23.5.06

CAMPARI


Originário da Itália, CAMPARI é reconhecido mundialmente por seu inconfundível sabor amargo, pela cor vermelha e por sua versatilidade. Pode ser servido on the rocks ou misturado a água tônica, suco de laranja e uma infinidade de outros ingredientes que produzem um sem número de coquetéis apreciados no mundo inteiro. Alguns desses drinques, como o Americano e o Negroni, são ícones da cultura da coquetelaria mundial e da Itália. CAMPARI é a escolha perfeita para quem gosta de sabores originais, um verdadeiro clássico contemporâneo com alma italiana. 

A história 
A história de CAMPARI tem origem quando o jovem Gaspare Campari viajou para a cidade de Turim com o intuito de aprender a preparar licores e outras bebidas finas. Trabalhou como garçom e barman e aproveitava as horas livres para experimentar e testar novas receitas de drinques e bebidas. Em 1860, de volta a Milão, inaugurou a Fabrica di Campari Gaspare Liquorista, que produzia o elixir Lunga-Vita, o Olio di Rhum e o licor Soprafino Rosa. Em 1867, com a ajuda de seu irmão mais novo, ele abriu o Caffé Campari, localizado na tradicional Galeria Vittorio Emmanuele II, em frente à bela catedral de Milão. Nessa época, todos os proprietários de bares e restaurantes preparavam suas próprias bebidas para servi-las a clientela. Gaspare almejava algo muito maior do que simplesmente servir uma bebida ou coquetel. Ele queria ser lembrado de uma forma especial. Por isso começava cedo a produzir suas infusões e néctares, pensando sempre em agradar seus clientes e se diferenciar da concorrência.


Foi assim que seu “Bitter allíuso di Hollanda”, uma bebida de cor vermelha forte e sabor amargo, era servida como entrada (aperitivo) para seus clientes como cortesia. Ele se referia ao coquetel como “amargo da Holanda”. Mas de holandês a bebida não tinha nada. Era apenas um charme de Gaspare, já que as bebidas holandesas estavam na moda naquela época. Mas os clientes sempre pediam “o bitter de Campari”. Exatamente no dia 7 de janeiro de 1889, o primeiro comercial da marca foi veiculado em um importante jornal italiano, no Corriere della Sera. Somente em 1892, foi fundado em Milão o primeiro estabelecimento, ainda que modesto, para a produção industrial da bebida. Esta transformação inicial determinou que a família investisse muito dinheiro atrás de retornos maiores, já que a produção era toda vendida, tamanho o sucesso de CAMPARI. Nesta época a bebida já era presença constante nos principais eventos de Milão.


Imediatamente contrataram vários talentosos artistas e cartunistas como Cesare Tallone, Leonetto Cappiello, Marcello Dudovich e Adolfo Hohenstein para desenhar e criar as tradicionais propagandas da marca. A produção da bebida em larga escala começou somente no dia 1 de outubro de 1904 na cidade de Milão com a inauguração da fábrica localizada em Sesto San Giovanni, que se manteve em atividade até 2005, quando a produção do CAMPARI foi transferida para as modernas instalações de Novi Ligure. Rapidamente a bebida estava disponível em vários bares da cidade e região. Incluindo o CAMPARINO, inaugurado pela empresa em 1915 e que se tornou um ponto de encontro para artistas e celebridades da época, frequentado até por Benito Mussolini. O bar acabou por mudar a história da marca. Isto porque, Davide, filho do fundador, instalou no local um sistema hidráulico que garantia o fluxo contínuo de club soda da adega até o bar, facilitando a mistura com o CAMPARI, que se tornou a maneira clássica de se servir a bebida. O local, localizado na badalada Piazza Del Duomo e que recentemente foi reinaugurado para servir como um espaço de promoção da marca é um dos bares mais procurados e conhecidos de Milão. Por volta de 1920, Davide Campari iniciou as atividades de expansão do negócio pelo mundo. Primeiro a bebida estava disponível na badalada cidade de Nice na charmosa Riviera Francesa. Depois, em 1923, CAMPARI começou a ser exportado para Argentina e Somália, e posteriormente produzido em fábricas na França, Suíça e Brasil. Essa expansão internacional ganhou força na segunda metade do século 20.


