infantis, deixando-as coloridas e adicionando cheirinho de fruta nas loções que já eram coloridas.


No ano seguinte, a linha de protetor solar foi reformulada, levando lançamentos práticos e com qualidade comprovada para todos os consumidores. A linha de bronzeadores Gold foi relançada, presenteando o mercado com uma super novidade: SUNDOWN® Gold Óleo Gel FPS 6. A linha KIDS também sofreu alteração: ganhou cara nova com bichinhos do mar e passou a ter opção de cor e cheiro para dois tipos de produtos: FPS 15 e FPS 30. Além disso, a linha para crianças colocou mais uma novidade no mercado: SUNDOWN® Kids Color Melancia FPS 15, com formato de aplicação gatilho, muito mais fácil e divertido de usar.


Em 2003 SUNDOWN inaugurou a temporada de verão trazendo proteção com performance. A nova linha Sport chegou totalmente remodelada para atender às necessidades dos praticantes de esporte ao ar livre. Com 5 horas de resistência à água e ao suor, em embalagens impactantes, as versões bisnaga FPS 30 e spray FPS 15 garantiam proteção e cuidado da pele. Além disso, a linha Gold foi incrementada com dois novos produtos: SUNDOWN® Gold Loção Pós-sol que prolongava o bronzeado e iluminava a pele através de partículas douradas e SUNDOWN® Gold Loção Autobronzeadora sem sol, que garantia um bronzeado natural o ano todo. E para a garotada a diversão ficou por conta do novo SUNDOWN® Kids tubarão 30 embalagem spray, mais fácil de aplicar e espalhar, e do SUNDOWN® Kids FPS 60, que trazia mais proteção sob o sol. No ano seguinte a marca trouxe as novas linhas SUNDOWN® Beauty (protegia e cuidava da pele, proporcionando cor dourada e saudável) e SUNDOWN® Illumine (realçava a beleza natural da pele morena e negra, deixando-a protegida, iluminada e hidratada), desenvolvidas especialmente para as mulheres brasileiras que desejam cuidar da pele sob o sol.


Em 2006, a marca trouxe para o mercado o conceito de UltraProteção, que protegia na hora, por mais tempo até mesmo debaixo d’água. Neste ano, toda a linha KIDS foi relançada com uma nova fórmula para a pele sensível das crianças, combinando ativos de soja e camomila, que têm propriedades calmantes para minimizar os riscos de alergia e vermelhidão da pele dos pequeninos. Em 2007, a marca introduziu sua nova fórmula exclusiva SunComplex™: mais suave, não-oleosa, de rápida absorção e mais eficaz na proteção - com UVA + UVB balanceado - garantindo até duas horas de resistência à água e suor.


Em 2009 a marca ingressou no mercado de proteção de uso diário e pela primeira vez na história lançou um protetor solar no inverno. O novo SUNDOWN® Facial Diário foi lançado nos FPSs 30 e 50 e além de protetor solar é também hidratante. A nova fórmula com textura leve, rápida absorção e fragrância suave, foi desenvolvida para ser usada sob a maquiagem. No final deste ano, a Johnson & Johnson lançou o novo protetor solar em spray SUNDOWN® FRESH, disponível em duas versões de proteção (FPS 15 e FPS 30) e que promete facilitar o uso e a aplicação do produto sobre a pele do corpo todo. Com uma embalagem prática e moderna, o novo protetor é borrifado com um simples toque das mãos na válvula de ar. Depois de aplicado sobre a pele, com apenas uma das mãos, pode-se espalhar o produto, garantindo proteção solar para o verão. A fórmula é liquida e transparente, o que faz com que o produto seja absorvido bem rápido pela pele.


