12.6.24

COSTA COFFEE


Construindo um império global de cafeterias e conhecida como a “Starbucks britânica”, a Costa Coffee tem como filosofia oferecer a melhor xícara de café para milhões de consumidores ao redor do mundo. Não por acaso a Costa Coffee se tornou sinônimo de café excepcional, atmosfera acolhedora e compromisso com a sustentabilidade. E continua a expandir sua presença global, levando seus blends de cafés exclusivos e experiência única de cafeteria para novos cantos do planeta. 

A história 
Tudo começou no ano de 1971, quando os irmãos Sergio e Bruno Costa chegaram a Londres vindos da cidade italiana de Parma, com um desejo ardente de fazer do café de excelente sabor e qualidade parte da vida cotidiana dos britânicos. Com isso em mente e trazendo consigo uma estimada tradição italiana de torrefação de café, os irmãos fundaram a Costa Coffee, uma empresa atacadista para oferecer café torrado para cafeterias italianas de Londres, cidade sempre ávida por experiências e sabores cosmopolitas. Em poucos anos, a marca se tornou bem conhecida na cidade e entre os súditos da rainha, e os irmãos abriram uma nova torrefação em 1978, na Old Paradise Street, sul de Londres. Foi lá que os irmãos Costa testaram às cegas 112 variações de café antes de chegarem a uma mistura exclusiva - Mocha Italia Signature Blend - que se tornaria um ícone da marca até hoje (é a combinação e o equilíbrio perfeitos de grãos delicados de Arábica e Robusta fortes).
   

O Reino Unido, tradicionalmente mergulhado em uma cultura de chá, estava testemunhando um renascimento lento, mas seguro, em seu consumo de café de alta qualidade. E era justamente o que os irmãos Costa buscavam. Com essa mistura de sabor rico e robusto com notas de caramelo e um acabamento suave. Enquanto outras misturas da época atendiam à propensão britânica por um café mais suave, o Mocha Italia se destacou para aqueles que buscavam uma experiência italiana autêntica. Nesta época, o modelo de negócios da Costa Coffee consistia em vender seus cafés para restaurantes, bares e hotéis luxuosos. O estilo da empresa incluía um toque de classe, pois fazia entregas usando os icônicos táxis pretos de Londres.
  

Três anos depois, em 1981, a empresa abriu a primeira cafeteria da Costa Coffee, localizada na Vauxhall Bridge Road, Road, com seu tráfego movimentado e proximidade do coração de Londres. A decoração da loja era semelhante a um café milanês ou um bar espresso romano. A cafeteria era um estabelecimento modesto, exalando uma atmosfera calorosa e convidativa. Com seu aroma de grãos de café recém-preparados, assentos aconchegantes e baristas amigáveis, rapidamente se tornou um destino popular para os amantes de café que buscavam um descanso da agitação da cidade. Foi nessa cafeteria aconchegante e inovadora que os irmãos se tornaram os primeiros fornecedores de café em Londres a servir espresso e cappuccino artesanal em sofisticadas xícaras de porcelana para que os clientes pudessem experimentar o melhor do café. A porcelana, com sua textura fina e propriedades térmicas, fornecia o meio ideal para apreciar o calor, o aroma e os sabores diferenciados da bebida. Ela elevou o ato de beber café a uma experiência semelhante às refinadas cerimônias do chá pelas quais o Reino Unido era conhecido.
   

Rapidamente, outras lojas foram inauguradas em locais de prestígio da cidade, tornando-se destinos para londrinos elegantes. Nesta época a Costa Coffee havia crescido não apenas em tamanho, mas também em sua influência sobre o cenário londrino do café. Em 1995 a Costa Coffee, então uma modesta rede com aproximadamente 40 cafeterias, foi adquirida pelo conglomerado Whitbread, grupo britânico de alimentação, hotelaria e entretenimento, com quase 300 anos de história. Ainda esse ano, a Costa Coffee abriu sua 100ª loja, um marco significativo em sua trajetória de crescimento.
   