Em 1932 a empresa lançou a primeira extensão da marca com a introdução do CAMPARI SODA, primeiro drinque pronto para beber do mundo, que vinha em uma garrafa com design inovador, criado pelo artista Fortunato Depero. O drinque, uma mistura de CAMPARI com soda se tornou um aperitivo ícone na Itália, caracterizado especialmente pela praticidade de consumo. Na década de 1960, a marca já estava presente em mais de 80 países ao redor do mundo. Nos anos de 1970 a marca utilizou atores de cinema, como David Niven, Humphrey Bogart e Nino Manfredi, em suas campanhas publicitárias, onde eles davam testemunhais sobre a deliciosa bebida. Durante 20 anos a marca CAMPARI acompanhou o circo da velocidade, especialmente da Fórmula 1, no mundo inteiro. A manobra foi vital para fazer de um pequeno fabricante de Milão, uma marca verdadeiramente global. No início dos anos de 1990, por conta da rápida consolidação do mercado mundial do setor, a marca CAMPARI teve que decidir entre crescer através de aquisições ou se conformar e defender um mercado de nicho. Crescimento foi a decisão e um programa de aquisições, que teve início em 1995 com a compra do grupo holandês BoisWessanen, proprietário das marcas Cynar e de alguns refrigerantes, levou-a a competir no mercado global de bebidas. O objetivo foi criar um portfólio de marcas que pudesse ser expandido internacionalmente.


Em 2002 a empresa introduziu no mercado a bebida de baixo teor alcoólico pronta para beber CAMPARI MIXX, que combinava o sabor de CAMPARI com deliciosas frutas como laranja e grapefruit. No ano de 2010, em comemoração aos seus 150 anos, a inconfundível bebida de cor vermelha e sabor amargo realizou o projeto “Campari Art Label”, uma ação mundial com o lançamento de uma edição limitada de rótulos criados por quatro artistas de renome internacional: Avaf, Tobias Rehberger, Vanessa Beecroft e Romero Britto. No Brasil, o artista escolhido foi o pernambucano Romero Britto. Além disso, a estonteante atriz ucraniana Olga Kurylenko foi escolhida como estrela do tradicional Calendário Campari, cuja série limitada de 9.999 cópias foi distribuída no mundo inteiro para um seleto grupo de clientes. Pouco depois, em 2011, a marca apresentou para o mercado brasileiro a garrafa de bolso com 200 mililitros de CAMPARI.


Nos últimos anos CAMPARI tem investido em eventos de música, campanhas publicitárias ousadas e na associação com estrelas de Hollywood para continuar “cool” entre os consumidores habituais e conquistar o público mais jovem, que não tem muita intimidade com a bebida. Além disso, em 2013, a marca ampliou seu portfólio de produto ao lançar o CAMPARI ORANGE PASSION, um novo aperitivo pronto para beber. No sucesso do drinque criado em 2010 para celebrar o 150º aniversário da marca, a bebida pronta para beber mistura o sabor intenso do CAMPARI, suco de laranja e açúcar mascavo. Para preparar é fácil: despeje Campari Orange Passion em um copo com gelo, adicione uma fatia de laranja como decoração e prepare-se para saborear um coquetel exclusivo e aproveite para passar o tempo com os amigos em casa, como você faz no bar. Mais recentemente, em 2018, a marca lançou em edição limitada o CAMPARI CASK TALES, onde a clássica bebida é envelhecida em barris de Bourbon, escolhidos por suas notas de acabamento suaves e pela delicada fumaça de carvalho.


