15.5.08

PETSMART


Quer adotar, cachorros e gatos, para que estes animais abandonados tenham uma vida melhor? Encontrar os melhores produtos para seu animalzinho quer seja ele um cachorro, um gato, um pássaro, um peixe, uma cobra ou até mesmo uma iguana? Quer adestrá-lo ou simplesmente deixá-lo em um lugar onde ele será tratado como um rei enquanto você trabalha? Precisa fazer tosa, dar banho, tomar vacinar e até mesmo higiene bucal em seu querido animal? A resposta para tudo isso está em uma das enormes lojas da rede americana PetSmart, onde o animal de estimação é a estrela central. 

A história 
A história da empresa começou em agosto de 1986 quando Jim e Janice Dougherty, com dinheiro emprestado pela fabricante de camisas Phillips Van Heusen Corporation, fundaram a empresa Pacific Coast Distributing, inaugurando em agosto do ano seguinte, na cidade de Phoenix, estado americano do Arizona, as duas primeiras lojas, chamadas PetFood Warehouse, para vender produtos e prestar serviços para animais de estimação, especialmente cachorros e gatos, um mercado que crescia em ritmo acelerado na época. Dois anos depois, em 1988, as sete lojas da rede, começaram uma estreita relação com organizações de defesa e adoção de animais. Em 1989, as lojas foram renomeadas para PetsMart (no início com o M maiúsculo e não o S) e a empresa inaugurou a sessão de peixes, não somente vendendo produtos, mas expondo animais, especialmente piranhas, em enormes aquários. Esta ação fez com que as pessoas permanecessem muito mais tempo dentro de cada loja da rede.


A diversificação de produtos da empresa continuou, ainda este ano, com a inauguração de departamentos para pássaros e pequenos animais. A PetSmart também veiculou seu primeiro comercial de televisão estrelado por gatos, cachorros, pássaros, um pônei, um porco e um macaco. Com isso, a popularidade da marca cresceu uma enormidade, principalmente entre as crianças. A década de 1990 começou com uma ampla reformulação em suas lojas, deixando o ambiente maior, mais moderno e convidativo. Como a principal filosofia era vender os melhores produtos pelos preços mais baixos foi introduzido, em 1991, o slogan “Where high prices have been housebroken”. Nesta época a rede contava com 36 lojas em nove estados americanos, além de um recém-inaugurado centro de distribuição localizado na cidade de Ennis no Texas. Nos anos seguintes a PetSmart lançou serviços e produtos pioneiros e exclusivos como o centro de adoção de animais dentro de suas lojas em 1992; marcas próprias de rações e acessórios; a primeira clínica veterinária permanente dentro de uma loja no Texas; a fundação, em 1994, da PetSmart Charities, organização sem fins lucrativos de defesa animal para lutar contra a eutanásia animal e estimular a adoção de animais de rua ou abandonados.


A partir de 1994, a PetSmart começou a crescer através de aquisições de outras pequenas redes e da empresa Sporting Dog Specialties (especializada em catálogo online), atingindo faturamento superior a US$ 1 bilhão no ano seguinte e 320 lojas em funcionamento em 1996. Foi nesta época que a PetSmart inaugurou suas primeiras lojas internacionais na cidade de Ontário no Canadá. O crescimento rápido e consistente transformou a PetSmart na maior rede em seu segmento na América do Norte. A partir de 1998 a empresa começou a inaugurar lojas menores, localizadas em cidades médias e pequenas, contendo boa quantidade de opções de produtos, porém com estoque reduzido. Dois anos depois a empresa inaugurava sua loja de número 500. Nos anos seguintes novos serviços foram lançados, como por exemplo, o hotel 24 horas, que disponibilizava toda mordomia que os bichanos merecem, além do crescimento espantoso do número de unidades. Em 2007 a rede inaugurou sua milésima loja. Nos anos seguintes a PetSmart continuou ampliando sua rede de lojas, serviços e produtos.


Em dezembro de 2014, a PetSmart teve seu controle acionário vendido por US$ 8.7 bilhões para a BC Partners. Em 2017, a empresa adquiriu a Chewy, varejista online líder de alimentos e produtos para animais de estimação nos Estados Unidos e que ficou conhecido pela variedade de produtos, baixo valor no frete e um atendimento inusitado no segmento de animais de estimação, que inclui até o envio de cartas escritas à mão aos clientes em agradecimento pela compra.


