Ela é famosa por suas criações exuberantes. Os relógios são enormes, as joias refulgem com suas pedras raras e coloridas e os perfumes encantam por seus aromas únicos. Cobriu de joias celebridades e famílias reais por décadas como Sophia Loren, Grace Kelly, Audrey Hepburn, Ingrid Bergman, Susan Sarandon, Nicole Kidman e Claudia Schiffer. Uma marca secular que fez história com o melhor estilo do design italiano. Em Roma, Paris, Londres, Nova York ou Los Angeles, B V L G A R I (escrita em romano antigo, em que a letra “u” dá lugar ao “v) é a palavra que designa excelência, design moderno, prestigio e o mais puro luxo. E a marca italiana é a expressão mais sofisticada para o estilo e a beleza. Clássica e contemporânea ao mesmo tempo, a B V L G A R I mantém o seu legado de 130 anos com um sentido atemporal de beleza refinada.
A história
A saga começou em meados do século 19 quando Sotirio Voulgaris, um artesão descendente de uma família grega que trabalhava fazendo escultura em peças e objetos de prata e ferro no pequeno vilarejo de Paramythia na região de Epirus, imigrou para a Itália, juntamente com um amigo, o macedônio Sotirios Demetrios Kremos, onde na primavera de 1884 abriu sua primeira loja na Via Sistina em Roma, para comercializar pulseiras, cinturões e pequenas joias. Regressou à Grécia para se casar. De volta à Itália viu seus negócios prosperarem e tornou-se um famoso ourives, em cuja loja era possível comprar presentes sofisticados e talheres cinzelados. Seus primeiros clientes famosos foram a filha de Benito Mussolini e seu marido, o Conde Ciano. Em 1894 seu sobrenome, agora Bulgari, aparecia pela primeira vez na fachada da loja, que havia se mudado para o número 28 da Via dei Condotti. A partir de 1895 outras lojas foram inauguradas em cidades como Sanremo, Nápoles, Bellagio e Sorrento.
Com a ajuda de seus filhos, Constantino e Giorgio, em 1905 foi aberta outra loja na Via Condotti, com a finalidade de atrair turistas britânicos e americanos e que até os dias de hoje permanece como a principal loja da marca no mundo. Durante as primeiras décadas do século XX, os dois irmãos desenvolveram um grande interesse por pedras preciosas e joias. Foi nesta época que a B V L G A R I ingressou de vez na esfera das grandes grifes internacionais e no mercado de luxo com a apresentação de um par de brincos criado por Constantino Bulgari em estilo Art Deco, feitos com diamantes, safiras, rubis e esmeraldas, especialmente criado para a exposição Internacional de Artes e Joalheria em Paris no ano de 1925. Neste momento a clientela da marca começava a se tornar internacional. Nesta década a loja localizada na Via Condotti já exibia vitrines com display que davam mais ênfase às joias, destacando-as como verdadeiras obras de arte.
Em 1932, com a morte do fundador da empresa, seus dois filhos assumiram definitivamente os negócios, e a partir de então, as joias guiariam os rumos da B V L G A R I pelas próximas décadas. Esse período também testemunhou a criação de um dos maiores e mais duradouros sucessos da grife: o anel Trombino, cujo nome deriva de seu formato, que lembra um pequeno trompete. Porém, a peça que se tornou símbolo da grife só foi lançada no final dos anos de 1940: o inconfundível relógio com pulseiras em forma de serpente, feito com elos de ouro e diamantes. Neste momento, as joias já eram o maior destaque das vitrines e podiam ser vistas adornando os membros das mais nobres famílias europeias. Este período marcou a história da B V L G A R I porque representou uma libertação quanto aos padrões franceses de confecções de joias que era seguido até então. Com isso, a marca passou a criar um estilo próprio, inspirado no classicismo grego e romano e com um toque de renascença italiana.
