14.5.06

RALPH LAUREN


Suas roupas e acessórios combinam o estilo clássico e sofisticado com o despojado e esportivo, em uma moderna interpretação americana da moda. E em sua grande maioria carregam um símbolo de puro status: um jogador de pólo montado em seu cavalo. Das roupas à decoração de interiores, a assinatura de RALPH LAUREN sempre garante, mais do que moda, um estilo de vida sofisticado, que explora a combinação da atitude americana, urbana e confiante, com a clássica elegância britânica. 

A história 
O ano era de 1964. As gravatas eram estreitas e o jovem Ralph Lauren (imagem abaixo) chamava a atenção pelas quais usava, que tinham 10 centímetros de largura e eram mais coloridas. Algumas lojas se interessaram pela novidade e ele, que não era um designer, mas tinha ótimas ideias, conseguiu convencer seu empregador a produzir algumas gravatas mais largas. Passo a passo, os pedidos foram aumentando: as gravatas, em seda italiana e feitas à mão, custavam o dobro das outras, mas vendiam sem parar. Porém, quando uma nova administração encarregou-se dos negócios da empresa, a invenção de Ralph foi descartada. Foi então que ele se transferiu para uma empresa maior, a Beau Brumell, também de moda masculina, que decidiu criar uma marca para suas gravatas. Inspirado na sofisticação do jogo de pólo a cavalo, Lauren criou uma coleção de gravatas listradas, a qual nomeou POLO. O nome derivava de um esporte que simbolizava um universo de estilo clássico e elegância discreta, principais virtudes da marca.
  

A sofisticação, na verdade, sempre fora a sua meta. Desde adolescente ele admirava a elegância natural do duque de Windsor, dos atores Cary Grant e Fred Astaire e da atriz Greta Garbo, pessoas que não precisavam exibir etiquetas para se destacarem. E quando viu que as portas do mundo da moda se abriam para ele, decidiu que suas peças seriam, antes de tudo, sofisticadas. Com ajuda financeira de Norman Hilton, um costureiro de Manhattan, que lhe emprestou US$ 50 mil, Lauren fundou sua grife em 1967 com o nome de POLO FASHIONS, inicialmente produzindo e vendendo apenas gravatas. Não demorou muito, já em 1968, ele resolveu começar a produzir sua primeira linha de roupas masculinas, com os ombros naturais no estilo Ivy League (que define o estilo de se vestir de alunos de um grupo de tradicionais universidades americanas como Yale, Columbia, Princeton, Brown, Harvard, entre outras), vendidas em pequenas lojas de Nova York. Clássica, mas contemporânea, a coleção foi um verdadeiro sucesso entre os americanos.
   

Em 1969, já com o nome POLO RALPH LAUREN, a marca inaugurou uma loja (na verdade um espaço de exposição) dentro da luxuosa loja de departamento Bloomingdale’s (conheça essa outra história aqui). Em 1970, ele recebeu seu primeiro prêmio Coty, um dos mais importantes da moda americana por sua coleção masculina. A conquista fez com que seu nome se tornasse popular e famoso no universo da moda americana. No ano seguinte ele revolucionou a moda ao lançar uma linha de ternos femininos com alfaiataria clássica masculina. Além disso, foi a primeira vez que o logotipo da marca apareceu nas peças de Lauren. Foi também 1971 que a marca lançou suas primeiras peças femininas (camisas sociais), que pela primeira vez ostentavam o icônico símbolo do jogador de pólo montado em seu cavalo bordado. Mas, desta vez, a reação não foi boa - tudo era lindo, mas parecia uma versão feminina das peças masculinas. Além disso, a primeira loja da marca foi inaugurada na sofisticada Rodeo Drive em Beverly Hills, tornando Ralph Lauren o primeiro estilista americano a abrir uma loja própria. Na loja que inicialmente vendia roupas masculinas, tudo era exposto com muito luxo e requinte.
   

Em 1972, a famosa camisa pólo de dois botões, confeccionada em malha pique e oferecida em 24 cores vivas e diferentes, carregava bordada no peito o pequeno jogador de pólo montado em seu cavalo. A campanha publicitária “Every team has its color - Polo has 24” (algo como “Todo time tem sua cor - Pólo tem 24”) foi lançada nessa mesma época com extremo sucesso. Rapidamente a camisa pólo se tornou um clássico americano (e da marca) e mania mundial, responsável por tornar o pequeno cavalo em símbolo de reconhecimento da RALPH LAUREN. Afinal, nenhuma outra camisa conseguiu conjugar tão bem qualidade e variedade, sendo presença constante no guarda-roupa do homem sofisticado, de bom gosto e moderno. Ainda neste ano, a marca lançou sua primeira coleção feminina completa, composta por suéteres Fair Isle, saias pregueadas, camisas sem gola, vestidos de veludo com gola de renda, calças e saias de flanela, inspirado nos trajes ingleses de montaria.
   

A marca se tornou conhecida em todo o mundo pela sofisticação de seus produtos, mas foi em 1974 que Ralph Lauren ganhou maior visibilidade internacional e provou seu estilo atemporal quando vestiu o ator Robert Redford no filme “O Grande Gatsby”. Em 1976, fez história ao se tornar o primeiro estilista a vencer o prêmio Coty nas categorias feminino e masculino no mesmo ano. Lauren já criava coleções femininas, mas foi apenas em 1977 que consagrou esta linha ao criar o figurino que a atriz Diane Keaton usou no filme “Annie Hall”, de Woody Allen, exibido no Brasil como “Noivo Neurótico, Noiva Nervosa”. Apesar de já terem sido apresentadas inúmeras coleções femininas com saias e vestidos, sua marca registrada são as calças cáqui, camisas sociais brancas e mocassins do tipo penny loafer.
   

Em 1978, a marca lançou a coleção de fragrâncias masculinas, entre as quais a colônia pós-barba (POLO for Men After Shave Balm) e o famoso perfume POLO for MEN, além da colônia feminina LAUREN, sendo a primeira vez que um perfume masculino e um feminino foram introduzidos no mercado ao mesmo tempo. O sucesso do perfume masculino (com notas de pinho, couro e tabaco) foi imediato e, mais de 40 anos após seu lançamento, POLO for MEN (aquele acondicionado em um icônico vidro verde) ainda possui fiéis seguidores, mantendo posto de destaque no mercado masculino de perfumes. Uma curiosidade: um anúncio de TV para apoiar o lançamento do perfume na época apresentava jogadores de pólo a cavalo em ação, ligando a RALPH LAUREN ainda mais a uma imagem de sofisticação e elitismo, como o esporte preferido dos endinheirados.
    

