É sem dúvida uma das marcas que mais influenciaram o design contemporâneo. Com produtos exclusivos a marca BRAUN é reconhecida pelos consumidores pela alta qualidade dos aparelhos, além do design único no mercado, gerando credibilidade e reconhecimento nos países em que atua. A marca alemã transmite ao consumidor as maravilhas de se aproveitar ao máximo o dia a dia, com produtos que ofereçam qualidade, confiança, praticidade e bem-estar. Quer seja passando roupa, fazendo barba, preparando um café ou até mesmo escovando os dentes.
A história
A tradicional empresa foi fundada em 1921, na cidade de Frankfurt na Alemanha, pelo engenheiro mecânico Max Braun como uma pequena loja de produtos eletrônicos. Dois anos mais tarde passou a produzir componentes para rádio e, em 1925, iniciou à produção de derivados de plásticos. No ano de 1929 já produzia rádios e amplificadores, se tornando uma das maiores empresas do setor na Alemanha. No ano de 1932 inovou ao combinar rádio e fonógrafo em um só aparelho, encantando os consumidores. Somente em 1934 a marca BRAUN, com a letra A em destaque, apareceu pela primeira vez estampada em seus produtos. Pouco depois, em 1935, a empresa lançou no mercado o primeiro rádio portátil movido a bateria. Este feito pioneiro lhe deu seu primeiro prêmio internacional.
Após o término da Segunda Guerra Mundial, apesar de ter boa parte de suas instalações destruídas e ter que ser reconstruída, a empresa aumentou a sua linha de produtos com o lançamento de batedeiras e dos famosos barbeadores elétricos. Nesta época, o design dos produtos não era significativamente diferente ao de outras empresas. Depois da morte de seu fundador, em 1951, seus dois filhos - Arthur e Erwin - assumiram o comando da empresa. Felizmente os irmãos não eram inteiramente despreparados, visto que um possuía graduação em negócios e o outro era engenheiro. Embora tenham dado continuidade ao trabalho do pai, seguiram um novo caminho revolucionário, que se manifestou visivelmente através do design dos produtos e das estratégias de marketing adotadas. A BRAUN é sem dúvida uma das empresas que mais influenciaram o design contemporâneo através da criação de uma série de produtos estéticos, de valor permanente e independente de quaisquer modismos, como por exemplo, em 1948 quando apresentou uma máquina de barbear elétrica, que se tornaria rapidamente líder de mercado na Europa.
No início da década de 1950, foi em uma palestra de Wilhelm Wagenfeld, professor da Bauhaus e designer industrial, que deu um impulso notável a esta nova orientação da empresa. “Para ser melhor que os outros, o produto precisa de um fabricante inteligente, que pense sobre seus objetivos, sua utilidade e durabilidade. A busca pela forma adequada pode causar problemas, que têm de ser resolvidos através da pesquisa científica. Como a dos laboratórios de química e física. Quanto mais simples um produto industrial, maior o trabalho necessário para sua realização”, disse Wagenfeld em 1954.
Ainda no mesmo ano, a BRAUN entrou em contato com a recém-fundada Ulm School of Design. A escola, considerada a Bauhaus do pós-guerra e uma das mais progressivas de design da história, desenvolveu vários projetos em parceria com a indústria, alguns de grande porte com a BRAUN. Hans Gugelot, arquiteto, designer e professor da escola, foi encarregado do design dos rádios e toca-discos. Otl Aicher, também da escola, criou as novas instalações para a exposição dos produtos e reformulou a assessoria de imprensa da empresa. Menos de um ano depois, a nova série de produtos estava desenvolvida e foi apresentada na Exposição Internacional de Radiodifusão em Düsseldorf. O radicalismo do novo estilo chamou muita atenção: tudo o que fosse desnecessário ao funcionamento do produto estava eliminado. Linhas simples, durabilidade, equilíbrio e unificação eram as exigências fundamentais.
