15.8.06

PERDIGÃO


Presente na mesa dos brasileiros há quase 90 anos, PERDIGÃO se tornou sinônimo de sabor e qualidade na mesa todos os dias, seja através de uma refeição em família, pizza ou aperitivo de calabresa com amigos, ou uma lasanha no jantar. Liderança e posição de destaque, produtos fortes (afinal quem não conhece o suculento Chester®), inovação, praticidade e forte presença entre os consumidores com um portfólio reconhecido pelo sabor e qualidade, que ajudam a compor e diversificar as refeições do dia a dia. Foi assim que a PERDIGÃO se consolidou como uma das maiores e mais tradicionais marcas de alimentos entre milhões de brasileiros. 


A história 
A PERDIGÃO tem sua trajetória associada à própria história do setor alimentício no mercado brasileiro. Nos primeiros anos da década de 1930, no meio-oeste do estado de Santa Catarina, descendentes de duas famílias de imigrantes italianos - os Ponzoni (liderados pelos irmãos Ângelo e Pedro) e os Brandalise (liderados por Saul, André David, Arthur, Guilherme e Abrão) - estabeleceram um pequeno negócio de secos e molhados. Inaugurado no dia 18 de agosto de 1934, em Vila das Perdizes (atual Videira), às margens do Rio do Peixe, o armazém com o nome de Ponzoni, Brandalise & Cia., foi o início da empresa que daria origem à PERDIGÃO. No final desta década, a empresa expandiu suas operações com o início da exploração do comércio em geral, com ênfase em produtos alimentícios. Com isso, ainda em 1939 a empresa iniciou as atividades industriais com um abatedouro de suínos e passou a fabricar produtos industrializados de carne.
  

Dois anos mais tarde mudou sua identidade visual e foi criado um novo logotipo trazendo um casal de perdizes, que se tornaria o principal símbolo de reconhecimento da marca perante aos consumidores. No ano de 1942, o abate de suínos alcançou a marca de 100 animais por dia, o que exigiu a melhoria tecnológica dos equipamentos do frigorífico. Consolidada a atividade comercial e de processamento de suínos, os investimentos da empresa foram direcionados para a agropecuária através da construção da Granja Santa Gema, em Videira (Santa Catarina), voltada à criação de animais de alta linhagem, em 1954. Um ano depois teve início o abate de aves. A atividade era realizada de forma artesanal nas dependências do frigorífico de suínos.
  

Em 1958 foi alterada a razão social da empresa, que recebeu a denominação de Perdigão S.A. Comércio e Indústria. Quatro anos mais tarde, adquiriu seus primeiros caminhões refrigerados, possibilitando assim o transporte de seus produtos com segurança e qualidade para lugares mais distantes. Os laboratórios para o controle microbiológico e físico-químico dos produtos nas unidades industriais foram instalados em 1963. Estes laboratórios foram os embriões das áreas de controle da qualidade e de pesquisa e desenvolvimento da empresa. A ênfase na qualidade dos produtos, segurança dos processos e portfólio diversificado de produtos sempre foi uma preocupação constante da PERDIGÃO desde muito cedo. A empresa também investiu no monitoramento da saúde e tratamento das aves e suínos em todos os estágios de suas vidas e no decorrer de todo o processo de produção.
  

No ano de 1975 foi construído o primeiro abatedouro exclusivo para aves e a PERDIGÃO se tornou uma das pioneiras na exportação de carne de frango, que contou como destino à Arábia Saudita. No início da década de 1980 a empresa inovou mais uma vez ao lançar no mercado brasileiro o Chester®, uma ave com quantidade superior de carnes nobres e baixo índice de gordura. No início da próxima década os abatedouros de aves de Capinzal (SC) e Marau (RS) foram aprovados para exportar para a União Europeia. Era um enorme passo para a conquista do mercado europeu. Apesar desta boa notícia, de 1990 a 1993, a empresa amargou prejuízos substanciais em razão do aumento de despesas financeiras, baixo investimento em desenvolvimento de produtos, capacidade limitada, bem como divulgação modesta de seus produtos.
  