A fórmula 
CAMPARI é um bitter alcoólico, feito com água destilada, açúcar e muitos ingredientes (entre os quais ervas amargas, plantas aromáticas e frutas), em uma receita guardada sob segredo absoluto. Muitos tentaram adivinhar o número de ingredientes: alguns dizem que há 20 ou 60, mas outros listam 80 ingredientes. Até hoje, álcool e água são os únicos ingredientes conhecidos de sua receita especial e secreta. Após a combinação dos ingredientes, CAMPARI é envelhecido por trinta dias e depois filtrado, para criar um efeito cristalino. O segredo de seu sucesso é a imutável receita original, que leva ingredientes oriundos dos quatro continentes. Além disso, o produto, por suas características únicas de sabor e coloração, cria uma relação bastante forte com os seus consumidores, que possuem um grande envolvimento com a marca.


A cor vermelha 
A cor vermelha, batizada pela marca de Red Passion, é entendida como um modo de viver e pensar, uma expressão artística, uma experiência e um ideal. A sensualidade cosmopolita da Red Passion vinda de CAMPARI está presente em toda a comunicação da marca: propagandas, calendário, ações de marketing, eventos, coquetéis e na internet. Afinal, onde há CAMPARI há paixão e onde há paixão há o desejo de se fazer mais, ser mais e se expressar mais.


Famoso através dos drinques 
É inegável que CAMPARI ficou famoso no mundo por ser um dos principais ingredientes de diversos drinques. O primeiro, e mais famoso, drinque com CAMPARI, surgiu em 1860 no Caffé Campari, e ficou conhecido inicialmente como “Milano-Torino” por causa de seus ingredientes: CAMPARI, com origem em Milão, e o vermute, de Turim (Torino). Por volta de 1900, foi apelidado de AMERICANO, pela grande quantidade de turistas norte-americanos que viajavam à Itália, conheceram o coquetel e começaram a pedir com frequencia, acrescentando um pouco de água gaseificada (ou club soda). O drinque se transformou em um clássico da coquetelaria mundial. Já o NEGRONI foi criado em 1919 pelo Conde Camillo Negroni em Florença. O drinque surgiu de um pedido do Conde, para deixar o coquetel Americano (partes iguais de CAMPARI, vermute doce e água com gás) mais forte, trocando a água pelo gim. O Negroni faz parte da lista oficial de coquetéis da IBA (Associação Internacional de Bartending), que são preparados em todo o mundo de acordo com esta receita original. Recentemente, em 2017, a marca decidiu lançar o seu próprio Negroni, já pronto para beber. Em italiano e inglês, o rótulo (em tons de dourado e vermelho, contrastando com o vermelho escuro da bebida) traz o aviso “receita original” junto da imagem do Conde Camillo Negroni.


O calendário 
Uma das mais eficazes ferramentas de marketing da marca italiana atende pelo nome de CALENDÁRIO CAMPARI. Resultado do estreito relacionamento da marca com o mundo cultural e artístico, o tradicional calendário teve sua primeira edição lançada no ano de 2000, e rapidamente se transformou em um objeto de desejo pelo mundo afora. As primeiras edições transmitiam, através de belíssimas fotografias, sensualidade e paixão. Depois de estrelar verdadeiras beldades como Salma Hayek (2007), Eva Mendez (2008), Jessica Alba (2009) e Olga Kurylenko (2010), o calendário 2011, intitulado de “The Red Affair”, trouxe como protagonista o ator porto-riquenho Benício del Toro, clicado pelo fotógrafo Michel Comte. Essa foi a primeira vez que um homem ilustrou as páginas do icônico calendário da marca. Já em 2012 o calendário foi estrelado pela atriz Milla Javovich; em 2013, pela sensual Penélope Cruz (foto abaixo); e, em 2016, pela atriz Kate Hudson. Em 2018, uma novidade: Red Diaries Campari, evolução do Calendário Campari, que agora tem um curta-metragem como peça central, estrelado pela atriz Zoe Saldana. Anualmente são produzidas apenas 9.999 cópias do cobiçado calendário, distribuídas através de um selecionado mailing de clientes.