Na década de 1950 a empresa começou a lançar suas coleções únicas com design diferenciado. Nesse período a Itália tornou-se o centro europeu do design e a B V L G A R I levou a revolução da cor para um nível superior. Desafiando a tradicional escola parisiense de joalheria centrada em diamantes, a marca italiana desenvolveu um estilo arrojado e inédito explorando inusitadas combinações cromáticas como rubis e esmeraldas, e toda a paleta de safiras. A joalheria ganhou vida em um arco-íris de combinações de cores. Os anos de 1960 foram marcados pelo enorme sucesso entre as principais estrelas do cinema, o que contribuiu para que a B V L G A R I se tornasse um mito em seu segmento. Foi neste período que a grife italiana também criou uma variedade extraordinária de broches florais chamados Tremblant. Eles eram feitos de tal forma que as corolas eram presas à montagem por molas, permitindo assim que a inflorescência vibrasse a qualquer momento.
Somente na década de 1970 a marca começou sua expansão internacional, abrindo lojas nas cidades de Nova York (1970), Genebra (1974), Monte Carlo (1977) e Paris (1979). Nesta época, foi lançado o modelo Tubogas, uma atualização do já consagrado relógio de serpente, que ganhou um bracelete flexível com elástico de ouro feito de maneira completamente artesanal. Em 1977, a marca introduziu sua primeira coleção de relógios, imprimindo seu estilo característico. Pouco depois, em 1980, a empresa criou a BULGARI TIME, uma subsidiária localizada na cidade suíça de Neuchatel responsável pela produção exclusiva de suas coleções de relógios, incluindo a fabricação de todas as peças, inclusive os mecanismos de alta tecnologia. Durante esta década, a expansão internacional da marca se acelerou ao comando dos netos do fundador, Paolo e Nicola, e no início dos anos de 1990, a grife italiana ampliou consideravelmente sua linha de relógios.
De 1993 a 2003, a marca B V L G A R I, sinônimo de glamour e luxo, aumentou seu lucro líquido, incrementou sua rede de sofisticadas lojas (incluindo a primeira unidade em solo brasileiro no ano de 2003), ingressou em novos mercados e ampliou sua gama de produtos passando a comercializar uma completa e sofisticada coleção de perfumes; lenços de seda; canetas; gravatas; acessórios em couro, incluindo as cobiçadas bolsas; óculos e armações de receituário; peças de decoração; pratarias; e uma linha de produtos de mesa e presentes. Isto sem contar os luxuosos hotéis da marca.
Em 2007, a grife italiana estreou no segmento de cosméticos com o lançamento de uma completa linha de produtos para os cuidados da pele (Bvlgari Gem Essence). Todos os produtos da linha foram formulados com gemas e pedras preciosas, como safira e turmalina, dissolvidas em pó, sem a utilização de solventes químicos na fórmula. Os ingredientes têm alto poder energético, grande concentração de minerais e oligoelementos, que, além de hidratar a pele, ativam a renovação celular. A Gem Essence é composta por três linhas: Precieuse, indicada para peles maduras; Lumiere, para peles jovens, mas que precisam de vida e luminosidade; e uma terceira linha, de limpeza. No total são 15 produtos, praticamente convertidos em joias a julgar pelos frascos. A linha atualmente é distribuída em 250 pontos de vendas selecionados na Itália, Espanha, França, Suíça e Ásia, e, em 2008, estreou no mercado americano.
Mais recentemente, no início de 2011, o poderoso conglomerado de luxo LVMH adicionou mais uma joia à sua coroa ao comprar por US$ 6 bilhões a italiana B V L G A R I. Com isso, a família fundadora da empresa italiana se tornou a segunda maior acionista do grupo LVMH, depois da família do diretor executivo Bernard Arnault. Sem dúvida, a B V L G A R I se consolidou como uma poderosa potência europeia no segmento de luxo que não pára de crescer. Assim como a maioria das grandes marcas de luxo, a B V L G A R I também enfrenta duras batalhas para evitar que seu design permaneça único. Desde a década de 1970, boa parte das peças mais valiosas da marca italiana, entre colares, braceletes e brincos, passou a ser caracterizada por desenhos requintados e fechos grandes e pesados, feitos de ouro e aço negro. E mais: cada peça tem um número de série registrado que pode comprovar sua autenticidade.