A linha do tempo 
1988 
Venda do primeiro suéter para cachorro. 
1989 
Inauguração do serviço de petshop com serviços de tosa e banho. Afinal, enquanto os proprietários faziam compras dentro da PetSmart, seus animais podiam ser bem tratados. 
1990 
Suas lojas passam a contar com serviços veterinários, inclusive vacinação, através de clínicas móveis. 
1991 
Início da venda de pássaros como canários, periquitos e pombas em suas lojas. 
Inauguração do primeiro departamento de equinos na loja de Albuquerque no estado do Novo México. 
1992 
Lançamento das marcas próprias Authority (ração premium), Grreat Choice e Sophista-Cat (ração e comidas para gatos). 
1994 
Inauguração em todas as suas lojas do serviço de adestramento. 
Início da venda de acessórios (roupas, coleiras, etc.) natalinos com renda revertida para a organização PetSmart Charities. 
1995 
Inauguração de sua página na internet, onde diariamente 1.900 pessoas acessavam para ter informações sobre empregos, novidades e localização das lojas. 
1999 
Introdução da marca própria Premier Oven-Baked, uma linha de biscoitos e guloseimas mais saudáveis para cachorros. 
Sua página internet começa a vender os produtos encontrados nas lojas da rede. 
2000 
Introdução da primeira linha de roupas e acessórios para animais com a marca Harley-Davidson. As vendas explodiram. 
2001 
Inauguração de seu primeiro hotel chamado PetsHotel®, localizado dentro de uma loja na cidade de Tempe, estado do Arizona. 
2003 
Lançamento do programa de fidelidade PetPerks, que oferece aos membros descontos especiais e mimos para seus animais no dia do aniversário.
2005 
Lançamento do brinquedo Bo-Bo, dois cães de pelúcia macia nas cores vermelho e azul. O brinquedo foi um verdadeiro sucesso e as vendas aumentaram muito. 
2008 
Inauguração do centésimo hotel dentro de suas lojas.


Os serviços 
A PetSmart, maior rede especializada em produtos para animais domésticos da América do Norte, fugiu da concorrência direta com o Walmart (atual líder na categoria), diferenciou sua operação e elevou resultados ao segmentar os consumidores e focar todo o seu modelo de negócio para os “pais de animais”. As lojas passaram a serem divididas por departamentos (tipo de animal); as linhas de produtos foram ampliadas; foram introduzidos serviços (salão, hotel, treinamento, veterinário) e o atendimento se tornou especializado. 
Banfield, The Pet Hospital 
Aproximadamente 850 lojas da rede possuem este hospital para atendimento e serviços veterinários de animais de estimação. Criado pela Medical Management International em 1955 na cidade de Portland, estado americano do Oregon, os mais de mil veterinários, altamente capacitados do hospital, estão sempre à disposição para atender da melhor forma possível os adoráveis animais. O serviço, que começou em 1994, tem o slogan “When pets are family, we’re the family doctor” (em português “Quando animais de estimação são da família, nós somos médicos de família”). 
PetSmart Grooming Salons 
As seções de petshop estão presentes em todas as lojas da rede, prestando serviços de tosa, banho e higiene completa do animal (escovação dos dentes, limpeza das orelhas e aparo de unhas). Os proprietários podem acompanhar todas as ações através de enormes vidros. Todos os anos mais de 15 milhões de cães passam pelos Grooming Salons da PetSmart. 
PetSmart Training 
Disponível em de todas as lojas da rede, este programa de adestramento é um dos melhores do mercado mundial. Seus 1.500 tratadores e instrutores não ensinam apenas comando de obediência, mas também a socialização do animal como um membro da família. Anualmente, mais de 385 mil animais são adestrados nas lojas da PetSmart. 
Doggie Day Camp 
Espécie de creches onde os cachorros e gatos brincam e se exercitam com acompanhamento de monitores e tratadores enquanto seus donos trabalham. Esses centros estão localizados em lojas da rede e dentro dos PetsHotel®. A primeira unidade foi inaugurada em 2004 dentro da loja PetSmart da cidade de Pasadena na Califórnia. 
PetSmart PetsHotel® 
Revolucionário hotel onde gatos e cachorros são tratados como rei com direito a televisões que passam programas animais, sorvetes, biscoitos nos mais variados sabores, travesseiros macios, quarto de brinquedos, suítes para família (mãe com crias ou irmãos), ouvir a voz dos proprietários por telefone, exercícios com acompanhamento de treinadores especializados e muito mais. A segurança e modernidade dos hotéis podem ser vista nos procedimentos: todos os hóspedes caninos recebem uma coleira de identificação, fazem ckeck-in e são monitorados por várias câmeras de segurança instaladas nas dependências do hotel. E tem mais: as áreas caninas e felinas são completamente separadas e até o sistema de ventilação é diferente, evitando assim que os cachorros sintam o cheiro dos gatos e vice-versa. Relatórios, chamados Pawgress Reports, são fornecidos aos proprietários para saber tudo o que seus bichanos fizeram durante a estadia. Os mais de 200 hotéis existentes atualmente estão localizados dentro ou nas adjacências das lojas PetSmart em mais de 30 estados americanos.


