15.7.08

SEPHORA


Suas lojas são uma verdadeira perdição para qualquer mulher, uma parada obrigatória para quem procura por cosméticos, perfumes e maquiagens de luxo, além de produtos de alta qualidade a preços inacreditáveis. Nas modernas prateleiras, perfumes de todas as renomadas marcas. No centro, maquiagens que podem ser experimentadas à vontade. Ao fundo, cremes e mais cremes. Isso sem contar a sessão de acessórios com tudo o que uma mulher possa sonhar. A SEPHORA é um fenômeno global e se tornou uma autoridade quando o assunto é beleza. Afinal, em qualquer uma de suas lojas a consumidora encontra absolutamente de tudo para o seu arsenal de beleza. 

A história 
A história da marca começou em 1969 na França quando o empresário Dominique Mandonnaud e sua mulher, Isabelle, abriram uma pequena loja para venda de perfumes em Limoges, pequena cidade na região de Haute-Vienne. A ideia do novo negócio surgiu com a insatisfação no modelo de vendas de perfumes realizado, na época, por grandes lojas de departamento, onde o atendimento não era especializado e as vendedoras eram comissionadas, empurrando perfumes para as consumidoras a qualquer custo. Além disso, era prática comum que os perfumes e cosméticos estivessem “escondidos” atrás de balcões. Uma década depois, em 1979, o empresário revolucionou o mercado com o formato “Sirva-se você mesmo” (self-service) ao inaugurar a loja SHOP 8, onde uma extensa variedade de perfumes e cosméticos eram dispostos lado a lado nas prateleiras, separados por marcas e tipos, e as consumidoras podiam experimentá-los sem nenhum compromisso. A ideia, considerada na época inovadora, de permitir às pessoas de circular pela loja como em um supermercado, testando diferentes produtos, acabou sendo adotada, anos depois, pelos concorrentes do setor.


O sucesso da nova loja levou o empresário a inaugurar outras unidades pela França. Em 1988 a empresa comprou uma pequena rede de oito lojas de perfumaria na capital francesa e transformou-as no mesmo formato da SHOP 8. O maior passo para empresa se transformar em um gigante do setor de cosméticos e beleza aconteceu em 1993, quando foram adquiridas as 38 lojas, em sua grande maioria localizada em Paris e arredores, da SEPHORA, uma rede especializada em perfumes criada em 1976 pelo grupo britânico Boots em associação com a loja de departamento Nouvelles Galeries, cuja primeira unidade foi inaugurada na Rue de Passy, próxima aos Jardins du Trocadéro. A aquisição não somente elevou o número de lojas para aproximadamente 50, muitas delas localizadas em pontos estratégicos da capital francesa, como a empresa decidiu transformá-las para o formato de auto-serviço, mudando o nome de todas as unidades para SEPHORA.


Até julho de 1997 quando a rede foi adquirida pelo poderoso grupo LVMH, conglomerado de luxo que controla marcas como Louis Vuitton, Christian Dior e Moët Chandon, em um negócio estimado em €244 milhões, a SEPHORA tinha apenas 54 lojas e controlava 8% do mercado de varejo de perfumes e cosméticos na França. Na época, a recém-inaugurada loja âncora da rede localizada na sofisticada Avenida Champs-Elysées serviu de modelo para a atual concepção da SEPHORA. No ano seguinte a rede inaugurou sua primeira loja nos Estados Unidos, em plena Nova York, iniciando um período de forte expansão internacional, onde cada unidade aberta arrastava centenas e centenas de ávidas consumidoras, formando filas enormes e, em alguns casos, criando um gigantesco tumulto.


Apesar da expansão, até 2002 a rede só causou prejuízos para o grupo LVMH. Bernard Arnault, presidente do conglomerado de luxo, chegou a se arrepender do negócio. A virada aconteceu depois que a empresa decidiu investir em duas acertadas estratégias. A primeira foi ter tornado acessíveis, ao grande público, produtos que uma pequena parcela das mulheres está acostumada a encomendar, por orientação de suas dermatologistas, às farmácias de manipulação: cremes e elixires que combinam fórmulas poderosas com embalagens despretensiosas e preços bem mais em conta que os das grandes marcas mundiais. No caso da SEPHORA, o que a loja fez foi lotar suas prateleiras de produtos encomendados aos laboratórios de ponta, localizados principalmente nos Estados Unidos e na Inglaterra. Alguns deles, como o Lip Injection, por exemplo, tornaram-se sucessos retumbantes de venda. Com textura de gloss, ele aumenta a circulação sanguínea nos lábios, prometendo deixá-los mais carnudos e avermelhados por quatro horas. Há ainda a linha dos cosméticos “orais”: comprimidos para acabar com a celulite, bronzear a pele e dar brilho aos cabelos. Tratados como “complemento alimentar”, os produtos têm em suas fórmulas extratos de ervas e frutas. O elixir desintoxicante Detox, por exemplo, é feito à base de suco de uva e raiz de bardana – uma espécie de versão comercial daquelas receitas de avó.


