Em busca de satisfazer todos os corpos, a marca HOPE oferece produtos de vários tamanhos que servem para as mulheres em todas as ocasiões do seu dia, desde duras reuniões de trabalho até festas que duram a noite toda. Procurando gerar o amor próprio através da valorização do corpo pelas lingeries, a marca HOPE ganha cada vez mais espaço nos armários das mulheres brasileiras. Caso esteja em busca de uma marca completa, que possua desde as lingeries sensuais até as calcinhas absorventes, HOPE é a marca que deve estar no topo da lista.
A história
Quando chegou a São Paulo em 1966, vindo de Belém, a capital do Pará, um imigrante judeu, nascido no Líbano, chamado Nissim Hara, então com 29 anos, percebeu a falta de dinamismo no mercado de confecções de lingerie e resolveu investir o pouco dinheiro - US$ 4 mil - que havia acumulado nos cinco anos em que tocara um negócio de transporte de alimentos na região norte do país em uma pequena confecção de roupas íntimas, batizada de HOPE LINGERIE. Instalou-a no Brás, tradicional bairro fabril de São Paulo, onde estão atualmente localizadas dezenas de confecções. As primeiras peças, de helanca, eram produzidas em máquinas importadas da Alemanha e adaptadas, pois eram usadas para a produção de meias. Ele começou vendendo sua produção para as inúmeras lojas da região. Nesta época, havia poucos fabricantes e o empresário rapidamente encontrou um nicho de mercado, dentro de uma linha clássica, sensual, ainda pouco explorada. Um de seus primeiros sucessos, acreditem, foi uma calcinha perfumada.
Durante dez anos, a empresa vendeu apenas calcinhas de helanca. Só as cores mudavam. Somente no fim dos anos de 1970, a HOPE lançou o primeiro sutiã. A marca passou anos no “anonimato”, até que em 1985, o publicitário Agnelo Pacheco idealizou o primeiro merchandising de novela da história. Na novela Roque Santeiro, da Rede Globo (conheça essa outra história aqui), com a frase “a calcinha que mexe com a cabeça dos homens”, uma moça de calcinha e sutiã estampada em um outdoor piscava somente para o professor Astromar Junqueira, uma das figuras mais excêntricas da trama, levando-o a imaginar que a modelo da peça estava rebolando. Essa jogada de marketing brilhante também mexeu com o imaginário do país, e as vendas da HOPE triplicaram nos meses seguintes. Foi a partir deste momento que a HOPE começou a crescer e se popularizar no mercado nacional. Com isso, a empresa, além da ampliação da sua linha de produtos, passou a fabricar também os tecidos, os elásticos e a realizar o tingimento dos tecidos, tudo para o próprio consumo.
Em 1998, suas três filhas, Sandra, Karen e Daniele, ingressaram na empresa, e foram as grandes responsáveis pela estratégia de rejuvenescimento da marca HOPE. Depois de estagiar na fábrica, Sandra ajudou a montar o plano que atraiu consumidoras mais jovens para a marca, incorporou tecnologia às peças e, acima de tudo, horizontalizou a produção. Atraída pela habilidade, arte e tradição de costura da mulher cearense, a empresa aportou em 1999 no Ceará, inaugurando uma moderna fábrica em Maranguape, na região metropolitana de Fortaleza, para produzir calcinhas e sutiãs sofisticados, de alta qualidade e aprimoramento tecnológico.
Em 2005, a empresa entendeu que marcar presença no varejo era uma questão estratégica e inaugurou assim sua primeira loja franqueada, no Shopping Center Norte, na capital paulista. De lá para cá os investimentos para estruturar a rede de franquias HOPE só cresceram. Isto porque, a marca estava cansada de ver suas calcinhas e sutiãs expostos nas prateleiras de grandes magazines e hipermercados, sem o charme com que gostaria de apresentar seus produtos aos consumidores. A coroação dessa estratégia foi a inauguração em 2012 de uma loja-conceito de 200 m² na Oscar Freire, tradicional rua da capital paulista conhecida pela grande concentração de grifes.
Em 2006, a HOPE resolveu estrear no segmento de biquínis, indo à praia pela primeira vez. Tratou-se de algo revolucionário para uma empresa que desde sua fundação sempre ficou escondida embaixo da roupa de milhões de mulheres. O mix de produtos também foi ampliado com a introdução de peças e modelos para a noite, pijamas, pantufas, camisolas e até necessaires. Além disso, ainda em 2006 ocorreu o lançamento do comércio eletrônico da HOPE, um dos primeiros de varejo de moda do Brasil.
