Sorria. Se o seu sorriso parecer saudável, muito provavelmente, a responsável por isso seja a COLGATE, líder mundial em higiene oral cujo compromisso é oferecer educação em saúde bucal para milhões de pessoas. Por isso, a marca vem há mais de um século distribuindo sorrisos brilhantes e saudáveis em milhões de bocas pelo mundo afora.
A história
Para contar a história da pasta de dente COLGATE é preciso voltar às origens da empresa que a criou. E tudo começou em 1806 com William Colgate, um jovem imigrante inglês de 23 anos que iniciou seu pequeno negócio de sabonetes, gomas e velas, instalado na Rua Dutch na cidade de Nova York. Decidido a fabricar e a comercializar produtos até então tradicionalmente feitos em casa, para consumo próprio, ele apostou forte na alta qualidade, baixo preço e fórmula certa para conquistar as consumidoras americanas, que na época eram as responsáveis por comprar esses produtos. Revelando, desde o início, uma forte orientação para a comunicação, em 1817, William deu início a uma arrojada e inovadora campanha de divulgação, anunciando os seus produtos em jornais com a campanha “Soap, Mould and Dipt Candler” e colando cartazes pelas ruas da cidade. Tornou-se, então conhecido como o magnata do sabão.
A história de inovação da Colgate & Company, assim designada a empresa após a morte do seu fundador em 25 de março de 1857, começou no ano de 1872 com o lançamento do primeiro sabonete cosmético perfumado - chamado “Cashmere Bouquet” - que, até finais dos anos de 1980, encontrava-se ainda na preferência de muitos consumidores americanos. As inovações continuaram e, em 1873, a empresa, sob comando do filho do fundador - Samuel Colgate -, lançou o produto que viria revolucionar sua imagem - o creme dentrífico Colgate (conhecido hoje em dia popularmente como pasta de dente). Batizado de Colgate’s Antiseptic Dental Powder inicialmente comercializado em potes, era uma pasta em pó cremosa com um aroma extremamente agradável que, a partir de 1896, passou a ser embalada em tubos flexíveis de estanho, muito semelhantes aos que conhecemos atualmente, com o nome de Colgate Ribbon Dental Cream. Nesse mesmo ano, foi estabelecido o primeiro laboratório de pesquisa da empresa.
Em 1908, a abertura da fita é adicionada ao tubo da pasta COLGATE e para comunicar a novidade foi criada uma campanha com o slogan “We couldn’t improve the product, so we improved the tube” (algo como “Não conseguimos melhorar o produto, então melhoramos o tudo”). Como os negócios iam de muito bem, a COLGATE, que praticamente dominava o mercado de higiene bucal, deu início em 1911 a um projeto educacional de distribuição gratuita de escovas e pastas de dentes para crianças. O objetivo era ensinar, com a ajuda dos profissionais da área, a forma certa de escovar os dentes e manter uma higiene bucal saudável. Três anos mais tarde instalou sua primeira subsidiária internacional no Canadá e exportou seus primeiros produtos para a Inglaterra. Na década de 1920 começou a instalar operações em vários países: construiu em 1923 uma fábrica em Sydney (Austrália), inaugurou subsidiárias na Europa (onde os produtos da empresa foram fabricados pela primeira vez em 1924 na cidade de Paris), Ásia, América Latina e África.
Em 1928, associou-se à Palmolive-Peet Company, que se dedicava à fabricação de sabonetes desde 1864 quando foi fundada por B.J. Johnson na cidade de Milwaukee, constituindo assim a Colgate Palmolive-Peet Company. Aproveitando a notoriedade dos seus produtos, nomeadamente a pasta de dente COLGATE e o sabonete Palmolive (conheça essa outra história de sucesso aqui), feito à base de óleos de oliva e palma, a nova empresa aumentou consideravelmente suas vendas. Após o período da Segunda Guerra Mundial e mantendo-se na vanguarda das inovações, a empresa lançou em 1947 um novo produto, na categoria de limpeza doméstica - o Ajax (conheça essa outra história aqui) - estabelecendo uma poderosa marca global no segmento, passando, assim, a atuar em três segmentos diferentes: higiene oral, pessoal e limpeza doméstica.