O segundo grande acerto foi apostar em uma estratégia de marketing para lá de agressiva. A ordem era não permitir que nenhuma cliente deixasse a loja sem comprar ao menos um pequeno batom. Para isso, células fotoelétricas contavam quantas pessoas atravessavam suas portas a cada hora. Esse número era comparado à quantidade de consumidores que passavam pelos caixas. Se a proporção fosse insatisfatória, as vendedoras tinham ordem para literalmente “atacar” a clientela. Não era preciso muito esforço. Diante de tantas promessas de beleza e juventude, quem conseguia sair de cestinha vazia? O reposicionamento da marca também passou pela criação de espaços mais acolhedores e modernos, com serviços inovadores, como por exemplo, o “Beauty Bar”, onde é possível, sem hora marcada, fazer uma maquiagem, ou ainda o “Beauty Sourcils”, para realizar uma depilação rápida das sobrancelhas, no meio da loja. A rede também passou a oferecer os serviços premium, que são pagos e devem ser agendados. Alguns deles: Beauty Express (rotina de maquiagem completa), Hair Express (dicas de penteados e estilização para os cabelos), Full Skincare (consultoria de cuidados com a pele, incluindo a aplicação de produtos, com duração de até 45 minutos) e Full Make Up (aplicação de maquiagem com duração de até 45 minutos).


Além disso, a SEPHORA acabou com a imagem de butiques “frias”, onde as vendedoras usavam luvas negras como sinônimo de refinamento, para manipular os produtos. Outro objetivo alcançado nesta nova fase foi se diferenciar da concorrência com produtos exclusivos. A SEPHORA apostou, a partir de 2004, em marcas totalmente desconhecidas, como o creme antirrugas e antiestrias americano StriVectin, que vendeu mais de 500 mil unidades na França em menos de dois anos. Um dos grandes sucessos da marca atende pelo nome de Makeup Studio Blockbuster, um super kit de maquiagem com 193 produtos, que deixa a consumidora preparada para todas as tendências e ocasiões. São 96 tons de sombras, 84 batons brilhantes, 6 delineadores, 2 lápis delineadores, 3 blushes, 1 pó-bronze, 1 máscara e 4 aplicadores. Acondicionado em uma moderna caixa (case), esse kit tem espelho, gavetas e pernas para que a consumidora possa deixá-lo como uma verdadeira penteadeira.


Nos últimos anos a SEPHORA experimentou uma franca expansão nos países emergentes. Em 2005, a empresa inaugurou cinco lojas na China e, no ano seguinte, novas lojas foram abertas no Oriente Médio e nos Emirados Árabes. Já em 2008, o sudeste asiático teve finalmente acesso aos produtos de beleza da rede. Os fortes rumores de seu desembarque no Brasil aumentaram quando o grupo LVMH comprou 70% da Sack’s, site brasileiro de cosméticos, com a intenção de migrar, embora que lentamente, o nome da Sack’s para SEPHORA e aumentar portfólio de produtos do grupo. Em 2011, teve início de apresentação da marca SEPHORA no Brasil através da Sack’s, com a venda da SEPHORA COLLECTION, que oferecia uma variedade ilimitada de maquiagem, cuidados com a pele e artigos de beleza, como pincéis, esponjas e cases. Finalmente no mês de julho de 2012 os rumores se confirmaram: a SEPHORA abriu as portas de sua primeira loja no país, em um dos principais shoppings de luxo da cidade de São Paulo: o JK Iguatemi. A inauguração foi como de costume: tumulto, filas e mulheres desesperadas atrás de maquiagens e cosméticos. Na loja, considerada até pequena para os padrões da rede (com apenas 350 m²), era possível encontrar a área de Nail Studio, irresistível para as fãs de esmaltes, que oferece mais de 100 cores, além de uma linha completa de tratamento para unhas; ou a Eye Liner, que destaca os 20 produtos para olhos favoritos do momento. A loja também trazia às brasileiras marcas inéditas até então no país, entre as quais Nars, Make Up For Ever, Bare Minerals, Fresh, Stila e Benefit San Francisco, as queridinhas das amantes de maquiagens, além das especializadas em cabelo como Bumble & Bumble e Oscar Balndi, e os dermocosméticos de Peter Thomas Roth. Devido ao enorme sucesso da primeira loja, nos anos seguintes a rede inaugurou no Brasil inúmeros pontos de vendas espalhados por diversas cidades, entre lojas e quiosques (o primeiro nesse conceito da rede no mundo, inaugurado em 2015, e que vende mais produtos da marca Sephora Collection).