Em 1979, a marca surpreendeu e lançou a linha Western, inspirada na mistura entre caubóis e nativos americanos. Essa nova linha de jeans, roupas e acessórios, inspirada no oeste americano, estreou com o slogan “Made to be worn” (em tradução livre “Feito para ser usado”). Os anos de 1970, de fato, deram início a uma avalanche da grife americana, que passou a existir ao lado da POLO, e com o lançamento de roupas infantis, perfumes, acessórios e, principalmente, a “home collection” (que seria lançada no início da próxima década), uma linha de artigos para casa, composta por itens que iam desde móveis antigos a lençóis, de delicados objetos de porcelana a preciosos tapetes orientais - tudo exposto nas lojas de maneira tão elegante e ao mesmo tempo tão casual, que se tinha a impressão de estar em uma casa cujo dono estava bem ali, na sala ou no quarto ao lado.
   

Em 1981, inspirado pela arte e pelo espírito livre da cidade de Santa Fe, no Novo México, Ralph trouxe o artesanato e o charme natural do sudoeste para a vanguarda da moda de luxo. Ainda este ano, Ralph Lauren se tornou o primeiro estilista americano a abrir loja na Europa, mais especificamente na cidade de Londres, em plena Bond Street. A loja de Londres se tornou um grande sucesso, difundindo a marca pelo continente europeu. A loja de Paris foi inaugurada em 1986, tornado Ralph Lauren o primeiro estilista americano a possuir loja exclusiva na Cidade Luz. Ainda nesse ano, o estilista redefiniu o varejo com a inauguração de sua primeira Flagship Store (loja âncora), localizada na célebre mansão Rhinelander na Madison Avenue, em Nova York, cuja decoração era recheada de móveis de mogno esculpidos à mão, pisos de carvalho e lareiras de mármore.
   

Nos anos seguintes, a marca americana diversificou sua linha de produtos ingressando em outros segmentos, lançando uma infinidade de perfumes, trajes esportivos, linha de bagagens, óculos, objetos de couro, roupas íntimas e tapetes, além de criar outras marcas como a POLO SPORT e inaugurar lojas nas principais cidades cosmopolitas do mundo. Com isso, colocou ao alcance da classe média americana produtos com um quê de aristocracia.
   

A década de 1990 começou com um fato marcante: Tyson Beckford se tornou um dos primeiros modelos negros a estrelar uma campanha publicitária de uma grande grife americana, a POLO SPORT, em 1994. No final desta década, em 1999, a RALPH LAUREN adquiriu por US$ 80 milhões a canadense CLUB MONACO, marca com linhas de roupa, objetos de decoração, acessórios e cosméticos voltada para pessoas modernas e jovens e que seria vendida em 2021 a um fundo de investimento. No ano de 2000, lançou seu comércio online, sendo a primeira marca de luxo americana a disponibilizar este tipo de serviço aos consumidores. O site também oferecia experiências digitais imersivas, entrevistas exclusivas e conselhos de estilo e apresentações ao vivo dos desfiles da marca. O tradicional cavalinho que é símbolo da marca americana inspirou há alguns anos a criação da coleção BIG PONY, com peças de edição limitada com o cavalo em versão maior (para muitos, até exagerada). A coleção foi um verdadeiro sucesso de vendas que passou a fazer parte da linha regular de produtos da marca.
   

Em 2003, a marca inaugurou na cidade de Nova York sua primeira loja exclusivamente dedicada ao público infantil. Em continuidade aos seus planos de expansão internacional, a RALPH LAUREN inaugurou luxuosas lojas em Milão (2004), Tóquio (2006), Moscou (2007) e uma sofisticada butique na Avenue Montaigne, em Paris (2008), uma das ruas de maior prestígio para as marcas de luxo no mundo. A loja, voltada exclusivamente para o segmento feminino, reunia apenas as coleções de moda e acessórios, utilizando os elementos mais luxuosos da marca. Na loja eram vendidas as bolsas Ricky, desenhadas pela mulher do estilista, Ricky Lauren. A bolsa em couro de crocodilo feita à mão na Itália, cujo preço atingia facilmente US$ 22 mil, era vendida somente sob encomenda, com quatro meses de prazo para a entrega.
  

Enquanto isso, a divisão de joias e relógios da RALPH LAUREN, criada em parceria com a Compagnie Financière Richemont S.A., apresentou a sua primeira coleção em janeiro no Salão Internacional da Alta Relojoaria, em Genebra. Também nesta época a marca americana inovou de forma criativa com o lançamento do kit “Paint Your Own Polo”, que incluía uma camisa pólo lisa, tintas coloridas, pincéis, carimbos e outros materiais para que a criança pudesse customizar a peça. Outro atrativo era que 100% do valor arrecadado foi destinado a uma instituição que cuida e ampara crianças com câncer.
   

Em 2010, a marca inaugurou o sofisticado restaurante Ralph’s dentro da nova butique em Paris, localizada em Saint Germain, um bairro extremamente chique da cidade. Em 2014, mais uma vez a marca ficou famosa por inovar e criar algo magnífico. Durante a semana de moda de Nova York, a RALPH LAUREN transmitiu seu desfile em 4D, sob as águas do lago do Central Park, um espetáculo que provou que, mesmo com quase meio século de vida, a marca continuava sofisticada, elegante e, acima de tudo, surpreendente.
    

A grife americana já possuiu sete lojas no Brasil (4 em São Paulo, 2 no Rio de Janeiro e uma em Belo Horizonte). Mas encerrou suas operações em 2001 alegando, entre outros fatores, a dificuldade em combater as falsificações e a crítica situação financeira dos parceiros locais. Porém, a RALPH LAUREN retornou ao país no mês de abril 2015, com operação própria, ao inaugurar uma enorme e luxuosa loja de 850 m², com direito a diversos salões e um bar interno - onde era possível relaxar depois das compras degustando coquetéis, cafés, petiscos e doces. Localizada no badalado Shopping Cidade Jardim, que abriga algumas das principais grifes de luxo em São Paulo, a loja, que não vendia as tradicionais camisas pólo, apresentava a coleção feminina Collection, versão mais sofisticada da RALPH LAUREN, e a linha masculina Purple Label, juntamente com alguns itens para casa, acessórios e artigos de couro, perfumes, calçados e relojoaria. Miniaturas de carros antigos, que remetem à extensa coleção de carros do estilista Ralph Lauren estavam dispostos por toda a loja, incluindo algumas para venda.
  