Em 1953, passou então a adotar a sua atual denominação social: Colgate-Palmolive. A COLGATE tornou-se popular entre os americanos na década de 1950 através de uma campanha publicitária com o slogan “It Cleans Your Breath While It Cleans Your Teeth” (algo como “Limpa seu hálito enquanto limpa seus dentes”), lançada na década anterior. Do início dos anos de 1960 em diante, a inovação foi o diferencial da COLGATE que se tornaria referência em higiene bucal. O resultado foi o surgimento de grandes novidades no segmento de higiene bucal, como por exemplo, a instalação de um moderno Centro de Pesquisa em Piscataway, estado de Nova Jersey, em 1962; ou quando em 1968 a pasta de dente COLGATE foi totalmente reformulada para a adição de flúor por ser clinicamente comprovado na redução de cáries.
A década de 1980 foi marcada por mais inovação em sua linha de produtos: a COLGATE WINTERFRESH GEL, um novo jeito de escovar os dentes com um creme gel, introduzida em 1981; e a escova dental COLGATE PLUS, lançada em 1983 e que marcou o seu ingresso nesse segmento de mercado. Essas novidades contribuíram para que as vendas anuais da COLGATE ultrapassassem a marca dos US$ 5 bilhões em 1989. No início da próxima década, em 1991, a COLGATE adquiriu a marca de enxaguante bucal PLAX, que posteriormente viria ser rebatizada como COLGATE PLAX, se tornando um poderoso aliado para suas pastas dentais e ampliando assim sua atuação em todo o segmento de higiene bucal.
Mas a década de 1990 contou também com um dos maiores e mais bem sucedidos lançamento da marca: a revolucionária pasta COLGATE TOTAL, que estreou inicialmente em 1992 no mercado europeu, apresentando atributos e inovações como 12 horas de proteção, além de combater uma infinidade de problemas de saúde bucal como gengivite, tártaro, cáries e placas bacterianas. O produto seria lançado no mercado americano somente em 1997. Nessa época, a COLGATE também parecia querer dominar o mundo com seus produtos e expandiu os negócios para Rússia, China e Europa Central. Em 1998, a solidez da marca COLGATE era tamanha no mercado americano, que a marca se tornou líder de vendas de cremes dentais, ultrapassando sua eterna rival Crest (conheça essa outra história aqui).
Nos anos seguintes, uma extensa e completa linha de produtos que promoviam a correta higiene bucal seria lançada no mercado, ampliando assim consideravelmente seu portfólio. Como por exemplo, as famosas pastas branqueadoras com alta tecnologia (a COLGATE SIMPLY WHITE, gel dental que clareava os dentes em apenas 14 dias de uso, foi introduzida em 2002) e os seus poderosos enxaguantes bucais, que se tornaram o carro-chefe da marca. Em 2005, a marca lançou outro sucesso avassalador em vendas: a escova dental COLGATE 360°, que proporcionava uma limpeza total dos dentes e da boca, contendo um exclusivo limpador de língua e bochechas, além de cabo emborrachado e anatômico.
No ano de 2019, demonstrando preocupação com o meio-ambiente, a COLGATE apresentou ao mercado o primeiro tubo de pasta de dente reciclável. Como o projeto foca na preservação do meio ambiente, a companhia resolveu disponibilizar a tecnologia do tubo reciclável de cremes dentais aos seus concorrentes. A novidade estava alinhada com o compromisso de sustentabilidade da marca, em ter 100% de seu portfólio feito de embalagens recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis até 2025. Pouco depois, em janeiro de 2020, a COLGATE vislumbrou um mercado promissor dentro de seu segmento e registrou junto ao governo americano o rótulo de uma pasta de dente contendo óleo de semente de cânhamo. Ainda este ano, seguindo tendências de mercado, a marca lançou a COLGATE ZERO, uma linha de produtos veganos e sem glúten, composta por creme dental, enxaguante bucal e escova de dente, que não possuem sabores artificiais, adoçantes ou cores; e a COLGATE Smile for Good, uma pasta de dente mais “transparente” e amiga do meio-ambiente, que contém um número mínimo de ingredientes, enumerados e explicados na frente da embalagem (cujo tubo é reciclável).