Fazendo o bem 
A história começou em 1992 com a inauguração do primeiro centro de adoção chamado Luv-A-Pet Adoption Center dentro de uma de suas lojas. Depois de 44 animais acharem um novo lar em apenas quatro dias. No final do ano, 6.300 animais tinham sido adotados. Com o sucesso do programa a empresa resolveu abrir um centro dentro de cada loja da rede nos anos seguintes. Os centros de adoção (oficialmente chamados de PetSmart Charities Adoption Centers) estão localizados dentro das lojas da rede permitindo que pessoas e famílias possam realizar o sonho de possuir um animal de estimação (cachorros e gatos) através do sistema de adoção. Isto ocorre através da PetSmart Charities, que convida mais de 3.500 organizações de proteção animal a levar cães e gatos às suas lojas para que eles tenham uma melhor chance de encontrar um lar. Aproximadamente mil animais são adotados todos os dias nas lojas da rede. Desde que foi inaugurado, os centros de adoção já salvaram a vida de mais de 7.845.000 de animais (até fevereiro de 2018), que acharam um novo lar e um novo dono. Em sua página na internet é possível saber com precisão através de um contador quantos animais já foram adotados desde o início do programa, que também já doou mais de US$ 150 milhões para instituições e organizações de defesa e bem-estar dos animais.


Além disso, para comemora seu 30º aniversário, a PetSmart lançou em 2017 o programa Buy a Bag, Give a Meal™, onde para cada pacote de ração para gato ou cachorro vendido, a empresa doaria uma refeição aos animais de estimação em necessidade. O projeto superou seu objetivo e doou mais de 63 milhões de refeições.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. Originalmente chamada PetFood Warehouse, a marca adotou em 1989 um novo nome (PetsMart) e logotipo, mais moderno e divertido. Esse logotipo ganhou uma atualização em 2005, quando adotou as cores vermelha e azul, e a marca passou a se chamar PetSmart (ao invés do M maiúsculo o S), o que mudou o significado do nome.


Os slogans 
For the love of pets. (2017) 
Partners in Pethood. (2015) 
Happiness in store. (2010) 
We love to see healthy, happy pets. (2009) 
Where pets are family. (1994) 
Where high prices have been housebroken. (1991) 
All You Need For The Life Of Your Pet. 
Be Better Together. 
The smarter way to shop for your pet. 
That’s Smart. PetSmart. 
At Pets Mart, we’re Pet Smart! (1989) 
It’s the best place to play or stay when you’re away. (PetsHotel®) 
Where pets find families. (PetSmart Charaties)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1986 
● Fundador: Jim e Janice Dougherty 
● Sede mundial: Phoenix, Arizona, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: PetSmart Inc. 
● Capital aberto: Não 
● Chairman & CEO: Raymond Svider 
● Faturamento: US$ 7 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 1.600 
● Presença global: 3 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Funcionários: 55.000 
● Segmento: Varejo 
● Principais produtos: Rações, serviços e produtos para animais de estimação 
● Concorrentes diretos: Petco, Petland, Petvalu, Pet Supplies Plus e Walmart 
● Ícones: O sistema de adoção de animais dentro de suas lojas 
● Slogan: For the love of pets. 
● Website: www.petsmart.com 

A marca no mundo 
A PetSmart possui atualmente mais de 1.600 lojas localizadas nos Estados Unidos, Porto Rico e Canadá, 55 mil empregados e faturamento de US$ 7 bilhões anuais. Mais de 200 lojas possuem também hotéis e centros de treinamento para um dia instalados em suas dependências. As lojas também oferecem programas de adoção de animais e serviços de tosa, banho, creche de dia e atendimento veterinário. Semanalmente mais de 100.000 animais passam por suas lojas e anualmente 385 mil são adestrados em seus centros de treinamentos. Suas lojas não vendem gatos e cachorros (disponíveis somente através do sistema de adoção), mas pequenos animais como pássaros, hamster, porquinho da índia, peixes, lagartos, camundongos, anfíbios e répteis são comercializados. 

Você sabia? 
Em média, cada loja da PetSmart, possui um estoque de mais de 11 mil produtos a venda, entre marcas renomadas e próprias. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 5/2/2018

4 comentários:

Anônimo disse...

brilhante site, parabenssss

Anônimo disse...

Visão futurista resultou em excelentes resultados.
Parabéns aos proprietários e todos os envolvidos.

Ivanir’s disse...

Excelente matéria..bem esclarecedora ..conta toda a história dessa maravilhosa empresa parabéns

Null disse...

O logo da rede "Mercadão Pet" faz parte ou tem alguma ligação com a "Pet Smart" ou é simplesmente uma cópia da ID Visual?