Em 2013, a ex-primeira-dama da França Carla Bruni se tornou a nova garota-propaganda da B V L G A R I. A franco-italiana foi clicada pelo fotógrafo Terry Richardson usando peças da linha “Diva”. 2014 marcou o 130º aniversário da B V L G A R I, um nome emblemático da excelência italiana. Incentivada por 2.700 anos de história romana, a marca presta homenagem ao seu rico passado incorporando designs modernos. Conhecidas pela audácia de estilo e uma tendência pela cor, suas peças são reconhecíveis imediatamente. Criadas com a sensualidade do volume, um amor pela linearidade e uma reverência pela arte e arquitetura das raízes gregas e romanas, estas características icônicas estão presentes em cada uma das criações da B V L G A R I.
A linha do tempo
1977
● Lançamento de um clássico da marca: o relógio B V L G A R I - B V L G A R I, que possuía o duplo logotipo gravado na catraca externa em baixo relevo.
1991
● Lançamento da coleção de joias NATURALIA, cujas peças tinham o formato estilizado de peixes, conchas e pássaros.
1993
● Lançamento do primeiro perfume da marca, Bvlgari Eau Parfumée au The Vért, uma colônia de chá-verde dedicada a homens e mulheres. Inicialmente era um perfume dado aos clientes de suas boutiques e depois se tornou uma das fragrâncias mais clássicas da marca italiana.
1994
● Lançamento da linha CHANDRA, com provocativas joias que misturavam porcelana e ouro.
● Lançamento da coleção de relógios esportivos e para mergulho.
● Lançamento do perfume Bvlgari pour Femme. A versão masculina (Bvlgari pour Homme) seria lançada no ano seguinte.
1996
● Lançamento de uma sofisticada coleção de lenços de seda.
● Lançamento da TRIKA, uma linha de joias com formas sinuosas e sofisticadas técnicas de produção.
● Lançamento do EXTRÊME, uma versão mais concentrada do primeiro perfume da marca.
1997
● Lançamento da primeira coleção de óculos.
● Lançamento de uma linha de acessórios em couro, incluindo bolsas, cintos e carteiras.
1998
● Lançamento do relógio ALUMINIUM, confeccionado com caixa de alumínio e pulseira de borracha com alumínio. Para promover o lançamento do novo produto a marca italiana adesivou a fuselagem de um enorme Boeing 747 da companhia aérea Alitalia com a fotografia do relógio.
● Lançamento do perfume B V L G A R I BLACK.
● Lançamento da PETITS ET MAMANS, uma colônia sem álcool com essência de camomila desenvolvida para crianças. Hoje em dia esta linha também oferece sabonetes e xampus.
2000
● Lançamento da linha de joias B.ZERO I, que imediatamente se tornou consagrada e desejada por todas as mulheres de extremo bom gosto por conter todos os elementos que marcam o estilo da grife: o movimento fluido da espiral central, a reinterpretação das joias da linha Tubogas (que foram extremamente cobiçadas nos anos de 1970) e o logotipo duplo B V L G A R I - B V L G A R I, gravado nas laterais dos anéis. Cobertos por diamantes e outras pedras preciosas, os detalhes da linha também ganharam vida, mais tarde, em pulseiras e braceletes, pingentes, brincos, relógios de pulso e estão presentes até em algumas bolsas.
● Lançamento da coleção de relógios RETTANGOLO com sua inconfundível caixa em formato de retângulo.
● Lançamento da nova linha de acessórios em couro que misturava materiais como náilon e couro, borracha e seda com textura de couro de crocodilo e acabamento requintado.
● Lançamento do perfume feminino BLV, com sua fragrância floral e amadeirada.
2001
● Lançamento da gargantilha LUCEA.
● Lançamento do perfume BLV POUR HOMME.
2003
● Lançamento do perfume feminino OMNIA, que vinha acondicionado em um frasco extremamente moderno representando dois anéis entrelaçados.
2004
● Lançamento do relógio ERGON, que rapidamente se tornaria um ícone da marca italiana.
● Lançamento da coleção de joias ASTRALE, em ouro e diamantes raros.
2005
● Inauguração da primeira loja da marca com venda exclusiva de acessórios (batizada de B V L G A R I ACCESSORIES), localizada na cidade de Osaka no Japão.
● Lançamento do perfume AQVA POUR HOMME.
