Elas estão nas prateleiras de lojas de departamentos chiques como Saks Fifth Avenue e Bergdorf Goodman, em Nova York, e Galeries Lafayette, em Paris. Ocupam espaço em vitrines da badalada Via Spiga, em Milão, dividindo a cena com marcas famosas como Dior e Prada. Adornam pés de socialites, artistas, modelos e até mesmo de presidentes da república. Ao mesmo tempo são vistas em uma marcha do Movimento Sem-Terra em Brasília, nos pés de milhares de homens, mulheres e crianças. Sem dúvida é a sandália mais democrática que se tem notícia. Assim é Havaianas. Calça “do mais pobre ao mais rico” - como disse o escritor Jorge Amado. O que começou como um produto popular, que já foi considerado “coisa de pobre” no Brasil, virou produto fashion em menos de quatro décadas, e hoje enfeita pezinhos milionários, como das atrizes Julia Roberts e Sandra Bullock, e das modelos Naomi Campbell e Kate Mossvisto. Bonita e confortável, a sandália se transformou em um objeto cult. No exterior, os modelos mais incrementados, feitos sob encomenda, chegam a custar US$ 100. Nada mal para a brasileiríssima Havaianas.
A história
A sandália mais famosa do Brasil foi criada pela empresa Alpargatas São Paulo, fundada em 1907 pelo escocês Robert Fraser para produzir alpargatas, calçado também conhecido como “sapato espanhol”, feito de lona e solado de corda. E tudo leva a crer que foi a Zori, típica sandália de dedo com tiras de tecido e sola de palha de arroz e usada pelos agricultores japoneses, a real fonte de inspiração para a criação das sandálias Havaianas, lançadas no dia 14 de junho de 1962. Por essa razão, a palmilha das Havaianas possui uma textura que reproduz pequenos grãos de arroz, um dos muitos detalhes que a torna inconfundível. Mas a versão nacional trazia um grande diferencial: eram feitas de borracha. Um produto natural, totalmente nacional e que, acima de tudo, garantia um calçado durável e confortável. Devido a sua comodidade, durabilidade e ótimo preço, os brasileiros das classes trabalhadoras se apaixonaram pelos primeiros modelos do tal chinelo, ainda com sola bicolor azul e branca combinando com as tiras azuis. Nascia aí o calçado do povo.
Embora o design das sandálias fosse de origem oriental, seu nome foi inspirado no Havaí, o paraíso do sol e do mar, onde ricos e famosos americanos passavam suas férias na década de 1960. Esse nome era considerado ideal, já que a sandália era adequada para o uso em países de clima quente e tropical, pois deixava os pés descobertos, evitando o excesso de transpiração. A ideia da nova sandália se espalhou feito rastilho de pólvora e, em menos de um ano, a empresa fabricava mais de mil pares por dia.
Exatamente dois anos depois de seu lançamento, já fazendo sucesso, a direção da empresa resolveu entrar com pedido de patente de modelo industrial n.5891, sob o título “palmilha com forquilha ornamentada por duas gregas, de direções paralelas, cada uma formada por pequenos frisos em linha quebrada, entrelaçados”. O pedido chegou ao Departamento Nacional da Propriedade Industrial do Ministério da Indústria e do Comércio exatamente no dia 13 de agosto de 1964 e foi concedido dois anos mais tarde. Nesta época, vendedores-viajantes levavam Havaianas para cidades de todo o país dirigindo suas VW Kombi. A chegada deles era um acontecimento. Estacionavam em frente às lojas, e todos da cidade corriam para ouvir notícias da cidade grande e comprar seu par de Havaianas, que eram distribuídas em sacos plásticos. De tão icônico, há anos atrás, a Havaianas até recriou esse “foot truck”, uma Kombi itinerante que rodava o Brasil em eventos da marca.
Por mero acaso, em 1969 as Havaianas evoluíram, devido a um lote que deveria ser na tradicional cor azul e que em virtude de um problema técnico saiu com as tiras verdes. O que era para ser um desastre se tornou um imenso sucesso e marcou uma nova era para a marca. A nova cor foi tão bem recebida pelo público que a marca começou a produzir os mesmos chinelos com tiras em outras cores, como amarelo, rosa, vermelho e preto.
O sucesso das sandálias levou ao aparecimento das imitações e com elas “Proteja-se das fajutas. Legítimas, só Havaianas” (como dizia o slogan criado em 1970 pela agência de publicidade JW Thompson), as únicas que “não deformam, não têm cheiro e não soltam as tiras”. As cópias, de qualidade inferior, eram citadas pelos comerciais da marca como “fajutas”, e o novo termo acabou sendo incluído no Dicionário Aurélio como sinônimo de produto de má qualidade.
Em 1980, já eram vendidos mais de 80 milhões de pares da sandália por ano. Nesta década, ainda com quatro cores do modelo original, as Havaianas tornavam-se cada vez mais populares entre as classes humildes, e estavam, de tal forma, enraizadas que chegaram a ser consideradas pelo governo como um “produto de primeira necessidade”, passando inclusive a fazer parte dos itens integrantes da cesta básica, assim como o arroz e o feijão. Foi assim que o governo brasileiro começou a fiscalizar seu preço como fazia com os outros produtos considerados essenciais, mantendo assim, a inflação sob controle.
Durante quase trinta anos o consumidor das tradicionais sandálias, vendidas com mais frequência em mercados de bairros, se restringia a uma classe menos favorecida e costumava-se dizer que “Havaianas era chinelo de pobre”. Depois da forte concorrência dos chinelos de PVC, liderados pelo modelo Rider (conheça essa outra história aqui), da Grendene (saiba mais aqui), era preciso adotar um novo posicionamento para alavancar as vendas que estavam em queda e mudar sua imagem na mente dos consumidores brasileiros. Com isso, a partir dos anos de 1990, Havaianas não parou mais de inventar moda. Foram criadas novas estampas, cores e modelos - até mesmo para os que mal tinham aprendido a andar, como as Havaianas Baby e as Havaianas Surf, com modelos simples de tiras pretas com cores e estampas renovadas e desenhos de manobras, paisagens, tribais e grafismos que refletiam o espírito do surfe.
Mas o grande toque de Midas foi o lançamento, em 1994, de uma nova versão: Havaianas TOP, com cores fortes, ligeiramente mais altas no calcanhar do que o modelo original, borracha mais macia e o nome gravado em relevo. O novo modelo, com tiras e solados monocromáticos, foi inspirado na moda inventada pelos surfistas brasileiros que viravam as palmilhas de suas (antigas) Havaianas a fim de deixar a face colorida voltada para cima. O modelo, inicialmente disponível em mais de 15 cores, foi posicionado no mercado como um produto mais caro do que as tradicionais. Impulsionada por maciços investimentos em campanhas publicitárias protagonizadas por artistas e celebridades, transformou-se em objeto de desejo. No primeiro ano foram comercializadas 300 mil unidades das novas sandálias. Nas revistas, a explosão de cores e as imagens divertidas dos anúncios traduziam o alto-astral da marca. Em seguida, a distribuição também passou a ser focada em nichos de mercado. Cada ponto de venda recebia um modelo diferente, de acordo com seu público alvo.
Outra mudança foi na exposição do produto nos pontos de venda. Ao invés das grandes cestas com os pares misturados, criou-se um display para valorizar o produto, facilitar a escolha e, claro, impulsionar as vendas. Em 1999, a marca continuou se espalhando pelo mundo. Suas sandálias começaram a ser distribuídas oficialmente na Espanha, Portugal, Itália, França, Inglaterra, Estados Unidos, República Dominicana e Japão. Antes, a marca já era exportada para países vizinhos, como Bolívia e Paraguai, mas como um produto para uso funcional - propósito totalmente oposto à nova estratégia da marca, que buscava apropriar sofisticação às sandálias.
A partir do ano 2000, as sandálias da marca se tornam mania internacional. Estrangeiros compravam no Brasil e levavam para seus países como objetos de desejo ou presentes para parentes e amigos queridos. Rapidamente as Havaianas viraram assunto nas páginas das grandes revistas e jornais do mundo, e conquistaram algumas das vitrines mais concorridas do planeta. O novo posicionamento também permitiu o desenvolvimento de estratégias mais ousadas, como por exemplo, a parceria feita com a joalheria HStern (conheça essa outra história aqui) para lançar seis pares de Havaianas com acabamento em ouro 18K e diamantes. Um deles chegou a ser vendido por R$ 52 mil. Isso gerou uma enorme exposição de mídia espontânea para a marca. O mesmo ocorreu quando a empresa colocou o logotipo de Miró nas sandálias que foram distribuídas em uma festa no consulado espanhol, em 2004.
Continuando a segmentação de mercado, novas versões e muitas cores foram lançadas, além da introdução, em 2005, das Havaianas SOCKS, uma meia que se adaptava ao contorno do dedão do pé, permitindo que ele se encaixasse perfeitamente na sandália (primeiro passo para a extensão da marca para outra categoria de mercado). O produto foi introduzido no mercado com o slogan “Havaianas Socks, para quem é louco por Havaianas”. As novas opções e o posicionamento diferenciado caíram no gosto do povo. E de repente, andar de Havaianas por aí não parecia mais coisa de pobre, mas algo da moda. E assim as sandálias se tornaram objeto de desejo dos brasileiros mais abastados. Em 2006, as sandálias Havaianas foram consideradas o produto brasileiro mais popular fora do país.
Sucessivos ciclos de inovação em estilos e cores, que passaram a ser pesquisados com a ajuda de birôs internacionais, romperam com o velho estigma e valorizaram ainda mais o produto. A partir de 2008 a empresa iniciou a inauguração de lojas franqueadas das Havaianas, onde era possível encontrar todos os produtos da marca em um só lugar, em um ambiente colorido e moderno com todo o astral que a marca representa. Ao final deste ano a marca já possuía 26 lojas franqueadas, incluindo o conceito de quiosques em grandes centros comerciais de algumas cidades brasileiras.
A expansão da linha de produtos (sandálias, meias e toalhas) teve continuidade nesse mesmo ano, quando no mês de novembro a marca lançou oficialmente no mercado uma linha de bolsas. Foram, inicialmente, oito modelos em cores, tamanhos e formatos diferentes. Tinha a Mega, ideal para quem ama levar todo o armário na bolsa; a Side, inspirada no modelo carteiro; a Tote, espaçosa e com base reforçada; a Zip com vários zíperes e um compartimento coringa para guardar toalhas ou jaquetas; e a Saco com alças iguais as das tiras da sandália - ideal para quem gosta de carregar somente o necessário. Produzidas 100% em algodão possuíam detalhes emborrachados e em metal e a versão estampada trazia um floral composto por pequenas sandálias Havaianas. O charme ficava claro, por conta do chaveirinho em formato da tradicional sandália colorida. As novas bolsas foram comercializadas inicialmente em apenas 60 pontos de venda em todo o país e em um único local no exterior: a sofisticada Galeries Lafayette (conheça essa outra história aqui), em Paris.
