15.5.08

PETSMART

Quer adotar, cachorros e gatos, para que estes animais abandonados tenham uma vida melhor? Encontrar os melhores produtos para seu animalzinho quer seja ele um cachorro, um gato, um pássaro, um peixe, uma cobra ou até mesmo um lagarto? Quer adestrá-lo ou simplesmente deixá-lo em um lugar onde ele será tratado como um rei enquanto você trabalha? Precisa fazer tosa, dar banho, tomar vacinar e até mesmo higiene bucal em seu querido animal? A resposta para tudo isso está em uma das enormes lojas da rede PETSMART, onde o animal de estimação é a estrela central.

A história
A história da empresa começou em 1986 quando Jim e Janice Dougherty, com dinheiro emprestado pela Phillips Van Heusen Corporation, fundaram a empresa Pacific Coast Distributing, inaugurando no ano seguinte, na cidade de Phoenix, estado americano do Arizona, as duas primeiras lojas, chamadas PetFood Warehouse, para vender produtos e prestar serviços para animais de estimação, especialmente cachorros e gatos. Dois anos depois, em 1988, as sete lojas da rede, começaram uma estreita relação com organizações de defesa e adoção de animais. Em 1989, as lojas, agora já chamadas PETSMART, inauguraram a sessão de peixes, não somente vendendo produtos, mas expondo animais, especialmente piranhas, em enormes aquários. Esta ação fez com que as pessoas permanecessem muito mais tempo dentro de cada loja da PETSMART.


A diversificação de produtos da empresa continuou, ainda este ano, com a inauguração de departamentos para pássaros e pequenos animais. A PETSMART também veiculou seu primeiro comercial de televisão estrelado por gatos, cachorros, pássaros, um pônei, um porco e um macaco. Com isso, a popularidade da marca cresceu uma enormidade, principalmente entre as crianças. A década de 90 começou com uma ampla reformulação em suas lojas, deixando o ambiente maior, mais moderno e convidativo. Como a principal filosofia era vender os melhores produtos pelos preços mais baixos foi introduzido, em 1991, o slogan “Where high prices have been housebroken”. Nesta época a rede contava com 36 lojas em nove estados, além de um recém inaugurado centro de distribuição localizado em Ennis no Texas. Nos anos seguintes a PETSMART lançou serviços e produtos pioneiros e exclusivos como o centro de adoção de animais dentro de suas lojas em 1992; marcas próprias de rações e acessórios; a primeira clínica veterinária permanente dentro de uma loja no Texas; a fundação, em 1994, da PETSMART Charities, organização sem fins lucrativos de defesa animal para lutar contra a eutanásia animal e estimular a adoção de animais de rua.


A partir de 1994, a PETSMART começou a crescer através de aquisições de outras pequenas redes e da empresa Sporting Dog Specialties (especializada em catálogo on-line), atingindo faturamento superior a US$ 1 bilhão no ano seguinte e 320 lojas em funcionamento em 1996. Foi nesta época que a PETSMART inaugurou suas primeiras lojas internacionais na cidade de Ontário no Canadá. O crescimento rápido e consistente transformou a PETSMART na maior rede em seu segmento na América do Norte. A partir de 1998 a empresa começou a inaugurar lojas menores, localizadas em cidades médias e pequenas, contendo boa quantidade de opções de produtos, porém com estoque reduzido. Dois anos depois a empresa inaugurava sua loja de número 500. Nos anos seguintes novos serviços são lançados como o hotel 24 horas, que disponibilizava toda mordomia que os bichanos merecem e o número de lojas, além do crescimento espantoso do número de unidades. Em 2007 a rede inaugurou sua milésima loja.


