Se a palavra ALTOIDS® não tem significado para você, para outros milhões de fãs espalhados pelos quatro cantos do mundo é sinônimo de bala extra forte, ideal para refrescar a garganta, adoçar o beijo, eliminar o mau hálito ou até mesmo aliviar a tosse. Foi com suas pequenas e refrescantes balinhas, embaladas em uma charmosa caixinha de alumínio, que a marca ALTOIDS® se tornou um ícone mundial no segmento de confeitos, especialmente pelo sabor curiosamente forte, e coloca FORTE nisto. Não há nada igual como ALTOIDS®!
A história
Tudo começou em 1780, durante o reinado de George III, quando Smith Kendon, proprietário de uma pequena confeitaria londrina chamada Smith & Company, criou a receita de um medicamento, na verdade pequenas pastilhas com forte sabor de menta para aliviar os desconfortos intestinais e estomacais. O nome ALTOIDS® derivou da palavra em latim “ALT” que significa “mudar” e da palavra em grego “OIDS” que significa “tomar a forma de”. Inicialmente o novo produto era comercializado em pequenos envelopes de papelão. As vendas do produto foram um verdadeiro sucesso quase instantaneamente. No século seguinte a marca passou a fazer parte da empresa Callard & Bowser Company, prestigiosa confeitaria fundada em 1837. Essa aquisição expandiu a distribuição para além das farmácias, chegando ao varejo em geral. Além disso, alterou o uso das balas ALTOIDS®, que antes era puramente medicinal, para um uso parcialmente recreativo. Até este século a ALTOIDS® era popular somente na Grã Bretanha. Mas nos anos seguintes a marca ingressou em vários mercados europeus.
O produto ingressou nos Estados Unidos pela cidade de Seattle em 1918 e rapidamente se espalhou pelo país. Pouco depois, no início dos anos de 1920, ALTOIDS® começou a ser comercializada em pequenas latas de alumínio, que além de proteger as pastilhas, facilitava o transporte em bolsos e bolsas. A embalagem resistente e prática rapidamente se tornou icônica, tão reconhecível quanto o próprio produto. Ainda nesta década, para se diferenciar das dezenas de outras balinhas que perfumavam a boca, refrescavam a garganta ou adoçavam o sabor do beijo, a empresa alardeou que ALTOIDS® atuava como um antídoto aos “venenos” no estômago. Uma ou duas balas após refeições parariam, imediatamente, qualquer fermentação venenosa.
Após essa primeira campanha sobre as qualidades contra fermentações tóxicas, a empresa lançou o slogan “The Original Celebrated Curiously Strong Mints” (em português, literalmente: “A Original e Celebrada Pastilha Curiosamente Forte de Menta”) - era o humor inglês sobre a própria fama da péssima digestão de suas refeições pesadas e insossas. Durante a década de 1930, os profissionais de marketing continuaram a posicionar as balas ALTOIDS® como um tônico para a saúde, alegando que poderiam ser usadas como auxiliar em dietas. A marca ainda afirmava que as balas neutralizavam “os efeitos nocivos do jejum”. A ALTOIDS® expandiu sua fórmula original de hortelã-forte na década de 1970, introduzindo o sabor hortelã-verde (Spearmint). Essa foi a primeira variação na receita em quase dois séculos. Na década de 1980, aproveitando o sucesso do sabor original, a marca lançou balas de menta com canela, uma alternativa picante ao tradicional sabor de hortelã-forte.
A popularidade da marca ALTOIDS® nos Estados Unidos aumentou consideravelmente graças ao marketing direcionado a consumidores de café e ao apoio de celebridades como Rosie O’Donnell e Joan Rivers. Com isso, na década de 1990, ALTOIDS® se tornou a marca líder de pastilhas refrescantes no mercado americano. A marca então começou a anunciar maciçamente na mídia (principalmente nas revistas de música e comportamento), mirou um público bastante jovem, lançou site na internet, criou novos sabores - como por exemplo, Wintergreen (sabor mentolado refrescante e gelado, lançado em 1997), Passionfruit & Mango (maracujá com manga) e Licorice and Ginger (licor com gengibre) -, passou a vender em tudo quanto é ponto-de-venda (de lojas de conveniências e livrarias a aeroportos) e, finalmente, ingressou em inúmeros novos mercados ao redor do mundo.
Na década seguinte a marca deu continuidade a introdução de novas variedades do produto como: as latas especiais LOVE TIN (em formato de coração), lançadas em 2001, especialmente para o Dia dos Namorados; ALTOIDS® SOURS (2001), balas de frutas em caixinhas metálicas redondas nos sabores de tangerina, maçã, cítrico, framboesa e manga; ALTOIDS® CHEWING GUM (2003) chicletes sem açúcar em quatro sabores, descontinuado anos depois; ALTOIDS® STRIPS (2003), pequenas tiras para refrescar o hálito nos sabores peppermint e canela; DARK CHOCOLATE DIPPED ALTOIDS® (2007), uma versão da tradicional pastilha de menta recoberta de chocolate, em quatro sabores (peppermint, canela, gengibre e creme de menta).