Para manter a posição de destaque no mercado, a Alpargatas, detentora da marca, apostou em ampliação constante nas suas linhas e no conceito de brasilidade. A principal extensão no portfólio de Havaianas para além das tradicionais sandálias de borracha ocorreu em 2010 com o lançamento da Havaianas Soul Collection, coleção de calçados fechados (feitos de lona e os tradicionais solados de borracha em seu interior), incluindo as alpargatas, popularmente conhecidas como “as Havaianas cobertas”. A princípio, os produtos foram desenhados para atender o mercado europeu que, por conta do inverno rigoroso, não dava espaço para a venda dos modelos originais durante todo o ano. A internet, no entanto, acabou fazendo com que os itens acabassem ficando conhecidos e caíssem no gosto dos consumidores brasileiros. Além dos calçados fechados, a marca trabalha atualmente com produtos de outras categorias como bolsas, toalhas, chaveiros, capas para celular e até uma linha de galochas mais que descoladas.
Ainda em 2010, como parte do plano de consolidação da marca no mercado internacional, a cidade espanhola de Barcelona foi a primeira a receber um espaço exclusivo da Havaianas. Pouco depois, a segunda franquia internacional foi inaugurada na ensolarada Huntington Beach na Califórnia. Além disso, como forma de agradecer a todos os consumidores e a todos os que apoiam a marca ao longo da sua história foi lançada a iniciativa MYOH (abreviação de “Make Your Own Havaianas”). Era uma coleção completa de solas e tiras de diferentes cores em separado que, junto com vários alfinetes e pequenos cristais Swarovski (conheça essa outra história aqui), ofereciam a possibilidade ao consumidor de criar o seu par único e exclusivo de Havaianas, com infinitas possibilidades.
Em 2012, um desafio inusitado proposto pela marca resultaria no aparecimento de um novo produto. A marca pretendia alcançar o recorde mundial do maior número de sandálias flutuantes no mar das praias do litoral australiano. Para isso foram criadas boias infláveis gigantes no formato da tradicional sandália. A campanha foi um estrondoso sucesso e a praia vencedora foi na região Cottesloe, no oeste da Austrália, reunindo mais de 2 mil pessoas deitadas em suas boias. No ano seguinte as boias foram lançadas no mercado brasileiro, disponível em cinco cores (verde limão, azul carbono, salmão, fúcsia e lilás). Em 2014, a Havaianas lançou sua primeira coleção de roupas, composta por biquínis, saídas de praia, vestidos, bermudas, entre outros itens com a cara do verão, apresentando uma rica paleta de cores e feitas de 100% algodão, linho e viscose.
Em 2015, ocorreu um fato de extrema importância para o desenvolvimento internacional da marca: a inauguração de uma loja dentro do Disney Springs, centro de compras e entretenimento do complexo Disney (conheça essa outra história aqui) na cidade de Orlando, onde é possível encontrar sandálias com temas da Disney ou sem desenhos, de várias cores, para adultos e crianças. Nos anos seguintes, a marca lançou novos produtos e ingressou em novas categorias, como por exemplo, a primeira coleção de óculos (2016), produzidos com materiais mais flexíveis - borracha, acetato e poliamida transparente - para seguir o padrão de maleabilidade da marca.
O sucesso da marca e de suas sandálias era tamanho que em 2018, um par da sandália de borracha entrou na exposição “Items: Is Fashion Modern?” no badalado MoMa (Museu de Arte Moderna), em Nova York ao lado de 99 ícones fashions que tiveram grande impacto na história da sociedade nos séculos 20 e 21, como com um jeans Levi’s (conheça essa outra história aqui), a camiseta branca, o Pretinho básico e até um hijab.
Em 2020, preocupada com a diversidade a marca lançou a coleção Havaianas Pride (hoje incluída no portfólio permanente da Havaianas), composta por mais de 30 itens entre calçados, roupas e acessórios que celebram as cores das bandeiras LGBTQIA+. Com essa linha a marca afirmou comprometimento com a comunidade LGBTQIA+, ao destinar 7% do lucro líquido das vendas para a ONG All Out, movimento global que luta pelos direitos da comunidade. A marca já arrecadou mais de R$ 2.7 milhões para a ONG All Out. Já em 2022, a Havaianas celebrou 60 anos como exemplo de inovação. Sucesso dentro e fora do Brasil, a marca se reinventa por meio de collabs, novas parcerias, lançamentos e até uma plataforma de customização por aplicativo (que oferece tamanhos 33 a 48 e possibilita aos usuários montarem modelos e decidirem cores, estampas e pins, e ao final é possível encomendar a versão criada pelo próprio aplicativo).
Pouquíssimas marcas no mundo conseguiram se reinventar e conquistar status internacional sem precisar mudar a essência de seu produto por décadas, como fez a Havaianas. E hoje em dia, símbolo do alto-astral brasileiro em qualquer parte do mundo, a Havaianas oferece produtos que vão muito além das clássicas sandálias. Apesar disso, somente a linha das sandálias Havaianas cresceu de apenas um modelo até meados da década de 1990 para mais de 400 modelos nos dias atuais, comercializadas em mais de 65 cores e 600 combinações de estampas diferentes.
A marca Havaianas existe para libertar a vida das pessoas, deixar o dia a dia de cada um mais leve, colorido e, claro, confortável. E isso vai muito além do conforto físico. Isto porque a marca acredita que seus produtos também proporcionam uma das sensações mais incríveis de todas: a liberdade. Afinal, quando você veste uma sandália, um look ou um acessório da marca, se sente + livre. Por isso Havaianas espalha o espírito brasileiro desde 1962.
1995
● Lançamento das Havaianas Baby, sandálias direcionadas para um público infantil, em tamanhos que variam do 17/18 ao 23/24, com feixe para prender ao calcanhar. Possuem as variações Baby Pets (com bichinhos nas tirinhas), Baby Brasil (com estilo idêntico ao modelo adulto) e Baby Estampadas (com estampas coloridas na base).
● Lançamento das Havaianas Floral, com flores de hibiscus - uma flor característica do Havaí - a primeira de muitas sandálias estampadas da marca. O sucesso foi tanto que a marca nunca mais parou de inovar e trazer novas estampas para as coleções.
● Lançamento das Havaianas FIT, sandálias com solado super macio que acompanham as curvas dos pés e tiras que se ajustam aos calcanhares.
1998
● Lançamento, para a Copa do Mundo de Futebol de 1998, da Havaianas Copa, sandálias com uma pequena bandeira do Brasil na tira e duas faixas com as cores da bandeira na lateral do solado. Essa sandália rapidamente se tornou objeto de desejo no exterior e motivo de orgulho para os brasileiros. O sucesso mundial das bandeirinhas fez com que a linha fosse rebatizada de Havaianas Brasil, hoje uma das mais vendidas no mundo.
● Lançamento das Havaianas Fashion, sandálias com o solado mais alto na parte de trás, conferindo um leve salto ao modelo, direcionadas ao público feminino.
2000
● Lançamento da primeira sandália que brilhava no escuro, tudo para que os brasileiros comemorassem o Réveillon do milênio com uma Havaianas nos pés.
2001
● Lançamento das Havaianas Special Collection, sandálias super especiais com detalhes exclusivos como cristais e malhas de metal costuradas à mão por artesãs no Nordeste.
2002
● Lançamento das Havaianas Style, sandálias com a parte frontal ainda mais larga, em um formato mais próximo do quadrado.
2003
● Lançamento das Havaianas Flash, que possuíam diferentes formas de tiras e estampas.
● Lançamento das Havaianas High, modelos com saltos de até 6 centímetros disponíveis em diferentes cores e estampas.
2005
● Lançamento das Havaianas Cartunista, sandálias infantis que traziam estampas de cartunistas famosos.
● Lançamento das Havaianas Joy, modelo feminino com salto pequeno de 3 centímetros. Não possuíam estampas nem variação de modelos, apenas de cores. Todas traziam flores delicadas presas às tiras.
2006
● Lançamento das Havaianas Menina, uma linha feminina com modelos perfumados, muito cor-de-rosa e estampas de corações, flores e frutas.
● Lançamento das Havaianas Menino, sandálias com temas de esportes radicais e aventura.
2007
● Lançamento das Havaianas Slim, sandálias simples com tiras cinco milímetros mais finas e delicadas e solado baixo e mais estreito. Rapidamente esse modelo caiu no gosto do público feminino e se tornou um ícone da marca.
● Lançamento das Havaianas Trial, sandália com tiras fixas e mais largas que contornam o calcanhar garantindo estabilidade aos pés.
● Lançamento das Havaianas Wave, sandálias masculinas com formato anatômico com a espuma de borracha do solado mais macia e maleável e com tiras bicolores mais largas.
● Lançamento das Havaianas Logo, sandálias com tiras translúcidas que traziam o logotipo da marca em borracha injetada, em cor contrastante.
● Lançamento das Havaianas 4 Nite, modelo com tiras e estampas fosforescentes.
2009
● Lançamento de uma edição especial das sandálias com toque retrô e visual sofisticado, uma releitura do modelo tradicional com sola branca e tiras coloridas. As femininas foram criadas na cor nude metalizado, e para os homens a cor eleita foi cinza também metalizado. As sandálias eram entregues dentro de uma caixa, cuja parte interna apresentava a patente da marca e um texto cronológico que contava a sua história.
● Lançamento das Havaianas Slim África, com estampas tribais e combinações de cores vibrantes.
● Lançamento das Havaianas Slim Wind, que esbanjava conforto com sua tira tubular.
● Lançamento das Havaianas Fun, criadas para o público adolescente com estampas modernas e divertidas, em opções de tira flúor ou jelly.
● Lançamento das Havaianas Slim Illusion, sandálias femininas super delicadas, psicodélicas e coloridas, que chegaram ao mercado com tiras nas cores neon, flúor e candy combinando com os traços de cores vibrantes pincelados nas solas.
2010
● Lançamento das Havaianas Teams, sandálias que traziam as cores e estampas das 32 seleções que participaram da Copa do Mundo de Futebol da África do Sul.
● Lançamento das Havaianas Dia Dos Namorados, sandálias delicadas e românticas. O novo modelo foi desenvolvido no formato Slim, com tiras douradas e solado estampado com corações vermelhos e dourados.
2012
● Lançamento de capas de borracha para celulares e tablets em vários formatos e cores que utilizam a textura de arroz presente nas palmilhas das sandálias. Tudo para deixar o aparelho celular com um visual alegre e ao mesmo tempo mais protegido.