Nos últimos anos a marca inovou ao lançar produtos revolucionários para o segmento, como por exemplo, em 2011 com SUNDOWN® SENSES, uma linha em edição limitada e exclusiva para as mulheres, que contava com uma nova fórmula (bem mais leve, com textura menos espessa, que espalha com mais facilidade, e constituída por vitamina E que hidrata a pele além de protegê-la contra o fotoenvelhecimento), nova fragrância e nova embalagem, desenvolvida em parceria com a estilista Adriana Barra; e, em 2012, com SUNDOWN® PELE MOLHADA, um protetor cuja fórmula exclusiva foi desenvolvida no Brasil, para a aplicação sobre a pele úmida ou molhada. Além disso, a linha regular foi relançada com novas embalagens e fórmulas, que agora incluem a tecnologia SunBalance™, desenvolvida para garantir máxima proteção. Os produtos apresentam texturas mais leves, adequadas para atender à demanda da pele das brasileiras, em geral mais oleosa. Além de ser dermatologicamente e oftalmologicamente testada e não obstruir os poros, traz sensação de toque seco e hidratante sem perder a qualidade, oferecendo ampla proteção contra os raios UVA/UVB, além de duas horas de resistência à água e ao suor.


SUNDOWN foi desenvolvido para milhões de pessoas poderem aproveitar tudo que o sol tem a oferecer. No parque, na praia, na rua ou praticando esportes. Para quem gosta de água, de areia, de jogar bola, de andar de bicicleta ou praticar uma relaxante caminhada. Para quem gosta de manter a cor natural da pele ou deixá-la com uma cor saudável. Não importa de que modo você quer aproveitar o sol, SUNDOWN se preocupa com todos os tipos de pele e está presente em todos os lugares. Com uma história de educação, pioneirismo e confiabilidade, a marca se supera a cada verão criando produtos inovadores com filtros solares de última geração, sempre pensando no bem-estar de seu consumidor.


Comunicação ensolarada 
Quando SUNDOWN foi lançado no mercado brasileiro existia apenas um cenário: os preparados caseiros e os óleos bronzeadores sem filtro. Inicialmente a avaliação do conceito de SUNDOWN foi um desastre. As pessoas perguntavam: “Porque eu vou usar um protetor solar se eu quero ir para a praia e me queimar?”. Mesmo com a rejeição preliminar a marca seguiu em frente e através de uma irreverente campanha de comunicação (que tinha um pimentão vermelho como garoto-propaganda) ensinou aos consumidores sobre a importância do protetor solar para evitar queimaduras solares e vermelhidão sob os raios UVB. Quem poderia imaginar que um pimentão de óculos escuros seria a figura mais lembrada no verão de norte a sul do país? A campanha ensinou o consumidor que percebeu a diferença entre bronzear-se e “virar um pimentão”.


SUNDOWN se tornou uma marca didática e posicionada como amiga do sol. Desde esse momento até a década de 1990, a marca manteve uma linha comunicativa voltada à construção do Equity de Proteção, e de importantes valores como confiança, pioneirismo e segurança. Nesta fase buscou ensinar de forma leve e didática para qual finalidade servia o produto. Em uma segunda fase já na década de 1990 a marca começou a divulgar as vantagens de se usar um protetor solar, mostrando o final feliz dos consumidores que utilizavam o produto e aproveitavam o melhor do verão. A partir de 2000 uma nova fase em que o foco principal era reforçar alguns valores como, inovação e especialidade aliados à um conceito de modernidade e brasilidade. A marca passou a mostrar para o consumidor suas inovações e benefícios exclusivos com o intuito de oferecer as melhores soluções de cuidados sob o sol para todos os perfis de consumidores.


No verão de 2006/2007, SUNDOWN trouxe uma grande inovação para a comunicação da categoria, depois de realizar um estudo antropológico com consumidores e sua relação com o sol. A marca evolui de uma comunicação focada em benefício de produto para uma comunicação de ideal, convidando e incentivando as pessoas a viverem a vida ao ar livre sob o sol, pois na crença de SUNDOWN “A vida gira em torno do Sol”. No ano seguinte, através de um tom de comunicação inusitado e irreverente a marca foi “Patrocinar o Sol”, mostrando assim que somente SUNDOWN acreditava que “A Vida gira em torno do Sol”, poderia ter esta atitude.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo de sua história. Além de adotar uma nova tipografia de letra, mais leve e fluída, a cor roxa foi substituída por um tom de azul-claro.


