A LOS PALETEROS se tornou fenômeno de vendas no segmento de sorvetes premium, encantando milhões de consumidores brasileiros com suas deliciosas paletas mexicanas. A combinação harmoniosa de sabores incríveis, criações surpreendentes, frutas fresquinhas e aromas deliciosos fizeram com que a marca se transformasse em sinônimo de experiência inesquecível. Mais que uma paleteria, a LOS PALETEROS é uma empresa de inovação em sorvetes.
A história
Tudo começou com Gean Chu e Gilberto Verona Filho, ambos formados em engenharia da computação, que se conheceram ainda na faculdade. Empreendedores natos, a dupla decidiu abrir um negócio bem diferente de sua formação tecnológica. Isto porque, antes de começar o novo empreendimento, a jovem dupla resolveu fazer uma pesquisa mais ampla em diferentes mercados. A investigação revelou uma surpresa: em vez de apostar em aplicativos ou sistemas, o melhor seria investir no setor de sorvetes premium. Apesar das oportunidades, ambos tinham uma dúvida: como se diferenciar? Nas pesquisas eles se familiarizam com um tipo de picolé mexicano que já se difundia na cidade Curitiba por meio de lojas pequenas e artesanais: as paletas mexicanas, uma espécie de picolé artesanal com 120g (os convencionais pesam, geralmente, de 50 a 60g), feito à base de frutas e sem nenhum aditivo ou conservante químico (apenas água - ou leite - e frutas).
Para se tornarem verdadeiros paleteros, os dois, em 2012, fizeram uma viagem pelo México para descobrir os segredos desses deliciosos sorvetes, vendidos em bairros populares do país. Depois de muitas pesquisas de mercado e experiências, na cozinha de suas casas, os jovens fundaram com a ajuda de aproximadamente R$ 700 mil de um investidor anjo, parente da família de Verona, a LOS PALETEROS na cidade de Curitiba e inauguraram a primeira loja, no Balneário Camboriú, em Santa Catarina, no dia 29 de dezembro de 2012. A escolha da cidade turística tinha um propósito: testar o produto com consumidores de diversas partes do Brasil na alta temporada de verão. A arquitetura e a identidade inovadora, aliado a um produto único e de altíssima qualidade, atraíram rapidamente os consumidores. A novidade se espalhou e, em pouco tempo, a LOS PALETEROS se tornou uma parada obrigatória aos que estavam na região de Balneário Camboriú. Porém logo no começo eles enfrentaram os primeiros percalços. Apostar em ingredientes naturais como frutas frescas foi o motivo que danificou algumas das máquinas, que não previam esses tipos matérias-primas. A dupla, porém, não desistiu do conceito de paletas de qualidade e 100% naturais. Fizeram consertos e acertos e a marca começou a se tornar conhecida pela região sul.
A história da marca começou a mudar quando em 2013 surgiu a oportunidade de abrir a primeira franquia, no mês de abril na cidade de Curitiba. A iniciativa deu tão certo que outras unidades foram inauguradas. Em meados de 2014 a rede já possuía duas lojas próprias e 15 unidades franqueadas. Em outubro de 2014, para atender a alta demanda por suas paletas, a empresa inaugurou uma nova fábrica e uma loja conceito (projetada para treinamento de novos franqueados e suas equipes, visando maior aproximação com o cliente e sua fidelização) na cidade de Barracão, sudoeste do Paraná. Com isso, a empresa elevou sua capacidade produtiva a 1.2 milhões de paletas ao mês, número que dobrou até o fim do ano, com a implantação de novos maquinários. Neste mesmo ano a LOS PALETEROS inaugurou suas primeiras lojas na cidade de São Paulo e fechou com faturamento de R$ 70 milhões.
Em 2015, a rede lançou um novo modelo de operação compacto (em formato de carrinho), com taxa de franquia mais baixa e desenvolvido exclusivamente para shopping center. A rede fechou o ano com presença em São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia, além do Distrito Federal. Visando atender a demanda local e um futuro plano de expansão para o exterior, a empresa usou o ano de 2015 para aumentar a capacidade produtiva da fábrica (quatro milhões de paletas por mês), ampliar o mix de produtos e conquistar certificações internacionais, fundamentais para entrar no comércio exterior. Com isso, no início de 2016 a marca LOS PALETEROS iniciou seu processo de internacionalização quando suas paletas começaram a ser vendidas na França (foram contêineres com mais de 250 mil paletas) em supermercados nas cidades de Paris e Marselha. O projeto de expansão inclui também a abertura de franquias na América do Sul (a cidade de Rivera, no Uruguai, será a primeira a receber uma loja da marca) e a comercialização dos produtos para a Europa e os Estados Unidos através de distribuidores locais. E a rede já recebeu convites para internacionalização em países como Argentina, Chile, Espanha, Alemanha, Austrália e Estados Unidos, com quem as negociações com um grupo de empresários brasileiros já está mais avançada.