A galeria 
Inaugurada em 18 de março de 2010, a GALLERIA CAMPARI, localizada em Sesto San Giovanni, nos arredores de Milão, representa um único acervo artístico: uma viagem através do mundo da herança artística da marca, formas, cores e a arte de beber. Neste espaço, a história de CAMPARI é contada através de uma incrível jornada, onde o visitante pode perder-se no tempo observando obras de arte famosas (campanhas e cartazes publicitários, muitos assinados por artistas renomados como Fortunato Depero, Bruno Munari e Ugo Nespolo), objetos típicos de bares como coqueteleiras, copos, cardápios, cinzeiros, bandejas e garrafas da tradicional bebida (são mais de 60), bem como relógios originais dos anos de 1960 e 1970. No segundo andar o produto se torna visível, tangível e real, a partir de mais de 4.000 gotas de CAMPARI penduradas no teto. O espaço também apresenta exposições, incluindo a “Depero com Campari”, dedicada a um dos artistas mais prolíficos que colaboraram com a marca. A galeria possui também uma loja, onde é possível comprar vários itens da marca.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas modificações ao longo de sua história. A última alteração ocorreu em 2014. A atual identidade visual da marca é uma reinterpretação de um logotipo utilizado no rótulo em 1912.


O tradicional logotipo da marca também pode ser aplicado em vermelho ou com contornos dourados.


A garrafa também evoluiu ao longo do tempo. A mais recente atualização aconteceu em 2014. Mais contemporânea e sofisticada, a nova garrafa (imagem à direita) da inconfundível bebida vermelha, ostenta um “pescoço” mais alongado, além de “ombros” e “cintura” mais finos, que trazem sofisticação e modernidade à marca. Enquanto o novo rótulo frontal ganhou detalhes em prata e foi reduzido, dando maior destaque ao produto, a garrafa passou a ter a marca em relevo.


Os slogans 
Só ele é assim. 
Start with red. (2006) 
The unique spirit. Not for the faint hearted. (2000) 
A splash of colour. (1993) 
Red Passion. (anos de 1990) 
Freshen up with style. (1987) 
Nothing less. (1983) 
Campari. It’s Fantasy. (anos de 1980) 
Campari. Questo è l’aperitivo. (1948)


Dados corporativos 
● Origem: Itália 
● Fundação: 1860 
● Fundador: Gaspare Campari 
● Sede mundial: Sesto San Giovanni, Itália 
● Proprietário da marca: Davide Campari-Milano S.p.A. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Bob Kunze-Concewitz 
● Faturamento: €500 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 190 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Maiores mercados: Itália, Brasil e França 
● Segmento: Bebidas alcoólicas 
● Principais produtos: Bitter e bebidas prontas 
● Concorrentes diretos: Cinzano, Martini, Aperol, Cynar, Carpano Punt e Mes, Barbieri, Cocchi e Fernet-Branca 
● Ícones: A cor vermelha viva 
● Slogan: Só ele é assim. 
● Website: www.campari.com/pt-pt 

A marca no mundo 
O Grupo Campari, sexto maior produtor de bebida do planeta e proprietário de marcas como Cynar, SKYY Vodka e Cinzano, comercializa o famoso CAMPARI, uma das bebidas mais célebres do mundo, em mais de 190 países, ocupando posições de destaque nos mercados italiano e brasileiro, e uma forte presença na Alemanha, Bélgica, França, Estados Unidos e Suíça. Anualmente mais de 3.2 milhões de caixas de 9 litros da bebida são comercializadas no mundo inteiro. O Brasil representa hoje aproximadamente 7% do faturamento global do grupo, vendendo mais de 500 mil caixas de CAMPARI por ano. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios e BusinessWeek), jornais (Meio Mensagem, Folha e Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 31/7/2018

32 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria saber finalmente qual seria a clasificação do campari é um licor um destilado um aperitivo. Pois ate hoje eu não sei

Anônimo disse...

gostaria de saber como é feito o campari,todo o processo de fabricaçao. meu email lopesmaze@terra.com.br

Anônimo disse...