Em uma estratégia que se provaria muito bem sucedida, no ano de 2010 a HOPE contratou Gisele Bündchen como garota-propaganda da marca. Com isso a marca HOPE se aproximou do modelo de negócio da grife americana Victoria’s Secret (conheça essa outra história aqui), famosa por vestir lingeries em desfiles com beldades internacionais e nacionais, como Adriana Lima e a própria Gisele. Não por acaso, foi Gisele a escolhida para estrelar as campanhas publicitárias da marca. A HOPE também apostou na diversificação de sua linha de produtos. No fim de 2010, por exemplo, incluiu uma linha de cosméticos no seu portfólio, composta por cremes hidratantes corporais, esfoliantes e colônias perfumadas. Coincidência ou não, a Victoria’s Secret também vende cremes e perfumes. As semelhanças não param por aí. O público-alvo das duas marcas é muito parecido: mulheres entre 15 e 35 anos pertencentes às classes A e B. Ambas também enveredaram pela moda praia, com biquínis e maiôs.
O ano de 2011 foi marcado pela primeira parceria da HOPE, quando a estilista Juliana Jabour lançou uma coleção exclusiva, representando o início de grandes vínculos com nomes do mundo da moda. A coleção era composta por três linhas - Glam, Fox e Corações - cuja cartela de cores passava pelo água-marinha, off-white, preto e roxo. Ainda esse ano foi a vez do lançamento da linha GISELE BÜNDCHEN BRAZILIAN INTIMATES, composta por 40 peças, que tinham um apelo mais sensual, complementando a linha de produtos da marca. A HOPE ficou responsável pela produção, distribuição e gerenciamento da coleção. Enquanto a modelo cuidou da direção criativa e fez questão de provar cada um dos modelos.
Em 2017, a empresa resolveu diversificar ainda mais seu portfólio de produtos com a criação da HOPE Resort, marca de beachwear e fitness, que inspira lazer e bem-estar unindo modelagens que valorizam o corpo da mulher, inovação e tecnologia, sem abrir mão das tendências de moda e cuja primeira franquia foi inaugurada no Shopping Higienópolis em São Paulo. Esse ano contou também com o lançamento de uma coleção assinada por Lethicia Bronstein. Mas o ano ainda reservava uma grande novidade: a HOPE foi pioneira em abolir o uso do Photoshop para retoque de fotos, valorizando a beleza de cada mulher.
Em 2019, a HOPE mais uma vez realizou um merchandising na novela A Dona do Pedaço, da TV Globo, em uma estratégia transmídia, onde a marca foi promovida por Vivi Guedes, a influenciadora digital vivida por Paolla Oliveira. Em 2021, a marca resolveu apostar em um novo modelo de loja: DUO, formato híbrido, com mix de produtos HOPE (moda íntima) e HOPE Resort (beachwear e moda fitness) para cidades de até 200 mil habitantes. E também começou o verão com um novo modelo de negócios: quiosques entre 6 m² e 9 m², focados na marca HOPE Resort, especializada em moda praia e fitness. Em 2022, utilizando todo seu expertise em moda íntima, a HOPE ingressou no mercado masculino com o lançamento da primeira linha de cuecas e camisetas, em uma campanha estrelada pelo ator, apresentador e empresário Felipe Titto. Esta foi a primeira vez que a HOPE contou com um embaixador homem.
A HOPE se destaca como uma das marcas mais inovadoras do mercado brasileiro, sendo a primeira a introduzir no país o uso de tecidos como o algodão mercerizado e a microfibra, um tecido inteligente que absorve melhor a umidade, proporcionando constante sensação de frescor. Suas lojas seguem o conceito Bodywear, oferecendo tudo o que a mulher precisa para usar diretamente no seu corpo: lingeries, beachwear, homewear, cosméticos e outros acessórios. Uma espécie de Victoria’s Secret tupiniquim, direcionada para mulheres que confiam na marca para lhe proporcionar bem estar no dia a dia, em todas as fases da sua vida.