Mais recentemente, em 2021, a marca inovou mais uma vez ao lançar a linha COLGATE LUMINOUS WHITE LOVERS, pasta de dente que conta com uma tecnologia avançada de remoção de manchas difíceis dos dentes causadas pelo consumo de bebidas, especialmente café e vinho. A novidade faz parte da estratégia da marca que visa trazer inovações e tecnologias que possam refletir positivamente na saúde das pessoas e que também estejam conectadas com os seus estilos de vida, permitindo que não abram mão dos prazeres do dia a dia por dentes mais brancos. Outra novidade introduzida foi o Spray Bucal Colgate Total 12 com agente antibacteriano, cuja fórmula avançada foi desenvolvida para complementar a rotina diária de higiene em qualquer momento e lugar. O novo produto oferece uma defesa ativa contra bactérias e, para usar, basta espirrar um pouco dentro da boca. Por ser em formato spray, então não é preciso enxaguar ou cuspir o produto após o uso.
2000
● Lançamento da COLGATE 2in1, um gel dental que misturava os benefícios de uma pasta de dente aliado ao enxaguante bucal.
2003
● Lançamento da COLGATE SENSITIVE, um creme dental que combatia a sensibilidade dentária com proteção comprovada e hálito fresco.
2005
● Lançamento da pasta COLGATE MAXFRESH, único gel dental com cristais refrescantes que dissolvem completamente durante a escovação proporcionando uma nova dimensão de refrescância.
2008
● Lançamento da primeira escova dental aromatizada do mercado, COLGATE MAX FRESH, que prometia proporcionar mais refrescância devido ao aroma de menta presente no limpador de língua, que podia ser conferido no exterior da embalagem onde estava o adesivo “raspe e cheire”.
2009
● Lançamento da escova COLGATE 360º DEEP CLEAN, cujo diferencial estava nas cerdas superfinas com pontas azuis, que limpam entre os dentes e abaixo da linha da gengiva. Além dos dentes, a escova também ajudava a limpar língua, bochechas e gengiva.
2011
● Lançamento da COLGATE OPTIC WHITE, uma pasta com microcristais branqueadores, semelhantes aos produtos utilizados pelos dentistas, que garantem dentes com um tom mais branco com uma semana de uso. No Brasil o produto foi lançado com o nome COLGATE LUMINOUS WHITE. Essa linha também conta com enxaguante bucal e escova (com cerdas polidoras e emborrachadas branqueadoras, que ajudam no clareamento por meio da remoção de manchas superficiais).
● Lançamento da COLGATE SENSITIVE PRO-RELIEF, um creme dental que com a tecnologia Pro-Argin prometia reparar as áreas sensíveis dos dentes e proporcionar alívio instantâneo e duradouro. Para obter o efeito imediato era necessário massagear o produto diretamente em cada dente sensível por um minuto. Já para a reação duradoura, a marca recomendava a escovação duas vezes ao dia.
2012
● Lançamento da pasta COLGATE MY FIRST TOOTHPASTE, uma pasta completamente segura, sem adição de flúor, para crianças menores de 6 anos de idade.
2013
● Lançamento da escova COLGATE SlimSoft, cujas cerdas super finas funcionam em perfeita harmonia com a escova, removendo as partículas mais difíceis entre os dentes e a gengiva.
2014
● Lançamento da pasta COLGATE ENAMEL HEALTH, cujos ingredientes exclusivos são combinados para repor os minerais do esmalte do dente. Estes minerais envolvem e se integram ao dente e regeneram o esmalte.
2016
● Lançamento da nova escova dental COLGATE PROFESSIONAL LAB SERIES, cuja alta concentração de cerdas propicia uma melhor escovação e cabeça ultracompacta e arredondada um maior alcance dos dentes posteriores, o que assegura alta eficiência para a remoção da placa bacteriana sem agredir a gengiva.
2017
● Lançamento do COLGATE MAX WHITE, união de uma escova de dente e caneta branqueadora integrada, que prometia remover manchas e clarear visivelmente os dentes em instantes.
2018
● Lançamento da linha COLGATE NATURAL EXTRACTS, composta por pastas de dente que prometiam a combinação de sabores com os benefícios dos óleos antioxidantes. Inicialmente introduzida em duas versões - Citrus com Eucalipto e Gengibre com Óleo de Coco - além de combinar ciência e natureza a nova linha também agregava apoio ao projeto Florestas do Futuro da Fundação SOS Mata Atlântica. Em 2022, essa linha ganhou a variante Açaí e Frutas Vermelhas.