Nos anos seguintes a rede experimentou uma expansão agressiva com pontos de venda estrategicamente posicionados, uma qualidade consistente de bebida e uma estratégia de marca distinta que enfatizava suas raízes italianas. O resultado dessa agressiva expansão culminou em 1999 com a inauguração de sua primeira loja internacional, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Na virada do milênio, o sucesso e forte posicionamento da Costa Coffee era inegável. Através de uma combinação de decisões estratégicas, expansões oportunas e um foco persistente na qualidade, a Costa Coffee superou com sucesso seus concorrentes, se estabelecendo como a principal rede de café do Reino Unido e definindo um alto padrão para a cultura de café na região.
   

Além disso, a rede iniciou sua expansão para importantes países emergentes, com suas classes médias crescentes e um apetite feroz por marcas internacionais, como por exemplo, a inauguração de sua primeira loja na Índia em 2005 e o ingresso no mercado chinês com sua primeira unidade em Xangai no ano de 2006. No ano seguinte a marca lançou oficialmente a linha Costa Coffee At Home, direcionada para ser comercializada em outras redes varejistas. Essa linha tinha como objetivo proporcionar aos amantes do café Costa - com sabor artesanal e exclusivo - o consumo em sua própria casa. Atualmente essa linha é composta por cafés (em grão e moído) e cápsulas individuais compatíveis com máquinas Nespresso® (conheça essa outra história aqui) e Nescafé Dolce Gusto® (saiba mais aqui), essas introduzidas em 2018.
   

Ainda em 2007, quando possuía mais de 700 lojas em 18 países, a Costa Coffee ingressou na Espanha para enfrentar a gigante norte-americana Starbucks (conheça essa outra história aqui). Em 2009, a Costa Coffee já inaugurava sua milésima loja, localizada em Cardiff no País de Gales. Nesse mesmo ano, como forma de expandir suas operações pelo continente, a empresa adquiriu uma pequena rede de cafeterias polonesa, adicionando 79 lojas em mercados importantes na Europa Central e Oriental. Em 2010 a rede lançou no Reino Unido o Flat White, uma combinação de um rico espresso e leite aveludado, finalizada com uma linda florzinha feita à mão pelo barista.
   

Parte do crescimento da Costa Coffee se deve à lealdade de seus clientes, e um passo importante para esse sucesso foi a criação em 2010 de um programa de fidelidade, que oferecia aos consumidores um sistema simples de pontos que, posteriormente, podiam ser trocados por produtos na própria rede. Batizado de Costa Club e com mais de 6 milhões de membros ativos, a rede assistiu seus clientes entrarem mais vezes em suas lojas e gastarem mais a cada visita.
   

Em 2011 a empresa comprou a Coffee Nation, empresa de máquinas de autoatendimento de café fundada em 1999 e que possuía 900 unidades instaladas em postos de serviços pelo Reino Unido. Rapidamente foi renomeada como Costa Express e iniciou a instalação de máquinas em hospitais, supermercados, lojas de conveniência, aeroportos, hotéis, estádios e universidades pelo Reino Unido e, posteriormente, em mercados internacionais (em 2016 já eram 6.000 máquinas em funcionamento). Com fome de crescimento e próspera na inovação, o conceito de café “em movimento” permitiu à Costa Coffee aumentar drasticamente o perfil e o alcance da sua marca, e como resultado aumentar rapidamente sua participação no mercado. Atualmente a Costa Express é a maior cafeteria self-service do Reino Unido, com mais de 14.000 máquinas que servem mais de 80 milhões de xícaras de café anualmente.
  

A qualidade de seus cafés e serviços fizeram com que a Costa Coffee fosse nomeada a “Melhor Rede de Cafeteria da Europa” em 2013. Pouco depois, em 2016, a rede lançou um novo conceito de loja com intuito de ser mais acolhedora que as demais, além de serem mais claras e permitirem aos clientes observarem o processo de produção das bebidas a base de café. Além disso, pela primeira vez em suas lojas de rua no Reino Unido, a rede começou a oferecer uma seleção de bebidas alcoólicas para complementar sua variedade de alimentos e bebidas à noite.
   