2013
● Lançamento da Havaianas Flat, nova linha de sandálias feminina com modelos rasteirinhos. As sandálias eram mais delicadas, tinham o solado mais fino e tiras mais curtas, com uma versão de duas tiras na horizontal (FLAT GUM).
2014
● Lançamento de uma coleção de roupas femininas e masculinas, com peças que possam ser combinadas com as sandálias e, por isso, a prioridade foi para a moda praia e casual (camisetas, bermudas, vestidos e até biquínis).
● Lançamento da Havaianas Power, modelo ideal para relaxar os pés antes e depois de praticar esportes. Com design exclusivo e formulação de borracha extra macia, sua sola massageia e relaxa os pés, garantindo um conforto superior. Também possui tiras vazadas, que proporcionam maior respirabilidade para os pés.
2016
● Lançamento da Alpargatas Slim, modelo exclusivamente feminino que chegou para completar a linha de alpargatas da marca.
● Lançamento da Origine Soft, modelo estilo alpargatas agora na versão em moletom, tecido de malha super macio e confortável, que conquistou status fashion nas passarelas do mundo inteiro de uns anos para cá.
2019
● Lançamento da Havaianas Slim Rocky, sandália cheia de spikes ao redor do solado e na tira finas, nas cores rosa, preto e cinza.
● Lançamento da Havaianas Slim Fringes, sandálias que carregam franjas em suas tiras; e da Havaianas Freedom Chains, com detalhes charmosos que imitam correntes.
● Lançamento da Havaianas Glitter, sandálias com glitter aplicado nas tiras.
● Lançamento da Havaianas Luna Mystical Rocks, uma rasteirinha que possui uma pedra inspirada na energia mística; da Havaianas Top Cosmic, sandália com uma tira velvet adornada de estrelas, planetas, o Sol e a Lua; e da Havaianas Slim Luna Minerals, sandálias que trazem tiras costuradas à mão com cristais especiais, nas opções branca e preto.
2021
● Lançamento da Havaianas TNS, primeira coleção de sneakers da marca que chegou ao mercado embalada pelo conceito “Andar Leve”. Os calçados estão disponíveis em 13 variações de cores, em quatro modelos: “Roots”, com design mais voltado para a natureza; “Mix Print”, com estampas militares e de onça; “Colors”, disponível nas versões azul, branco, rosa, preto e neon; e “Mix”, com cores mais vibrantes distribuídas pelo solado e lateral do calçado. Outro detalhe dessa nova linha ganhou uma visibilidade importante: a produção com materiais sustentáveis como casca de arroz e óleos vegetais.
● Lançamento da sua primeira linha de malas.
2022
● Lançamento da Havaianas Zip Top Market, modelo com um zíper ao longo da borda da palmilha, algo que permite o usuário colocar ou remover a parte superior do puffer ajustável, transformando-o em uma sandália ou tênis. Assim, ao fechar ou abrir o cabedal, o calçado se transforma instantaneamente. A novidade faz parte da collab da Havaianas com a marca norte-americana Market.
● Lançamento da Havaianas Clogs, uma nova categoria de calçados com foco na primeira infância, muito similar a Crocs (conheça essa outra história aqui). A linha é composta por dois modelos: Havaianas Baby Clog, um sapato fechado para crianças pequenas, com tiras na parte superior e o tradicional elástico no calcanhar; e Havaianas Kids Clog, voltado para crianças maiores, fechado na frente e atrás, com tiras horizontais reguláveis.
● Lançamento da Havaianas Square, uma releitura da tradicional Slim com as pontas quadradas.
Nos últimos anos, a marca Havaianas tem adotado a bem-sucedida estratégia de licenciamento para estampar em suas sandálias personagens e ícones da cultura pop. Isto começou no ano de 2011 quando iniciou uma parceria de sucesso com a Disney que culminou com o lançamento de modelos exclusivos com os personagens desse mundo mágico. Nos anos seguintes, inúmeros ícones animados desse mundo mágico desfilaram por suas sandálias, como por exemplo, Mickey Mouse, Minnie, Pato Donald, Ursinho Pooh, Pateta, Pluto, Tico & Teco, Os Muppets (2011), A Dama e o Vagabundo (2012), Star Wars (2015), Alice no País das Maravilhas (2016), Princesas (2016), O Rei Leão (2019), Marvel (2021), Cruella (2021) e Zé Carioca (2022). Essa parceria já resultou no lançamento de sandálias com mais de 400 estampas diferentes de personagens.
O sucesso com a Disney levou a Havaianas a licenciar e lançar coleções exclusivas, algumas em edições limitadas, com a DC Comics (conheça essa história aqui), incluindo os super-heróis Batman, Super-Homem e Mulher-Maravilha, além do vilão Coringa; Minions (2014), com os personagens de Meu Malvado Favorito; Peanuts (2014), com uma linha inspirada no personagem Snoopy e no passarinho Woodstock; Popeye e sua turma (2016), incluindo Olívia Palito e Brutus; e Os Simpsons (2016), com a turma completa, Homer, Bart, Marge e Lisa adornando suas sandálias.
Mais recentemente novas parcerias resultaram em coleções temáticas com Harry Potter (2018), que apresentou três estampas como o símbolo das “Relíquias da Morte”, o emblema da “Escola de Magia e Bruxaria Hogwarts” e uma representação do próprio Harry Potter, com os óculos e a cicatriz em um pé e a “varinha das varinhas” no outro; Mario Bros (2018), com uma coleção que apresenta Mario, Luigi, a princesa Peach, Yoshi, entre outros; Bob Esponja (2021), com seus amigos Patrick Estrela e Lula Molusco; Fortnite (2021); Netflix (2021), com uma coleção inspirada em protagonistas mulheres de séries emblemáticas da plataforma; Smiley (2022) e League of Legends (2022). Além disso, a Havaianas também é parceira oficial da World Surf League desde 2019.
A Havaianas também estende essas parcerias e colaborações para o segmento de alimentos. Como por exemplo, em 2017, quando a marca se uniu a Kibon (conheça essa outra história aqui) para lançar a linha Fruttare Havaianas, sandálias inspiradas nos populares picolés nos sabores preferidos do público para enfrentar o verão: limão, uva ou morango. Já em 2021 lançou o modelo Havaianas + Oreo Top, um par de chinelos com estampa divertida que possuía um solado imitando as camadas do icônico biscoito recheado Oreo (conheça essa outra história aqui). A coleção também contava com outros itens como meias estampadas e porta-fone. Mais recentemente, em 2022, a Havaianas lançou uma collab com as marcas Leão (conheça essa outra história aqui) e Biscoito Globo, dois ícones do verão carioca, que resultaram em peças inéditas em edição limitada. São dois modelos de sandálias TOP, além de um modelo de camiseta de manga curta, canga, toalha de banho, uma ecobag super estilosa e uma garrafa térmica para manter o chá Leão sempre geladinho. A identidade visual de Leão, com referências às características das folhas da erva-mate, assim como suas flores e frutos, deixa os produtos inconfundíveis.
Desde sua criação, a Havaianas conquistou um lugar indiscutível na vida de milhões de brasileiros, trazendo seus modelos para o cotidiano e se tornando uma queridinha e aliada dos momentos mais espontâneos e leves da vida. Ainda assim, a Havaianas se mostra em constante evolução, fazendo colaborações que aliaram seu design clássico - que já se tornou sinônimo de liberdade e brasilidade - à estética de marcas poderosas. Com isso revoluciona seus designs através de collabs com estilistas, designs e marcas do universo da moda. O resultado? Muito sucesso e fator importante para consolidação da marca no mundo, com grifes de renome internacional oferecendo a sua própria visão de Havaianas através de edições limitadas como a francesa Celine (2004), a brasileira HStern (2010), a francesa Paul & Joe (2010), a italiana Missoni (2011 e 2012) e mais recentemente, em 2020, a Saint Laurent (conheça essa outra história aqui).
Em collabs mais recentes com marcas nacionais e internacionais, como Isaac Silva, FARM, Reality to Idea, BAPE® e mastermind JAPAN, a Havaianas assistiu seus designs se transformarem e ganharem novas visões criativas. Seja um toque de streetwear, um mergulho na cultura afroindígena ou até mesmo um retorno às suas raízes. Por exemplo, em colaboração com a mastermind JAPAN, a Havaianas voltou às suas origens e lançou em 2020 uma versão moderna e com design inovador com o modelo Tradi Zori, que mistura a tradicional sandália da marca e a Zori, milenar sandália japonesa feita de palha de arroz. O novo design, assim como o nome, prometia a “construção de um novo ícone” e chegaram ao mercado com o slogan “Tradição redefinindo o futuro”.
A revolução da marca começou com a criação do departamento de comércio exterior em 1999. Até então, as vendas para o exterior eram esparsas, ou seja, não havia um movimento articulado em direção a esse mercado. A decisão de explorar a marca no exterior deu-se pelo fato de ser um produto tipicamente brasileiro, colorido e sem concorrência interna ou externa. E uma das primeiras medidas para chegar a esses destinos foi reorganizar a rede de distribuidores no mundo todo. Alguns eventos contribuíram para o sucesso da marca no exterior, como quando as brasileiríssimas sandálias chegaram ao mercado francês em 2001 através de uma amostra sobre a América Latina na chique Galeries Lafayette, onde foram vendidos três mil pares de Havaianas. Em 2003, os tradicionais chinelos de borracha desfilaram nos pés de todas as modelos na passarela do estilista Jean-Paul Gaultier (conheça essa outra história aqui). Nada melhor para criar uma boa imagem da sandália e aumentar as vendas. Hoje, é possível esbarrar nas ruas com milhões de franceses usando Havaianas. Esse aumento só foi possível porque a distribuidora francesa trabalhou o conceito da marca. Além do desfile de Gaultier a empresa fez parceria com grandes lojas de departamento, como a Galeries Lafayette, Printemps e o Le Bon Marché (conheça essa história aqui), que passaram a comercializar as sandálias.
Outro evento importante para divulgação da marca no exterior ocorreu em 2003 quando foram distribuídas sandálias Havaianas aos indicados ao Oscar. Dois meses antes da cerimônia a empresa desenvolveu um modelo sofisticado, decorado com cristais austríacos Swarovski e guardado em caixas especiais com o nome dos atores imitando os símbolos estampados na calçada da fama de Hollywood. Paralelamente, a fábrica entrou em contato com os agentes das 61 celebridades indicadas ao prêmio - entre elas, Jack Nicholson, Nicole Kidman e Renée Zellweger - para saber que número elas calçavam. No dia seguinte à premiação, todos receberam sua sandália. Afinal, depois de horas sobre saltos e sapatos apertados no tapete vermelho, nada melhor do que pisar em uma Havaianas. Iniciativas como essa ajudaram a empresas a vender 1 milhão de pares de Havaianas aos varejistas americanos neste ano. Em acelerado ritmo de expansão internacional a marca inaugurou um escritório em Nova York no ano de 2007, passou a atuar diretamente na Europa em 2008 e em 2012 na China. Nos últimos anos, a receita gerada pela exportação do produto praticamente quadruplicou. Estados Unidos, França e Austrália são os maiores mercados da marca no exterior.