● Lançamento da bolsa TWIST.
2006
● Lançamento dos perfumes VOILE DE JASMIN e ROSE ESSENTIELLE.
● Inauguração de novas lojas da B V L G A R I ACCESSORIES em Tóquio, Seul, Washington, Xangai, Milão e Florença.
2007
● Lançamento da coleção de joias ELISIA.
2008
● Lançamento da coleção de bolsas S.BULGARI, cujo design e inspiração remetem aos primórdios da marca italiana.
● Lançamento do perfume JASMIN NOIR, uma rica mistura de volúpia de seiva verde, gardênia, alcaçuz e preciosas notas lenhosas com acentos de amêndoa, licor e feijão Tonka, encarnando a essência da marca e refletindo os mais ricos e mais nobres códigos do legado de uma joalheria de luxo.
● Lançamento do perfume AQVA MARINE, inspirado nas cores e na transparência de águas cristalinas e que contava com um componente recém-chegado ao mundo da perfumaria, a posidônia, uma espécie de alga encontrada nas profundezas do oceano.
2010
● Lançamento da coleção de bolsas Isabella Rossellini, disponível em uma grande variedade de cores e materiais, incluindo couro, pelo de pônei e pelo de bezerro, que marcam a personalidade multifacetada de Isabella. Cada versão é revestida internamente com um tecido assinado por ela, com curvas que imitam um caracol, como um desenho lúdico, uma homenagem ao seu empenho e paixão pela educação ambiental e biológica.
2014
● Lançamento do perfume OMNIA INDIAN GARNET, cuja fragrância tem notas florais e amadeiradas, que se iniciam com a mistura da Mandarina e do Açafrão, a Tuberosa da Índia e o Osmanto.
● Lançamento em comemoração aos 130 anos da marca de uma coleção exclusiva com reinterpretações de icônicas peças que fizeram parte de sua trajetória. Todos os itens são dedicados a cidade de Roma, local onde a marca foi fundada e que é constante fonte de inspiração em suas criações.
As sofisticadas lojas
Suas chiques e sofisticadas lojas estão espalhadas por cidades como Nova York, Beverly Hills, São Francisco, Boston, Tóquio, Chicago, Las Vegas, Houston, Orlando, Milão, Dubai, Roma, Paris, Londres e São Paulo. Uma loja que é um mundo. Assim pode ser definida a sede da grife italiana no Japão, inaugurada em 2007 e que ocupa nada menos que um prédio inteiro de 10 andares em Ginza, um bairro de Tóquio que é o equivalente à Quinta Avenida de Nova Iorque, servindo de base para as lojas âncora das grandes marcas de luxo internacionais. A enorme loja fica nos três primeiros andares. Seus 940 m² de área abrigam seções de joias, relógios e acessórios de couro, além de espaços reservados para atender noivas e compradores de peças caríssimas e exclusivas. Quatro pavimentos são dedicados à gastronomia. Eles contêm um café, uma loja de chocolates, um restaurante com mesas para acomodar confortavelmente 54 pessoas, duas salas de jantar privadas e um terraço. Nos demais pisos ficam escritórios de funcionários e a administração.
O design das lojas na cidade de São Paulo une inovações arquitetônicas com materiais clássicos das tradições italianas. Madeira de pêra e delicadas tiras de sicômoro mesclam-se aos mármores italianos Rosa Asiago e Botticino. A exclusividade está presente em todos os detalhes da Maison. O primeiro andar da loja da Rua Haddock Lobo, por exemplo, é reservado à joalheria e aos relógios, enquanto o segundo andar tem um parapeito em mármore Encausto amarelo que circunda o espaço loft, dedicado aos acessórios e às vendas particulares. Quanto aos afortunados que entrarem na loja, localizada no Shopping Iguatemi, serão recebidos com os últimos lançamentos da marca, como os relógios Ergon, em várias versões, e a coleção de joias Astrale em ouro e diamantes raros lapidados com esmero. Aliás, a mesma variedade de coleções das lojas de Roma, Paris ou Nova York, está ao alcance também dos brasileiros como perfumes, gravatas de sete dobras em seda pura, bolsas, acessórios masculinos e femininos em couro confeccionados à mão, lenços e echarpes com estampas diferenciadas, entre outros itens luxuosos. Se você tem uma joia ou relógio da marca B V L G A R I, certamente faz ideia da precisão e do rigor com que a empresa italiana molda seus artigos. Tudo milimetricamente correto, elegante e funcional.