Devido a todo esse sucesso, não é nenhum exagero afirmar que a rede é perita em garimpar marcas criativas, interpretar tendências, construir códigos estéticos e dar os melhores conselhos. Isso tudo para criar uma experiência única de compra. Oferece uma total liberdade para entrar, sentir, sonhar, brincar e experimentar. Provoca emoções: misturando o prazer da aprendizagem e a descoberta do ambiente com um atendimento personalizado. Graças a produtos originais, serviços de vanguarda e a uma comunicação inovadora, a SEPHORA representa a audácia e é a porta-voz das mulheres modernas quando o assunto é beleza, oferecendo desde as mais recentes inovações da indústria de cosméticos até os verdadeiros clássicos da história da perfumaria e da cosmética.


A linha do tempo 
1995 
Criação da marca própria SEPHORA, baseada no prisma de cores e na sua emblemática linha de banho e corpo. Atualmente os produtos de marca própria, batizados de SEPHORA COLLECTION, e que engloba produtos de maquiagem, cuidados para a pele e banho, estão em primeiro lugar em faturamento e volume de vendas da empresa. Os itens são destaques da rede por ser produtos de alta qualidade com preços acessíveis e, no caso de maquiagem, ampla variedade de cores. Os produtos da marca SEPHORA possuem preços 20% mais baratos e são feitos principalmente na Europa (França, Itália, Grécia, entre outros países), Estados Unidos e na Ásia. 
1996 
Inauguração de sua loja âncora na cidade de Paris. 
Inauguração de suas primeiras lojas em Mônaco e Luxemburgo. 
1997 
Lançamento na França do seu comércio online através de sua página na internet. Dois anos depois, em outubro de 1999, o formato seria introduzido no mercado americano. Atualmente o comércio online está disponível em muitos países, oferecendo mais de 15 mil produtos de 300 marcas diferentes. 
1998 
Inauguração de suas primeiras lojas na Itália, Portugal e Espanha (Madri). 
Abertura da loja SEPHORA em Barcelona com impressionantes 1.800 m², a maior do mundo. 
1999 
Inauguração de sua primeira loja na Polônia. 
2000 
Inauguração de sua primeira loja na Romênia e na Grécia. 
2002 
Inauguração de sua primeira loja na República Checa. 
2003 
Inauguração de sua primeira loja na Rússia. 
2004 
Inauguração de sua primeira loja no Canadá, localizada na cidade de Toronto. 
Lançamento de seu próprio creme antirugas, que se tornou um dos produtos mais vendidos nas lojas da rede. 
2005 
Criação de novos serviços dentro de suas lojas, como por exemplo, fazer uma maquiagem com profissionais capacitados (Beauty Studio), fazer unhas ou depilar sobrancelhas. 
2006 
Inauguração, em outubro, de sua primeira unidade dentro da rede de lojas de departamento JC Penney. Essas lojas possuem 1/3 do tamanho das convencionais da SEPHORA, além de ter uma gama de produtos limitada em relação às lojas tradicionais. Hoje em dia a marca possui mais de 400 lojas nesse formato nos Estados Unidos. 
2007 
Inauguração de suas primeiras lojas na Turquia, Sérvia, Croácia, Emirados Árabes (Dubai), Catar e Omã. 
Inauguração da SEPHORA UNIVERSITY para treinamento de todos os seus funcionários nas mais variadas áreas de atuação da empresa. A rede conta também com o SCIENCE of SEPHORA, um programa de treinamento de suas vendedoras que as capacita a identificar o tipo de pele, recomendar produtos de uma forma mais profissional, técnicas de aplicação, alto conhecimento em maquiagens, e o mais importante de tudo, interagir com a diversidade de clientes que a rede possui. 
Em um acordo com o canal de televisão The Home Shopping Network (HSN), cinco horas de programação mensal foi dedicado ao SEPHORA SHOW, programa onde especialistas da empresa apresentavam as principais novidades e tendências do mercado de cosmética e perfumaria. 