Além disso, considerada como “a sandália de quem tem muito dinheiro e nada para provar”, a comunicação criada para veiculação da marca no exterior utiliza linguagem que sustenta tal fato, como por exemplo, “Somente o Titanic tinha tantos milionários em cima”. Em pouco mais de duas década, devido a todas essas ações, as tradicionais sandálias Havaianas saíram das praias brasileiras e foram parar em mais de 130 países e nos pés de celebridades como Angelina Jolie, Brad Pitt, Britney Spears, Kate Hudson e até da princesa Stéphanie de Mônaco.
A Havaianas inaugurou suas primeiras lojas franqueadas em 2008, oferecendo aos consumidores todos os produtos da marca em um só lugar e ganhando musculatura no varejo. A marca rapidamente começou a adotar novos formatos de varejo, como por exemplo, no dia 23 de janeiro de 2009 quando inaugurou sua primeira loja-conceito, batizada inicialmente de ESPAÇO HAVAIANAS, na badalada Rua Oscar Freire, no bairro dos Jardins em São Paulo. A loja reunia em 300 m² tudo o que os apaixonados por Havaianas sempre sonharam: linha completa de sandálias, produtos exclusivos para o mercado internacional, customização e novos produtos. No final de 2021, essa loja foi reinaugurada com o novo Guia de Varejo Global, que inclui recursos de acessibilidade, experiências sensoriais, espaço de personalização de produtos e mais tecnologia nos atendimentos.
Para incentivar o público a se conectar com sua liberdade e auto-expressão, a marca criou um balcão de customização de produtos, para que os usuários possam ativar sua criatividade, além de ser um espaço para receber artistas que também customizarão produtos da Havaianas, como roupas, calçados e acessórios. Além disso, os provadores têm um mini lounge e os usuários podem escolher a playlist que ouvem enquanto experimentam produtos. Super instagramável, o espaço também pode se transformar em um estúdio de shopstreaming. Outro pilar para o novo conceito de lojas é o da sustentabilidade. Cada shopping bag é feita com 75 garrafas plásticas, os manequins e portais que decoram o local são reciclados e recicláveis. O ponto alto são as mantas de borracha que revestem prateleiras e espaços para sentar e experimentar produtos, todas feitas a partir dos chinelos recolhidos através do programa Havaianas ReCiclo.
Já em 2019, a loja do Shopping Iguatemi Faria Lima foi reinaugurada com um conceito inédito: o Shopper Mission Lab. É uma loja super conectada, cujo foco é melhorar a experiência do usuário em todos os pontos de contato durante sua jornada de compra. O novo conceito é uma espécie de laboratório para testar tecnologias e novidades da marca. A unidade - batizada de Havaianas Lab - é equipada com telas interativas, provadores inteligentes, check-out móvel, lockers para retirada de compras online e vitrine infinita para compra de produtos disponíveis online. Além desta unidade, outras foram inauguradas em São Paulo, Rio de Janeiro e no início de 2020 em Carnaby Street, na cidade de Londres.
Em 2021, como parte da estratégia da Havaianas para ganhar tração em outras categorias além de sandálias, foi inaugurado um novo conceito de loja - +Havaianas - no Shopping Morumbi, em São Paulo, que conta com 80% da área dedicada às categorias de vestuário, acessórios, rasteirinhas, calçados fechados (alpargatas) e óculos. O novo espaço apresenta design que une tecnologia, inovação e descontração, com ambientação e cenografia que se renovam trimestralmente. A loja também conta com objetos de decoração produzidos por artesãos brasileiros dos quatro cantos do país. Mais recentemente, em 2022, como forma de renovar seu varejo físico, a Havaianas inaugurou na cidade de Aracaju a primeira loja compacta da marca. Pensado para que os usuários vivam o lifestyle da marca, o espaço traz mais tecnologia, sustentabilidade e inovação, incluindo customizar produtos em um ambiente instagramável, podendo criar selfies divertidas. Além de toda a linha das sandálias de dedo, de calçados fechados e modelos do tênis, o espaço também possui opções para bebês e crianças, e acessórios como bolsas, mochilas e porta-fone.
A Havaianas quer contribuir para que as pessoas possam fazer escolhas cada vez mais conscientes no seu dia a dia e para que vivam da maneira mais leve e harmoniosa possível, pensando sempre no amanhã. Para isso, a marca está sempre buscando por soluções inovadoras e repensando lógicas tradicionais, desde a matéria-prima, produção, transporte, até as possibilidades de descarte final e novos ciclos de vida para seus produtos, que cada vez mais são feitos a partir de materiais reciclados e/ou de fontes renováveis. Hoje, 97% de suas sandálias já são produzidas com aproximadamente 40% de borracha reutilizada. A marca também quer proteger e manter limpo um local que considera sua casa: a praia. Por isso, lançou o programa Havaianas Praia+Limpa, cujo objetivo é fazer a limpeza de diversas praias pelo Brasil e pelo mundo. Tudo para manter a sua beleza como merece ser: livre do lixo.
Além do cuidado na produção dos produtos, a marca tem como foco agregar valor ao final do seu ciclo de vida. Por isso, a marca lançou em 2021 o Havaianas reCICLO, um programa global de logística reversa e reciclagem de suas sandálias. Com o isso a marca recolhe sandálias usadas através de uma rota logística que foi estruturada para ser carbono zero, com coletas de bicicleta em algumas lojas e com compensação do carbono emitido pelos modais, por meio do plantio e da preservação de árvores na Amazônia. O programa funciona de forma simples: as sandálias que não estão sendo mais usadas podem ser descartadas nas lojas participantes do programa e depositadas na urna coletora. Depois são encaminhadas às cooperativas de reciclagem parceiras, que fazem a separação e a destinação das sandálias para reciclagem ou doação. O material reciclado ganha um novo ciclo de vida se transformando em outros objetos úteis, como por exemplo, tapetes, pneus e até mesmo obras de arte.
Desde o início do programa, o Havaianas reCICLO já beneficiou cerca de 513 famílias através das cooperativas e garantiu o descarte adequado e a reciclagem de um volume equivalente a 64% da lotação do estádio do Maracanã com torcedores calçando Havaianas. Atualmente o programa conta com aproximadamente 170 pontos de coleta ao redor do mundo (como Brasil, Estados Unidos, África do Sul, Austrália, Portugal, Espanha, França, Alemanha, Itália e Grécia) e coletou 10.372 kg de pares sandálias (somente em 2021).
Já em relação à preservação do meio-ambiente, desde 2004, Havaianas e o Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ) mantém uma parceria que encanta os brasileiros e o mundo por meio da linha Havaianas IPÊ, cujo objetivo é ajudar a conservar a fauna e flora brasileira através de coleções de sandálias com informações e estampas de animais da fauna brasileira e seus habitats. A primeira coleção trouxe o peixe-boi, o mico-leão de cara-preta e o papagaio da cara-roxa, animais ameaçados de extinção e que eram temas de pesquisa do Instituto, na época. Pela primeira vez, a marca Havaianas colocava o logotipo de uma organização da sociedade civil ao lado do seu, no solado do produto. Com o passar dos anos, os desenhos passaram a retratar outros animais brasileiros e seus habitats, sempre trazendo nomes científicos e informações sobre as espécies. Houve também o lançamento da coleção filhotes para as crianças, devido aos inúmeros pedidos dos consumidores.
Comercializada em mais de 100 países, essa linha colabora para a conservação da biodiversidade do Brasil, com repasse de 7% das vendas líquidas para o Instituto, que desenvolve projetos voltados à conservação da Mata Atlântica, Amazônia e Pantanal. Desde 2004, já foram mais de 15 coleções retratando a biodiversidade do país, mais de 14.5 milhões de pares de sandálias com artes inspiradas em espécies brasileiras vendidas e R$ 8.2 milhões destinados para a manutenção do Instituto para manutenção de ações de conservação da biodiversidade como pesquisas científicas, educação, negócios sustentáveis, reflorestamento e apoio às políticas públicas.
Em 2012, para celebrar o seu 50º aniversário, a Havaianas lançou uma edição limitada de sandálias, inspiradas na virada da marca, ocorrida nos anos de 1990, quando as pessoas tiveram a ideia de virar a sola das Havaianas para cima, criando a sandália de uma cor só. Uma edição de 50 mil pares da nova sandália foi vendida no Brasil, Estados Unidos, Europa e em outros países. O modelo comemorativo na verdade era dois: um que lembrava aquele originalmente lançado em 1962, de solado branco e tira colorida; e o de uma cor só, simulando aqueles de solado virado. E para celebrar este momento tão importante para a marca, 100% da receita líquida da venda dos produtos foi revertida ao projeto Selo Unicef, iniciativa do fundo voltada aos municípios brasileiros para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes.
A qualidade do produto, a estratégia de marketing e as campanhas publicitárias baseadas em depoimentos de gente famosa usando as tradicionais sandálias, trouxeram vida para a marca, ainda que ela dispensasse maiores apresentações. Em suas primeiras campanhas a marca destacava o conforto das sandálias através do slogan “Havaianas, o andar mais confortável do mundo”. E em seus primeiros anos de comunicação, a marca introduziu - em 1967 - ainda uma ferramenta de marketing no mercado brasileiro: o merchandising. Desta vez, quem deu voz à iniciativa foi Jô Soares com o personagem mordomo Gordon, no programa humorístico Família Trapo, da qual a marca era patrocinadora. Um dos primeiros garotos-propaganda a apresentar o produto, em 1973, foi o saudoso humorista Chico Anysio, sempre acompanhado do slogan “Havaianas. As Legítimas.” e da tradicional frase “Não deforma, não tem cheiro, não solta as tiras”. Ele prosseguiu sendo o garoto-propaganda da marca na década de 1980, ora no papel de seus personagens ora como ele mesmo. Na década de 1990, Chico Anysio voltaria em um dos anúncios do lançamento das Havaianas TOP proclamando “Isso é amor antigo”. A simbiose entre o produto e o artista foi tão grande que houve tempo em que se acreditava ser ele o dono da marca.
O personagem Didi dos Trapalhões também foi utilizado como garoto-propaganda da marca, lançando a famosa expressão “Ô psiti, não deforma, não tem cheiro, não solta as tiras”. Em 1992, foi a vez de Tony Ramos e Elba Ramalho protagonizarem uma das campanhas das sandálias, reforçando o slogan “As Legítimas”, e mostrando que usavam as sandálias no dia a dia. “Todo mundo usa Havaianas” era o tema da campanha em 1994 que foi ao ar com o ator Luis Fernando Guimarães interpretando um repórter que invadia a casa de celebridades como Vera Fisher, Malu Mader, Maurício Mattar e o jogador Bebeto para flagrá-los usando Havaianas com naturalidade.