2019
● Lançamento da COLGATE BAMBOO CHARCOAL, uma escova de dente feita de bambu, combinando assim a tecnologia e experiência em cuidado bucal com o melhor da natureza. O bambu utilizado na escova é elaborado de forma responsável, com métodos de cultivo sustentável. As cerdas são macias, com uma infusão de sais de carvão e bambu para uma limpeza efetiva. O cabo é feito 100% de bambu, o que a torna uma escova ecológica e biodegradável.
2020
● Lançamento da hum by Colgate, a nova escova de dente elétrica inteligente, que orienta os consumidores a escovar melhor e a construir hábitos mais saudáveis. O produto possui sensores inteligentes que simplificam o rastreamento da frequência, duração e cobertura do estilo de escovação exclusivo de um consumidor e fornecem orientação personalizada para ajudar as pessoas a identificar pontos que precisam de atenção extra.
● Lançamento da COLGATE PLAQLESS PRO, uma escova dental inteligente inédita com nova tecnologia de sensor ótico a qual detecta o acúmulo de biofilme (formado pelo acúmulo de restos de alimento e bactérias na boca) para que possa ser removido durante o escovamento.
2021
● Lançamento da COLGATE PRO PLANET, um modelo de escova de dente composto por 80% menos plástico do que as escovas tradicionais. O produto é uma escova manual com corpo feito de alumínio e a cabeça, de plástico, removível. De acordo com a marca, a novidade permite que o consumidor vá trocando apenas as cerdas, reduzindo drasticamente a produção de lixo ao longo dos anos.
● Criação de uma nova categoria de higiene bucal com o lançamento de CO. By Colgate, uma coleção de beleza oral que transforma o simples ato de escovar os dentes em um ritual para se sentir bem. A coleção traz sete produtos, entre pasta de dente, escovas de dente, enxaguante bucal, clareador dentário e tablete de pasta de dente, todos projetados para proporcionar um sorriso brilhante, de forma desejável.
2022
● Lançamento da linha COLGATE RENEW ANTI-AGING, composta por gel dental, sérum gengival e espuma antimanchas. O gel fortalece o esmalte, revitaliza a gengiva e branqueia os dentes suavemente, além de conter 0,01% de ácido hialurônico para hidratar a boca. O sérum possui fórmula antioxidante e CPC, que previnem os primeiros sinais da idade e gengiva frágil e retraída. Por fim, a espuma, com sabor mental cria uma barreira protetora no esmalte dental que previne descoloração e futuras manchas.
Além de seu completo portfólio para higiene e cuidados bucais, a COLGATE oferece também a PerioGard®, uma linha completa de produtos - creme dental escova e enxaguante bucal - para uso diário e para necessidades específicas, indicados pelos dentistas (vendida com prescrição médica). São produtos de tecnologia especializada para manter a gengiva saudável e prevenir os problemas mais comuns, como a placa bacteriana, inchaços, sangramento e a gengivite. E a linha OrthoGard® (pasta de dente, gel dentário, escova e enxaguante bucal) para proteção especializada para quem usa aparelho, ajudando a prevenir a descalcificação, as manchas brancas e as cáries.
Em 1991, a empresa lançou nos Estados Unidos o programa Colgate Bright Smiles, Bright Futures® que visava educar e informar as crianças da extrema importância dos cuidados com a saúde bucal, ensinando o uso adequado das escovas de dente, creme dental e fio dental e de uma perfeita higienização oral para uma vida saudável. Através de parcerias com órgãos federais americanos, profissionais de odontologia, escolas e comunidades, a COLGATE distribuía vídeos educativos, livros e realizava atividades interativas para ensinar às crianças a importância de uma boa higiene bucal, como escovar os dentes duas vezes por dia usando um creme dental com flúor. Com isso, crianças recebiam sua primeira escova de dente, além de terem uma consulta com o dentista e orientações para desenvolverem hábitos saudáveis, autoestima e o alicerce para o sucesso. Em 1996, o programa foi expandido mundialmente para 50 países.