Ainda em 2015, ocorreu a inauguração na cidade de Nova York do THE POLO BAR, um sofisticado restaurante localizado bem próximo à flagship store da marca na Quinta Avenida. O local recebe seus clientes com um ambiente no qual as paredes são feitas de madeira com quadros de temática equestre, além de sofás de couro caramelo com almofadas envolvidas pela padronagem xadrez de fundo verde escuro, que faz parte do universo de tradições fashion da marca. O restaurante serve hambúrgueres, steaks, corned beef, sanduíches, tortas de caranguejo e pode atender até 180 clientes simultaneamente.
  

Em 2018, para marcar meio século de estilo americano atemporal, Ralph deu as boas-vindas a mais de 600 celebridades e amigos - incluindo Oprah Winfrey, Bruce Springsteen e Hillary Clinton - em um desfile de moda marcante no coração de Nova York, acompanhado por uma apresentação digital envolvente de 50 anos de publicidade inovadora e um jantar tendo como pano de fundo o icônico Bethesda Terrace do Central Park. No ano seguinte, o estilista se juntou à Warner Bros. Consumer Products para comemorar o 25º aniversário da série de televisão “Friends”, com o lançamento de nova coleção-cápsula de roupas (incluindo camisas pólo, calças em couro preto, saias em camurça, couro e xadrez e jaquetas de veludo e pele falsa de leopardo) inspirada na personagem Rachel Green, interpretada pela atriz Jennifer Aniston, que na série trabalhou na RALPH LAUREN da 5ª à 10ª temporada. Vale ressaltar que o estilista até apareceu na sexta temporada da série, representando ele mesmo.
  

Mais recentemente, em 2021, inovou ao lançar o The Lauren Look, a primeira iniciativa de aluguel de roupas por assinatura da marca. A partir de US$ 125, os assinantes podem acessar uma seleção de roupas da linha Lauren Ralph Lauren, incluindo vestidos, calças e blusas. As peças são acompanhadas de sugestões de estilistas de como combiná-las. Os membros podem criar seu próprio guarda-roupa com as últimas coleções e priorizar suas peças favoritas antes de receber a primeira remessa. Uma vez concluído o aluguel das peças, eles podem devolvê-las e trocá-las por outras, ou comprá-las a preços exclusivos apenas para membros.
  

Ao longo de todos esses anos, com uma imagem atrelada à sofisticação e elegância natural, a RALPH LAUREN se transformou em uma referência para o público masculino e feminino no segmento de luxo. O homem que consome a marca é discreto, mas ao mesmo tempo moderno, vibrante e nobre. A mulher é sofisticada e elegante sem exagerar no luxo. São valores como esses que a marca vende a seus abonados consumidores, através de produtos que levam a assinatura RALPH LAUREN e transitam em diversos mundos, mas todos ligados à moda, como móveis e peças de decoração, linhas de perfumaria, relojoaria, restaurantes, cafés, bares, linhas para homem, para mulheres, para crianças e até para animais de estimação.
  