Atualmente, produzidas com tecidos inteligentes e novas tecnologias, as lingeries HOPE quebraram paradigmas, romperam com a imposição do recato e da submissão feminina e adotaram novos conceitos. Saíram do anonimato e já se sobrepõem com charme, beleza, sedução e conforto às peças do próprio vestuário. Tudo para que milhões de mulheres possam revelar o amor-próprio e celebrar a intimidade e a liberdade de estar à vontade com seu próprio corpo. Não importa qual seja o evento, a HOPE tem uma lingerie perfeita para qualquer tipo de mulher. Provando isso suas linhas são as mais diversificadas possível, só na categoria de sutiã há mais de dez tipos diferentes, que vão desde o corselete até o push-up e o maternidade, agradando o mais diversificado público. Assim como os sutiãs, as linhas de calcinha também são diversas e perfeitas para diferentes corpos. A linha de calcinha absorvente, por exemplo, possui três tipos de modelos para fluxo moderado, intenso e noturno, o que deixa as mulheres ainda mais seguras para usá-las. Por isso há anos a HOPE deixa milhões de mulheres confiantes, seguros e poderosas.
2003
● Lançamento da linha HOPE CLEAN, que introduziu no Brasil o conceito sewfree (sem costura, elásticos ou amarrações). O segredo era a tecnologia de última geração importada dos Estados Unidos, que dispensava a tradicional máquina de costura.
2005
● Lançamento da coleção de beachwear, composta por sofisticados e modernos biquínis. Atualmente esta linha, composta por biquínis, maiôs e saídas de praia, possui diferenciais como etiquetas de silicone (como não ficam molhadas, não incomodam), recheio de espuma para aumentar os seios que não absorve água e peças vendidas separadamente (a consumidora faz combinação que desejar).
2006
● Lançamento da linha HOPE NUDE, produto até então sem similar no mercado brasileiro, que introduziu no país o conceito “NO VPL” (no visual panty lines), que não marca a linha da calcinha sob a roupa, como se a mulher estivesse nua. A linha, que foi lançada no mercado com o slogan “Hope Nude. Com acabamento invisível, você esquece que está vestida”, era composta por calcinhas com corte eletrônico, bordas planas e modelagem especial. Dispensavam o uso de elásticos e aderiam perfeitamente ao corpo, ficando invisíveis sob a roupa.
2007
● Lançamento da linha HOPE SPACE, composta por sutiãs elaborados com material altamente tecnológico.
2008
● Lançamento do HOPE SHOCK, primeiro sutiã do mercado que respira e não deforma, destinado exclusivamente à prática de exercícios de médio e alto impacto. Desenvolvido com o exclusivo bojo SPACE 3D - que não é de espuma e tem uma composição especial que mantém tanto a memória do formato quanto a espessura do enchimento, além de ser desenvolvido com alta tecnologia, podendo ser guardado na gaveta, na mala, dobrado e amassado que ele sempre voltará ao seu formato original.
● Lançamento da linha HOPE GLAM, que tinha a intenção de sempre trazer o glamour na dose certa e marcar a volta da renda às coleções de uma maneira extremamente sofisticada. As rendas eram elaboradas em viscose, que primam pela suavidade, maciez e detalhes em tule de Lycra® (conheça essa outra história aqui), fitas de guipure e cetim que faziam toda a diferença. A nova linha trazia sutiãs meia taça, com push-up, rendas, calcinhas com babados e lacinhos, em veludo.
● Lançamento da HOPE MAGIC BACK, uma calcinha que valoriza e empina o bumbum, de maneira discreta e natural, dentro do conceito “No VPL”, que não marca sob a roupa. Trata-se de um modelo boxer, elaborado em microfibra power, com enchimentos na parte de trás que valorizam e modelam as nádegas.
2010
● Lançamento do sutiã universal, uma peça criada para vestir todas as mulheres, do tamanho 40 ao 48, da taça A à DD. Este é o conceito mais moderno de lingerie já criado no mercado brasileiro.
● Lançamento da linha HOPE SCENTS, composta por loção corporal, sabonete liquido, água perfumada e gloss labial.
● Lançamento da linha HOPE MATERNITY, que trazia muito mais estilo, conforto e modernidade para as mamães. A linha era composta por peças muito práticas para o período de amamentação e gestação sem deixar o estilo de lado.