Em setembro de 1994, a PERDIGÃO enfrentou uma crise de liquidez em decorrência da qual a família Brandalise vendeu sua participação na empresa para oito fundos de pensão, que por sua vez contrataram uma nova equipe de diretores que reestruturou a administração e implementou aumentos de capital e programas de modernização. A nova administração realizou uma reestruturação societária, alienou ou liquidou operações comerciais não preponderantes e incrementou a estrutura financeira. Desde que seu controle acionário passou para o pool de fundos de pensão, a PERDIGÃO adotou um modelo de gestão que introduziu importantes mudanças em sua administração, consideradas um exemplo em expansão, inovação e solidez. Já em 1998, a PERDIGÃO inovou ao se tornar a primeira marca do Brasil a lançar uma linha de pizza congelada.
   

A PERDIGÃO chegou ao Paraná em 2000 quando adquiriu 51% do capital da divisão de produtos cárneos da Batávia. Um ano mais tarde, comprou os restantes 49% e incorporou a empresa. A PERDIGÃO acessou rapidamente o promissor mercado de carne de perus e passou a investir pesado no aumento da capacidade de abate e ampliação do parque agropecuário. Ainda em 2001, lançou a marca PERDIX que seria utilizada na comercialização de produtos processados no mercado internacional. Em 2006, ingressou no segmento de produtos lácteos com a aquisição de 51% da Batávia S/A - Indústria de Alimentos, empresa sediada em Carambeí (Paraná) e com atuação agroindustrial também no Estado de Santa Catarina. Com isso a empresa se tornou proprietária de uma das marcas mais tradicionais no segmento lácteo: a Batavo (conheça essa outra história aqui).
  

Em 2007, através da aquisição da divisão de margarinas da Unilever (saiba mais aqui), passou a trabalhar com as marcas Doriana (conheça essa história aqui), Delicata, Claybom e Becel (conheça essa outra história aqui), esta última através de uma joint-venture. Também neste ano concluiu a negociação para aquisição da Eleva Alimentos S/A (antiga Avispal) por R$ 1.7 bilhões, e passou a ser proprietária da marca Elegê (mais conhecida por seus leites); assumiu o controle integral da Batávia S/A; comprou unidades de bovinos no Mato Grosso; e anunciou a construção de um novo complexo agroindustrial em Bom Conselho (PE). Em 2008 se tornou um dos maiores conglomerados de alimentos da América Latina, com forte atuação na exportação de carnes e lácteos.
  

No dia 19 de maio de 2009 foi anunciada a fusão entre a Sadia (conheça essa outra história aqui) e a PERDIGÃO, formando assim a Brasil Foods (atual BRF), uma empresa com receita anual gigantesca e portfólio de mais de 3.000 produtos, líder nos segmentos de massas congeladas, carnes congeladas, pizzas congeladas, margarinas e carnes industrializadas. A partir deste momento a PERDIGÃO deixava de ser uma empresa para se tornar uma marca. Nos anos seguintes, devido às restrições do CADE (Conselho de Administrativo de Defesa Econômica) impostas para a BRF em virtude da fusão, a PERDIGÃO foi obrigada a reduzir consideravelmente seu portfólio de produtos, sair de muitas categorias importantes onde atuava (afinal Sadia e PERDIGÃO concentravam juntas 70% de participação em diversas categorias), como por exemplo, o de pizzas congeladas (onde a marca só poderia voltar a atuar em 2017) e praticamente desapareceu da mídia, já que a BRF preferiu fortalecer a marca Sadia, carro-chefe da empresa. Apesar das restrições, a PERDIGÃO continuou vendendo produtos como salsichas, mortadelas e empanados, categoria nas quais era líder, à frente da Sadia.
  

No início de 2015, com o término das muitas restrições prestes a expirar, a PERDIGÃO voltou às gôndolas com novos produtos (como linguiça defumada, paio, tender suíno, pernil temperado, lombo e picanha suína, além de presunto, apresuntado e afiambrado) e uma missão clara: ser uma marca popular, com preços competitivos e conter o avanço da concorrente Seara (conheça essa outra história aqui), que pertence atualmente a JBS (clique aqui e saiba mais).
  