Na televisão, a popularidade de Carolina Ferraz caiu ao tirar suas Havaianas. Cristiana Oliveira ia tirando as peças de sua indumentária para descobrir o responsável pelos miligramas a mais que a balança quebrada não acusava. Em outro filme uma fã quase descobre Fábio Assunção disfarçado na praia através de suas sandálias. Pouco depois um garoto beijava as sandálias de Rodrigo Santoro pensando serem de Luana Piovani, sua namorada na época; outro pedia as Havaianas da Deborah Secco para fazer traves de gol. Marcos Palmeira, Raí, Popó, Luma de Oliveira, Hortência, Reinaldo Gianechini, Luiza Brunet, Fernanda Vasconcellos e Cauã Raymond também apareceram nas telinhas em divertidas situações relacionadas à marca. Nos últimos anos, celebridades como a cantora Sandy, o ex-jogador Biro-Biro, o piloto Rubens Barrichello, os atores Bruno Gagliasso, Chay Suede e Vladimir Brichta, a modelo Giovanna Ewbank e as atrizes Isis Valverde, Cléo Pires, Débora Nascimento e Suzana Vieira estrearam campanhas da marca com cenas irreverentes e situações inusitadas.
Atrizes, atletas, apresentadores de programas, modelos, entre outras figuras conhecidas do grande público já representaram a Havaianas, de forma a catalisar a mensagem de que “todo mundo usa”, elevando a fama do chinelo a nível internacional e conquistando renomadas publicações de moda. Uma coisa é certa: objeto de desejo, as Havaianas têm glamour, personalidade e estilo. Básicas, irresistíveis, imprescindíveis, elas serão eternas enquanto durarem. Suas famosas campanhas publicitárias impressas também são cheias de humor, cores e uma linha alegre criativa.
Em 2016, a marca que se transformou em uma espécie de símbolo de produto Made in Brazil, lançou a sua primeira campanha publicitária global com o slogan “Original do Brasil desde 1962”, reforçando a história da Havaianas e sua forte relação com os brasileiros e seu jeito alegre de levar a vida. A campanha contava com um filme e uma coleção de pôsteres com ícones do Brasil. O filme mostrava um casal que ia calçando sandálias com modelos e cores diferenciadas ao som do samba e da MPB (Música Popular Brasileira). As sandálias no chão lembravam passos de danças e aqueles tutoriais de dança, onde pés desenhados no solo indicavam como se deve movimentar-se.
Já os pôsteres apresentavam layout, fonte e design baseados na década de 1960, quando as sandálias foram criadas. As ilustrações coloridas traziam o que há de melhor no Brasil - praia, carnaval, samba, futebol, capoeira, fauna, flora - além de enaltecer pontos turísticos cariocas, como o Pão de Açúcar, as praias e a Lapa.
A identidade visual da marca passou por apenas uma sutil remodelação ao longo dos anos. Isto aconteceu em 2001, quando o logotipo apresentou uma tipografia de letra ligeiramente alterada.
A marca utiliza logotipos secundários, incluindo a popular versão oval, como mostra a imagem abaixo.
Para ambientes digitais, a marca Havaianas ainda utiliza em sua comunicação logotipos cujos símbolos são as próprias sandálias.
Original do Brasil desde 1962. (2016)
Havaianas, todo mundo usa. (1994)
Diga-me com quem andas. (1973)
Legítimas, só as Havaianas. (1970)
Havaianas. As Legítimas. (1970)
As legítimas, recuse imitação. (1970)
A grande sandália. (década de 1970)
Não deforma, não tem cheiro, não solta as tiras. (1965)
Havaianas, o andar mais confortável do mundo. (década de 1960)
● Origem: Brasil
● Lançamento: 14 de junho de 1962
● Criador: São Paulo Alpargatas S.A.
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Alpargatas S.A.
● Capital aberto: Não
● CEO: Roberto Funari
● Faturamento: R$ 3.9 bilhões (2021)
● Lucro: Não divulgado
● Valor da marca: R$ 860 milhões (2021)
● Lojas: 965
● Presença global: 130 países
● Presença no Brasil: Sim
● Maiores mercados: Brasil, Europa, Estados Unidos e China
● Segmento: Calçados
● Principais produtos: Sandálias, calçados, meias e bolsas
● Ícones: As próprias sandálias
● Slogan: Todo mundo usa.
● Website: www.havaianas.com.br
O valor
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca Havaianas está avaliada em R$ 860 milhões, ocupando a posição de número 18 no ranking das marcas mais valiosas do Brasil em 2021.
A marca no mundo
Líder de mercado no segmento de sandálias de borracha no mercado brasileiro, a marca Havaianas comercializa mais de 260 milhões de pares das famosas sandálias (dados de 2021), exportados também para mais de 130 países dos cinco continentes (da França ao Japão, de Honduras ao Congo), podendo ser encontrada em mais de 350 mil pontos de venda somente no Brasil. A marca mantém mais de 965 lojas próprias e franqueadas pelo mundo (522 unidades no Brasil e 443 unidades no exterior), localizadas em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Orlando, Madri, Barcelona, Valência, Roma, Paris e Londres. Com mais de 10 mil pontos de venda no exterior, as exportações chegaram a 31.1 milhões de pares em 2021. Sua linha de produtos inclui, além dos chinelos de borracha, bolsas de lona, toalhas de algodão, chaveiros, pingentes e capas para celulares, meias, óculos, roupas, calçados casuais, tênis, alpargatas e até galochas.
Você sabia?
● A cada três brasileiros, dois em média consomem um par de Havaianas por ano. Desde seu lançamento as sandálias já venderam 4.2 bilhões de pares.
● Somente na fábrica de Campina Grande (Paraíba) são produzidos mais de seis pares de sandálias Havaianas por segundo. A fábrica tem capacidade para fabricar mais de 200 milhões de pares todos os anos.
● No exterior a sandália é chamada de FLIP FLOP HAVAIANAS.
● As Havaianas foram comparadas pelo jornal americano The Wall Street Journal e pela revista inglesa The Independent Review ao Boeing (conheça essa outra história aqui) e ao VW Fusca, produtos que reinventaram suas categorias de mercado.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Vogue, Isto é Dinheiro, Época Negócios, Exame, Embalagem Marca e Veja), jornais (Valor Econômico, O Globo, Meio Mensagem, Folha e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 2/1/2023
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152 comentários:
Como faço para conseguir um patrocínio das Havaianas para uma Festa das Havaianas na minha maternal em Estância Velha - Rio Grande do Sul ?
Existe uma franquia para montar uma lojinha, um patrocínio de uma placa da marca, ou posso simplesmente vender?Roberta-Mutum
Onde encontrar uma franquia para montar uma loja havainas. Ruth Oliveira
Como faço para abrir uma loja Empório Havaianas?? É uma franquia?? Luciana Rosa
O que devo fazer para abrir uma loja com franquia de sandalias Havaianas?
O que devo fazer para abrir uma loja com franquia de sandalias Havaianas?
O que devo fazer para abrir uma loja com franquia de sandalias Havaianas?
na verdade, tenho uma loja estilo boutique e tenho muito interesse em representar sua marca em minha cidade, tanto das que vendem nas franquias da emporio quanto as slim e assim por diante e queria o contato de um dos seus reoresentantes ou uma visita em minha loja.
obrigado
gostaria de abrir uma loja oficial das havainas, e gostaria de saber quais procedimentos tomar?
gostaria de abrir uma loja oficial das havainas, e gostaria de saber quais procedimentos tomar?
sanisales@hotmail.com
Olá..
Por acaso vocês poderiam me informar o e-mail ou telefone da área comercial da havaianas?
Minha faculdade esta desenvolvendo um projeto de marketing e eu gostaria de expor esta marca mas não consigo entrar em contato pelo site oficial.
Obrigada!!
meu e-mail: tamiresmorata@bol.com.br
como devo fazer para abrir uma franquia meu email helmpessoa@yahoo.com.br
Olá,
Sou Brasileira e moro atualmente na Italia, ieri participar de uma feira no mês de Abril, estou precisando saber se´la ja existe representante ou se posso levar as Havaianas daqui, estou precisando de 300 pares de havaianas para essa feira, por favor entem em contato comigo pelo e-mail lei.a.w@hotmail.com
obrigada
Léia farias
Como faço para abrir uma franquia das Havaianas na minha cidade? Quais procedimentos devo tomar. Por favor dê-me uma resposta neste e-mail:: analtasilva@bol.com.br .
Obrigada.
Por favor gostaria de saber como faço para colocar uma loja das Havaianas na minha cidade.Gostaria de saber as informações atreves do meu email tatrlopes@hotmail.com.
Obrigada.
Boa tarde,
estou fazendo um trabalho de Mkt, e gostaria de entrar em contato com o setor comercial, p/ obter algumas informações p/ concluir o mesmo, por fv poderiam me ajudar?
meu e-mail: adrianna.santos@yahoo.com.br
Desde já agradeço,
Adriana
Boa Noite,
Estou fazendo um plano de marketing sobre as Havaianas no MBA.
Tenho que fazer um estudo sobre o SIM (Sistema de Informações de Marketing).
Como posso conseguir essas informações?
email: jsb.saraiva@gmail.com
Desde já agradeço,
Jacqueline
gostaria saber o que e nescesario para abrir uma loja com franquia havaianas.
Como faço para abrir uma loja das Havaianas?
Por favor responder no meu e-mail samantha.ribeiro@vivax.com.br
ESTOU FAZENDO UM TRABALHO SOBRE A MARCA E ESCOLHEMOS HAVAIANAS E GOSTARIA DE MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE A MARCA, ALGUEM PODE ME AJUDAR.
EMAIL: fernandamerces@ig.com.br
Gostaria de um Briefing das Havaianas mais detalhado, pois gosto muito da marca e a escolhi como tema de um trabalho. Sou estudante de Pmkt na Universidade Paulista-Unip. Obrigado !
Dúllia Mara
Olá,
Sou brasileiro, estou indo morar na Itália e pretendo ser um revendedor das HAVAIANAS, como eu faço?
meu e-mail: bgdaquino@bol.com.br
tel. (21) 95002357
gostaria de saber como faço para abrir uma loja das havaianas.
anacompiani@yahoo.com.br
Gostaria de abrir uma franquia das Havaianas no exterior, mais exatamente na Espanha. Quais as principais informações que preciso obter para ter sucesso com o empreendimento? Quanto custa a franquia das Havaianas? Existe algum tipo de facilidade para quem deseja montar uma loja no exterior?
