Com quatro décadas de história, a LE POSTICHE conquistou um alto grau de fidelidade de seus clientes através de uma ótima variedade de produtos e preços competitivos, sendo considerada pelo consumidor como a marca “top of mind” em artigos de couro, acessórios e soluções para viagem. Tudo para deixar qualquer viagem mais tranquila, cheia de estilo e confortável.
A história
A história tem uma origem curiosa em uma fábrica de perucas que Antônio Restaino e Antônio Passos, então sócios no renomado salão de beleza Antoine Cabeleireiro, localizado na Praça da República, fundaram em 1967, que chegou a importar 30 mil unidades da China e fabricar outras 30 mil por mês. A transformação da empresa ocorreu em meados da década seguinte quando a manufatura de perucas, que começou a sair de moda, abriu espaço para a produção de artigos de couro. Com isso, os sócios reinventaram o empreendimento: fizeram uma adaptação no maquinário para fabricar bolsas de couro com foco nas exportações. Tudo ia bem até os Estados Unidos instituírem uma sobretaxa e, dessa maneira, inviabilizar as vendas da pequena empresa. Diante de todas as dificuldades, a sociedade foi desfeita e a marca LE POSTICHE (que em francês significa “O postiço”, fazendo uma alusão à produção de perucas) ficou nas mãos da família de Antônio Restaino e seu filho Álvaro. Uma das saídas encontradas foi iniciar a fabricação de jaquetas de couro e inaugurar em 1978 uma loja em um ponto mais movimentado para liquidar as bolsas que sobraram do destrato. A unidade estava localizada na Alameda dos Maracatins, no bairro paulista de Moema. A estratégia adotada deu tão certo que eles chegaram a vender 300 bolsas em apenas um dia de atividade. Rapidamente a pequena loja adotou a filosofia de especializar-se no segmento de artigos de couro, oferecendo grande variedade de produtos com alta qualidade e preços baixos.
O segundo passo para que o negócio se transformasse na marca conhecida nos dias atuais, com unidades nas principais capitais do país, foi a inauguração em 1980 de uma loja no Shopping Ibirapuera, em São Paulo. Nos anos seguintes, Álvaro transformou a marca LE POSTICHE em sinônimo de varejo de bolsas e artigos de viagem ao abrir outras unidades. A partir daí, a LE POSTICHE ingressou em uma fase de crescimento acelerado. Somente entre 1982 e 1992, a rede passou de um total de cinco para 48 lojas. Esse período marcou o início da expansão por meio do sistema de franquia, com a inauguração, a partir de 1989, das primeiras unidades franqueadas nas cidades de Uberlândia, São José do Rio Preto (interior de São Paulo), Brasília, Curitiba, Campinas e na região do ABC paulista. No final dos anos de 1990, a rede adotou uma nova proposta que buscava deixar suas lojas com um aspecto mais moderno através da utilização de equipamentos diferentes, um ambiente menos poluído, mais confortável e com uma comunicação mais eficaz. Além é claro, da ampliação da linha de produtos.
Logo em seguida, a rede passaria por mais uma provação com a divisão societária da empresa. Álvaro ficou com o direito sobre a marca, mas com menos lojas na rede. Essa crise deu início a um momento de reorganização na empresa, com enxugamento da estrutura, a diminuição de funcionários e a interrupção da expansão por meio de franquias. Tendo em vista a proposta de troca de conceitos dentro da empresa, no início de 2000, a LE POSTICHE mudou sua estratégia de expansão, trocando o sistema de franquias pelo licenciamento da marca. Com isso, a empresa voltou a se expandir e manter o destaque no mercado de bolsas, acessórios e artigos de viagem. Na mesma época, criou sua área de estilo, especializada em entender as tendências de moda no mundo. Com 1.800 m² foi inaugurada, em 2002, a loja Mega Store, na zona sul de São Paulo. O ponto de venda era considerado um dos maiores da América Latina. A LE POSTICHE também passou a ter marcas próprias.
Em 2005, foi a vez de outro reposicionamento, agora voltado para o conceito de moda dentro do negócio. O layout das lojas, que ficou mais prático e funcional, foi completamente atualizado e a marca ganhou uma nova identidade visual. Ao mesmo tempo, a empresa passou por uma atualização geral, que incluiu mudanças na comunicação, uniformes dos vendedores, embalagens e papelaria. Além disso, a rede investiu em marketing sensorial para aguçar os sentidos dos clientes, com cores, aromas e sons, como por exemplo, o lançamento de um aroma exclusivo (uma fragrância de erva cidreira, tangerina, chá verde e rosas) e uma trilha sonora personalizada para todas as lojas. O ano de 2007 marcou o início das vendas pela internet, em uma parceria com a Americanas.com, e a inauguração de um centro de distribuição próprio. Nos anos seguintes, a empresa fechou uma parceria com a Ace Seguros para oferecer seguro de bagagem em suas lojas. A contratação podia ser feita na compra de malas e tratava-se de mais uma aposta para aumentar a fidelidade da clientela. Além disso, a linha de produtos foi ampliada com o início da venda de acessórios como cadeados, necessaires, porta cartão e passaporte, bolsas térmicas, máscaras e protetores de ouvidos, identificadores de bagagens, guarda-chuva, almofada de pescoço e chaveiros.