Em 2017, a PERDIGÃO anunciou que a lasanha voltava a integrar seu portfólio de pratos prontos, nos sabores bolonhesa, calabresa e frango com bacon. Além disso, a marca passou a investir pesado e ampliar a linha NA BRASA, que oferece produtos de qualidade com cortes temperados e congelados, prontos para o preparo de churrasco, que nos anos seguintes passou a contar com picanha suína, costela, copa lombo, pancetta e filé mignon, além de linguiças (toscana, alho e ervas, pimenta biquinho, frango com bacon, e a exclusiva recheada com queijo coalho) cortes de frango marinados (coração com shoyu, sobrecoxa com chimichurri e coxinha da asa com mostarda).
  

A linha do tempo 
1985

Lançamento da linha AVIS RARA, composta por aves sofisticadas como faisão, comercializado limpo e congelado. No ano seguinte foram lançadas a codorna e a perdiz tipo europeia (Chukar). A PERDIGÃO, até então, era a única empresa brasileira que possuía o SIF (Selo de Inspeção Federal) para industrializar aves exóticas. 
1989

Lançamento da linha Turma da Mônica, pioneira no Brasil no segmento de produtos industrializados de carnes com baixa condimentação direcionadas ao público infantil. A linha foi desenvolvida para agradar ao paladar das crianças de 3 a 12 anos, com produtos saborosos e nutritivos, macios e ricos em vitaminas, como hambúrgueres, filezinho de frango, salsichas, mortadela e o Mini-Chicken (pequenos empanados de frango). 
1997

Lançamento de uma linha de vegetais congelados com a marca ESCOLHA SAUDÁVEL
1998 
Lançamento da linha de pizzas prontas congeladas APRECIATTA
1999

Lançamento da linha TOQUE DE SABOR, ingressando no segmento de massas prontas congeladas, tendo como primeiro produto a Lasanha à Bolonhesa. 
2001

Lançamento da linha LIGHT & ELEGANT composta por produtos derivados de peru. 
2002

Lançamento de duas novas linhas de produtos: as tortas APRECIATTA e os folhados PERDIGÃO, ambas na versão salgada. 
Inicia a exportação de camarões congelados, produzidos por terceiros, com o lançamento da linha FRESKI
2003
Lançamento das versões doces dos Folhados Perdigão. 
2004

Lançamento do CHICKEN POPCORN, cubinhos de frango empanados e congelados, prontos para o consumo. 
2005

Depois de três anos de muitas pesquisas dos profissionais de marketing e tecnologia, chegou às gôndolas dos supermercados a primeira margarina produzida especialmente para o público infantil - Turma da Mônica - e uma versão tradicional com a marca Borella. 
2006

Lançamento da QUICKPIZZA, um lanche (pedaço individual de pizza) rápido, prático e nutritivo, que ficava pronto em apenas um minuto e 45 segundos no forno microondas. 
Lançamento do Patê de Peru Perdigão, um produto prático e nutritivo que apresentava sabor e aroma deliciosos, complementando a linha da marca que já disponibilizava, em práticas embalagens, os patês de Fígado de Frango e de Presunto. 
2009

Lançamento do frango caipira inteiro congelado. 
A PERDIX, unidade de negócios internacionais da PERDIGÃO, lançou no mercado italiano a linha Corte Gentile, com presunto fatiado de frango e peru de baixos teores de gordura. 
Lançamento da linha de molhos CELEBRARE com três sabores à base de frutas tipicamente usadas no preparo de pratos da época: Mostarda, Mel e Damasco; Agridoce com Cereja, com toques de laranja e abacaxi; e Chutney de manga, um tipo de molho característico da culinária indiana. 
2010