Assim, o design de todos os produtos era semelhante, em geral com acabamento em preto ou branco, com o logotipo da BRAUN bem visível. Como diretor do departamento de design a partir de 1961, foi o arquiteto e designer Dieter Rams quem mais influenciou a aparência dos eletrodomésticos e equipamentos da BRAUN, fazendo com que ficassem conhecidos no mundo inteiro. Para ele, o produto tinha que ser inovador, estético, prático, duradouro, facilmente manuseável e ecologicamente correto. O segredo eram os traços simples e a preocupação em fazer um produto que dispensasse o uso de manuais. Foi nesta década que a BRAUN iniciou, ainda que lentamente, o lançamento de uma pequena linha de eletrodomésticos portáteis, incluindo ferros de passar, cafeteiras e torradeiras.
A empresa foi adquirida pela americana Gillette em 1967. Embora a empresa americana tenha influenciado muito o caminho da BRAUN nos anos seguintes, nunca questionou o design dos produtos, muito menos o objetivo da marca em ser um dos grandes produtores mundiais de eletrodomésticos. Nas décadas seguintes a marca alemã apresentou novidades, como por exemplo, os secadores de cabelo portáteis na década de 1970 e anos mais tarde os modeladores de penteados. Foi durante a década de 1980 que a BRAUN passou a se dedicar somente ao setor mais lucrativo dos pequenos aparelhos, em especial, os produtos de cuidados pessoais e os eletrodomésticos portáteis. Além disso, em 1989, a marca lançou seu primeiro relógio de pulso analógico, o AW 10. Os designers Dietrich Lubs e Dieter Rams queriam que o modelo refletisse suas visões de criar um relógio que exibisse o tempo da maneira mais funcional possível e incorporasse todos os seus princípios de design. Dois anos depois, foi lançado o AW 50, um relógio que utilizava o conceito de “Menos, mas melhor”, removendo os números, marcadores e moldura.
Nos anos de 1990 surgiram dois novos e importantes segmentos de negócio: cuidados de higiene oral e depilação feminina. Com isso, em 1999, a BRAUN passou a ser responsável pela produção e desenvolvimento de aparelhos elétricos (escovas de dente) da marca de higiene bucal Oral-B. Em 2000, a BRAUN embarcou em uma nova geração de barbeadores com o lançamento do “Syncro System”, modelo que apresentava o sistema Clean & Charge, que limpava automaticamente a máquina de barbear por meio de um fluído especial. Em 2005, com a compra da Gillette pela Procter & Gamble, a BRAUN passou a ser subsidiária da gigante americana de bens de consumo. Em 2008, após alguns anos de afastamento das prateleiras do mercado brasileiro, a BRAUN retomou suas atividades comerciais no país. No mês de abril de 2012, a empresa italiana De’Longhi adquiriu os direitos de fabricação dos eletrodomésticos da BRAUN junto à P&G, que continua como proprietária da marca.
Em 2014, tendo como garoto-propaganda o piloto Sebastian Vettel, tetracampeão da Fórmula 1, a marca lançou uma nova maneira de barbear com o Braun WaterFlex - cuja tecnologia foi totalmente projetada e desenvolvida para explorar o barbear com água, espuma e gel, transformando o uso do barbeador elétrico em uma experiência sensorial totalmente nova. Por tudo isso (descrito nos parágrafos acima), a história de sucesso da marca BRAUN pode ser resumida em poucas palavras: inovações que mudam a vida, tecnologia alemã duradoura e design pioneiro: de uma pequena empresa de aparelhos elétricos para uma marca de excelência global. Isto é o que a torna líder inquestionável no quesito design e aparência.
A linha do tempo
1947
● Lançamento da MANILUX, uma lanterna portátil que se tornou extremamente popular.
1950
● Início da produção em massa dos aparelhos de barbear elétricos, cujo modelo foi batizado de S50 e que já continha uma inovação: uma fina camada metálica perfurada, que protegia das lâminas a pele de seus usuários.