A linha do tempo
1988
Foi vendido o primeiro sweater para cachorro.
1989
Inauguração do serviço de petshop com serviços de tosa e banho. Afinal, enquanto os proprietários faziam compras dentro da PETSMART, seus animais podiam ser bem tratados.
1990
Suas lojas passam a contar com serviços veterinários, inclusive vacinação, através de clínicas móveis instaladas em suas lojas.
1991
Início da venda de pássaros como canários, periquitos e pombas em suas lojas.
Inauguração do primeiro departamento de eqüinos na loja de Albuquerque no estado do Novo México.
1992
Inauguração do primeiro centro de adoção chamado Luv-A-Pet Adoption Center dentro de uma de suas lojas. Depois de 44 animais acharem um novo lar em apenas quatro dias, a empresa resolveu abrir um centro dentro de cada loja da rede. No final do ano 6.300 animais tinham sido adotados.
Lançamento das marcas próprias Authority (ração premium), Grreat Choice e Sophista-Cat (ração e comidas para gatos).
1994
Inauguração em todas as suas lojas do serviço de adestramento.
Início da venda de acessórios (roupas, coleiras, etc.) natalinos com renda revertida para a organização PETsMART Charities.
1996
Inauguração de sua página na Internet, onde diariamente 1.900 pessoas acessavam para ter informações sobre empregos, novidades e localização das lojas.
1999
Introdução da marca própria Premier Oven-Baked, uma linha de biscoitos e guloseimas mais saudáveis para cachorros.
Sua página Internet começa a vender os produtos encontrados nas lojas da rede.
2000
Introdução da primeira linha de roupas e acessórios para animais com a marca HARLEY-DAVIDSON. As vendas explodiram.
2001
Inauguração de seu primeiro hotel chamado PETsHOTEL, localizado dentro de uma loja na cidade de Tempe, estado do Arizona.
2003
Lançamento do programa de fidelidade PetPerks, que oferece aos membros descontos especiais e mimos para seus animais no dia do aniversário.
2005
Lançamento do brinquedo Bo-Bo, dois cães de pelúcia macia nas cores vermelho e azul. O brinquedo foi um verdadeiro sucesso e as vendas aumentaram muito.
2008
Inauguração do centésimo hotel dentro de suas lojas.


Os serviços
A PETSMART, maior rede especializada em produtos para animais domésticos nos Estados Unidos, fugiu da concorrência com o Wal-Mart (atual líder na categoria), diferenciou sua operação e elevou resultados ao segmentar os consumidores e focar todo o seu modelo de negócio para os “pais de animais”. As lojas passaram a serem divididas por departamentos (tipo de animal); as linhas de produtos foram ampliadas; foram introduzidos serviços (salão, hotel, treinamento, veterinário) e o atendimento se tornou especializado.
PetSmart Charities Adoption Centers
Os centros de adoção PETSMART, inaugurados em 1992, estão localizados dentro das lojas da rede permitindo que pessoas e famílias possam realizar o sonho de possuir um animal de estimação (cachorros e gatos) através do sistema de adoção. Cerca de mil animais são adotados todos os dias nas lojas da PETSMART. Desde que foi inaugurado este programa, os centros já salvaram a vida de mais de 4.562.700 de animais (até 6 de junho de 2011), que acharam um novo lar e um novo dono. Em sua página na Internet (
http://adoptions.petsmart.com/) é possível saber com precisão através de um contador quantos animais já foram adotados desde o início do programa, que também já doou mais de US$ 134 milhões para instituições e organizações de defesa e bem-estar dos animais.