Para atender a alta demanda por seus cafés, em 2017 a empresa inaugurou uma das maiores (equivalente a mais de 30 quadras de tênis) e mais modernas torrefações da Europa, com o objetivo de controlar toda a produção necessária para abastecer suas lojas, além de ampliar sua capacidade anual de torrefação de café de 11.000 para 45.000 toneladas. Localizada em Basildon, no Reino Unido, o local foi escolhido por sua proximidade com o Porto de Tilbury, por onde os grãos de café crus usados ​​pela Costa Coffee entram no país. Nessa nova fábrica foi criado um laboratório de pesquisa, com uma equipe exclusivamente dedicada a criar blends especiais, edições limitadas premium e novas receitas para as lojas da rede.
  

Em setembro de 2017, a Costa Coffee ganhou a manchetes e os holofotes da mídia por se tornar a primeira cafeteria do mundo a começar a entregar café por drones. O enorme sucesso da Costa Coffee no segmento chamou a atenção de gigantes e, em agosto de 2018, a The Coca-Cola Company adquiriu a empresa por aproximadamente €4.3 bilhões. A Costa Coffee, com sua vasta rede de lojas, sua fidelidade à marca estabelecida e sua expertise no segmento, apresentou à Coca-Cola (conheça essa outra história aqui) uma oportunidade incomparável de diversificar seu portfólio.
   

Um passo muito importante para aumentar a diversidade dos produtos da Costa Coffee foi alcançado em 2019 com o lançamento de uma linha de cafés gelados em lata, ingressando assim na categoria Ready-to-Drink (RTD). Essas versões enlatadas de seus populares cafés são feitas com o tradicional Mocha Italia Signature Blend (dose dupla) e leite e oferecidas em três das variantes mais populares da rede - Classic Latte, Caramel Latte e Black Americano. Durante a pandemia de COVID-19, a Costa Coffee foi obrigada pelas circunstâncias a investir ainda mais nos serviços de pedidos para viagem, delivery, drive-thru e autoatendimento, que reforçou ainda mais sua posição no mercado.
  

A Costa Coffee abriu sua primeira loja de varejo nos Estados Unidos somente em agosto de 2022 na cidade de Atlanta, estado da Geórgia. Em 2022 a empresa lançou a Costa Smart Café, uma avançada máquina de autoatendimento, totalmente automatizada e com tela sensível. O revolucionário equipamento autônomo que fornece café com qualidade de barista com o toque de um botão é capaz de fazer em cerca de um minuto e meio mais de 200 combinações de bebidas à base de café - quentes e geladas - incluindo um espresso, um cortado, um cappuccino e um flat white. Servindo com orgulho bebidas feitas com os mesmos grãos de café encontrados nas lojas, essas máquinas proporcionam à milhões de clientes uma xícara de café deliciosa e quente para viagem.
   

No início de 2023, a rede melhorou a força e sabor da sua icônica mistura Mocha Italia Signature Blend torrando seus grãos por um pouco mais de tempo. Essa mudança sutil resultou em uma mistura ainda mais intensa sem perder o sabor suave que milhões de fãs adoram. Esse ano foi marcado também pela inauguração da primeira loja da rede no Japão. Em 2024 a Costa Coffee firmou uma parceria com a companhia aérea easyJet (conheça essa outra história aqui) para oferecer opções de seus cafés aos passageiros, incluindo cappuccino, latte, latte com caramelo e café descafeinado, disponíveis em aproximadamente 1.000 rotas para 155 aeroportos em 35 países.
   

Atualmente cada unidade da rede Costa Coffee oferece uma variedade de bebidas - quentes e geladas - com forte foco no café, atendendo aos mais diversos gostos e preferências. Oferece também bebidas como chás, chocolate quente, smoothies e frapês. A rede ainda conta com um cardápio composto por uma variedade de alimentos, como sanduíches, wraps, torradas, waffles, pães, cookies, muffins, bolos, doces e salgados. E como forma de gerar receita adicional oferece cafés em grãos e moído, além de produtos relacionados para compra no varejo. Já o menu de Natal da rede britânica oferece uma seleção de produtos que encapsulam a alegria e o sabor das festas de fim de ano através de várias bebidas e petiscos sazonais que se tornaram uma tradição da Costa Coffee nessa época do ano. Por exemplo, em 2020, a rede colaborou com três marcas de chocolate - Quality Street, Terry’s e After Eight (conheça essa outra história aqui) - para criar algumas de suas bebidas de Natal de edição limitada.
  