...dado a composição do CAMPARI,feito de "plantas", gostaria de saber como apreciador da bebida, se ela traz algum beneficio a saúde se tem algum poder medicinal, seja na digestão ou afrodisiaca ?

DAVISCANGOO disse...

gostaria de saber o que é bitter???????
se possivel responda para: daviscangoo@hotmail.com

Anônimo disse...

gostaria de saber como é feito o campari,todo o processo de fabricaçao e em que copo pode ser servido e em que temperatura:se possivel responda para ju-cilene@ hotmail.com.br

Anônimo disse...

o que é bitter??? rosedlourdes@hotmail.com

Anônimo disse...

Sou viciado em campari ...
se não tiver outra bebida eu fico de cara.... e gostar de campari e otimo, levo uma garafa para uma festa com 50 pessoas no maximo 3 me fila ums 10 experimenta mas só eu mamo na garrafa..rs ..... essa bebida tras algum beneficio a saúde espero de sim pq se não to f......

Anônimo disse...

Campari é um Bitter. E Bitter significa amargo. É também aperitivo. Servido em copo on the rocks com gelo e limão ou laranja, a sua escolha. E Campari é bom no NEGRONI...

Anônimo disse...

Bem espero que não estranhem a pergunta que vou fazer, pois estou apaixonada por um vestido que esta passando nesta ultima campanha desta marca deliciosa Campari e gostaria d saber se posso ter acesso ao comercial pois gostaria de fazer um vestido igual para ir a uma festa de casamento. Se puderem passar o modelo do vestido que a amiga joga um copo de Campari e o vestido fica vermelho ficarei muito grata, o e-mail é tigy3@hotmail.com
Obrigada mio vezes pois estou apaixonada pelo vstido.

adriana disse...

Por favor informem-me da veracidade sobre campari ter efeitos benéficos para a saúde e quais seriam e se as mesmas são comprovadas científicamente.
respoer no e-mail adriana.martinoia@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá,
Bom dia!!!
Queria saber se seria possivel me enviar o modelo do vestido do ultimo comercial campari,"Amigas",desde já agradeço,

Att,
Thaís

Anônimo disse...

Olá! Por vafor me informem se é possível me enviar uma foto ou vídeo do vestido do último comercail do Campari "AMIGAS", onde uma linda modelo aparece com um belíssimo vestido vermelho. Me apaixonei pelo modelo, já procurei na net mas não enconteri. Aradeço desde já atenção. Meu e-mail: ma_luizas@hotmail.com

Anônimo disse...

Boa tarde a todos,por gentileza gostaria se possivel,que me informassem como arrumar,uma foto ou vídeo do vestido do último comercail do Campari, onde a modelo aparece com um vestido branco e apos jogar Campari ele fica vermelho. Me apaixonei pelo modelo, já procurei na net mas não encontrei. Aradeço desde já atenção, Fico no aguardo de respostas. Meu e-mail: Keninhapa@hotmail.com

Anônimo disse...

aii eu tambem quero um vestido daquele
manda pra mim tambem pro meu e-mail
gabi.sempresouza@gmail.com

Anônimo disse...

Gostaria tb de saber sobre o vestido q a garota usa no comercial, o branco q fica vermelho graças a campari é simplesmente maravilhoso!!! Desde ja agradeço. E-mail: tytta_krs@hotmail.com

Anônimo disse...

Gostaria tb de saber sobre o vestido q a garota usa no comercial, o branco q fica vermelho graças a campari é simplesmente maravilhoso!!! Desde ja agradeço. E-mail: tytta_krs@hotmail.com

Unknown disse...

Olá. Assim como muitas mulheres que visita esse site, gostaria de saber se tem como alguém nos mandar o modelo do vestido da propaganda "AMIGAS" que inicialmente é branco e logo se torna vermelho. Quem puder me ajudar,entre em contato comigo através do meu email. juliana.s.dias@hotmail.com
Desde já, grata! Abraços!