Obrigada
kmamede@hotmail.com
Preciso elaborar um plano de marketing para trabalho escolar, contendo dados sobre macro e micro ambiente, análise perfil do cliente, análise SWOT, estratégia, mix de mkt (4P's) e abertura de uma loja exclusiva Havaianas. Neste último item preciso saber como funciona a criação de lojas Havaianas. É através de representação ou franquia? Desde já agradeço a atenção e colaboração.
Oi,
Como faço para revender as sandalias havaianas, montar um "Emporio das Havaianas"?
Quais normas, qual investimento minimo? Por favor responder no email: monnyvs@hotmail.com
Desde ja, muito obrigada.
Mônica Vieira
Oi meu nome é michele e estou interessada em abrir uma loja somente com havaianas na minha cidade, Brusque, SC. Gostaria de receber mais informações, se possível, sobre o que seria necessário para a abertura.
Aguardo uma resposta.
Oi,
meu nome é Eliene e quero abrir uma loja exclusiva / franqueada das Havaianas em minha cidade . Como faço? Aguardo resposta no e-mail eliene.li@hotmail.com
Como abrir uma loja das Havaianas???
É necessário franquia???
Oi meu nome é silvia,gostaria de abrir uma loja oficial das havainas, e gostaria de saber quais procedimentos a tomar? e o custo mas ou menos.
Pessoal, por favor, eu peço de coração, por favor, entendam que este site NÃO é da Havaianas, portanto, aqui não é o lugar mais apropriado para sanar essas dúvidas!!
Meu Deus, toda marca que eu procuro entender melhor acontece a mesma palhaçada...
Vcs estão de brincadeira né?????
gostaria de montar uma loja das havaianas, como fazer?
Como faço pra montar um empório, gostaria muito de saber...
meu e-mail: nalpcp@hotmail.com
Como faço para abrir uma franquia das Havaianas na minha cidade? Quais procedimentos devo tomar. Por favor dê-me uma resposta neste email:
greidinha26@hotmail.com
obrigada
Como faço para abrir uma franquia das Havaianas na minha cidade? Quais procedimentos devo tomar. Por favor dê-me uma resposta neste email:
biousinas@yahoo.com.br
Grata
Como faço para abrir uma franquia das Havaianas na minha cidade? Quais procedimentos devo tomar. Por favor dê-me uma resposta neste email: daianabrolo@gmail.com
meu nome é PAULO PRADO,gostaria de abrir uma loja oficial das havaianas,solicito informações a respeito como devo proceder inicialmente,esta loja ira trabalhar exclusivamente produtos das havaianas. A sede sera em recife gostaria de saber capital inicial necessario. pode enviar resp via email.certos de sua atenção agradeço antecipadamente. paulosprado@yahoo.com.br tel 8197136267 81 86597050 81 30611582.
Oi,
Como faço para revender as sandalias havaianas, montar um "Emporio das Havaianas"?
Quais normas, qual investimento minimo? Por favor responder no email: sirleneprivado@hotmail.com
Desde ja, muito obrigada.
sirlene privado
Oi, meu nome é Daiane, moro em Guaraí - TO, e gostaria de saber se posso abrir uma franquia ou representação das havainas aqui minha cidade, qual o investimento, as normas, quais os procedimentos que tenho que ter.(se possível responda no e-mail daiane.alberton@hotmail.com
Preciso comprar 150 pares de havaianas para o dia dos pais .Para um evento escolar
mande-me o orçamento
Bom dia.
Somos da loja HSPACE, a primeira loja-franquia especializada em sandálias e acessórios customizados.
Estamos iniciando o processo de expansão da rede, e iremos selecionar canditados a franqueado em diversas regiões do país. Caso tenham interesse em participar da selecão ou saber os custos e outros aspectos financeiros (prazo de retorno, lucratividade, mark-up, etc) para abrir uma franquia HSPACE, enviem um e-mail para: franquia@lojahspace.com.br
Obrigado
Bons negócios.
Franquia HSPACE
Atualmente estamos entre os cinco maiores distribuidores de havaianas do Brasil.Atendemos aos seguintes estados : São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, entre outras localidades.Orientamos e damos todo o suporte para que voce monte sua loja ou quiosque de havaianas.Além disso, atendemos a diversos segmentos do mercado, tais como: boutiques, magazines, perfumarias, farmácias, etc. Mantemos grande estoque de toda a linha liberada para os distribuidores regiopnais (aproximadamente 45 modelos e todas as suas variações);trabalhamos no sistema de pronta-entrega (06 dias úteis);na prestação de serviço, treinamos seus funcionários e orientamos quanto a melhor colocação do produto em seu comércio; garantimos entrega durante o ano todo. Agende uma visita : 11-3294-7154 ou 11-8922-0750
Oi, sou de Recife- Pernambuco, estou fazendo um trabalho sobre as Havaianas, e queria mais informações sobres elas. Gostaria de saber também, como faço para coseguir patrocínio para o meu trabalho.
Desde já obrigada.
Gostaria de abrir uma franquia das lojas havaianas em minha cidade. Como faço para obter informações a respeito? Obrigada Julia
POVO BURRO DO CACETE!
vai procurar a franquia do cu da mãe de vocês!
aqui é só informação
O anônimo que disse POVO BURRO DO CACETE, quando escreveu, devia estar se olhando no espelho, e provavelmente, DEVE TER SIDO EDUCADO NOS MELHORES ESTÁBULOS FRANCESES.
"SE ORIENTE RAPAZ" (este é um recadinho do AGUAS CALIENTES).
A Luz, a Educação, a Amorosidade, a Delicadeza não são para qualquer um; apesar disso ...
Olá, meu nome é Carine gostaria de ssaber quais seriam seus maiores concorrentes no mercado nacional e internacional.
Obrigada pela atenção.
O questionamento acima é para a realização de trabalho de faculdade.
Carine
Boa Tarde!!!
No mercado interno existem alguns concorrentes :
Grendene (com a marca Ipanema)
Grupo Bopil (com a marca Ballina}
Cariris
Tio Tio
Cia Summer(antiga Bahianas)
Macarena
Sands
Entretanto, como voce disse "maiores" concorrentes, o único, é a Grendene (mesmo assim, a linha Ipanema, é fabricada a partir do plástico, a Havaianas, é fabricada com borracha.
Quanto ao mercado internacional, acho difícil algum fabricante concorrer com a marca havaianas, visto que as exportações crescem todo ano.(isto não quer dizer que não exista)
A TODOS OS INTERESSADOS EM MONTAR LOJAS OU QUIOSQUES HAVAIANAS
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Muitas empresas anunciam que comercializam havaianas, entretanto, poucas são especialistas na área, e podem ter certeza, esse ponto é primordial.
Embora a nomeação oficial seja recente, atuamos com a marca há muitos anos, tanto que hoje, no que diz respeito a mix da linha somos o maior do Brasil, e no que diz respeito a volume, provavelmente, somos o segundo.
Vejamos alguns pontos que nos colocam nestas posições :
1. Mantemos estoque de toda a linha liberada para os Distribuidores regionais, o que gira em torno de 30 modelos, por exemplo:
Havaianas High Light, High Look, High metalic, High Flowers, Slim Butterfly, Slim Season, Flash Tresse, Sunny, Wave, Candies, entre outros.
2. Trabalhamos no sistema de pronta-entrega, ou seja, em cinco dias úteis, seu pedido será entregue.
3. Dentro de toda a linha, abrimos grade, ou seja, voce pede os numeros que desejar, em 47(quarenta e sete) variações.
4. Garantimos o fornecimento de toda a linha durante o ano todo.
5. Fornecemos todo material necessário para que voce monte sua loja ou quiosque, tais como : display, ganchos, material de propaganda.
6. Treinamos seus funcionários.
7. Acompanhamos a venda em seu comércio no que diz respeito a modelos, cores, grades, o que faz com que possamos garantir 100% do giro dos modelos que colocamos.
8. Realizamos visita quinzenal, o que lhe proporciona maior giro e atualização dos modelos.
9. Logisticamente, contamos com uma grande frota de veículos e pessoal, o que faz com que nossa entrega seja ágil e eficiente garantindo seu faturamento.
10.Contamos com apoio integral do fabricante.
Marque uma visita através do e-mail chagasrepresentacoes@hotmail.com ou através dos telefones 11-3294-7154 ou 11-8922-0750.
PS: atendemos as seguintes regiões : São Paulo capital e grande São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná.
Escrito
Como faço para abrir uma loja/franquia das Havaianas na minha cidade? Quais procedimentos devo tomar. Por favor dê-me uma resposta neste e-mail : patriciacossermelli@hotmail.com
Gostaria de obter todas as informações necessárias para montar uma franquia exclusiva em minha cidade Araguaína Tocantins, aguardo a resposta obrigado.
carlosgabrielassis@bol.com.br
Quero abbrir uma franqui e ja sei que preciso do atendimento de um representante como eu faço pra ter acesso aos representatnes do estas=do de são paulo interior agraudo email de algué que saiba me informar isso e-mail elizmeiga@yahoo.com.br
desde de ja agradeço
OI TENHO UMA BAZAR INFORMAL, TRABALHO POR CONTA PROPRIA E MEUS CLIENTES NAO ABREM MAO DAS HAVAIAN
AS, EU AS VENDO, MAS NÃO TENHO UM LUCRO SIGNIFICATIVO,POIS JA COMPRO CARO, PRECISO SABER DE UMA PRONTA ENTREGA DE VOCES AQUI NO RIO OU EM CAXIAS. POR FAVOR ME MANDE O ENDEREÇO.
OI TENHO UMA BAZAR INFORMAL, TRABALHO POR CONTA PROPRIA E MEUS CLIENTES NAO ABREM MAO DAS HAVAIAN
AS, EU AS VENDO, MAS NÃO TENHO UM LUCRO SIGNIFICATIVO,POIS JA COMPRO CARO, PRECISO SABER DE UMA PRONTA ENTREGA DE VOCES AQUI NO RIO OU EM CAXIAS. POR FAVOR ME MANDE O ENDEREÇO.
Como faço para abrir uma loja das Havaianas na minha cidade?
Obrigada, aguardo retorno.
gostaria de abrir uma loja de havaianas na minha cidade, como faço?
Adrivan Resende:
Gostaria de abrir uma franquia das lojas havaianas Qual o prosedimento? Como faço para obter informações a respeito? O que devo fazer?.
Gostaria de abrir uma franquia das Havaianas em Belo Horizonte. Qual o procedimento, qual o custo inicial. Gostaria de informações detalhadas. Obrigada! virginiavalentim@gmail.com
Qual o procedimento para montar uma loja das sandalias Havaianas o que devo fazer?
Ola, gostaria de recer algum material se possivel sobre a história da marca do produto as estrategias de mkt utilizadas para o grande sucesso da havaianas, pois estoua querendo fazer meu tcc sobre a historia de sucesso da havaianas.
meu e-mail luiz_car_@hotmail.com
grato.