As mudanças vividas pela rede a partir de 2010 começaram quando Alessandra Restaino, filha de um dos fundadores, assumiu o comando da empresa, e foram muito além do portfólio e diversificação da linha de produtos. Ela redefiniu o público-alvo da marca: consumidoras na faixa entre 25 e 40 anos. O que incluía desde mulheres solteiras e independentes financeiramente até as casadas e com filhos. Afinal, eram elas as responsáveis por abastecer filhos e maridos com os itens vendidos pela rede. Além do reposicionamento, a rede tinha outras estratégias, como a inauguração de várias unidades por diversas cidades do país. O novo posicionamento contou com a reforma radical das lojas. Com o novo conceito as lojas ficaram mais organizadas e os produtos foram dispostos de forma a maximizar a percepção do planejamento estratégico da marca que é oferecer soluções em acessórios para a mulher contemporânea em seus diversos estilos de vida, desta forma os produtos foram expostos por seções: dia a dia, lazer, noite, esporte, infantil (filhos), organização, presentes, viagem, homem (marido). Além disso, como parte do novo reposicionamento da marca, agora direcionada ao público feminino, usando novas porta-vozes para gerar desejo e identificação direta, foram lançadas campanhas estreladas por celebridades como Angélica, Giovanna Antonelli, Juliana Paes e Camila Coelho.
Porém, a crise econômica veio e, em 2014, a empresa comandada pelas duas filhas do fundador resolveu profissionalizar a gestão, que culminou com a contratação de um executivo. Após as mudanças internas, a empresa está alterando gradualmente o visual das lojas. Além disso, pela nova política comercial, promoções serão menos frequentes e os gerentes de loja terão menos autonomia para dar descontos. O pilar dessa nova reestruturação foi concretizada recentemente com a parceria com japonesa Echolac (da qual a LE POSTICHE passou a ser representante exclusivo), do grupo Mitsubishi. A marca é a maior fabricante de malas da Ásia e a segunda no mundo, atrás apenas da americana Samsonite.
Hoje em dia, mantendo sua tradição de variedade de preços e produtos, a rede introduz conceito de moda acessível, aliando modernidade e estilo. O mix de produtos é renovado a cada dois meses, transformando as lojas em uma rede de tendências que atende desde os mais jovens até homens e mulheres dos mais diferentes “lifestyles”, do casual ao executivo, do básico ao fashion.
A evolução visual
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. Em 2005 o logotipo passou por uma remodelação radical, ganhando letras mais finas e arredondadas e adquirindo um posicionamento mais relacionado à moda e estilo.
Além disso, as lojas da rede também foram completamente repaginadas, onde uma nova arquitetura deu ares mais sofisticados ao ambiente.
Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 1978
● Fundador: Antônio e Álvaro Restaino
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Le Postiche Indústria e Comércio Ltda.
● Capital aberto: Não
● CEO: Eduardo Padula
● Faturamento: R$ 450 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 250
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários: 700
● Segmento: Varejo
● Principais produtos: Malas, mochilas, acessórios de viagem e bolsas
● Website: www.lepostiche.com.br
A marca no Brasil
A LE POSTICHE, maior rede de lojas de artigos de viagem e acessórios de couro da América Latina, com mais de 20.000 m² de área de vendas, possui mais de 250 lojas localizadas em 20 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, que vendem uma grande linha de produtos, que vão de malas, bolsas, mochilas, carteiras e pastas, passando por acessórios, até seguro bagagem. Na compra de qualquer mala nas lojas da rede o consumidor ganha ainda um seguro contra roubo ou extravio. A empresa fatura estimados R$ 450 milhões por ano, entre a receita própria e os royalties obtidos dos licenciados, além de vender mais de 3.5 milhões de itens anualmente.
Você sabia?
● A equipe de estilo da marca desenvolve itens de acordo com as últimas tendências da moda, buscando em viagens e referências internacionais o que há de mais novo, de acordo com o desejo de consumo do público brasileiro.
● A equipe de vendas é composta quase exclusivamente por mulheres, todas muito bem equipadas para atender a clientela.
● Em 2004 a marca lançou o slogan “Le Postiche fica ótima em você”, utilizado por muitos anos.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 8/11/2017
Um comentário:
Só esqueceram de falar que depois de tanta evolução, toda produção é feita na China (veja a etiqueta de TODAS as bolsas), que é provavelmente para onde a equipe de estilo vai buscar "tedências de moda"... enquanto isso a qualidade deixou de ser a mesma há uns bons anos já. Mas o preço continua o mesmo.....
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