2011
● Lançamento da linha HOPE LOUNGEWEAR, composta por peças originalmente feitas para dormir, mas que ganham uma função urbana e podem sair à rua em situações comuns. A coleção apresentava um grande mix de produtos, tais como, agasalhos, saruel, calças tradicionais com a boca larga, calças capri, camisolas largas, vestidos para dormir, bermudinhas, blusas soltinhas e tudo mais para deixar a mulher quentinha e confortável.
● Inauguração dos primeiros espaços HOPE Sob Medida, ambientes exclusivos da marca dentro de lojas multimarcas. Hoje em dia já são aproximadamente 300 desses espaços.
2012
● Lançamento da coleção HOPE GREEN, cuja proposta era baseada no conceito “ECO”, oferecendo uma linha prática e usual de lingeries e pijamas ecologicamente corretos, de malha modal, produzida a partir da fibra ecologicamente correta derivada da celulose vinda de florestas sustentáveis e certificadas.
● Lançamento da linha BRIDE, coleção de lingeries para noivas assinada pela estilista Wanda Borges, que apresentava peças sobre três temas: Dream, Funcional e Daily Bride, para os diferentes momentos que envolvem o casamento.
2013
● Lançamento da linha LAYERS, com tecnologia exclusiva e inovadora, foi desenvolvida com um tecido extremamente leve e fino e cortado a fio, fazendo com que os modeladores fiquem praticamente imperceptíveis sob a roupa.
2017
● Lançamento da WHISPER, coleção exclusiva assinada pelo estilista Alexandre Herchcovitch em parceria com a HOPE. Nela, todas as peças eram rendadas e com tule nas cores preto e vinho. Como rosto da campanha, a coleção contou com a modelo e atriz Valentina Sampaio, sendo a primeira marca de lingerie do mundo a trazer a representatividade transgênero em suas campanhas.
2018
● Lançamento da coleção MOONLIGHT, mais uma vez em parceria com o estilista Alexandre Herchcovitch, que trazia o conceito de lingerie como outwear, oferecendo bodies, calcinhas e sutiãs nas cores preto e ultravioleta.
2020
● Lançamento da coleção de moda fitness BAMBU, com tecidos biodegradáveis.
● Lançamento da FLOW, uma calcinha absorvente reutilizável, que apresenta barreira de proteção impermeável, três camadas, forro 100% algodão e tecido tecnológico ultra-absorvente, biodegradável e antimicrobiano.
2022
● Lançamento da nova coleção GREEN, feita com matéria-prima derivada da celulose e produtos químicos recicláveis, que apresenta toque macio, não possui substâncias tóxicas em sua fibra, e, quando comparada ao algodão, precisa de 20 vezes menos água para ser produzida, além de ser 50% mais respirável.
Tudo começou em 2006, quando a HOPE provocou um burburinho na promoção de uma nova calcinha. Contratou a modelo Daniella Cicarelli e estampou a moça seminua em imensos painéis espalhados pela cidade de São Paulo. Havia apenas uma tarja preta cobrindo uma suposta calcinha da moça. Duas semanas depois, a tarja preta foi retirada e revelava uma peça sem costura, minúscula. Esse lançamento de sucesso mudou a história da HOPE. A partir de então, a empresa passou a escolher celebridades como garotas-propaganda (chamadas pela marca de HOPE GIRLS), incluindo Juliana Paes (2008, 2009 e 2012), Gisele Bündchen (2010, 2011 e 2018), Izabel Goulart (2016 e 2017), Sabrina Sato (2019), Giovanna Ewbank (2019), Anitta (2020 e 2021) e mais recentemente Isis Valverde (2022).
Apesar de trabalhar com maestria sua linha comunicativa, em 2011 a HOPE se envolveu em uma grande polêmica. Isto porque a Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) do governo federal pediu ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) a suspensão da campanha “Hope Ensina”, estrelada por Gisele Bündchen, que mostrava o “certo” e o “errado” na hora de contar más notícias ao marido. Eram três vídeos de 15 segundos, todos com temas diferentes: sobre ter batido o carro, sobre ter estourado o limite do cartão de crédito, e sobre a mãe estar mudando para morar com o casal. Neste último, por exemplo, Gisele aparecia com roupas normais, dizendo “Amor, mamãe vem morar com a gente!” - atitude classificada como “errada” pela campanha. Em seguida, é apresentada a estratégia “certa”, com a modelo dando a mesma notícia, mas vestindo apenas calcinha, sutiã e salto alto. A SPM recebeu diversas manifestações de indignação desde que a campanha foi ao ar, e enviou ofício pedindo a suspensão da veiculação da propaganda por considerar o conteúdo discriminatório, por expor a mulher como um objeto de sedução. Na época a HOPE, em nota de esclarecimento, explicou que a intenção dos filmes publicitários era usar o humor para mostrar a sensualidade da mulher brasileira. No final, o Conar decidiu manter a campanha no ar.