Uma galeria, uma sala de estar, um tesouro: localizado no primeiro andar da histórica boutique na Via Condotti 10, em Roma, o DOMVS é um lugar em que a história da marca e de sua evolução estilística é contada por mostras atualizadas regularmente das esplêndidas peças exclusivas pertencentes à coleção Heritage, com apoio de fotografias e croquis antigos. O espaço também expõe imagens e pertences das inesquecíveis divas cujo charme extraordinário foi celebrado e acentuado pelas criações da marca: Elizabeth Taylor, Sophia Loren, Anna Magnani, Ingrid Bergman, Anita Eckberg, Gina Lollobrigida e muitas outras. O nome DOMVS — “casa” em latim — foi escolhido para transmitir a natureza íntima e acolhedora dos ambientes que abrigam o coração e as raízes da B V L G A R I. É um espaço para aficionados da B V L G A R I e por quem deseja mergulhar no mundo da marca, vivenciando toda a magia da arte, do glamour e da habilidosa técnica artesanal dos 130 anos de sua história.
O luxo transformado em hotéis
Diárias (caríssimas) entre €700 e €3.500, por quarto duplo. Reserve um quarto, de preferência, com vista para o jardim. As reservas para o SPA também devem ser feitas com antecedência. Tudo isso começou em abril de 2004 com a inauguração do primeiro B V L G A R I Hotels & Resorts, uma parceria com o grupo Marriott International (que faz a gestão da luxuosa rede de hotéis Ritz Carlton) no valor de US$ 800 milhões. Situado na luxuosa e badalada cidade de Milão na Itália, e próximo ao imponente Teatro Scala e ao horto botânico, transformou-se na morada mais badalada da cidade e escolha preferida de estilistas, modelos, milionários e viajantes sofisticados. A sua localização não poderia ser melhor: em pleno La Brera, bairro que se desenvolve em torno da rua que lhe deu o nome, e onde se vive uma atmosfera descontraída e pacata. Por se encontrar em uma zona assumidamente residencial e com inúmeras charutarias, mercearias charmosas, galerias de arte, restaurantes de cozinha tradicional, livrarias e lojas de grifes famosas, o hotel está envolto pelo ambiente indicado para qualquer estadia que se preze pela elegância sofisticada, mas discreta. Apesar de estar localizado no burburinho da cidade, é um oásis de tranquilidade, com 4 mil metros quadrados de jardins. Os 58 quartos escondem-se por detrás de portas maciças. Apesar de não possuírem dimensões extraordinárias, a sua decoração no melhor estilo hotel-butique, de forma minimalista, em tons neutros, proporciona todo o conforto, com uma atenção soberba aos detalhes: rádios com visual antigo da marca Tivoli, televisões LCD, banheiras em mármore travertino, e claro, muitos produtos B V L G A R I. O cliente do hotel é brindado com alguns mimos: personal shopper, para quem quer companhia na hora de fazer compras, guest advice para recomendar o que fazer na cidade, check in e check out no quarto, tratamentos estéticos, personal trainer e serviço de entretenimento para as crianças. O hotel também oferece serviços inusitados como videogame PlayStation, locação de Porsche e Ferrari, aula de pilotagem em Monza e passeio de hidroavião no Lago di Como.
O sucesso do hotel foi tão grande que uma segunda unidade foi inaugurada na paradisíaca ilha de Bali em 2006. O The Bulgari Hotel, situado no alto de uma falésia perto do templo Uluwatu, na província de Jimbaran, Indonésia, um dos destinos exóticos mais famosos do mundo, oferece total privacidade e uma fantástica vista panorâmica do Oceano Índico abençoada por um magnífico pôr-do-sol e acesso direto à praia privativa. O resort é composto de 58 Villas: 54 unidades luxuosas com 300 metros quadrados com ambientes externos únicos; além de outras três com 500 metros quadrados, com dois quartos; e a Bvlgari Villa com 1.600 metros quadrados composta por três quartos, home theater e apartamento separado para o staff (empregados). A propriedade também oferece um SPA (considerado um dos mais sofisticados do planeta), dois restaurantes, área para eventos e, é claro, uma deslumbrante loja da marca italiana. Todo o mobiliário foi desenhado exclusivamente para o resort e a arquitetura paisagística foi desenvolvida por um especialista local.