Lançamento da linha PETISCOS, salgadinhos crocantes e saborosos que aliavam praticidade e sabor de comida caseira, como bolinho de aipim com carne, bolinho de arroz, bolinho de batata com queijo, bolinho de mortadela, coxinha de frango, mini quibe e stick de presunto e queijo. 
Lançamento do Chester® Azeite e Ervas, versão exclusiva, temperada com o centenário azeite extra-virgem Borges (conheça essa outra história aqui). A combinação das ervas especiais com o azeite extra-virgem tornava a carne ainda mais macia, suculenta e conferia um sabor incomparável. 
Lançamento do pernil desossado ao vinho espumante e ervas finas, cujo sabor diferenciado dava o toque ideal às festas de fim de ano. 
Lançamento da linha GRÃOS PERDIGÃO, pioneira em produtos 100% carne de peru com adição de grãos e cereais integrais do Brasil, que oferecia deliciosas opções entre lasanhas, empanadinhos e hambúrgueres. 
Lançamento do MEU MENU, primeira linha de pratos prontos individuais para serem aquecidos no microondas ou forno convencional. A linha apresentava pratos como Fettucine ao Molho Bolonhesa, Fettucine com Peru e Brócolis, Penne ao Molho Parisiense, Penne ao Sugo e Manjericão, Nhoque à Bolonhesa, Polenta ao Molho de Tomate e Carne, além de deliciosos escondidinhos. 
Lançamento da linha SANDUBA, inicialmente composta por X-Picanha com Molho Barbecue e o X-Burguer com Molho Caipira. Os lanches eram comercializados em porções individuais e ficavam prontos em apenas um minuto e meio no forno microondas. 
2013 
Lançamento das massas frescas congeladas. Os produtos eram compostos por receitas deliciosas, tradicionais e de sabor caseiro, ideal para as refeições de toda a família. 
2014 
Lançamento da Salsicha Viena (preparada com matéria-prima selecionada e temperos especiais) e do Lombo Canadense (com 100% de lombo suíno em sua fabricação, baixíssimo teor de gordura e maior valor protéico). 
2015 
Lançamento do Filé de Bacalhau Assa Fácil, que já vinha temperado com azeitonas, azeite, cebola e ervas. Não era preciso ser descongelado, vinha no saco assa fácil e ficava pronto em apenas uma hora no forno convencional. 
2017 
Lançamento da linha de empanados Minions Mini Chicken. Moldada no formato dos personagens do longa metragem, a linha estava disponível em três sabores: Tradicional, Queijo e Cenoura. Os produtos eram feitos com peito de frango e enriquecidos com vitaminas, ferro e zinco. 
Lançamento da linha de pão de queijo em quatro versões: tradicional, coquetel, peito de peru e lanche. 
2019 
Lançamento das Mini Salsichas Ouro Perdigão nos sabores Tradicional, Mostarda e Alho e Ervas. 
2020 
Lançamento de duas versões da sua linha de mortadelas Ouro: azeitona e ervas finas.  
2021 
Lançamento em edição limitada para as festas de fim de ano da Lasanha Chester® Perdigão em duas opções: Molho Rosé (com frango e espinafre) e Molho Alfredo (com frango) . 
Lançamento do Chester® Na Brasa, uma edição especial da comida natalina, mas em uma versão ideal para churrasco. A novidade trazia dois cortes da tradicional ave de fim de ano: Coxa e Sobrecoxa e Filé de Peito. 
2022 
Lançamento da Torta Chester®, disponível em duas versões: Frango com Calabresa e Molho Cheddar e Frango com Alho Poró e Azeitonas. 
Lançamento de uma linha de pratos prontos que não precisam de refrigeração (com prazo de validade de até 270 dias), disponível em quatro sabores: estrogonofe de frango, feijoada, coxa e sobrecoxa com mostarda e peito de frango com mandioquinha. 
Lançamento da linha de pratos congelados Nosso Menu, que traz porções para até duas pessoas e são inspirados em comidas caseiras como arroz de forno de calabresa com molho de queijo, polenta com ragu de calabresa e arroz de forno de frango com creme de milho.


A linha de produtos 
As principais características dos produtos da PERDIGÃO, além do sabor inconfundível e o preço competitivo, são a praticidade e a preocupação em contribuir para facilitar a vida do consumidor. Atualmente a marca atua em diversos segmentos, como por exemplo, congelados de carne, pratos prontos congelados, empanados e embutidos. A marca oferece linhas importantes e consagradas no mercado, como por exemplo, a OURO (de produtos premium, fabricados conforme as receitas originais, com cuidado artesanal e os melhores ingredientes, composta por produtos típicos de diversos países como a Mortadela Ouro, produzida com base em receita italiana tradicional e defumada artesanalmente); NA BRASA (cortes especiais para churrasco), e COMEMORAÇÕES (pernil, tender, peru, frango, Chester® e até lombo).
  