Os slogans 
Todo dia é dia de sol. (2014) 
Patrocinador oficial do sol. (2007) 
A vida gira em torno do sol. (2006) 
O sol na medida certa. (1991)


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Lançamento: 1984 
● Criador: Johnson & Johnson 
● Sede: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Johnson & Johnson do Brasil Indústria e Comércio de Produtos para Saúde Ltda. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente (Brasil): Maria Eduarda Kertész 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Segmento: Cuidados pessoais 
● Principais produtos: Protetores e bronzeadores solares 
● Concorrentes diretos: Coppertone, Nivea Sun, L’Oréal, Banana Boat, Australian Gold, Red Apple e Cenoura & Bronze 
● Ícones: O pimentão vermelho, primeiro garoto-propaganda da marca 
● Slogan: Todo dia é dia de sol. 
● Website: www.sundown.com.br 

A marca no Brasil 
SUNDOWN possui a linha mais completa de produtos do mercado brasileiro para o consumidor curtir o sol na medida certa. Com um portfólio pioneiro que atende toda família, seus produtos possuem FPS que vão até o 60, além de linhas específicas para bronzeamento, proteção infantil e Sport, e versões diferenciadas como Spray, Embalagem Econômica, Clear Gel, Facial, Labial e Pós-sol. Toda a linha de protetores solares para o corpo garante proteção balanceada UVB/UVA (3 para 1), com pelo menos 2 horas de resistência a água e suor e tem fotoestabilidade comprovada através de testes internacionais. Líder absoluta na categoria de protetores solares com 40% de participação, os produtos da marca podem ser encontrados de norte a sul do país. 

Você sabia? 
● No verão de 2007, SUNDOWN foi vendido nas praias diretamente ao consumidor, que podia pagar com cartões de crédito e débito. 
● SUNDOWN também faz parte dos projetos de sustentabilidade da Johnson & Johnson e foi a primeira marca de proteção solar no país a usar embalagens fabricadas com o plástico verde da Braskem, um material elaborado com fonte 100% renovável. 
Brasileiro entende mesmo é de sol. Entende tanto que o centro de Sun Care da Johnson & Johnson fica no Brasil. O desenvolvimento de tecnologia e as pesquisas relacionadas a protetores solares são feitas aqui em nosso país e exportadas para o mundo todo. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame, Época Negócios e Boa Forma), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 15/5/2015

4 comentários:

Marcos disse...

Em 1999 lançamos também a linha do Sundown Facial e o Sundown Hair.
Fui gerente de produto na época.
Marcos

disse...

Acho super interessante como a Sundown investe em propagandas veiculadas em diversos canais de transmissão, porém tenho que admitir um fator super negativo que ela deixa a desejar. Pesquisei em vários sites e nao li nada falando sobre as diferenças dos fatores, acho que deveria ser feita uma campanha publicitaria ou um anúncio no site da empresa informando quais os fatores indicados para cada tipo de pele, ou o tipo de proteção acho que seria uma forma de esclarecimento para os clientes que gostam e usam a marca e responder as seguintes perguntas:
Qual a diferença entre o fator 50 e 60? e que difere o fator 30 e 15? qual o melhor a ser usado para ir trabalhar ou tomar sol? o fator 30 é o dobro do 60? enfim fiquei na duvida mais acabei comprando o de FPS 60 mesmo, e se alguém me perguntar por que eu optei pelo de FPS 60 eu nao saberei responder...

Camila disse...

Me admira muito ler um comentário como este acima, em que uma pessoa diz não saber a diferença entre os fatores de proteção, principalmente tendo acesso a informações - pois vamos combinar que não chegamos a este blog batendo papo no msn ou vendo fofocas do orkut - mas, apenas para dar uma dica, que tal procurar um dermatologista para fazer uma avaliação e saber qual tipo de proteção usar?

Anônimo disse...

Qual categoria a Sundown se encontra?