Um novo hotel foi inaugurado em junho de 2012 na cidade de Londres. O Bvlgari Hotel & Residences London lembra as origens da grife italiana, com decoração composta por objetos de prata. Além das suítes, o lugar abriga um SPA, bar e até um cinema com tela de prata como atrações principais. A empresa já divulgou que seus três próximos hotéis serão inaugurados em 2017 nas cidades de Xangai, Beijing e Dubai.
A evolução visual
A identidade visual da marca passou apenas por uma sutil modificação ao longo dos anos. A pequena alteração na tipografia da letra (mais arredondada) pode passar despercebida pela maioria dos mortais.
Dados corporativos
● Origem: Itália
● Fundação: 1884
● Fundador: Sotirio Georges Bulgari
● Sede mundial: Roma, Itália
● Proprietário da marca: Bulgari S.p.A.
● Capital aberto: Não (subsidiária da LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton S.A.)
● Chairman: Paolo Bulgari
● CEO: Jean-Christophe Babin
● Faturamento: €1.8 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 300
● Presença global: 150 países
● Presença no Brasil: Sim
● Maiores mercados: Japão, Estados Unidos e Itália
● Funcionários: 4.000
● Segmento: Joalheria e moda de luxo
● Principais produtos: Joias, relógios, óculos, perfumes e bolsas
● Concorrentes diretos: Cartier, Tiffany & Co., Van Cleef & Arpels, Harry Winston, Boucheron e Graff
● Ícones: O design de suas joias
● Website: www.bulgari.com/pt-br
A marca no mundo
Atualmente a B V L G A R I possuí mais de 300 lojas localizadas nos endereços mais luxuosos do mundo, tendo seus produtos (joias, relógios, perfumes, gravatas, artigos em couro, óculos e canetas) voltados para um público composto por ricos e famosos. Alguns de seus produtos, como perfumes, bolsas e acessórios, também são comercializados dentro de badaladas lojas de departamento e em chiques áreas de compras espalhadas por 150 países. As joias (45%), perfumes/cosméticos (23%) e relógios (20%) representam a maior parte do faturamento da empresa. Os maiores mercados da B V L G A R I são Japão, Estados Unidos e Itália.
Você sabia?
● B V L G A R I é a terceira maior joalheria do mundo, atrás apenas da Cartier e da Tiffany & Co.
● A marca já lançou no mercado aproximadamente 60 perfumes.
● Paolo Bulgari, atual presidente do conselho, é neto do fundador da empresa, onde começou a trabalhar com 18 anos.
● A marca italiana é responsável pela criação e produção de boa parte dos objetos de luxo que decoram as cabines das instalações da companhia de cruzeiros marítimos Silversea.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 16/7/2015
6 comentários:
Parabens pela aula sobre essa grande marca qur é a bvlgari, realmente são produtos de muito bom gosto, porém pela exclusividade são bem caros... Valeu.....
Excelente materia.
Tenho um relógio Bvlgari mais não sabia que era tudo isso essa marca e muito chique em parabéns
parabens bvlgari vc é grande é a numero um adoro os seus relogios ;perfumes muito obrigado por tudo .
Parabéns pela matéria. Muito boa! Gosto muito da marca, inclusive a minha aliança é da Bvlgari. Infelizmente eu não tive sorte, estou às vésperas do meu casamento e a minha aliança oxidou... e descobri que a Bvlgari está fechando no Brasil e só deve reabrir em outubro. Bom gostaria de conseguir o contato responsável pelas franquias no Brasil, pois o pessoal da loja não podurem me ajudar. Obrigada.
Boa Notícia!!!
A loja da Bvlgari vai abrir novamente no Brasil, no Shopping JK em São Paulo, entre Dezembro e Janeiro ... Aguardem!!!
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