A marca também oferece diversos cortes de carnes de frango (filé de peito, coxa, asa, sobre-coxa, coração e moela), peru (inteiro, asa, coração e até pescoço), Porco (bisteca, lombo, costela, picanha, rabo, pancetta e bacon), além de embutidos (mortadela, presunto, peito de peru, salame e apresuntado), hambúrgueres (carne bovina, frango e suína), linguiças (incluindo toscana, calabresa, portuguesa, paio, suína e de pernil e frango), salsichas, empanados de frango (nuggets, tirinhas e steak), além de massas congeladas, pizzas e pão de queijo.
  

Chester®, a grande estrela 
Tudo começou no ano de 1979 quando a PERDIGÃO enviou ao exterior dois de seus principais técnicos especialistas em avicultura com a missão de procurar uma nova linhagem. O intuito era encontrar algo que competisse com o tradicional Peru da Sadia, especialmente na época natalina. Na busca eles encontraram uma empresa que trabalhava suas aves com o objetivo de melhorar o resultado das carnes e que havia desenvolvido um animal tipo roaster, com maior quantidade de carnes nobres. Foi então que a empresa comprou este pacote genético que permitiria introduzir a criação das aves no Brasil. As primeiras aves avós (linhas puras de aves de corte) da espécie Gallus Gallus, linhagem natural da Escócia, desembarcaram em território nacional e foram encaminhadas à granja Passo da Felicidade (em Tangará), especialmente preparada, dotada da mais avançada tecnologia e construída em meio a uma reserva florestal de araucária de propriedade da empresa para proteger as aves das contaminações patogênicas de outras espécies.
  
Iniciou-se então um trabalho, através de sucessivas seleções e cruzamentos de linhagens diferentes, até chegar-se a uma ave com maior concentração de carnes nobres (70% de peito e coxas). Foi a partir dessa particularidade que surgiu a marca registrada Chester® - derivação da palavra inglesa “chest” (que significa “peito”). O Chester® chegou ao mercado brasileiro pela primeira vez em 1982. O novo produto teve rápida penetração entre os consumidores por suas qualidades e também pelo investimento em marketing realizado pela empresa, e se tornou presença constante nas comemorações de final de ano. Para seu lançamento foi desenvolvida a criativa campanha publicitária “Habemus Chester®”, recriando a linguagem dos césares romanos, usando a língua latina: “Ave, Chester®. Nobilis avis, coxobus suculentus, pectus fartus et humidus”.
  

A ave atendeu a um vazio existente no mercado consumidor. Considerado pela dona de casa brasileira uma ave do tamanho ideal para alimentar uma família inteira, sua carne tenra e saborosa chegou para atender ao mercado de aves especiais nas datas festivas. A alimentação de cada animal é 100% natural, baseada em milho e soja, resultando em uma ave com menos gordura e melhor aproveitamento das carnes nobres. Não existe adição de qualquer tipo de medicamento, antibiótico ou hormônio anabolizante para aumentar o seu crescimento e desenvolvimento. O crescimento superior da ave, assim como maior incidência de carnes nobres (peito e coxas), é resultado do rigoroso controle genético.
   

Hoje em dia, a linha Chester®, além da versão tradicional, oferece também o Chester® Azeite e Ervas (com o incomparável sabor do azeite extra-virgem Borges), Chester® Assa Fácil (embalada em saco assa fácil, prontinho para ir ao forno, sem precisar descongelar ou retemperar), Chester® Desossado (sem osso, o que possibilita um melhor aproveitamento das carnes) e Peito de Chester® com Molho de Laranja. Ao longo dos anos, a PERDIGÃO também, lançou edições limitadas da ave que se tornou tradição nos cardápios festivos da família brasileira, como por exemplo, Chester® ao Vinho (2008), versão gourmet do produto temperada com vinho branco e especiarias; e Chester® Assa Fácil ao molho Pesto, temperado com uma receita italiana, adaptada ao paladar brasileiro, elaborada à base de azeite, manjericão, castanha do Pará e queijo parmesão.
  