A linha do tempo 
1972 
Lançamento da linha de acessórios e calçados. 
1978 
Introdução do estilo campestre: saias de brim usadas sobre camadas de anáguas de algodão branco; casacos franjados de camurça; cintos de couro; e blusas leves de mangas bufantes. 
Lançamento da coleção de roupas para crianças POLO for BOYS, iniciando a longa tradição da marca neste segmento. Atualmente a linha, batizada POLO RALPH LAUREN CHILDREN, oferece roupas e acessórios para meninos, meninas e bebês (incluindo recém-nascidos). 
1980 
Apresentação de capinhas com capuz; blusas de linho com babados; camisas de madras, e saias rodadas, como parte de sua moda inspirada nos pioneiros americanos. 
1982 
Lançamento de uma linha de malas. 
Inauguração do primeiro Outlet (POLO RALPH LAUREN FACTORY STORE) da marca na cidade de Lawrence no estado do Kansas, vendendo produtos com pequenos defeitos e fora de coleção por preços mais em conta. 
1983 
Lançamento da coleção RALPH LAUREN HOME, composta por toalhas de banho e mesa, colchas, lençóis e papel de parede, sendo o primeiro estilista a criar linhas específicas nesse segmento. 
Lançamento da coleção SAFARI, que evocava a visão de Ralph de um safári africano para homens e mulheres. 
1990 
Lançamento da POLO GOLF, marca especificamente voltada para o tradicional e chique esporte. A versão feminina da marca foi introduzida em 1998. Atualmente a marca faz parte das linhas POLO GOLF e RLX GOLF. 
Lançamento do perfume SAFARI na versão feminina. Depois do anúncio que a fragrância tinha sido eleita “Perfume do Ano” nos Estados Unidos, as vendas no dia seguinte na loja de departamento Bloomingdale’s alcançaram US$ 11 milhões. A versão masculina seria introduzida dois anos depois.
1992 
Introdução da marca POLO SPORT, com roupas e acessórios mais esportivos, que inaugurou a primeira loja no endereço 888 da Madison Street em Nova York. A versão feminina foi lançada em 1996. A marca chegou a ser descontinuada em 2005, mas foi relançada dez anos depois (em 2015), incluindo também roupas de alta performance para práticas esportivas. 
Lançamento de um dos padrões mais icônicos da marca: a estampa CASINO (colorida e com figuras de roletas, fichas e números). A camisa esportiva com estampa Casino tornou-se um dos designs mais cobiçados e colecionados da marca. 
1993 
Lançamento da RRL (se pronuncia Double RL e cujo RR representa seu nome e de sua mulher, Ralph e Ricky), uma linha de roupas, especialmente jeans e casacos, além de acessórios inspirada no rancho do estilista localizado em Telluride no estado do Colorado. Os produtos evocam o mais clássico estilo americano. 
1995 
Lançamento da marca PURPLE LABEL, uma linha de roupas clássicas no estilo inglês. A linha é composta por ternos, paletós, sobretudos, camisas sociais e calçados. 
1996 
Lançamento da marca POLO JEANS Co., composta por uma linha casual para consumidores mais jovens. Depois de se chamar POLO DENIM, com produtos vendidos basicamente em lojas de departamento e na Europa, a marca foi descontinuada. 
1998 
Lançamento da linha RLX (abreviação de Ralph Lauren Extreme), uma marca autêntica e especificamente técnica para a prática de esportes ao ar livre como tênis, golfe, esqui na neve, vela e alpinismo. 
1999 
Lançamento da marca RALPH by RALPH LAUREN, composta por uma linha de roupas feminina para jovens entre 16 a 25 anos. 
Inauguração do chique Restaurante RL em uma área adjacente a loja de Chicago, a maior da marca no mundo. 
Lançamento do perfume feminino ROMANCE. A versão masculina seria lançada pouco depois. 
2000 
Lançamento do perfume feminino RALPH, que nos anos seguintes ganhou variações como as versões Cool (2004), Hot (2006), Rocks (2006) e Wild (2008). 
Lançamento da coleção PINK PONY, onde cada peça (pólos, suéteres, carteiras e até gravatas) tinha estampado o famoso cavalinho da marca na cor rosa. Parte da arrecadação dos produtos desta linha (aproximadamente 25%) era destinada à Pink Pony Foundation, entidade criada pelo estilista que incentiva a pesquisa, o exame e o tratamento do câncer de mama. 
2001 
Lançamento do perfume feminino GLAMOROUS
2002 
Lançamento do perfume masculino POLO RALPH LAUREN BLUE, sinônimo de “sensação azul cristalina” para o jovem urbano. 
2003 
Lançamento do perfume feminino RALPH LAUREN BLUE, uma fragrância fresca e sexy, consolidando a sua assinatura no mercado feminino de perfumes. 
Lançamento dos perfumes masculinos ROMANCE SILVER e PURPLE LABEL
2004 
Lançamento da marca RALPH LAUREN RUGBY, composta por uma ampla linha de roupas voltada para um público universitário e jovem entre 16 e 25 anos. A primeira loja da marca foi inaugurada na cidade de Boston. A marca foi descontinuada em 2013. 
Lançamento do perfume feminino LAUREN STYLE
2005 
Lançamento do perfume RALPH LAUREN BLACK
Lançamento do perfume feminino PURE TURQUOISE
2006 
Lançamento do perfume masculino DOUBLE BLACK
2007 
Lançamento do POLO EXPLORER, um perfume amadeirado para um homem aventureiro que está à procura de ousadia e estímulo. 
2008 
A marca, com a esperança de atrair um público jovem, lançou no mercado seu novo perfume chamado POLO MODERN RESERVE
Lançamento do perfume feminino LOVE
2009 
Lançamento de sua primeira coleção de relógios de luxo. O resultado foi uma coleção com três peças que traduziam a visão de Ralph Lauren sobre o que é luxo atemporal. Os relógios custavam a partir de US$ 9 mil. 
Lançamento da coleção de perfumes masculinos POLO RED, WHITE e BLUE
2010 
Lançamento da POLO BIG PONY FRAGRANCE COLLECTION, onde pela primeira vez a marca apresentou simultaneamente quatro fragrâncias masculinas fazendo referência aos quatro jogadores que compõem um time de pólo, esporte que sempre inspirou a marca. A linha era comercializada em vidros coloridos e numerados de 1 a 4: Esporte (azul), Sedução (vermelho), Aventura (verde) e Estilo (laranja). A versão feminina da linha foi lançada em 2012. 
2011 
Lançamento da RALPH LAUREN FINE JEWELRY COLLECTION, uma luxuosa linha de alta joalheria com desenhos clássicos. As joias surpreendem pela riqueza de detalhes e pelo exímio trabalho artesanal. 
2014 
Lançamento da RICKY BAG WITH LIGHT, uma bolsa de couro com luz interna de LED e um carregador USB acoplado. 
2015 
Lançamento do perfume masculino POLO RED INTENSE, inspirado no mundo das corridas e dos bólidos. 
2019
Lançamento da POLO EARTH, uma reinterpretação da icônica camisa pólo da marca, confeccionada de fios derivados inteiramente de garrafas plásticas recicladas e tingidos em um processo inovador que usa água zero. Cada camisa leva 12 garrafas plásticas em sua produção. 
2012 
Lançamento do perfume masculino RALPH’S CLUB.
  

Inovação 
RALPH LAUREN sempre foi um inovador intransigente em seu segmento de atuação. Por exemplo, no início da década de 1970, foi o primeiro estilista americano a abrir uma loja própria. Ainda nesta década, ousou ao lançar no mercado pela primeira vez um perfume masculino e um feminino ao mesmo tempo. Em 1986, foi o primeiro a inaugurar uma Flagship Store (loja âncora), onde era possível encontrar todos os produtos da marca. Já em 1995, lançou a RALPH LAUREN PAINT, uma sofisticada linha de tintas para decoração, inicialmente produzida pela Sherwin Williams (conheça essa outra história aqui) e que oferece centenas de opções de cores, sendo comercializada nas principais redes de varejo dos Estados Unidos. Em 2007, a marca introduziu uma linha de roupas para cama feitas com materiais 100% orgânicos (batizada de LAUREN SPA). E, em 2014, lançou a POLOTECH, uma camiseta inteligente capaz de monitorar o desempenho do usuário durante a prática de esportes e exercícios físicos (podia mensurar a respiração, batimentos cardíacos e nível de estresse). Todas as informações coletadas pela camiseta inteligente eram reunidas em um aplicativo para smartphone, assim como fazem outros dispositivos com tecnologia chamada de “vestível”.
  

A marca também é responsável pela Color on Demand, uma plataforma de tingimento revolucionária que transforma o método como a indústria da moda colore o algodão - de forma mais sustentável, eficaz e rápida. Até 2025, a RALPH LAUREN pretende usar essa plataforma em mais de 80% de seus produtos de algodão sólido. Como parte de seu compromisso com um futuro mais sustentável, a RALPH LAUREN investiu na Natural Fiber Welding, uma empresa líder em ciência de materiais que está revolucionando a reutilização de fibras naturais, como o algodão, em materiais patenteados de alto desempenho. Esse investimento permite que a marca desenvolva roupas inéditas feitas de materiais reciclados à base de plantas, bem como crie e dimensione um novo padrão da indústria para a reciclagem de fibras naturais, incluindo uma economia mais circular para o algodão.
  