A HOPE sempre trabalha em prol das mulheres brasileiras. Por isso no chamado “Outubro Rosa”, a marca está sempre presente com campanhas de conscientização. Por exemplo, a campanha AMIGA CUIDA DE AMIGA, que teve início em 2018, trabalha a prevenção e conscientização sobre o câncer de mama. E a cada lingerie rosa vendida (das cores Lip e Pink Lemonade) durante o mês de outubro, a HOPE doava uma quantia ao IBCC Oncologia. Mas em 2021, junto com a campanha, a HOPE foi mais longe. Afinal a marca acompanha as mulheres em todas as fases da vida, passando pelo primeiro encontro até o casamento, a maternidade, mas também nos momentos mais desafiadores. E foi pensando nisso que a HOPE lançou o Sutiã Esperança. O produto é um sutiã pós-mastectomia feito especialmente para mulheres que passaram pela cirurgia de remoção parcial ou total da mama, sendo ideal para uso com prótese. Com costura interna embutida que não incomoda, é indicado também para pós-cirúrgico.
A identidade visual da marca passou por remodelações ao longo dos anos. Na primeira remodelação significativa, o logotipo apresentou uma nova tipografia de letra e perdeu a palavra “lingerie”, já que a marca oferecia muitos mais que apenas calcinhas e sutiãs. E anos depois a HOPE mudou novamente seu logotipo (adotou um visual mais sóbrio e moderno), em alinhamento com seu posicionamento de marca fashion e ligada à moda.
Lingerie para todas. (2020)
Descubra sua melhor versão.
Lingerie do seu jeito. (2015)
Vista Hope. Vista o momento. (2015)
Bonita por natureza. (2011)
Hope, puro algodão, pura tentação. (1997)
Calcinhas Hope. Um sonho de calcinha. (anos de 1990)
A calcinha que mexe com a cabeça dos homens. (anos de 1980)
A marca da Sedução e do Conforto.
● Origem: Brasil
● Fundação: 1966
● Fundador: Nissim Hara
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Grupo HOPE
● Capital aberto: Não
● CEO: José Luis Fernandes
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 275
● Presença global: 15 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 8.000
● Segmento: Moda Íntima
● Principais produtos: Calcinhas, sutiãs, bodies, camisolas e biquínis
● Concorrentes diretos: Valisere, Duloren, Liz, Scala, Darling, Del Rio, Lupo, Trifil, DeMillus e Triumph
● Slogan: Lingerie para todas.
● Website: www.hopelingerie.com.br
A marca no mundo
A HOPE, uma empresa 100% brasileira, possui três unidades industriais, todas localizadas em Maranguape, a cerca de 40 quilômetros de Fortaleza (CE), emprega diretamente 8.000 pessoas e conta com uma rede de lojas própria composta por mais de 275 unidades. Além disso, os produtos da marca estão disponíveis em mais de 3.000 pontos de venda espalhados pelo território brasileiro e são exportados para mais de 15 países. A HOPE produz mais de 7 milhões de peças por ano, entre calcinhas, sutiãs, camisolas, maios e biquínis. A marca pertence ao Grupo Hope, proprietário também da Hope Resort (fitness e beachwear) e Bonjour (focada em sutiãs, calcinhas e modeladores funcionais e confortáveis para o dia a dia).
Você sabia?
● Não é exagero dizer que a HOPE tem grande responsabilidade em relação à ressignificação da lingerie, que deixou de ser uma peça usada apenas por necessidade, sem apelo estético, para se tornar uma referência de moda.
● Em 2021, se tornou a primeira marca brasileira de moda íntima a conquistar 1 milhão de seguidores no Instagram (conheça essa outra história aqui).
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Exame, Época Negócios, Forbes, Vogue e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico, Estadão e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 6/9/2023
O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/
Um comentário:
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