Algumas curiosidades sobre o Chester®: apresenta menor teor de gordura e sabor mais suave na comparação com outras aves natalinas, como o peru; é abatido quando tem em torno de 50 dias, 20 dias a mais do que o frango; apenas os machos são abatidos, devido à composição corporal e proporção de peito e coxa; já as fêmeas dessa linhagem não crescem tanto quanto, mas são abatidas na mesma idade que os frangos convencionais e vendidas em cortes embalados em bandejas; e mesmo sendo vendida apenas no Natal, o processo de produção da ave começa com muita antecedência, em março e se concentra na cidade de Mineiros, em Goiás. Vale ressaltar, que a PERDIGÃO, que exporta seu “frangão” para mais de 25 países ao redor do mundo do mundo, é proprietária da fórmula genética e não vende os ovos. Desde 2016, a PERDIGÃO transforma o Natal de milhares de famílias por meio da generosidade com a campanha “O Natal Mais Generoso de Todos os Tempos”, doando unidades de Chester® por todo o Brasil. Até hoje já foram doadas mais de 1.6 milhões de unidades para diversas instituições de caridade.
  

A comunicação 
A partir da década de 1980 a marca passou a investir mais e constantemente em comunicação, o que ao longo das décadas gerou campanhas e comerciais populares entre milhões de brasileiros. Como por exemplo, em 1989, quando o desenhista Maurício de Souza e sua filha, Mônica, protagonizaram um comercial para atestar a alta qualidade dos produtos PERDIGÃO e justificar a presença de seus personagens nas embalagens da Linha Infantil Turma da Mônica. Ou pouco depois, em um comercial (assista aqui) com Os Trapalhões em sua formação original - Didi, Dedé, Mussum e Zacarias - para divulgar o Chester®. Já em 1990, atores imitavam as vozes do Marinheiro Popeye e de sua eterna namorada Olivia Palito para divulgar a linha de enlatados da marca, que na época continha espinafre (em lata, é claro). Em 1997 foi a vez de Regiane Alves, antes de ser conhecida como atriz de novela, estrelar o comercial do salame PERDIGÃO, cujo slogan “Quando o salame é perdigão ninguém fala não” se tornou extremamente popular.
  

Em 2011, a marca lançou uma campanha para divulgar suas salsichas estrelada pelo cantor Falcão que cantava a música “I’m Hot Dog No” (assista ao comercial aqui). Em 2015, os apresentadores Angélica e Luciano Huck foram as estrelas de uma campanha da PERDIGÃO para o lançamento de uma série de novos produtos. Na guerra contra a concorrência, o casal fazia frente à colega Fátima Bernardes, que na época era a garota propaganda da Seara. A primeira fase da campanha, reunia produtos em que a marca era líder de mercado: salsicha, empanados e mortadela. Os comerciais eram descontraídos e retratavam situações reais, resumidas no slogan “Perdigão. Em família tem mais sabor”.
    

Já em 2021, a cantora Ivete Sangalo protagonizou sua primeira campanha como embaixadora da PERDIGÃO. O primeiro filme da campanha - batizada de “O Sabor de Perdigão tem Poder” - tinha foco na feijoada e apresentava a linha de defumados. A trilha sonora escolhida foi baseada na música “Vem Meu Amor”, interpretada pela Banda Eva, e eternizada na voz de Ivete, com letra adaptada pela agência DPZ&T. A campanha mais recente da marca - “Perdigão, sucesso no boca a boca e no boca cheia” - foi lançada em 2023 e retrata os bastidores e dedicação da marca em oferecer produtos elaborados com excelência, reconhecidos pelo sinônimo de qualidade tanto pelos que já experimentaram, quanto por aqueles que já receberam uma recomendação. A estratégia é reforçar esse ciclo virtuoso - da boca pro boca a boca - fazendo essa percepção se espalhar por toda linha de produtos e se perpetuar com ainda mais intensidade.
  