Banfield, The Pet Hospital
Cerca de 65% das lojas da rede possuem este hospital para atendimento e serviços veterinários de animais de estimação. Criado pela Medical Management International em 1955 na cidade de Portland, estado americano do Oregon, os mais de mil veterinários, altamente capacitados do hospital, estão sempre à disposição para atender da melhor forma possível os adoráveis animais. O serviço, que começou em 1994, tem o slogan “When pets are family, we're the family doctor” (Quando animais de estimação são da família, nós somos médicos de família).
PetSmart Grooming Salons
As seções de petshop estão presentes em todas as lojas da rede, prestando serviços de tosa, banho e higiene completa do animal (escovação dos dentes, limpeza das orelhas e aparo de unhas). Os proprietários podem acompanhar todas as ações através de enormes vidros. Todos os anos mais de 8 milhões de cães passam pelos Grooming Salons da PETSMART.
PetSmart Training
Disponível em de todas as lojas da rede, este programa de adestramento é um dos melhores do mercado mundial. Seus 1.500 tratadores e instrutores não ensinam apenas comando de obediência, mas também a socialização do animal como um membro da família. Anualmente, mais de 385 mil animais são adestrados nas lojas da PETSMART.
Doggie Day Camp
Espécie de creches onde os cachorros e gatos brincam e se exercitam com acompanhamento de monitores e tratadores enquanto seus donos trabalham. Esses centros estão localizados em lojas da rede e dentro dos PetsHotel. A primeira Doggie Day Camp foi inaugurada em 2004 dentro da loja PETSMART da cidade de Pasadena na Califórnia.
PetSmart PetsHotel
Revolucionário hotel onde gatos e cachorros são tratados como rei com direito a televisões que passam programas animais, sorvetes, biscoitos nos mais variados sabores, travesseiros macios, quarto de brinquedos, suítes para família (mãe com crias ou irmãos), ouvir a voz dos proprietários por telefone, exercícios com acompanhamento de treinadores especializados e muito mais. A segurança e modernidade dos hotéis podem ser vista nos procedimentos: todos os hóspedes caninos recebem uma coleira de identificação, fazem ckeck-in e são monitorados por várias câmeras de segurança instaladas nas de pendências do hotel. E tem mais: as áreas caninas e felinas são completamente separadas e até o sistema de ventilação é diferente, evitando assim que os cachorros sintam o cheiro dos gatos e vice-versa. Relatórios, chamados Pawgress Reports, são fornecidos aos proprietários para saber tudo o que seus bichanos fizeram durante a estadia. Os mais de 184 hotéis existentes atualmente estão localizados dentro das lojas PETSMART em cerca de 30 estados americanos.


Os slogans
Happiness in store. (2010)
We love to see healthy, happy pets. (2009)
Where pets are family. (1994)
Where high prices have been housebroken. (1991)
All You Need For The Life Of Your Pet.
Be Better Together.
It’s the best place to play or stay when you’re away.
(PetSmart PetsHotel)
Where pets find families. (Petsmart Charaties)


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1986
● Fundador:
Jim e Janice Dougherty
● Sede mundial:
Phoenix, Arizona
● Proprietário da marca:
PetSmart, Inc.
● Capital aberto: Sim (1993)
● Chairman: Philip Francis
● CEO & Presidente: Robert Moran
● Faturamento: US$ 5.7 bilhões (2010)
● Lucro: US$ 239.9 milhões (2010)
● Valor de mercado: US$ 4.9 bilhões (junho/2011)
● Lojas: 1.192
● Centros de distribuição: 9
● Presença global:
2 países
● Presença no Brasil: Não
● Funcionários: 48.000
● Segmento: Varejo
● Principais produtos: Rações, serviços e produtos para animais de estimação
● Ícones:
O sistema de adoção de animais dentro de suas lojas
● Slogan: Happiness in store.
● Website: www.petsmart.com

A marca no mundo
A PETSMART possui atualmente 1.192 lojas localizadas nos Estados Unidos, Porto Rico e Canadá, 48 mil empregados e faturamento de US$ 5.5 bilhões. Mais de 184 lojas possuem também hotéis e centros de treinamento para um dia instalados em suas dependências. As lojas também oferecem programas de adoção de animais e serviços de tosa, banho e veterinário. Semanalmente mais de 90.000 animais passam por suas lojas e anualmente 385 mil são adestrados em seus centros de treinamentos. Suas lojas não vendem gatos e cachorros (disponíveis somente através do sistema de adoção), mas pequenos animais como hamster, porquinho da índia, peixes, lagartos, camundongos e répteis são comercializados. A rede parou de vender pássaros vivos em janeiro de 2008.

Você sabia?
Em média, cada loja da PETSMART, possui um estoque de mais de 10 mil produtos a venda, entre marcas renomadas e próprias.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 6/6/2011

2 comentários:

Anônimo disse...

brilhante site, parabenssss

Anônimo disse...

Visão futurista resultou em excelentes resultados.
Parabéns aos proprietários e todos os envolvidos.