Mais recentemente, em 2020, a marca lançou a RL VIRTUAL EXPERIENCE, que cria experiências virtuais e permite aos consumidores ingressarem no mundo das emblemáticas lojas RALPH LAUREN em todo o mundo - de Nova York e Beverly Hills a Paris e Hong Kong. Com o mesmo nível de atenção aos detalhes e cuidados que definem as visitas pessoais às suas lojas, a experiência virtual apresenta as mais novas coleções, ofertas e produtos vintage, tudo no conforto de casa. Compromissos de compra privados com especialistas da marca na loja - digitalmente ou pessoalmente - também estão disponíveis online para consultas de estilo, conselhos de compras ou até mesmo um passeio pelas últimas coleções do Mundo de Ralph Lauren.
   

A tradição que virou símbolo da marca 
Um simpático ursinho de pelúcia se tornou um ícone da moda. E você sabe como? Na década de 1980, em um dos aniversários de Ralph Lauren sua equipe teve a criativa ideia de presenteá-lo com um ursinho de pelúcia da tradicional marca alemã Steiff (conheça essa outra história aqui). Resolveram ainda vesti-lo com um dos looks assinatura de Ralph: calça jeans, jaqueta jeans com detalhes em veludo e camisa xadrez. Ralph Lauren ficou tão encantando com o ursinho bem vestido que acabou virando uma tradição: todo o ano ele ganhava de presente um novo ursinho com roupas diferentes. Teve ursinho golfista, tenista, de smoking, colegial e muito mais.
   

Mas Ralph queria dividir essa mania com seus clientes e resolveu colocar a venda réplicas dos ursinhos, batizado de POLO BEAR (e anteriormente conhecido como “Preppy Bear”). Apesar das roupas feitas à mão, o que encarecia o preço dos ursinhos, a primeira encomenda de 200 unidades, vestidas com roupas confeccionadas nas mesmas fábricas onde Ralph produzia a sua coleção habitual, esgotou em um único fim de semana na flagship em Madison Avenue, Nova York. Foi então, que o estilista teve a ideia de lançar um suéter com a estampa do carismático ursinho, em 1991, que apresentava POLO BEAR vestindo o famoso suéter tricotado com a bandeira americana, comercializado nas cores vermelha ou azul-marinho. Foi um verdadeiro sucesso (que continua um clássico da marca americana até os dias de hoje). A imagem do ursinho começou a se tornar tão popular que a marca resolveu estampá-lo em uma grande variedade de peças como camisetas, bonés, gravatas, meias, camisas sociais, jaquetas jeans a até roupas de cama. Assim, o POLO BEAR começou a ganhar um status semelhante à boneca Barbie (conheça essa outra história aqui): vestindo um smoking como 007 e segurando um copo de Martini, esquiando, com o uniforme olímpico dos Estados Unidos, com terno risca de giz ou usando uma clássica camisa oxford RALPH LAUREN com um suéter enrolado no pescoço e até mesmo com um típico suéter da marca com a bandeira americana e as mãos enfiadas nos bolsos de um clássico jeans RALPH LAUREN. Ele então passou a ser chamado de “o urso mais bem vestido do mundo”. E chegou até a ganhar uma versão feminina.
  

Em 2001, a marca deixou de fabricar peças com o icônico urso, quando terminou oficialmente a sua parceria com a alemã Steiff. Mas ficou vivo na memória dos amantes da marca, especialmente quando em meados dessa década, quando Kanye West vestiu um suéter vermelho a estampa do POLO BEAR no lançamento de seu álbum College Dropout. Finalmente em 2013, POLO BEAR saiu do período de “hibernação” e até hoje tem sido um sucesso nos produtos da marca, tornando-se um dos símbolos gráficos instantaneamente reconhecidos pelos consumidores da moda RALPH LAUREN, uma antítese animada do logotipo do cavalo.
  

A ligação com os esportes 
A RALPH LAUREN sempre manteve uma forte relação com os esportes. Por exemplo, em 1992, a marca foi escolhida para desenvolver o uniforme oficial da equipe americana durante a America’s Cup - renomado campeonato de regata. Já em 2006, expandiu sua participação no segmento e se tornou a fornecedora oficial dos trajes do tradicional torneio de tênis US Open. A marca também está presente nos torneios de Wimbledon e Australian Open. Pouco depois, em 2008, a marca se tornou fornecedora de todas as vestimentas das equipes olímpicas e paralímpicas americanas. Além disso, a marca patrocina o PGA Championship (golfe), a equipe americana na Ryder Cup (golfe) e a Major League Baseball (MLB). Em 2021, também passou a ser a nova responsável pelos uniformes da equipe alemã G2 Esports, que compete em campeonatos de League of Legends (LOL) e Fortnite.
    

Para os jogos olímpicos de Tóquio em 2021, a RALPH LAUREN, foi a marca responsável por criar os uniformes das equipes olímpicas e paralímpicas americanas, orgulhosamente fabricados 100% na América, desde o tingimento até os últimos acabamentos. E a RALPH LAUREN inovou para essa Olímpiada ao criar uma nova tecnologia de resfriamento, batizada de RL Cooling, usada de forma exclusiva pelos atletas americanos nos Jogos Olímpicos. O wearable fabricado pela multinacional do ramo da moda é integrado à própria roupa, detecta a temperatura corporal e a regula ao dispersar o calor da pele. Dessa forma, a iniciativa vem sendo chamada de “roupa sem suor” e foi usada na Cerimônia de Abertura dos Jogos pelo porta-bandeira da delegação americana. Esta não foi a primeira vez que a RALPH LAUREN fabricou roupas personalizadas para o Team USA. Em 2018, a marca estreou parcas aquecidas (forneciam até 11 horas de calor) para a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang, que eram controladas eletronicamente por iPhone.
  