A evolução visual 
Ao longo dos anos o tradicional logotipo da marca, cuja presença de um casal de perdizes é constante, passou por algumas modificações. As perdizes passaram a integrar a identidade visual da marca em 1941. A modificação mais radical ocorreu em 2006, como parte da campanha “Perdigão. Vem do coração do Brasil”, quando o logotipo adotou uma forma de coração, mas manteve o tradicional casal de perdizes como principal símbolo. Além disso, foi adotada uma nova tipografia de letra. Em 2017, a marca resolveu modernizar seu logotipo, que adotou um visual garantindo mais impacto, ganhando volume e traços mais contemporâneos, e gerando assim maior proximidade com o público. As Perdizes ganharam maior destaque e se integraram ainda mais ao coração da marca, mostrando que PERDIGÃO é uma marca próxima de seus consumidores. Uma nova tipografia de letra foi adotada e o nome da marca voltou a ser escrito em vermelho.
  

Os slogans 
Comer junto tem sabor de Perdigão. (2019) 
Gostoso é mesa cheia e mesa cheia é Perdigão. (2017) 
Perdigão. Alimente o sonho de sua família. (2016) 
Perdigão. Em família tem mais sabor. (2015) 
Perdigão. Viver dá uma fome. (2013) 
Perdigão. Se é de coração, é de verdade. (2009) 
Só a Perdigão tem Chester. (2007) 
Perdigão. Vem do coração do Brasil. (2006) 
Perdigão. Todo Mundo Adora. (2006) 
O nosso maior segredo é você. (2003)
  

Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 18 de agosto de 1934 
● Fundador: Saul Brandalise e Ângelo Ponzoni 
● Sede mundial: Itajaí, Santa Catarina, Brasil 
● Proprietário da marca: BRF S.A. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Miguel Gularte 
● Faturamento: R$ 12 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 50 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Pratos prontos, pizzas, salsichas, linguiças e mortadela 
● Concorrentes diretos: Seara, Aurora, Sadia, Swift, Friboi, Prieto, Korin, Frimesa, Rezende e Ceratti 
● Ícones: O Chester® 
● Slogan: Comer junto tem sabor de Perdigão. 
● Website: www.perdigao.com.br

A marca no mundo 
A PERDIGÃO, uma das maiores e mais reconhecidas marcas de alimentos do mercado brasileiro, oferece uma prática linha de produtos com mais de mais de 140 itens (entre os quais pratos prontos congelados, cortes de carnes/frango/suíno e embutidos), que são comercializados em 50 países ao redor do mundo. A marca é líder no mercado brasileiro em categorias como linguiças calabresas, além da Mortadela Ouro ser a mais vendida do país. A PERDIGÃO está presente em mais de 40 milhões de lares brasileiros. A PERDIGÃO também atua no segmento de food service, com uma completa linha de produtos para estabelecimentos comerciais. A marca conta com um avançado sistema de distribuição em diversos estados brasileiros e no Distrito Federal e um centro de distribuição na Europa, atingindo mais de 88.000 supermercados, lojas de varejo, atacadistas, food-service e outros clientes institucionais no mercado interno e externo. 

Você sabia? 
O principal símbolo de reconhecimento da marca é decorrente do nascimento da empresa na Vila das Perdizes, hoje município catarinense de Videira. Perdiz é o outro nome para Perdigão. 
PERDIGÃO foi a marca de alimentos mais escolhida dos lares brasileiros, de acordo com o Brand Foodprint 2023 da Kantar. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Exame, Veja, Época Negócios, Embalagem Marca, Forbes e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico, Estadão, Folha e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 


Última atualização em 20/9/2023 

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3 comentários:

Anônimo disse...

gente quanta emoção eu sou de videira, bem legal (y)
mas devia fala mais
tem tanta coisa que nem eu sei
quando o Saul Brandalise morreu
e perdigão foi vendida mas eu nao sei bem
hoje em dia tem só a casa dele que fica no alto de uma colina com visãopra toda o centro

Anônimo disse...

Faz uma postagem também sobre a marca Seara...acho q seria interessante!!

Uma feliz disse...

Muito bom , estou no Ensino Médio e estamos fazendo um trabalho sobre as marcas mais famosas e valiosas , do mundo sou nascida em Videira -SC e fiquei muito feliz que a Perdigão ,agora BRASIL FOODS , está nessa lista , só me faltou uma marca , AXA , sei que é de seguros , mas não consigo encontrar algo como no seu blogger , está de Parabéns !