Lançamento do SEPHORA BEAUTY INSIDER, programa de fidelidade onde ao acumular pontos, cada US$ 1 gasto na loja = 1 ponto, as consumidoras recebiam alguns produtos especiais, convites para eventos promovidos pelas lojas, brindes, informações exclusivas e descontos incríveis. Em 2009 foi introduzido o V.I.B. [Very Important Beauty Insider], um nível superior e premium de seu programa de fidelidade, que oferecia ainda mais vantagens. Em 2013, a marca lançou o VIB Rouge, com níveis premium superiores ao Beauty Insider que oferece aos clientes acesso a presentes ainda mais exclusivos, convites para eventos e acesso antecipado a produtos selecionados. 
2009 
De forma ousada e inovadora, a SEPHORA iniciou a instalação de máquinas automáticas de vendas nos Estados Unidos em lugares de grande circulação de pessoas, como por exemplo, estações de metro e aeroportos. Essas máquinas ofereciam de forma prática os 50 produtos mais vendidos em suas lojas físicas. 
2011 
Inauguração da SEPHORA no bairro de Meatpacking District, em Nova York. Essa unidade é diferente das demais que a rede possui: oferece produtos exclusivos; é repleta de painéis de LED, computadores touch-screen, esculturas e móveis pretos brilhantes; além de ser a primeira loja do mundo a dispensar caixas – todos os pagamentos são feitos por celular diretamente com o atendente. Outra diferença é o Lash Bar, um mostruário gigante que exibe os mais variados tipos de cílios postiços.
2013 
Inauguração de uma enorme loja (1.500 m²) na cidade de Xangai na China. 
2014 
Lançamento do BEAUTY BOARD, uma plataforma online, com endereço específico, na qual as consumidoras da marca podem compartilhar conteúdos, como fotos, textos e tags dos produtos utilizados em suas produções. A plataforma é associada ao comércio eletrônico da rede, assim, quem gostar de algum item em especial, já será direcionado à loja online. 
2015 
Lançamento do serviço Play! by Sephora, onde através de uma assinatura mensal o consumidor recebia caixas contendo cinco produtos (tamanho de amostra grátis) e uma amostra de fragrância adicional por US$ 10. As cidades de Boston, Columbus e Cincinnati foram as primeiras três a testar o serviço. 
Lançamento do BEAUTY CLUB, um programa de fidelidade exclusivo para o mercado brasileiro e que já atingiu mais de 1 milhão de participantes. 
2017 
Inauguração da maior loja da rede nos Estados Unidos. Localizada na Rua 34 em Nova York e com mais de 1000 m², a loja comporta mais de 13 mil produtos, dentre eles, perfumes, maquiagens, pincéis, hidratantes, entre outros itens. Além disso, diferentemente dos demais espaços da marca, a nova loja oferece o Sephora Beauty TIP Wokshop, cursos de beleza para profissionais da área e tablets que ajudam a conhecer mais sobre o uso de cada produto.


O templo da beleza 
Número 70 da badalada e chique Avenida Champs-Elysées em plena Paris. Na entrada, dois rapazes, vestidos de branco, dão as boas-vindas às clientes, recebidos com pompa por um enorme tapete vermelho. Três passos adiante, uma mulher, toda de preto, estende o braço para entregar uma fitinha perfumada com os últimos lançamentos da perfumaria mundial. Uma borrifada daqui, uma esfregada com o último lançamento em creme dali: bem-vinda a SEPHORA. No meio da loja é possível encontrar produtos de maquiagem dos mais variados tipos que podem ser experimentados ao gosto da cliente, sem interferência ou “cara feia” das vendedoras. Nas laterais, um show de perfumes de todas as marcas, para todos os gostos, com todos os cheiros. Caminhando mais um pouco dá para ver, ao fundo, milhares de potinhos de cremes e mulheres provando os últimos lançamentos. A loja ainda oferece o “Service Lounge VIP”, uma sala VIP bem confortável, com direito a lanches e bebidas para recarregar a energia durante e após as compras.