Em 2005 a Kraft Foods (saiba mais aqui), que havia adquirido a marca na década de 1990, vendeu ALTOIDS®, juntamente com a tradicional Life Savers® (conheça essa outra história aqui), para a americana Wrigley (saiba mais aqui) que, em 2008, foi comprada pela também americana Mars (conheça essa história aqui). Nos anos seguintes a marca introduziu no mercado novidades como: ALTOIDS® COOL HONEY (2009), as tradicionais balas de menta com um toque de mel; ALTOIDS® SMALLS (2009), as tradicionais balinhas de menta sem açúcar e em nova embalagem; e ALTOIDS® ARCTIC (2014), balas sem açúcar e repletas de frescor mentolado, vendidas em latinhas menores (com 50 pastilhas). Atualmente a ALTOIDS® MINTS - versão regular das tradicionais balinhas - pode ser encontrada em deliciosos sabores, como por exemplo, Peppermint (latinha vermelha), Wintergreen (latinha azul); Spearmint (latinha verde) e canela (latinha vermelho-escuro).
Durante muitos anos, a rica história da marca britânica pode ser encontrada em um pequeno pedaço de papel dentro de cada latinha, que dizia:
“Altoids®, The Original Celebrated Curiously Strong Mints, foi inicialmente produzida na Inglaterra, na virada do século 19, durante o reinado do rei George III pela Smith & Co. A empresa londrina de pequeno porte que desenvolveu o original “curiosamente forte” da receita, mais tarde se tornou parte da Callard & Bowser, um confeitaria de prestígio inglês, fundada em 1837. As pastilhas de hortelã da Altoids® são especialmente formuladas para serem muito mais fortes do que as pastilhas comuns. Sua “curiosa” força vem do uso mais do que generoso do óleo de hortelã real, como prescrito na receita original desenvolvida pela Smith & Co., na virada do século 19. Hoje, todas as variedades de balas, incluindo Peppermint, Wintergreen, Spearmint e Cinnamon são feitas com os mesmos padrões de exigência da receita original da Altoids® desenvolvida há mais de 200 anos”.
Na década de 1920 foi lançada a campanha publicitária com o estranho slogan “Altoids act as antidote to poisons in the stomach. One or two taken after meals will stop any poisonous fermetation” (traduzindo para o português “Altoids age como um antídoto a venenos no estômago. Um ou dois tomados após as refeições irão parar qualquer fermentação venenosa”). A campanha posicionava as pequenas balinhas extras fortes como um antídoto para os males estomacais, principalmente depois das refeições. O sucesso da campanha daria origem, pouco depois, a outra famosa campanha, que definiria o que a marca ALTOIDS® é hoje: “The Original Celebrated Curiously Strong Mints”, referindo-se à elevada concentração de óleo de menta usado no sabor original. Na década de 1990, esse icônico slogan começou a ser utilizado de forma abreviada (“The curiously strong mints”) e ajudou a marca a conquistar a liderança de mercado nos Estados Unidos.
Outra ação famosa da marca foi lançada no mercado americano em 2005, quando a ALTOIDS® introduziu a promoção chamada de “Tin Million Uses”, convidando todos os consumidores a criarem objetos da forma mais criativa possível reutilizando as tradicionais latinhas vazias da bala. A ideia de se fazer uma ação dessas surgiu da observação, por parte da marca, de que as latinhas já eram utilizadas para outras funções pelos consumidores. Além disso, o modelo da lata é um ícone da marca, mantendo seu design desde a década de 1920. Foram recebidas mais de 200 inscrições, de onde saíram seis finalistas. O grande vencedor, um rapaz chamado Jon Lennon (sim, sem h) do estado de Nova York, levou para casa US$ 1.000 por ter construído um instrumento musical que muda as notas de acordo com a luz que recebe baseado no já conhecido theremin.
A identidade visual da marca passou por algumas pequenas remodelações ao longo dos anos, especialmente em relação às cores e a tipografia de letra (ocorreram sutis mudanças), que apesar disso tentou manter a arquitetura original.
O tradicional logotipo da marca também pode ser aplicado seguido do icônico slogan, como mostra a imagem abaixo.
Curiously Strong. (2012)
Are you in mint condition? (2009)
Curious? (2007)
The curiously strong mints. (1998)
Bad breath is afraid of Altoids®. (1997)
The contents of this tin do not mess around. (anos de 1990)
The Original Celebrated Curiously Strong Mints. (anos de 1920)
● Origem: Reino Unido
● Lançamento: 1780
● Criador: Smith Kendon
● Sede mundial: Chicago, Illinois, Estados Unidos
● Proprietário da marca: Mars Incorporated
● Capital aberto: Não
● Presidente: Andrew Clarke
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 50 países
● Presença no Brasil: Não
● Segmento: Confeitos
● Principais produtos: Balas de menta e hortelã
● Concorrentes diretos: Barkleys, Luden’s, Peppersmith, Halls, Tic Tac®, Mentos, Polo Mints, Life Savers®, PEZ e Smint
● Ícones: A caixinha de alumínio
● Slogan: The Original Celebrated Curiously Strong Mints.
● Website: www.altoids.com
A marca no mundo
Os produtos com a marca ALTOIDS® são comercializados em 50 países ao redor do mundo, tendo forte presença nos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Alemanha e Japão, entre outros. O produto, fabricado durante décadas em Bridgend, no País de Gales, agora é produzido na cidade de Chattanooga, estado do Tennessee, para abastecer o mercado americano, o maior e mais importante para a marca no mundo.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 26/12/2025
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2 comentários:
Se você ainda não experimentou... as balas são maravilhosas! Entenderá o porquê do sucesso. As de canela, então, são espetaculares.
Se encontrar quem as venda a um preço razoável, deixe o endereço pra nós!
Em Brasília vc encontra Altoids na Sweet Gift
Quadra 101 do Sudoeste
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