Em muitos países, o programa é móvel. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma frota composta por vans oferece serviços odontológicos prestados por dentistas voluntários, incluindo exames gratuitos e orientações para crianças carentes. Países de grande diversidade, como o Brasil, possuem os programas de vans, enquanto na África do Sul, o atendimento odontológico é prestado com um trem que leva serviços de saúde para os habitantes mais pobres na zona rural. A base do programa é seu premiado currículo educacional desenvolvido juntamente com um conselho consultivo internacional e traduzido para 30 idiomas. Criado em parceria com os professores, o currículo inclui orientações sobre como escovar os dentes e passar o fio dental, bem como outras ações importantes para manter dentes e gengivas saudáveis.
O programa, que mantém orgulhosamente a missão de promover hábitos saudáveis de saúde bucal, elevar a autoestima das crianças e estabelecer os alicerces para um futuro mais brilhante, já beneficiou mais de 1.4 bilhões de crianças em 80 países ao redor do mundo. Somente nos Estados Unidos, a cada ano, o programa alcança quase nove de cada dez alunos no jardim de infância, aproximadamente 3.5 milhões de crianças em todos os 50 estados, e mais de 10 milhões de crianças por meio do programa móvel. Em países pobres, subdesenvolvidos e emergentes, o programa tem ainda mais impacto. Desde a Bolívia, onde anualmente alcança mais de metade das crianças de seis a nove anos, até a China, o programa tem feito a diferença para milhões de crianças.
No Brasil o programa, batizado de Sorriso Saudável, Futuro Brilhante®, foi lançado oficialmente em 1996, e, desde então, já beneficiou mais de 75 milhões de crianças, em todos os estados, abrangendo de maneira eficaz escolas e comunidades de cada região do país, disseminando hábitos saudáveis de higiene bucal por meio de parcerias com associações e profissionais de odontologia. Para atrair a atenção das crianças, o projeto ganhou até uma mascote chamada no país de Dr. Dentuço, um simpático e sagaz coelhinho. De uma maneira muito divertida e lúdica, este amigo da saúde bucal (nos Estados Unidos chamado de Dr. Rabbit) leva conhecimento às crianças através de brincadeiras, músicas e ao final entrega um kit com produtos de higiene bucal, conquistando em cada rosto, a certeza de um sorriso saudável.
O tradicional logotipo da marca COLGATE, sempre com suas tradicionais cores vermelha e branca, passou por diversas modificações ao longo de sua história. O atual logotipo foi adotado no ano de 2018, que além de ganhar uma nova tipografia de letra foi inserido um símbolo (um traço que remete a um sorriso) abaixo do nome.
Dependendo da situação, o atual logotipo da COLGATE pode ser aplicado em mais duas formas (a imagem da direita está mais presente nas embalagens dos produtos).
What can your smile do? (2021)
See What Your Smile Can Do. (2020)
Do More For Your Whole Mouth. (2019)
Be Totally Ready for Life. (2018)
So clean, you can feel it. (2007)
Used and recommended by most dentists. (2004)
The world leader in oral care. (2001)
The brushing that works between brushings. (1998)
Twice as many dentists families use Colgate. (1995)
The maximum fluoride protection in any toothpaste. (1983)
It stays on the job fighting cavities. (1981)
Colgate helps stop cavities before they start. (1980)
Colgate puts the fresh in your mouth. (1976)
The breath-freshening cavity fighter. (1973)
The Colgate ring of confidence. (1967)
It cleans your breath while it cleans your teeth. (1945)
Líder Mundial en el Cuidado Oral. (espanhol)
A marca nº1 em recomendação dos dentistas. (português)
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 1873 (creme dental)
● Criador: Colgate & Company
● Sede mundial: New York City, Nova York, Estados Unidos
● Proprietário da marca: Colgate-Palmolive Company
● Capital aberto: Não
● CEO: Noel Wallace
● Faturamento: US$ 5.5 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Valor da marca: US$ 10.130 bilhões (2022)
● Presença global: 200 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Higiene bucal
● Principais produtos: Cremes dentais, escovas e enxaguantes bucais
● Concorrentes diretos: Crest, Aquafresh, Sensodyne, Pepsodent, Close Up, Signal, Oral-B, Aim, Reach, Listerine e Cepacol
● Slogan: A marca nº1 em recomendação dos dentistas.
● Website: www.colgate.com.br
O valor
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca COLGATE está avaliada em US$ 10.130 bilhões, ocupando a posição de número 72 no ranking das marcas mais valiosas do mundo de 2022.
