A EASTPAK é uma marca moderna que conquistou milhões de jovens não somente com suas mochilas transadas, reconhecidas mundialmente por sua robustez e funcionalidade. Mas também, por ser uma marca genuinamente inspirada na juventude, fundamentada na cultura de rua e apaixonada por arte, música, moda e esportes urbanos.
A história
A história começou na cidade de Boston, estado do Massachusetts, em 1952 quando Monte Goldman fundou a “Eastern Canvas Products”, com o intuito de produzir mochilas, porta-munição e sacos de alta resistência e especialmente desenhados para os militares americanos. Os produtos também foram muito bem aceitos por caçadores e pescadores, que necessitavam de mochilas e sacos para dormir com alta resistência. Os rumos da empresa começaram a mudar no ano de 1976 quando Mark, filho do fundador, percebeu que seus colegas de faculdade utilizavam as mesmas mochilas para carregar material escolar e convenceu seu pai a desenvolver e produzir mochilas destinadas a estudantes. Em pouco tempo a empresa desenvolveu uma mochila simples e funcional com qualidade superior, batizada de Padded Pak’r®. Foi com essa linha que surgiu o nome e a marca EASTPAK. Rapidamente as mochilas acolchoadas (incluindo as alças) fizeram enorme sucesso entre os estudantes e se transformaram em uma verdadeira “epidemia” nos campus de várias universidades pelo país afora.
Nos anos seguintes a marca, que se tornou um verdadeiro ícone jovem dos estudantes americanos, expandiu sua linha de produtos com o lançamento de coleções e modelos desenvolvidos com uma qualidade superior e desenhados para serem incrivelmente funcionais, resistentes e terem o melhor custo-benefício. A EASTPAK foi a primeira marca do segmento a utilizar um dos tipos de náilon mais resistentes do mundo, conhecido como Cordura, dez vezes mais durável que o algodão, fazendo com que suas mochilas fossem mais resistentes e duráveis que as concorrentes. Foi então que surgiu o lema da marca: “Built to Resist” (em português, “criada para durar”). A EASTPAK foi também a primeira empresa do segmento, na década de 1980, a utilizar cores fortes e estampas criativas tornando as mochilas um objeto de moda, uma tendência seguida por muitas marcas nos dias de hoje. Zíperes que protegem da chuva, alças acolchoadas e emborrachadas acabaram sendo também incorporadas as suas mochilas. Outro fator importante para o sucesso da marca no mercado foi sua garantia de 30 anos contra defeitos no material ou problemas de fabricação para maior parte de seus produtos, garantindo assim a reparação ou substituição do item em questão. Com essa garantia, introduzida em 1984, o consumidor não compra apenas uma mochila, mas também uma promessa, invariavelmente cumprida à risca pela EASTPAK.
Os produtos EASTPAK começaram a serem vendidos na Europa em 1986 e rapidamente conquistaram milhões de fiéis consumidores, ao ponto de transformar o continente no mais importante para a marca no mundo. Já em 1999, a marca laçou suas primeiras malas com rodinhas, ingressando assim no segmento de bagagens. Com tantas inovações e tamanho sucesso no mercado, em 2000 a EASTPAK foi comprada pela VF Corporation, proprietária de inúmeras marcas famosas como Wrangler, Lee e Jansport. Nos anos seguintes, para amparar seu crescimento global, a marca adotou a estratégia de inaugurar lojas exclusivas em cidades importantes, sobretudo no continente europeu, mas também na Ásia e até no Brasil, onde no dia 5 de outubro de 2006 abriu sua maior flagship store no mundo, incluindo a “Garagem de Customização”, um espaço que oferece aos clientes um serviço gratuito de customização de mochilas assinado por jovens e talentosos designers.
Além disso, a marca expandiu sua linha de produtos com o lançamento de malas, bolsas e uma coleção de acessórios, como estojos, carteiras, pochetes, nécessaires e cases para notebooks e tablets. Entre as mais populares linhas da marca estão: Authentic (com a maior variedade de cores e estampas entre todas as linhas), Authentic Travel (malas simples e funcionais, que apesar da beleza, são extremamente resistentes), Resistance (mochilas próprias para quem realiza algum tipo de esporte radical, com um design super moderno) e Core Series (design mais arrojado, cheia de bolsos e apetrechos, visando sempre a funcionalidade e o conforto).
O envolvimento cultural da EASTPAK não se restringe apenas ao patrocínio e apoio às ações artísticas, shows e até eventos beneficentes. Desde 2003, personalidades como o tatuador holandês Hendrikus Johannes Everhardus Schiffmacher; o designer Walter Van Beirendonck; os jovens grafiteiros Mysterious Al e Rich Jacobs; os roqueiros Ozzy Osbourne, Slash (Guns N’ Roses) e Lemmy (Motorhead); as bandas The Prodigy, Kaiser Chiefs e The Hives; a artista francesa Geneviéve Gaukler; o skatista Nicky Guerrero e o estilista belga Raf Simons assinaram coleções exclusivas para a marca que se tornaram um enorme sucesso entre os jovens. Nos últimos anos, o consagrado estilista britânico Christopher Shannon e Jean-Paul Gaultier deram as mochilas da EASTPAK uma nova abordagem e fluidez com suas estampas arrojadas, conceito atrevido e uma combinação inovadora de materiais. Dessas colaborações, surgiu em 2011 o projeto EASTPAK ARTIST STUDIO, que reúne as mentes criativas mais importantes do mundo para personalizar, reinventar e transformar a icônica mochila Padded Pak’r® em verdadeiras obras de arte. Parte das vendas dessas peças é revertida para a DDA (Designers against AIDS), em prol da pesquisa contra o HIV.
A evolução visual
A identidade visual da marca sofreu diversas remodelações ao longo dos anos. O logotipo original, que já continha uma espécie de globo terrestre estilizado, foi substituído por uma imagem corporativa oval, que ganhou também cores e uma nova tipografia de letra. Mais recentemente a marca alterou novamente seu logotipo, que adotou a cor preta e um globo terrestre mais limpo.
Os slogans
Built To Resist.
Guaranteed for life. Maybe longer. (1998)
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1952 (como empresa) e 1976 (como marca)
● Fundador: Monte Goldman
● Sede mundial: Greensboro, North Carolina, Estados Unidos
● Proprietário da marca: VF Corporation
● Capital aberto: Não
● CEO & Presidente: Eric Wiseman (VF Corporation)
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 50
● Presença global: 60 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Moda esportiva
● Principais produtos: Mochilas, bolsas, malas, carteiras e pochetes
● Concorrentes diretos: Nike, Oakley, Kipling, Victorinox, Ogio e Jansport
● Ícones: As edições limitadas de suas mochilas
● Slogan: Built To Resist.
● Website: www.eastpak.com
A marca no mundo
Atualmente a EASTPAK vende suas linhas de mochilas, malas, bolsas, equipamentos de suporte esportivo e acessórios em mais de 60 países ao redor do mundo através de uma pequena rede de lojas próprias (com aproximadamente 50 unidades) e grandes varejistas especializados.
Você sabia?
● A marca desenvolve projetos como o “Aquário Eastpak” um espaço para a disseminação efetiva das manifestações da arte urbana. Mensalmente, artistas são convidados para uma residência no Aquário, cujo espaço e material são cedidos pela marca, que também promove a exposição e venda das obras produzidas. O ateliê ganhou esse nome por ter uma parede em vidro, oferecendo uma visão ampla do processo criativo do artista, gratuitamente aos visitantes.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 3/6/2015
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