Olá sou do RJ e gostaria de saber como faço para abrir uma franquia da Havaina no meu bairo , Irajá . Me de uma ajuda de todos os procedimentos , de todos os passos que devo dar . Desde já obrigada ,
Camila
camilaguidorni@bol.com.br
Gostaria de abrir uma franquia das Havaianas em Paulista PE. Qual o procedimento, qual o custo inicial. Gostaria de informações detalhadas. diclecia_nunes@hotmail.com
Como faco para abrir uma loja Havainas nos USA? Eh uma franquia?
Eu, Scarlath, e Lana temos vontade de abrir uma loja exclusiva de havainas aqui em Natal (nosso estado. Enviei um e-mail para um gerente de vendas de vcs, mas não tive retorno. tentei contato também com a loja Sandanas, mas também não obtive sucesso. E agora, tou tentando com vcs.Até um telefone informado já poderá me ajudar. Obrigada.
Eu sou brasileira mas moro em Vientiane Laos e gostaria de saber como posso ser representante das sandalias Havaianas ou entao ter uma loja ou um quiosque! Com quem eu posso me reportar??
Eu agradeço a resposta
olá Meu nome é Aline, e estou fazendo um trabalho de mkt,e estou precisando de ajuda, para fazer esse trabalho de mkt, por ser uma marca há tempo np mercado, estou com dificuldades, que tiver informações por favor enviar, para dadaia2006@yahoo.com.br.
mas preciso que seja meio urgente pq o trabalho ja é nestw mês, por favor.
Aline Daiane
na verdade so qro dizer q adoro havainas, afinal eu coleciono ...
Queria saber o que é necessário pra abrir uma loja da marca HAVAINAS na minha cidade.
Se puder me mandar uma resposta o mais rápido possível,fico agradecida.
gabyzinha_16@hotmaikl.com
Boa noite, sou Aline estudante de marketing estou fazendo um trabalho sobre as Havaianas e preciso de material falando sobre SWOT DAS HAVAIANAS por favor me ajudem. Obrigada Aline
marektingaline@yahoo.com.br
gostaria de montar uma franquia das sandálias havaianas, mande-me resposta o mais rápido possível !?
Renata
Ouu sou apaixonada por havaianas, vou casar e meu casamento vai ser estilo havaiano , e como lembrancinhas de casamento gostaria de presentar os convidados com um par de havaianas, gostaria de encontrar a preço de fábrica, bem mais barato q o normal...quero resposta e o tel pra contato com vcs.Meu email: helnaeneassis@hotmail.com.
Grata.
By Helnaene
BOM DIA!!
ESTOU FAZENDO UM TRABALHO DE MERCADOLOGIA EM RP (DISCIPLINA DE RELAÇÕES PÚBLICAS)SOBRE POSICIONAMENTO, GOSTARIA QUE ME ENVIASSEM MATERIAIS SOBRE O POSIONAMENTO DA MARCA HAVAIANAS. ME IDENTIFICO MUITO COM ESSA MARCA!!! DESDE JÁ AGRADEÇO!!!
EDNA CECHIN
UCS - UINIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
CAXIAS DO SUL - RS
DETALHE SE POSSÍVEL MANDAR ATÉ SEXTA FEIRA!!!
OBRIGADA!!
EDNA CECHIN
UCS - UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
CAXIAS DO SUL - RS
Olá, gostaria de receber informações sobre como abrir uma franquia com a marca Havaianas.. Aguardo retorno no e-mail: batioo@gmail.com
Flávio
Olá, Boa noite!
Tenho interesse de receber informações sobre como abrir uma franquia com a marca Havaianas.. Aguardo retorno no e-mail: machado.iva@gmail.com.
Obrigada
Como faço para abrir uma loja/franquia das Havaianas moro em Manaus Amazonas ? Quais procedimentos devo tomar? Por favor dê-me uma resposta neste e-mail aguiarafaela@hotmail.com
Desde ja Agradeço
gostaria de saber como faço pra abrir uma loja de revendas havaianas na minha cidade e onde encontro um fornecedor .. gostaria tabem de saber preços e com quem falo pra ficar mais atualizado sobre a marca ... obrigado...
albertqualquer coisa e so entrar em contato nesse e-mail netto_950@hotmail.com
Olá, Boa noite!
Tenho interesse de receber informações sobre como abrir uma franquia com a marca Havaianas.. Aguardo retorno no e-mail:
cris@sorrisototal.com.br
Olá Meu nome é Dayane, estou fazendo uma pesquisa, pois quero abrir uma loja e pensei em revender havaianas.Quero saber o que preciso para abrir uma loja especializada em havaianas?O meu e-mail de contato é dayane_oliver@hotmail.com
Desde já agradeço.
Gostaria de saber como faço para montar uma franquia das havaianas?
Meu e-mail é isistaguiar@hotmail.com
Obrigada
Como faço para abrir uma franquia das Havaianas???Fico aguardando resposta.Gostaria de abrir no Rio de Janeiro.
Obrigada.
Meu email:
clfmrabello@hotmail.com
Gostaria de saber como faço para montar uma franquia das havaianas?
Meu e-mail é tafarel_sam@hotmail.com
Desde já agradeço.
Gostaria de obter informações de quais procedimentos tenho que tomar para abrir uma loja das sandálias havaianas.
Quero obter informções de franquias dos quioskes de venda das Havainas, pois tenho muito interesse em abrir um, por favor se puderem me passar alguma informação ficarei grato
ramamaro@gmail.com
Oi meu nome é João Paulo, estou interessado em abrir uma loja somente com havaianas na minha cidade. Gostaria de receber mais informações, se possível, sobre o que seria necessário para a abertura.
Aguardo uma resposta.
Grato.
Oi, gostaria de saber quais são os procedimentos para abrir uma franquia da havaianas na minha cidade?
Favor mandar as informações para o meu email, sn_cleverton@yahoo.com.br.
Grato.
como faço p comprar havaianas p apliques e revender em mha loja?
meu email:carlinhasutilctba@hotmail.com
Trabalho com sandálias havaianas faço delas customizadas e bordadas tenho 160 modelos +compro elas muito cara $ 11,99 .
O q quero é saber onde comprar grande quantidade por um bom preço pra revender.
desde já muito obrigado
olá gostaria e saber informações para abrir um franquia da loja HAVAIANAS, ulagum tel. ou site para que possa ter mais informações ....
Ricardo Souza
ricckdekastro@hotmail.com
8535-0869
ola ,eu moro em Cuiaba -Mt e gostaria de saber quais os procedimentos para abrir uma franquia da havaianas aqui em Cuiaba, ja tentei mandar e-mail pra voces mas nao recebi a resposta ainda, por favor responda o mais rapido que puderem pois estou muito enteressada
grata
kalliandra nunes dutra
kaliandra_18@hotmail.com
Como faço para abrir uma franquia das Havaianas na minha cidade? Quais procedimentos devo tomar. Por favor dê-me uma resposta neste email:
dj.eberty@hotmail.com
ola, gostaria de saber como consigo ter uma franquia das havaianas em minha cidade?
meu e-mail é:
flaviadelucio@ig.com.br
Gostaria de informações de como abrir uma loja das havainas na minha cidade... Aguardo resposta no e-mail: elivitor1@hotmail.com
gostaria de saber com quem eu falo pra abrir uma franquia qui em RECIFE/PE...?
att.: Vanda Carneiro
vanda.g3@hotmail.com
comop faço para comprar havaianas mais barato para revender
nayrison.felipe@gmail.com
Boa tarde, assim como os demais gostaria de informações sobre procedimentos para abrir uma loja havaianas.Se possivel favor mandar para eduardonavarini@hotmail.com
Gostaria de saber como faço para abrir uma loja de revenda de havaianas... marianojunior26@gmail.com obrigado !!!
Tenho duas paixões materiais na vida: perfume francês e HAVAIANAS.
gOSTARIA DE SABER COMO MONO UMA FRANQUIA DA HAVAIANA
cOMO MONTO UMA FRANQUIA DAS HAVAIANAS?
GBEGOTG@BOL.COM.BR
Boa tarde, assim como os demais gostaria de informações sobre procedimentos para abrir uma loja havaianas.Se possivel favor mandar para kelyanequeiroga@gmail.com
Oi meu nome é Helena sou de Mafra Santa Catarina eu e minha mãe fazemos havaianas bordadas e gostariamos de saber como fazemos para comprar havaianas direto de fabrica? Agradecida.
O que devo fazer para abrir uma franquia de sandalias Havaianas?
Boa noite,
Estou interessado em montar uma loja Havaianas. Favor enviar mais informações para joao.nascimento@mpsa.com
Grato,
João Carlos Nascimento
Olá!! Sou muito fã das sandálias Havaianas e quero muito abrir meu próprio negócio.Gostaria de saber o que é necessário para abrir uma loja com franquia Havaianas?
Para mim seria perfeito poder unir o útil ao extremamente agradável.
Segue o meu e-mail para as info's sobre a franquia: monemanu80@yahoo.com.br
Grata, desde já.
Estou interessado em montar uma loja oficial da Havaianas.Como faco? Favor me mandar informaçoes a respeito da franquia, se for possivel.
Grato
henriquepeccihp@hotmail.com
Olá !
queria montar um loja oficial das Havainas,como devo proceder ?
Grata.
lalisoares_gomes@hotmail.com
Ola!!
Gostaria de saber sobre a franquia da Havaianas.
Obrigada
Marina
Bom Dia,
Eu gostaria de abrir uma loja de havaianas aqui em Lyon-França e gostaria de saber o contato de onde eu posso comprar em atacado.
Favor escrever para
laurinhaemparis@hotmail.com
Olá, Gostaria estou interessado em montar uma loja oficial da Havaianas, qual é o procedimento?
e-mail: marcopolo.mpvt@gmail.com
Muito obrigado
Oi! Gostaria de obter informações sobre como abrir uma loja Havaianas.Existe uma franquia realmente? Como devo proceder? Vocês são distribuidores ou também dão suporte técnico para lojistas? Qual é o investimento e qual o seria o retorno estimado? Se puderem responder às minhas dúvidas ficarei muito agradecida. Necessito com certa Urgência
Boa noite.
Estou intereçada em abrir uma loja com produtos havaianas, gostaria de informações.
elenthais@gmail.com
Grata.
Elen
Olá como vai!Como faço para adiguirir uma franquia das havaiana,em Brasília.