O gênio por trás da marca 
Ralph Lipschitz nasceu no dia 14 de outubro de 1939 na cidade Nova York, filho de uma dona de casa e um artista. O sobrenome, herança familiar de imigrantes russos da cidade de Minsk, foi trocado por Lauren, por ser mais fácil de pronunciar e ser lembrado (Ló-ren, igual ao da atriz italiana Sophia). Décadas depois seu nome passou a ser sinônimo de elegância natural e estilo duradouro. “Minha meta é desenhar de modo a atingir a melhor realidade imaginável”. Com essas palavras, ele descreve sua busca criativa, mola propulsora de seu império internacional. Lauren é daqueles que começaram do nada. O que o pai, um judeu ortodoxo, ganhava como pintor de paredes e de murais, só permitia ao jovem Ralph vestir-se com roupas de segunda mão, refugos de uniformes militares que ele combinava com velhos paletós de tweed, estilo que fazia muito sucesso na classe média do então violento bairro do Bronx em Nova York, onde moravam os Lifshitz - pai, mãe, três filhos e uma filha. Para ajudar nas despesas da casa, ainda enquanto estudava, o futuro estilista trabalhou na área de devolução de peças de uma loja de departamentos.
   

Mais tarde, depois de servir o exército, foi vendedor da tradicional Brooks Brothers (conheça essa história aqui), tradicional loja de moda masculina, durante uma temporada de Natal. Na época, Lauren fazia um curso de administração de empresas, à noite, e quando terminou seu trabalho na loja onde ele tinha vontade de comprar tudo, passou a vender luvas. Mas não demorou muito para tornar-se o vendedor regional de Nova York para Abe Rivetz, produtor de gravatas de Boston. E foi justamente neste momento que começou a nascer o seu gosto pela criação de moda. Apesar de viver no mundo da moda, não é dos frequentadores mais entusiasmados de suas festas, nas quais, ele próprio ironiza, a palavra de ordem é “que-ri-di-nha!”. O que importa, Ralph diz, é o seu trabalho, e não suas performances sociais, fracas, segundo ele, que não possuem o que chama de “conversa de coquetel”. O que importa é continuar fazendo sua moda sofisticada, que permite a ele a melhor definição que tem sobre seu trabalho: “Eu não vendo roupas, ou objetos de casa, eu vendo sonhos”.
  

Dono de um império gigantesco no segmento da moda o estilista, que em 1987 retirou de forma bem-sucedida um tumor no cérebro, se dá ao luxo de ter as casas com as quais sempre sonhou, assim como os carros (sua coleção milionária engloba aproximadamente 100 modelos históricos da Ferrari, Bentley, Bugatti, Alfa Romeo, Jaguar, entre outros, avaliada em mais de US$ 350 milhões), uma de suas grandes paixões, e um padrão de vida que combina conforto, privacidade e exclusividade. Sua fortuna pessoal está avaliada em US$ 7.4 bilhões (novembro/2021), segundo a revista Forbes. O estilista Ralph Lauren, que controla 84% da empresa, é casado desde 1964 com Ricky Lauren e tem três filhos. Um de seus filhos e possível sucessor, David Lauren (chairman e principal executivo de inovação da empresa), é casado com Lauren Bush, neta do ex-presidente americano George Bush e sobrinha do também ex-presidente George W. Bush. Os outros herdeiros de Ralph são Andrew, diretor de filmes independentes, e Dylan, dona da Dylan’s Candy Bar (conheça essa história aqui), uma badalada rede de lojas que vende deliciosos e irresistíveis doces e balas.
   

Conhecido também por suas obras filantrópicas, em 1996 foi agraciado com o prêmio Humanitarian Award, entregue pela princesa Diana. Em uma de suas campanhas, arrecadou mais de US$ 2 milhões para pesquisas contra o câncer de mama e a AIDS. Além desse comprometimento com um trabalho contínuo e sério, o visionário designer americano cria campanhas sazonais, como por exemplo, em 2010 quando, com a terrível tragédia ocorrida no Haiti, fabricou uma camisa pólo com a bandeira do país, sendo que 100% das vendas foram revertidos para ajudar na reconstrução do país mais pobre das Américas após o terrível terremoto. Outro exemplo: em 2012, com a passagem do furacão Sandy, que atingiu severamente Connecticut, Nova York e Nova Jersey, Ralph Lauren fez uma doação de mais de US$ 2 milhões. O estilista mantém desde 2003, em plena Madison Avenue, um dos endereços mais cobiçados de Manhattan, o The Ralph Lauren Center for Cancer Care and Prevention. O centro oferece exames, diagnósticos, tratamento para câncer e psicoterapia, hematologia, cirurgia da mama e serviços de gastroenterologia. Por tudo isso, ele é reconhecido internacionalmente não só por seu estilo, mas também por seu caráter benemérito. Uma segunda unidade do centro foi inaugurada em 2016 na cidade de Londres.
   

O icônico logotipo 
Durante décadas, o logotipo da RALPH LAUREN teve como principal símbolo de reconhecimento da marca o jogador de pólo montado em seu cavalo.
   

Em 2011, a marca corporativa oficialmente retirou a palavra POLO de sua identidade visual corporativa (POLO RALPH LAUREN passou a ser a principal marca da empresa). Pouco depois, o principal símbolo de reconhecimento mundial da marca - o jogador de pólo montado em seu cavalo (que continua aparecendo em todos os seus produtos e comunicação) - também foi removido da identidade visual corporativa. Além disso, a tipografia da letra ganhou espaços maiores. A partir de então, a marca corporativa se tornou apenas RALPH LAUREN. A empresa utiliza distintas identidades visuais para suas marcas, que seguem a arquitetura da marca mãe e sua tradicional tonalidade de azul-escuro.
  