A marca no Brasil
A empresa se estabeleceu oficialmente no país no dia 1 de fevereiro de 1927 quando o então presidente da República, Washington Luiz Pereira de Souza, através do Decreto no. 17661 autorizou a instalação da Colgate & Company of Brazil Limited. Foi um ato histórico, porque conferiu à empresa a primazia e o pioneirismo na introdução de dentifrícios no país e sua comercialização em escala. Nos anos de implantação, as atividades da empresa se voltaram para o conhecimento do mercado, dos hábitos de higiene da população e do estudo de fórmulas de produtos que melhor atendessem às necessidades do consumidor, de acordo com o clima e as condições locais. Na etapa inicial, os produtos lançados no mercado, CREME DENTAL e CREME DE BARBEAR, eram importados. O creme dental COLGATE, introduzido em 1929, começou a ser fabricado no Brasil somente em 1940.
Nas décadas seguintes a empresa ampliou suas fábricas e sua força de trabalho, multiplicando sua produção e vendas, além de investir na aquisição de importantes marcas locais, até hoje entre as preferidas dos consumidores brasileiros. Em 1989, a marca lançou a pasta de dente infantil COLGATE TANDY, com dois sabores originais (Morango e Tutti Frutti), gostos frutados aliados à proteção de flúor, sendo o primeiro gel dental infantil do mercado brasileiro (que hoje traz embalagens divertidas com jogo de labirinto e desenho para pintar). Em 1995, anunciou em Nova York, a compra das operações da Kolynos (conheça essa outra história aqui) em 14 países (inclusive no Brasil), modificando desta forma, o panorama no mercado de cremes dentais e lançando a marca líder Sorriso. Desde então, milhões de dólares foram investidos em modernização das fábricas e tecnologia, apoiados por um programa de intenso treinamento de todos os funcionários, o que transformou a Colgate-Palmolive do Brasil em um pólo exportador para mais de 55 países.
Além disso, desenvolveu e lançou diversas variantes de cremes dentais, cujo objetivo é sempre atender às necessidades de higiene bucal de milhões de brasileiros, contribuindo assim para a melhoria da saúde oral. Um exemplo é a Colgate Sensitive Pro Alívio Imediato Gengivas, uma nova variante do creme dental que possui tecnologia poderosa de Arginina, que oferece alívio imediato à sensibilidade, e Dual Zinc, que previne o sangramento gengival. A COLGATE foi considerada uma das dez marcas mais influentes do Brasil em 2020, tem aproximadamente 70% de participação de mercado em seu segmento e está presente em 95% dos lares brasileiros. Por isso, não há brasileiro que não conheça o famoso slogan da marca “Sorriso Saudável, Sorriso Colgate”.
Atualmente, com vendas estimadas de US$ 5.5 bilhões ao ano, a marca COLGATE comercializa em mais de 200 países e territórios uma completa linha de produtos para higiene bucal, que incluem cremes dentais, escovas (incluindo elétricas), enxaguantes e fios dentais. Seus produtos estão presentes em mais de 50% dos lares do mundo. Aproximadamente 75% de suas vendas vêm dos mercados internacionais. A COLGATE ostenta o primeiro lugar em participação no mercado de creme dental em todo o mundo. A marca COLGATE pertence à Colgate-Palmolive Company, proprietária dos produtos Palmolive, a pasta de dente Sorriso, os desodorantes Irish Spring e Speed Stick (saiba mais aqui), os sabonetes Protex (conheça essa outra história aqui) e a linha de produtos de limpeza Ajax.
Você sabia?
● A empresa contou, desde o início, com o apoio da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), que além de ser um importante vínculo com a classe profissional foi fundamental para o desenvolvimento da marca COLGATE no Brasil, avaliando e comprovando os benefícios dos produtos aos consumidores brasileiros.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Isto é Dinheiro, Embalagem Marca, Exame e Época Negócios), jornais (Meio Mensagem, Estadão, Folha e Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (Interbrand e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 5/12/2022
O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/
2 comentários:
http://www.start-01.blogspot.com
Brigaduuu Vlw queria saber para poder fazer um trebalho escolar Vlw Muito obrigado
Parabéns pela pesquisa. Está mais bem explicado que no próprio site da empresa. Muito bom mesmo!
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