Luciano_ferreirarocha@yahoo.com.br
OLÁ, ME NOME É AMANDA E QUERO AQUI EXPRESSAR O MEU AMOR POR AS HAVAIANAS, SOU APAIXONADA POR AS SANDALIAS E MEU SONHO E TER UMA COLEÇÃO DELAS E POR ISSO TENHO DUAS PERGUNTAS A FAZER:
POSSO COMPRAR DIRETAMENTE COM A FABRICA COM ALGUM DESCONTO? E SE EXISTEM MODELOS EXCLUSIVOS OU FORA DE SERIES DE FABRICAÇÃO, COMO SE FOSSEM PARA COLECIONADORES? AGUARDO ANCIOSAMENTE RESPOSTAS.
acabei de mandar meu comentario, mas esqueci de colocar meu imal, é colinmarcenaria@yahoo.com.br
Amanda. Itapecerica da Serra.
Olá,
Sou brasileira, estou morando na Australia, eu gostaria ser um revendedor das HAVAIANAS, como eu devo proceder?
Agradeco a atencao!
Att Flavia
e-mail: flavia_costa07@hotmail.com
nossa gostei muito ,me ajudou bastante,,bjs
Cris
Boa noite.
estou fazendo um trabalho para a faculdade, de publicidade e propaganda e gostaria de saber se vc pode me mandar todo o material que tiver para mim! Agradeço desde já a sua ajuda! (marcela.vuolo@gmail.com)
beijos
Olá, estou fazendo um trabalho da origem das havaianas.Apraveitando pra lamentar o prapaganda que foi tirada da tv!!! bjss!
Parabéns pelo artigo, completamente transparente, aliás mto fácil qd se fala em uma empresa tão cristalinda qt a havaianas...
Amei seu post...
Olá, meu nome é Thamiris, tenho 18 anos.
Estou fazendo um trabalho de marketing e tenho como tema lojas havaianas.
Gostaria de obter mais informações sobre o seu tipo de midia e marketing.
Peço sua colaboração.
Desde já agradeço a atenção.
Obrigada.
E-mail: thamirisabreu.silva@yahoo.com.br
Oi achei bastante interessante o q li...
Gostaria de saber como faço para revender?
aguardo respostas
alynejcsouza_@hotmail.com
bom dia, gostaria de saber como faço para colocar uma loja das Havaianas na minha cidade.Gostaria de saber as informações atreves do meu email dieguiiim@hotmail.com.
Obrigada.
o que devo fazer para abrir uma loja de havaianas?
Olá, meu nome é Daiane, tenho 19 anos.
Estou fazendo um trabalho de marketing e tenho como tema lojas havaianas.
Gostaria de obter mais informações sobre o cicli de vida da havaianas nos ultimos tres anos,e um grafico com o historico de vendas da havaianas.
Peço sua colaboração. URGENTEEE!
Desde já agradeço a atenção.
Obrigada.
E-mail: Daianeee_cristina@hotmail.com
Leia mais: http://mundodasmarcas.blogspot.com/2006/05/havaianas-as-legtimas.html#ixzz0mbyH6fzO
ola sou de foz do iguaçu gostaria de saber como faço para comprar direto da fabrica pois faço sandálias customizadas meu email é fa-ferreira16@hotmail.com,obrigado.
Ola, sou de São João de Meriti, estou fazendo um trabalho de Comportamento do Consumidor. Gostaria de saber o Histórico da Empresa e da marca;
AnaliseA estratégia de mercado;
OS 2 principais concorrentes e os tributos da matriz;
um modelo de comportamento de compra do consumidor analisando as influências para o consumo do produto;
o consumidor primario e secund, os paeis de compra(iniciador, influenciador, decisor, comprador e usuario) para o produto.
Se puderem me ajudar fico muito agradecido.
sandersantosbaptista@yahoo.com.br
sander-o-preto@hotmail.com
Gostaria de saber como faço para revender havaianas na minha cidade que é Bauru, interior de SP?
Gostaria de abrir uma loja exclusiva da Havaianas na minha cidade, como devo proceder?
camilacampos05@gmail.com
Olá
Faço faculdade na Anhanguera e estou fazendo meu TCC sobre a importância da propaganda para o fortalecimento da marca e meu estudo de caso será a Havainas!!!! Gostaria que disponibilizassem todo o material possível sobre a empresa!!!
Desde já agradeço!!!
Amanda.
I want to have a franchise store (the kiosk) in various countries in Central America. How much it cost? What should I do to have one?
Please contact me at bettinaayala@yahoo.com
Falo português só que a minha escritura não é muito boa... obrigada
Sou estudante do curso de Administração e tenho interesse na abertura de uma franquia da Havaianas. Para tanto, resolvi fazer meu TCC, que trata-se de um plano de negócios, sobre o assunto. Estudando dados, pesquisa de mercados, valores de investimento etc.]
Já enviei alguns e-mails pelo site da marca mas não obtive nenhuma resposta.
Será que vcs teriam materiais para me ajudar?
Desde já agradeço!
Sabrina Araujo
Como faço para abrir uma loja de havaianas aqui na minha cidade...
Meu povo deixem de ser preguicosos leiam com atenção os comentários,o rapaz ja explicou como faz pra ter uma franquia e vcs ao inves de ler ficao colocando msn e talz,e brinde ou patrocio pra trabalho de facu acho q nao rola so aki vi umas 40 pessoas pedindo.Outras informações e so ir no site da havaianas,e antes q perguntem e so por no google. E parabéns pela materia super legal ja tinha olhado o site mas e sempre bom saber mais. Parabéns
Oi meu nome e Nilza moro na New Zealand e que representar as havaianas, quero saber os precos para conprar em atacado e qual e mimo de compras. Mew email e nilzagomes1@hotmail.com tel e 006402102347732 Obrigado.
Bom Dia... vou fazer um seminário sobre as Havainas.. E gostaria de saber sobre a empresa..desde qdo a empresa começou...na verdade ( Recursos, dificuldades, tecnologias, concorrentes), os pontos fortes e fracos...
O meu trabalho é Planej. Empresarial e Empreendedorismo!!!
Se puderem me ajudar.. agradeço desde já. Ah! este é meu e mail alexabueno14@hotmail.com
Oi,
Como faço para revender as sandalias havaianas,
Quais normas, qual investimento minimo? Por favor responder no email: fernandagquaresma@gmail.com
Desde ja, muito obrigada.
Fernanda Quaresma
Olá! Sou do Rio de Janeiro, gostaria de saber como faço pra entrar em contato com alguém ou alguma venda autoriza para revenda de havaianas.
Desde já obrigado.
email: washingtonluizb@hotmail.com
ola gostaria de receber informacoes gerais para montar uma loja havaianas em portugal pt.
entre encontacto por favor.
claudinhafaleiros@hotmail.com
Olá, sou estudante de Propaganda e Marketing, e estou elaborando um trabalho sobre estrátegia de mídia. Preciso de informações sobre a linha Soul Collection em lojas da região metropolitana e grande ABC, que tenham grande volume de vendas.
letpiazza@gmail.com
Grata, Letizia.
gostaria de abrir uma loja oficial das havainas, e gostaria de saber quais procedimentos tomar?
d.anillo18@hotmail.com
danillo
Ola gostaria de saber como eu faço para montar uma loja só de havaianas.Se possível responder por e-mail;psgiardino@yahoo.com.br
quais percentuais de participação no mercado brasileiro ou mundial dos concorrentes diretos do produto havaianas
Parabéns pela matéria, ficou maravilhosa. Gostaria de saber onde posso comprar sandálias havaianas por atacado, pois trabalho com bordados sobre elas. Moro em Belém do Pará e estou eontrando muita dificuldade para encontrar aqui. Muito obrigada pela atenção. Ah não esquecedo eu sou fã de carteirinha das havaianas, tenho uma de cada modelo, e de cada cor também.
Olá!! sou estudante do curso de administração e to fazendo um trabalho q engloba passo-a-passo para abrir uma franquia. Vcs poderiam me fornecer os processos de vcs para ser um Franqueado das loja HAVAIANAS? Assim como as estratégias de marketing utilizado.
Obrigada pela atenção.
Tatiana
tata25@gmail.com
Sou estudante de comercio exterior, nos EUA, estou fazendo um trabalho sobre a marca havaianas. Preciso saber mais sobre diferenciais da marca, se possivel me envie algo.
claudiobisado@hotmail.com
desculpe,isto não é um comentário, mas preciso saber onde comprar havaianas a preço de custo, pois estou montando uma loja de revenda. muito obrigado! gpteixeira42@gmail.com
Adorei esse artigo.
Poderia receber mais informacoes?
tederdas@hotmail.com
Obrigado
Poxa cara tambem nao precisa ser assim pelomenos use a sua educaçao que voce deve ter esquecido no armario
A pessoa coloca uma informação como essa abaixo e posta como anonimo...se é um trabalho pq não se identificou?
A TODOS OS INTERESSADOS EM MONTAR LOJAS OU QUIOSQUES HAVAIANAS
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Muitas empresas anunciam que comercializam havaianas, entretanto, poucas são especialistas na área, e podem ter certeza, esse ponto é primordial.
Embora a nomeação oficial seja recente, atuamos com a marca há muitos anos, tanto que hoje, no que diz respeito a mix da linha somos o maior do Brasil, e no que diz respeito a volume, provavelmente, somos o segundo.
Vejamos alguns pontos que nos colocam nestas posições :
1. Mantemos estoque de toda a linha liberada para os Distribuidores regionais, o que gira em torno de 30 modelos, por exemplo:
Havaianas High Light, High Look, High metalic, High Flowers, Slim Butterfly, Slim Season, Flash Tresse, Sunny, Wave, Candies, entre outros.
2. Trabalhamos no sistema de pronta-entrega, ou seja, em cinco dias úteis, seu pedido será entregue.
3. Dentro de toda a linha, abrimos grade, ou seja, voce pede os numeros que desejar, em 47(quarenta e sete) variações.
4. Garantimos o fornecimento de toda a linha durante o ano todo.
5. Fornecemos todo material necessário para que voce monte sua loja ou quiosque, tais como : display, ganchos, material de propaganda.
6. Treinamos seus funcionários.
7. Acompanhamos a venda em seu comércio no que diz respeito a modelos, cores, grades, o que faz com que possamos garantir 100% do giro dos modelos que colocamos.
8. Realizamos visita quinzenal, o que lhe proporciona maior giro e atualização dos modelos.
9. Logisticamente, contamos com uma grande frota de veículos e pessoal, o que faz com que nossa entrega seja ágil e eficiente garantindo seu faturamento.
10.Contamos com apoio integral do fabricante.
Marque uma visita através do e-mail chagasrepresentacoes@hotmail.com ou através dos telefones 11-3294-7154 ou 11-8922-0750.
PS: atendemos as seguintes regiões : São Paulo capital e grande São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná.
Escrito
5:37 AM
Muito bom!!!
Gostaria de saber se vcs não tem a foto das primeiras havaianas .
Eu usei quando criança uma que enfiava o pé todo não era de dedo.e não vejo a foto dela no Google.por volta de 1965 em diante.
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