Atualmente a LOS PALETEROS oferece mais de 30 sabores, produzidos com as melhores matérias-primas, vindas de marcas líderes do mercado, de diversos países. Fruta de verdade, doce de leite de verdade, brigadeiro de verdade. Sabor de verdade. São duas linhas, a Clássica com sabores como Morango com Leite Condensado, Mousse de Maracujá, Pistache, Brigadeiro, Doce de Leite, Coco, Limão, e os exóticos Jamaica (framboesa com hibisco), Pão de Mel e Abacaxi com Beijinho; e a XS (paletas com tamanho 30% menor, mas com a mesma qualidade, sabor e cremosidade já conhecidos). A marca também inova constantemente, criando sabores inusitados como o Leite & Trufa, que proporciona uma experiência sensorial incrível nas diferentes formas de comer, e a paleta de Creme de Laranja com Amêndoas, que surpreende a todos com sua sofisticação. Isso sem contar com as parcerias de co-branding, como a paleta de Iogurte com Frutas Vermelhas inspirada na bala Fruittella Grego, e a Crunchy Cream, criada especialmente para o Rock In Rio.
Além disso, em 2016, com o desafio de não deixar as vendas esfriarem e uma pitada de inovação, a marca criou e lançou no mercado um novo conceito de picolé: o Poëse, uma bola de sorvete cremoso com o mesmo recheio da paleta, mas com cobertura de chocolate, que chegou ao mercado em quatro sabores exclusivos como o Ciocco Mani (sorvete de chocolate ao leite, recheio de creme de amendoim e cobertura de chocolate meio amargo), Ciocco Trip (sorvete de chocolate ao leite, recheio de brigadeiro e cobertura de chocolate meio amargo), Dulce Creme (sorvete de creme recheado com doce de leite, coberto com chocolate branco) e Lemonilla (sorvete de baunilha com recheio de creme de limão e cobertura de chocolate branco). E a inovação não terminou por aí – continuou na embalagem que, além do formato inusitado, também carrega frases curtas e citações do curitibano Alvaro Posselt, convidando a uma experiência diferenciada de reflexão e prazer.
As mascotes
A marca possui um trio de mascote divertido e tipicamente mexicano. Batizados de Los Paleteros, eles têm nomes, funções e personalidades distintas. São eles: Alejandro, Emiliano e Santiago. Três paleteros que dominam a arte de fabricar paletas, em funções que se completam em todo o processo: a de selecionar as melhores frutas (Emiliano), de desenvolver os sabores (Alejandro) e a de atender o cliente (Santiago).
A evolução visual
A identidade visual da marca, reconhecida por suas cores vivas e uma paleta estilizada (inicialmente construída com traços presentes na arte ancestral e popular mexicana), passou recentemente por uma atualização. No novo logotipo, além de uma nova tipografia de letra e o nome da marca escrito agora somente em uma cor (vermelha), a tradicional paleta ganhou um design mais simplificado e arredondado.
Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 29 de dezembro de 2012
● Fundador: Gean Chu e Gilberto Verona Filho
● Sede mundial: Barracão, Paraná, Brasil
● Proprietário da marca: LP Franchising Brasil Ltda.
● Capital aberto: Não
● Presidente: Gean Chu
● Faturamento: R$ 76 milhões (2015)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 100
● Presença global: 5 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 400
● Segmento: Alimentos
● Principais produtos: Paletas mexicanas
● Concorrentes diretos: Los Hermanos, Palecolé, Helado Monterrey, Me Gusta e Gelato Diletto
● Mascotes: Los Paleteros
● Slogan: Deliciosamente original.
● Website: www.lospaleteros.com.br
A marca no mundo
Atualmente a rede LOS PALETEROS possui mais de 100 pontos de venda (entre lojas, quiosques e carrinhos) em 12 estados brasileiros. Isto sem contar os freezers instalados em pontos de venda como padarias, farmácias, bancas e restaurantes. Além disso, a empresa exporta suas paletas para países da América do Sul e Europa (especialmente França e Portugal). A fábrica da empresa (localizada em Barracão, no estado do Paraná) produz mais de 4 milhões de paletas por mês.
Você sabia?
● Para desenvolver novos sabores e aprimorar as opções já comercializadas pela rede, a empresa inaugurou, em 2015, o LAB Paleteros, localizado em Moema, zona sul de São Paulo, um ambiente de inovação da marca.
● Paleta é um tipo de sorvete, produzido geralmente a partir de frutas frescas. O nome vem do espanhol “palo”, ou “bastão” em português, seguido do sufixo diminutivo “eta”, em referência ao pequeno palito que é congelado dentro de cada sorvete.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Exame, Isto é Dinheiro, Época Negócios e PEGN), jornais (Meio Mensagem, Estadão, Folha e O Globo), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 30/5/2016
3 comentários:
Oi Kadu!
Como graduanda em marketing, devo dizer que desde ano passado que me inscrevi na sua lista para receber atualizações, e sempre adoro ler um pouco mais sobre as marcas e suas histórias.
Sua pesquisa é uma das mais compactar e completas, além de organizadas, que vejo dentre sites brasileiros.
Você vai direto ao ponto.
Saiba que tem um fã aqui! Mesmo falando às vezes de marcas que não conheço, sempre me interesso na leitura porque sua escrita é fenomenal (direta e clara), sem lengalenga.
Parabéns! Adoro seu blog e recomendo sempre para quem tem dúvida sobre alguma marca!
Portfólio maravilhoso o seu aqui.
=)
Legal, conheci a marca de perto em 2014, me lembro que um dos problemas da marca era em relação a sabores. Demoravam chegar
cara, esse blog de marcas é top!
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