Com mais de 50 anos de experiência na elaboração de cafés da mais alta qualidade - através de métodos revolucionários - e comprometimento com sustentabilidade, a Costa Coffee se tornou a cafeteria favorita dos britânicos, escrevendo uma história tão única quanto seus cafés. Na terra da Coroa Britânica, a rede ultrapassa a Starbucks em número de endereços e na preferência dos consumidores, tornando-se um case de sucesso no segmento. A rede está crescendo em todo o mundo e cada vez mais oferece aos seus milhões de clientes a oportunidade de apreciarem um autêntico café Costa em qualquer ocasião, seja na loja, via máquina automática, em casa ou até mesmo em deslocamento e viagens.
  

Fazendo o bem 
Desde 2008 a Costa Coffee obtém de forma responsável todos os grãos de café crus de fazendas certificadas 100% Rainforest Alliance Certified™. Em um esforço para proteger o meio-ambiente, a Costa Coffee se dedica a usar materiais sustentáveis, reduzir o desperdício e reciclar. Os copos de café descartáveis ​​usados ​​pela rede são feitos com 95% de fibra de madeira sustentável e 5% de revestimento renovável feito de plantas. Além disso, o icônico invólucro vermelho usado nos copos torna a capa de papelão obsoleta, pois fornece isolamento. O copo Costa Coffee usado para bebidas geladas é feito com 60% de plástico reciclado e as latas das bebidas prontas para beber são feitas com 75% de alumínio reciclado.
  

Fazer uma contribuição positiva para as comunidades das quais faz parte, tanto no Reino Unido quanto em todo o mundo. Foi por isso que a marca criou a Costa Foundation em 2006, uma instituição de caridade com o objetivo de melhorar as chances de vida de crianças em comunidades produtoras de café, ajudando-as a acessar uma educação segura e de qualidade. Até agora, a Fundação financiou mais de 100 projetos escolares e mudou a vida de mais de 120.000 crianças. A marca também possui e mantém um Community Programme em todo o Reino Unido, que permite que colaboradores ofereçam seu tempo para boas causas locais e convidem grupos comunitários a usar o espaço acolhedor de suas lojas.
  

A ligação com os esportes 
A decisão de se alinhar com esportes, particularmente com instituições conceituadas como a UEFA Champions League (onde durante uma década foi a fornecedora de café oficial da competição), Jogos Olímpicos e patrocínios a equipes (futebol e ciclismo) e grandes eventos (como torneios de golfe e maratonas), foi um movimento estratégico para inserir a marca Costa Coffee no universo de um fenômeno cultural. A Costa Coffee é a fornecedora oficial de café dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, no qual disponibilizará vários pontos em diversos locais da capital francesa durante o evento.
  

Campanha provocativa 
Quando a Costa Coffee lançou sua primeira campanha publicitária nacional em 2009 com o slogan “We make it better”, a marca sabia que precisava fazer barulho em um segmento repleto de nomes de peso. E qual melhor método a ser usado do que “atacar/provocar” o maior concorrente - a Starbucks. A campanha apresentava cartazes/outdoors com textos simples como “Desculpe Starbucks: as pessoas votaram” (em inglês “Sorry Starbucks: the people have voted”) ou “Bebedores da Starbucks preferem a Costa” (“Starbucks drinkers prefer Costa”), referências a uma pesquisa de 2009 que determinou que os bebedores de café preferiam o cappuccino da Costa Coffee.
    