1954
● Lançamento dos primeiros projetores de slides.
1957
● Lançamento da batedeira de cozinha KM 321 em plástico branco moldado.
1962
● Lançamento do barbeador portátil SIXTANT, que quebrou todos os recordes de venda da empresa, com mais de 10 milhões de unidades comercializadas até 1973.
1963
● Lançamento da escova de dente elétrica MAYADENT, ingressando no mercado de higiene oral.
1971
● Lançamento do rádio relógio.
1976
● Lançamento da calculadora portátil ET 33, um produto ainda visto hoje em dia como bem sucedido por sua ergonomia e design. Seu sucessor, a ET 44, teria inspirado em termos de design a Apple no desenvolvimento do iPhone.
1978
● Lançamento do aparelho de som com componentes integrados.
1988
● Lançamento do depilador elétrico.
2006
● Lançamento da linha SÉRIE 7, os mais avançados aparelhos de barbear da marca alemã até então, que proporcionam um desempenho extraordinário. A tecnologia sônica inteligente e exclusiva com 10.000 microvibrações permitia aparar mais pêlos em cada passagem, resultando em um barbear mais apurado e confortável. Todas as máquinas de barbear desta linha eram integralmente construídas na Alemanha e conjugavam a tecnologia e o design mais avançados. Era uma concepção ergonômica agora em uma elegante cor prateada e equipado com o mais avançado visor LCD.
2009
● Lançamento da escova de cabelo SATIN HAIR 7 com tecnologia IONTEC, que reduz a eletricidade estática e a fricção, proporcionando mais brilho e suavidade ao cabelo.
● Lançamento do SATIN HAIR 5, que combina em um mesmo aparelho alisador e modelador a ar quente.
2015
● Lançamento da Silk-épil 9 Wet & Dry, considerada a depiladora mais rápida e precisa do mundo, que remove até os pêlos mais curtos que a cera não consegue retirar, proporcionando uma pele macia por até 4 semanas. Ao utilizar a escova de esfoliação profunda é possível reduzir o aparecimento de pêlos encravados. Além disso, o acessório de massagem profunda melhora significativamente a circulação sanguínea e visivelmente o aspeto da pele. É um verdadeiro Spa nas mãos.
O DNA do design
Um design de qualidade é, para a BRAUN, sinônimo de criação de produtos que tenham significado e sejam agradáveis de utilizar: altamente funcionais, intuitivos e resistentes. Quando desenvolve um produto, a empresa se concentra na experiência de utilização, para que esta se transforme em um momento agradável, não somente na primeira, mas igualmente ao longo dos anos, quer seja no banheiro, na cozinha ou em qualquer outro lugar. Este DNA baseado no design começou a ser moldado em 1961, quando Dieter Rams (foto abaixo) assumiu o cargo de chefe do departamento de design da empresa. Deste período até 1995, Dieter Rams decisivamente moldou o design dos produtos da marca, dando-lhe a sua clareza distintiva. Foi literalmente o responsável por tornar a BRAUN uma marca “cool” e criar um desejo de consumo para seus produtos. Muitos dos projetos desenhados por Rams, que são a concretização da frase “Weniger, aber besser” (algo como “Menos, mas melhor”) fazem parte do acervo permanente de alguns museus de design importantes no mundo, como o MoMA em Nova York.