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1967 
● Fundador: Ralph Lauren 
● Sede mundial: New York City, New York, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Ralph Lauren Corporation 
● Capital aberto: Sim (1997) 
● Chairman: Ralph Lauren 
● CEO & Presidente: Patrice Louvet 
● Diretor de criação: Ralph Lauren 
● Faturamento: US$ 4.4 bilhões (2021) 
● Lucro: - US$ 121.1 milhões (2021) 
● Valor de mercado: US$ 9.5 bilhões (novembro/2021) 
● Lojas: 1.024 
● Presença global: 100 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 20.300 
● Segmento: Moda de luxo 
● Principais produtos: Roupas, acessórios, calçados, perfumes e artigos para decoração 
● Ícones: O cavalo de seu logotipo e as camisas pólo coloridas 
● Website: www.ralphlauren.com 

A marca no mundo 
Hoje em dia a RALPH LAUREN tem 302 lojas próprias, 605 unidades da POLO RALPH LAUREN FACTORY STORE (outlets) e 650 concessões, além de ter seus produtos vendidos em grandes lojas de departamentos e multimarcas ao redor do mundo, somando 11.000 pontos de venda em 100 países. Com faturamento de US$ 4.4 bilhões em 2021 (números extremamente afetados pela pandemia), a empresa emprega mais de 20 mil funcionários. A loja âncora (Flagship Store) mais famosa da marca está localizada na famosa mansão Rhinelander na luxuosa Madison Avenue em Nova York. A marca ainda possui lojas âncora em Chicago, Beverly Hills, Long Island, Palm Beach, Londres, Paris, Moscou, Tóquio e Hong Kong. A empresa é proprietária das marcas Ralph Lauren Collection, Ralph Lauren Purple Label, Polo Ralph Lauren, Double RL, Lauren Ralph Lauren, Polo Ralph Lauren Children, Ralph Lauren Home e Chaps (marca lançada em 1978 e disponível em lojas de departamento e sites de comércio eletrônico nos Estados Unidos, Canadá e México). A marca RALPH LAUREN comercializa uma enorme linha de produtos como roupas, calçados, perfumes, malas, bolsas, roupas de cama, móveis, óculos, relógios, tapetes e até acessórios para cachorros. 

Você sabia? 
Em 2017, a icônica camisa pólo de Ralph Lauren, apontada como um dos itens de vestuário mais importantes lançados nas últimas décadas, é adicionada à coleção permanente do Museu de Arte Moderna (MoMa) em Nova York. 
Sua tradicional e famosa linha de perfumes é produzida sob licença pela L’Oréal (conheça essa história aqui). 
Vários estilistas e designers, que ainda nem eram famosos, trabalharam para Ralph Lauren, entre eles, John Varvatos (saiba mais aqui), Vera Wang, Todd Snyder, Tory Burch (conheça essa história aqui) e Michael Bastian. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Vogue, Elle, BusinessWeek, The Economist, Isto é Dinheiro, Veja, Época Negócios e Exame), jornais (Valor Econômico, Estadão, The New York Times e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 10/11/2021 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/

53 comentários:

Anônimo disse...

Por favor, gostaria de saber como encontrar os produtos da marca POLO RALPH LOREN em São Paulo, em lembro que tinha uma loja no shopping Iguatemi, mas fui ao shopping outro dia e não encontrei mais a loja.
Se puderem, ficarei aguardando meu e-mail é: rdoracio@uol.com.br
Muito obrigada.

Anônimo disse...

entao tb gostaria de saber onde achar polo ralph lauren.onde tem lojas que vendem estas roupas?por favor,me ajudem!!!meu e mail e rogerubinior@ig.com.br!!obrigado!!!

Anônimo disse...

Gostaria de saber onde encontro roupas da marca Ralph Lauren em Porto Alegre RS? Meu email é janabreu@hotmail.com. Obrigada!!

Anônimo disse...

Eae talvez no q bazar mas tem q da sorte de axar algo bom.

Anônimo disse...

gostaria de saber onde encontrar as camisas gola polo da polo ralfh lauren,meu emai cosni@oi.com.br obrigado. rj

Anônimo disse...

Por favor, poderiam me enviar um endereço no Rio de Janeiro onde posso comprar camisas da grife Ralph Laurem, pois comprava numa loja no Shoping Rio Sul, mas infelismente fechou...Onde encontro no Rio de Janeiro, qual o Bairro? Preciso para natal
obrigada.
meu e-mail mgpereira33@hotmail.com

Anônimo disse...

Tb gostaria de saber endereço rio de janeiro.
Grata
alessandrabarata@terra.com.br

michelle disse...

Gostaria de saber aonde no Rio de Janeiro posso encontrar camisas Polo Ralph pois não encontro em nenhum shopping .

Anônimo disse...

Gostaria de saber aonde no Rio de Janeiro posso encontrar camisas Polo Ralph pois não encontro em nenhum shopping

Anônimo disse...

Urgente!!!
Gostaria de saber aonde no Rio de Janeiro posso encontrar camisas Polo Ralph pois não encontro em nenhum shopping.

x_house@hotmail.com

Unknown disse...

Gostaria de saber na onde eu encontro o bone Polo Ursinho? que e um ursinho no bone. entre em contato fazendo o favor!
Jairinho100@gmail.com

Anônimo disse...

Olá, onde eu posso encontrar as roupas da polo ralph lauren em são paulo? Fico aguardando a sua resposta, meu email é cynara_muller@hotmail.com

Anônimo disse...

Gostaria de saber em qual LOJA aqui em São Paulo consigo encontrar a marca POLO RALPH LOREN .......
Obrigado.

marlon_ramalho@ig.com.brq

Anônimo disse...

Por favor, poderiam me enviar um endereço no Rio de Janeiro onde posso comprar camisas da grife Ralph Laurem
Obrigado.

rodrigoleonardorj@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá!!!!!!! gostaria de saber aonde posso encontrar camisas polo com essa marca nas cidades de Brasília/DF e Goiânia/go.
Grato,
e-mail.: wilmar@lineag.com.br

Anônimo disse...

gostaria muito de saber onde vende roupas de polo no rio de janeiro, procuro e não acho
e-mail deivisonguedes@hotmail.com

Unknown disse...

Quem deseja comprar roupas e acessórios da marca Ralph Lauren em 10X Sem Juros e com Frete Grátis para todo o Brasil, acesse o site www.glamour.com.br. Lá você encontra peças exclusivas e compra com segurança.

Anônimo disse...

comprei uma t-shirt mto legal nesse site mesmo www.glamour.com.br.
A coleção é mais masculina, acho que é um dos poucos sites mesmo que vendem RL pela internet no Brasil. Muito bom de verdade!

Anônimo disse...