A evolução visual 
O logotipo da marca passou por remodelações ao longo dos anos. O primeiro logotipo era todo preto e composto por um chapéu de palha e cujo elemento principal de reconhecimento era um grão de café, substituindo a letra O em Costa. A primeira modificação radical aconteceu em 1995, quando o logotipo se tornou um emblema arredondado e complexo, já que possuía o nome da marca, símbolos (três grãos de cafés sobrepostos com contornos suaves e elegantes) e outros elementos, como a inscrição “Since 1971”. A cor adotada foi um bordô avermelhado, que significava calor, paixão e a energia associada à cultura do café. A última remodelação ocorreu em 2016 quando o logotipo foi simplificado apenas com o nome da marca, mas mantendo a tradicional cor associada á Costa Coffee.
  

O logotipo da Costa Coffee pode ser aplicado de outras maneiras, como por exemplo, o nome em branco em um fundo bordô, totalmente na horizontal e até com o símbolo redondo estilizado dos três grãos de cafés, este último geralmente aplicado nas embalagens e copos da rede. Em alguns casos, apenas o nome Costa é usado pela marca, e geralmente é executado em bordô e colocado em um fundo branco.
  

Os slogans 
Made a little better. (2023) 
Flick the bean. (2021) 
In pursuit of perfection since 1971. (2021) 
For coffee lovers. (2010) 
We make it better. (2009) 
Italian about coffee. (2009) 
Italian about coffee - Worth getting up for. (2004)
  

Dados corporativos 
● Origem: Inglaterra 
● Fundação: 1971 
● Fundador: Sergio e Bruno Costa 
● Sede mundial: High Wycombe, Inglaterra 
● Proprietário da marca: Costa Limited 
● Capital aberto: Não (subsidiária da The Coca-Cola Company) 
● CEO: Philippe Schaillee 
● Faturamento: US$ 1.8 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 4.000 
● Presença global: 50 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Funcionários: 35.000 
● Segmento: Cafeterias 
● Principais produtos: Cafés e derivados, sanduíches e produtos panificados 
● Concorrentes diretos: Greggs, Caffè Nero, Starbucks, Illy Caffè, Segafredo Zanetti, Lavazza, Caribou Coffee, Dunkin’ Donuts, McCafé e Nescafé 
● Ícones: O blend Mocha Italia Signature Blend 
● Slogan: Made a little better. 
● Website: www.costa.co.uk 

A marca no mundo 
Atualmente a Costa Coffee se destaca como uma das principais redes de cafeterias do mundo, com mais de 4.000 lojas em 50 países, incluindo 2.700 unidades no Reino Unido e Irlanda e mais de 1.300 globalmente, vendendo 3 milhões de xícaras de café por dia. A Costa Coffee tem seus maiores mercados no Reino Unido e China (com aproximadamente 500 lojas), além de Índia e Oriente Médio. Além disso, a empresa ainda possui a Costa Express - máquinas automáticas e de autoatendimento - que opera em 20 mercados internacionais com mais de 14.200 máquinas de café no Reino Unido e mais de 1.600 globalmente. A empresa ainda oferece a Proud to Serve, que permite à parceiros corporativos servirem uma variedade de bebidas Costa Coffee para clientes e funcionários, sem a necessidade de uma loja completa. Com presença em 22 mercados internacionais, essa divisão oferece suporte a mais de 30.000 locais no Reino Unido e globalmente. Com mais de 35 mil funcionários, a Costa Coffee tem faturamento anual estimado em mais de US$ 1.8 bilhões. A Costa Coffee foi premiada por 14 anos consecutivos (2010 a 2023) como a “Melhor Rede de Cafeterias no Reino Unido e Irlanda” pela respeitada consultoria Allegra Strategies. 


Você sabia? 
Gennaro Pelliccia é o Master of Coffee da rede - uma espécie de degustador master de café - que teve sua língua assegurada em £10 milhões com a seguradora Lloyd’s de Londres em 2009. 
Um espresso pequeno da Costa Coffee tem 92 miligramas de cafeína, enquanto um da Starbucks tem 75 miligramas. No entanto, a maioria das bebidas à base de café vendidas pela Costa Coffee tem quantidades duplas ou triplas de cafeína. Então, não há dúvida de que um café da Costa Coffee manterá você acordado e energizado. 

As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).  


Última atualização em 12/6/2024 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/

Um comentário:

Infotech disse...

nice