O design BRAUN deve resistir ao tempo, permanecer belo e satisfazer as elevadas exigências em termos de qualidade. Um exemplo disso é a escova Satin Hair: equipada com a tecnologia IONTEC, que reduz a eletricidade estática e a fricção, proporcionando mais brilho e suavidade ao cabelo. Esta escova reflete igualmente a abordagem visual que a BRAUN tem do design: um equilíbrio entre a geometria e a ergonomia. Para chegar a esse resultado, o consumidor ocupa um lugar central no processo de desenvolvimento de seus produtos: eles estão envolvidos desde o princípio até o fim. Como isto funciona? Especialistas entrevistam todos os meses centenas de participantes quanto às novas tendências, ideias ou produtos nas áreas dos cuidados de beleza masculinos e femininos, cuidados do cabelo, higiene oral e pequenos aparelhos domésticos. A seguir, aproximadamente 600 colaboradores (em que mais de 80% são especialistas com formação universitária), baseados no Global Center of Excellence for Devices, situado na vila alemã de Kronberg, perto da cidade de Frankfurt, desenvolvem e concebem uma vasta gama de novas tecnologias e aparelhos. Até hoje, a BRAUN recebeu mais de 250 prêmios de design internacionalmente e possui mais de 8.000 patentes ativas. O atual diretor de design da marca é o Professor Oliver Grabes.
Uma marca que tem o design em seu DNA, não poderia deixar de incentivá-lo. Por isso, desde 1968, o BraunPrize tem por objetivo promover o trabalho e ideias inovadoras de produtos criados por jovens designers, destacando assim a importância do design industrial. O concurso internacional desafia mentes criativas a imaginar conceitos de design para um mundo cada vez mais complexo. Propõe-se focalizar o que é essencial: assumir os problemas globais e criar melhores soluções e experiências ou simplesmente melhorar a qualidade de vida das pessoas. O concurso promove incentivo à inovação, tanto virtual quanto física, científica ou técnica, que pode provocar mudanças no comportamento humano, a fim de nutrir e apoiar jovens designers e inventores que assumem o desafio de tornar este mundo um lugar melhor com a sua criatividade.
A evolução visual
O tradicional logotipo da marca alemã, com a letra A central arredondada em grande destaque foi criada por Will Münch em 1934 e passou por algumas pequenas alterações ao longo dos tempos. A primeira remodelação ocorreu em 1939. Wolfgang Schmittel juntou-se ao departamento de design da empresa como freelancer em agosto de 1952. Após a sua chegada, ele revisou o logotipo da marca e deu a ele uma forma reduzida e construtivamente compreensível. A última remodelação ocorreu em meados dos anos de 1990, quando o logotipo voltou para suas formas mais arredondadas.
Os slogans
Design Desire. (2009)
Designed to make a difference. (2003)
Dados corporativos
● Origem: Alemanha
● Fundação: 1921
● Fundador: Max Braun
● Sede mundial: Kronberg im Taunus, Alemanha
● Proprietário da marca: Braun GmbH
● Capital aberto: Não (subsidiária da Procter & Gamble Co.)
● Presidente: Austin Lally
● Faturamento: €200 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 100 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 3.500
● Segmento: Eletrônicos e eletrodomésticos
● Principais produtos: Barbeadores, depiladores, cafeteiras e escovas elétricas
● Ícones: O design simplista de seus produtos
● Slogan: Designed to make a difference.
● Website: www.braun.com
A marca no mundo
A BRAUN comercializa sua diversificada linha de produtos, que engloba barbeadores (elétricos, à pilha e bateria recarregável), depiladores, secadores e alisadores de cabelo, escovas de dente (recarregáveis e à pilha), medidores de pressão, termômetros digitais e pequenos eletrodomésticos portáteis (como liquidificador, mixers e cafeteiras elétricas) em mais de 100 países ao redor do mundo. Atualmente, além de três fábricas na Alemanha, existem centros de produção na Irlanda, México, França e na China. A marca alemã produz aproximadamente 250 mil aparelhos por dia.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Spiegel e Exame), portais (DW), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 26/4/2018
Um comentário:
Genteessa marca é muito boa. Tive uma varinha magica, como o pessoal em Portugual chama, que durou 12 anos e só quebrou por falta de cuidado mesmo no manuseio(meu filho deixou cair).Sempre funcionou PERFEITAMENTE, agoro preciso comprar outra mas não encontro, se alguem souber aonde posso adquirir uma me avise por favo . PARABENS BRAUN SEUS PRODUTOS SÃO OTIMOS MESMO.
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