Entre as marcas mais exclusivas à venda na rede, estão as americanas Dr. Brandt e a Dr. Perricone. Isso sem contar, a marca brasileira Amazon Secrets, que oferece cosméticos com ingredientes amazônicos e baseados nos princípios do desenvolvimento sustentável. Entre as marcas de grande distribuição estão Biotherm, Calvin Klein, Lancôme e Clinique, só para citar algumas. Os incríveis 1.500 m² da loja, que recebe mais de 6 milhões de visitantes por ano, ficam abertos diariamente das 10 da manhã até a meia-noite e estão invariavelmente lotados, oferecendo mais de 15.000 mil produtos de 300 grandes marcas. Afinal, tudo na SEPHORA é grandioso e luxuoso.


O nome 
A palavra SEPHORA é a combinação das palavras “sephos”, que significa bonito em grego, e “Zipporah”, nome da mulher excepcionalmente bela de Moisés no livro Exodus. Em francês pronuncia-se “seforrá”.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por pequenos ajustes ao longo dos anos. Apesar da tipografia da letra ter sido mantida, o logotipo perdeu os símbolos de identificação, que ainda podem ser vistos em produtos e na decoração das lojas.


Os slogans 
Beauty Power Turn It On. (2017) 
Beauty uncomplicated. (2017) 
Let’s beauty together. (2015) 
Where Beauty Beats. (2013) 
The beauty authority. (2007) 
Go forth in beauty. (2004) 
Beauty is a language. (2002) 
Beauty is how you see it. (2002) 
The most beauty online. (2000, e-commerce) 
Avancer en beauté.


Dados corporativos 
● Origem: França 
● Fundação: 1969 
● Fundador: Dominique Mandonnaud e Isabelle Masson-Mandonnaud 
● Sede mundial: Paris, França 
● Proprietário da marca: LVMH Moët Hennessy • Louis Vuitton S.A. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Christopher de Lapuente 
● Faturamento: €3.8 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 2.300 
● Presença global: 33 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 30.000 
● Segmento: Varejo (beleza) 
● Principais produtos: Cosméticos, maquiagens e perfumes 
● Concorrentes diretos: Bath & Body Works, Ulta Beauty, Perfumania, Space NK, The Body Shop e L’Occitane 
● Slogan: Beauty Power Turn It On. 
● Website: www.sephora.com.br 

A marca no mundo 
A SEPHORA possui atualmente mais de 2.300 lojas espalhadas por mais de 30 países, comercializando mais de 300 marcas populares e luxuosas de cosméticos que incluem maquiagens, produtos para o corpo, perfumes e acessórios para banho e banheiro, oferecendo aproximadamente 15.000 itens diferentes. Hoje em dia, sua marca própria, que inclui cremes e cosméticos, já representa 35% das vendas da empresa no mundo. Apenas na França suas lojas recebem anualmente mais de 65 milhões de ávidas consumidoras e outras milhões se aglomeram em suas mais de 700 lojas nos Estados Unidos, onde o comércio eletrônico da marca é líder em vendas no mercado. Já no Brasil são 24 lojas e 10 quiosques espalhados pelo país. 

Você sabia? 
A SEPHORA é hoje responsável por 25% das vendas de perfumes e cosméticos da França, onde possui aproximadamente 300 lojas. 
Um dos maiores símbolos da marca são as tradicionais listras brancas e pretas, que estão presentes em boa parte da decoração de suas lojas. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Elle, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Meio Mensagem e Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 20/9/2017

4 comentários:

Ana disse...

Muito credivel,uma grande história uma grande rede de perfumes e cosmética.

SONINHA disse...

Parabéns pela grandiosa loja, pena não existir aqui no Brasil. Entrei aqui com o intuito de encontrar o meu perfume favorito mas não obtive sorte. Gostaria que ajudassem-me a encontrá-lo ele é da marca LA PRARIE, comprei quando estive em Paris há alguns anos atrás. Ele é muito sofisticado e bem feminino, deixando a mulher muito sedutora.
Mais uma vez PARABÉNS pela maravilha que é a SEPHORA e aguardo anciosamente por uma ajuda a encontrar o meu perfume.
Obrigada, Sônia Simões

Michelle Bianco disse...

Eu simplesmente amei o creme baume corps butter de chocolate e praline que minha amiga Thais trouxe da França, ele parece um mousse de tão cheiroso e cremoso, além de ser muito hidratante...eu indico!!

mirian mitsunaga disse...

soninha o perfume que vc procura e o CELLULAR ENERGIZING BODY SPRAY da LA PRAIRIE??? este minha amiga... vc so encontra na Franca ou nas lojas de departamento da Nordstrom!!! comprei recentemente na de San Francisco sete ajudou bem!!!