Bom dia , gostaria de saber onde posso encontrar uma loja que venda roupas da polo ralph lauren em sao paulo ou no rio de janeiro??? porfavor espero respostas urgente !!!!!
Att, agatha silva meu email é agathakelly@hotmail.com ou agatha kellyn@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Gostaria de saber onde posso encontrar uma loja confiável que venda roupas da nova coleção da polo ralph lauren pela internete porfavor respostas urgente !!!!!
Dayana Araujo dayaraujos@hotmail.com

Anônimo disse...

gostei muito de seu blog ,está de parabens!

Unknown disse...

por favor me informar aonde encontro camisas da polo no centro do rio de janeiro

mande email para
valentimas @oi.com.br

Anônimo disse...

Gostaria muito de saber onde vende roupas de polo no rio de janeiro, procuro e não acho.

danielfariasguerra@hotmail.com

Obrigado!

Anônimo disse...

BOA TARTE ...
Por favor, gostaria de saber como encontrar os produtos da marca POLO RALPH LAUREN em São Paulo, Pois não encontro.
por favor envie por email ...

muito grato e no aguardo !!!

Carlos E. Pasini

email: cpasini@gmail.com

Anônimo disse...

Gostaria de saber tambem se possivel onde encontras as polos em São Paulo?? e-mail mmcapelli@hotmail.com

Marta Caminha disse...

Onde encontro aqui no RJ uma loja que venda produtos Ralph Lauren??
grata
Marta

alesia disse...

Gostaria de saber onde posso encontrar produtos da PRL em São Paulo ,em especial as camisas masculinas????Obrigada,

Anônimo disse...

Gostaria,
de saber onde encotro roupas da marca Ralph Lauren?
fico no aguardo,
desde de já agradeço,
priscila_correa1@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Gostaria de saber o endereço de alguma loja de ralph Lauren em São Paulo-Capital.
Favor responder para estella.tobias@terra.com.br


grata

Filipe disse...

gostaria de abrir uma loja ralph lauren em curitiba parana. Ou revender produtos desta marca.

Unknown disse...

Por favor, alguem poderia me enviar um endereço no Rio de Janeiro onde posso comprar camisas da Ralph Lauren?
Obrigado pela atenção!
marciohpc@bol.com.br

Anônimo disse...

Olá! Gostaria de saber onde encontro em São Paulo roupas da Polo Ralph Laren URGENTE.

adrianabragantini@hotmail.com

Anônimo disse...

Por favor, gostaria de saber como encontrar os produtos da marca POLO RALPH LOREN em São Paulo.
Se puderem, ficarei aguardando meu e-mail é: adrianociscan@hotmail.com

Anônimo disse...

Tb estou a procura de uma loja no Rio de Janeiro que venda camisas Ralph Lauren, vcs teriam o endereço?
Fico noa gurado da resposta e-mail: rf.campos@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Estou a procura de uma loja no Rio de Janeiro que venda camisas Ralph Lauren, vcs teriam o endereço?

rafaelbrown@uol.com.br

Anônimo disse...

Estou a procura de uma loja no Rio de Janeiro que venda camisas e calças masculinas Ralph Lauren, vcs teriam o endereço?

vanialmjf@hotmail.com

Anônimo disse...

GOSTARIA DE SABER SE TEM ALGUMA LOJA QUE REPRESENTE A MARCA NO RIO SE POSSIVEL ME ENVIE O NUMERO TELEFONE
CASO NÂO TENHA GOSTARIA DE SABER SE HA POSSIBILIDADE DE SER REPRESENTANTE DA MARCA NO RIO DE JANEIRO
DESDE JÁ AGRADEÇO A ATENÇÃO !

Anônimo disse...

Gostaria de saber onde posso encontrar os produtos da Ralph Lauren em SP??
fe_rangel@hotmail.com

Anônimo disse...

Gostaria de saber como faço pra comprar e os outros modelos que tem e o preço de cada modelo.
Por favor entre em contato através do e-mail abaixo:
www.pedroplay@hotmail.com
pedro_lmarques@hotmail.com

Unknown disse...

Olá , fiquei bastante chateada quando soube que o perfume Ralph Lauren Blue femminino saiu de linha. Gostaria de saber se isso realmente é verdade e onde eu ainda poderei encontrar para vender.

Anônimo disse...

Olá , fiquei bastante chateada quando soube que o perfume Ralph Lauren Blue femminino saiu de linha. Gostaria de saber se isso realmente é verdade e onde eu ainda poderei encontrar para vender.

Anônimo disse...

Olá , fiquei bastante chateada quando soube que o perfume Ralph Lauren Blue femminino saiu de linha. Gostaria de saber se isso realmente é verdade e onde eu ainda poderei encontrar para vender.

Unknown disse...

Olá gostaria de saber onde encontro loja que venda camisa da ralph lauren no rio de janeiro. meu email, pereira-raissa@hotmail.com

Anônimo disse...

Gostaria de saber onde posso encontrar os produtos da Ralph Lauren em São Paulo?
pólos especificamente

Obrigado

caiobuccieri@hotmail.com

Anônimo disse...

Oi, tb gostaria de saber onde posso comprar a camisa de polo da Rauph lauren no rio de janeiro.

lala janjulio disse...

gostaria de saber onde encontro loja infantil da ralph lauren em sao paulo ! ! !

Anônimo disse...

gostaria de saber onde encontro loja infantil da ralph lauren em sao paulo ! ! !

Anônimo disse...

Olá....Bom Dia!!
eu gostaria de saber onde encontrar Polo Ralph Lauren em Campinas mas Barato ou pode ser em são paulo pois aqui cada uma ta 250.00....me informa onde eu consigo quero comprar umas 10 camisas grato.....

Leosquim@hotmail.com

Anônimo disse...

gostaria de saber como posso identificar a originalidade de uma camisa polo feminina?meu e mail karinrenatap@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá gostaria de saber onde encontar loja da ralph lauren no rio de janeiro q por gentileza....

Anônimo disse...

Olá, por gentileza gostaria de saber onde posso comprar camisas da Ralph Lauren aqui na Paraíba ou em Natal.
Obrigado

Anônimo disse...

Existe ainda alguma representação legal da marca no Brasil???
envie resposta para zilbarbosa@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Olá pessoal, atualemnte (setembro/2023) a Polo Ralph Lauren possui uma operação própria no Brasil no Shopping Iguatemi SP bem na entrada da Avenida Faria Lima. Entregam pra todo Brasil pelo ecommerce do site: https://www.iguatemi365.com/polo-ralph-lauren