Anônimo disse...

Aquele comercial do Campari é excelente,todas as vezes em que eu o assito,eu fico extasiado pela cena da vestido branco que avermelha,pela mulher e pela bebida,todos juntos termina em motel,parabéns,saúde "Campari"!!!

Clodoir disse...

Sou de Maringá Pr e gostaria de saber como conseguir 01 litro do Campari com o Rótulo de 150 Anos.


clodoir2tecnimaq.com.br

Anônimo disse...

Campari, boa mùsica, bom papo, bons amigos.... não resta mais nada para um momento feliz..

Fernando disse...

Boa tarde.
Eu nao gostavas de coisas amargas mas quando bebi CAMPARI foi amor ao primeiro gole, nao conscigo ficar sem uma garrafa em casa... muito obrigado ao GRUPO CAMPARI, por levar essa bebida para o mundo...

jose luiz defende disse...

Estive, hoje dia 24,agosto, visitando, industria campari, em sorocaba,fomos muito bem recebidos, pela Patricia, e demais colaboradores, onde fomos acompanhados na visita,pelo sr Bento, onde nos mostrou, a fabrica, e seus processos, onde no final, fomos agraciados por um excelente almoco, gostaria de agradecer, um gde abraco a todos.

Anônimo disse...

santa inocência, se fizesse bem a saúde com certeza seria divulgado tais na propaganda, já não se faz tal disseminação , pq tbm se for consumido com moderação, mal não faz, mas daí fazer bem a saúde só por Deus né...cada perguntinha q só por Deus!!!

Anônimo disse...

Por favor preciso fazer um trabalho na Faculdade sobre a destilação do campari. Alguém poderia me enviar algum material que aborde a o asunto. (adcald@ig.com.br)
Obrigado!

Anônimo disse...

Estou fazendo uma pesquisa de trabalho e gostaria de saber como é a produção do Campari e como podem ser servida?

Anônimo disse...

Sou viciado em tomar Campari, Tomo um litro sozinho adoro tomar puro bem gelado fica adocicado, acho que faz bem quando tomo nao sinto nada de ruim.

Anônimo disse...

Pelo que entendi é um bitter. E a diferença para o licor e por ser amargo.

Unknown disse...

Gostaria de saber pq alguns litros do campari vem escrito bitter campari e em outros campari milano bitter...tem alguma diferença? Me responda no email juliannaalmeida16@yahoo.com.br obrigadoa

Unknown disse...

campari e muito bom

Unknown disse...

Ótima matéria!!! Também amo o sabor do Campari mas sempre me senti deslocada ao pedir, além de ser mulher e jovem ninguém do meu grupo de amigos gosta ou se quer conhece. Quando morei nos EUA eu pedia puro e me serviam com coca, isso me irritava rs.


Mudando de assunto, reparei que ninguém comentou. Alguém sabia que um dos ingredientes do campari além de folhas é inseto? É só pesquisar: Para as ervas, casca de árvore e cascas de frutas, Campari adicionou um corante vermelho natural chamado carmim que deu ao licor sua cor vermelha característica por quase 150 anos. Essa coloração é obtida do Dactylopius coccus, conhecido como cochonilha, um inseto escamoso que parece um pequeno nhoque.

Junior Blanc disse...

Licor e Bitter do mesmo jeito são bebidas compostas. Na Legislação Brasileira o campari por ser um Bitter é visto como Aperitivo. Decreto N 6871 Art. 71. Enquanto licores têm também sua legislação: Decreto N 6871 Art. 67. Na coquetelaria tem livros que descrevem os bitters com licores e tem livros que separam os dois mas ambos sendo considerados bebidas compostas. Fora do Brasil "licor/ bebida licorosa" é um termo muito extenso e generalizado para a maioria ou todas as bebidas alcoólicas

Marcus disse...

Como conseguiu a visita? Adoraria fazer essa visita!