22.10.15

HUNTER


De frequentadores de festivais à agricultores, entusiastas de acampamento, membros da realeza e fazendeiros, as botas HUNTER são a escolha certa para atividades ao ar livre e lugares potencialmente cheios de lama e encharcados. Super úteis para usar em dias de chuva e clima mais frio, as tradicionais botas de borracha da britânica HUNTER nasceram no “campo de batalha” e se transformaram em um acessório de moda cultuado por celebridades em muitos países do mundo, entre as quais Kate Moss, Katie Holmes, Angelina Jolie e Jennifer Aniston. Com diversos modelos de botas, estilo casual e bem moderno, a HUNTER se tornou uma das queridinhas do mundo fashion. Afinal, faça chuva, faça sol ou neve, está todo mundo usando. 

A história 
A história da HUNTER começou na Escócia, no ano de 1856, quando o americano Henry Lee Norris e seu sócio, o também americano Spencer Thomas Parmelee, fundou a North British Rubber Company, uma fábrica para a produção de itens de borracha. Norris utilizava uma forma inovadora de trabalhar a borracha que aplicava na fabricação de vários objetos, entre os quais pneus, pentes, bolas de golfe e as tradicionais botas de borracha, ideais para o clima e os difíceis terrenos da Grã Bretanha. A empresa ganhou uma enorme ajuda do exército britânico, que solicitou a produção de resistentes botas para os soldados que atuavam nos terrenos encharcados das trincheiras da Primeira Guerra Mundial. Com isso, a produção cresceu muito (ao todo foram mais de 1.18 milhões de pares de botas), assim como seu faturamento. A empresa continuou ganhando notoriedade por sua qualidade ao longo das décadas seguintes.


Durante a Segunda Guerra Mundial, a empresa novamente voltou boa parte de sua produção para suprir as Forças Armadas Britânicas com suas tradicionais botas. Com o final do conflito, as tradicionais botas de borracha começaram, aos poucos, ganhar enorme popularidade entre homens, mulheres e crianças que viviam em regiões com climas úmidos e chuvosos. As botas de borracha preta também foram adotadas por caçadores, pescadores, trabalhadores rurais e pessoas que faziam atividade ao ar livre, como por exemplo, jardineiros. Claro que o clima do Reino Unido (com índice pluviométrico alto) ajudou as botas de borracha a aumentar sua popularidade. Com isso, uma nova fábrica teve que ser construída.


Mas foi no inverno do ano de 1955 que a marca lançou seu modelo mais famoso, a Hunter Original Green Wellington (a bota de cor verde militar), primeira bota ortopédica (mais confortável) feita pela empresa. Também conhecidas como Wellies, abreviatura para Wellington, as botas de montaria (ainda em couro) para uso no campo ganharam esse nome no início do século XIX, quando seu uso foi popularizado entre a nobreza britânica pelo Primeiro Duque de Wellington, Arthur Wellesley. Inicialmente as vendas foram fracas, mas com o tempo o modelo se tornou um verdadeiro sucesso, impulsionando as vendas da marca.


As botas HUNTER ganharam ainda mais impulso e popularidade quando receberam o certificado de fornecedor real (Royal Warrants by Appointment) de calçados impermeáveis do Duque de Edimburgo (em 1977) e da Rainha Elizabeth II (em 1986), o que contribuiu para sua fama de material de qualidade. No final da década de 1980, a HUNTER ingressou no mercado de roupas impermeáveis para a prática de esportes aquáticos. Nos anos seguintes a HUNTER continuou crescendo no mercado e conquistando novos consumidores. No ano de 2004, para comemorar os 50 anos da Hunter Original Green Wellington, a marca lançou no mercado uma linha da tradicional bota de borracha em sete cores diferentes. Era o início da transformação das famosas galochas em acessórios de moda. A coleção ainda continha a linha de botas infantis.


A marca ganhou ainda mais notoriedade no mundo da moda em 2005 quando a bela modelo Kate Moss resolveu aparecer no festival de Glastonbury, um dos mais reconhecidos festivais de música do mundo, com um short curto e um par de galochas da HUNTER. Foi um verdadeiro e frenético sucesso no mundo fashion. A partir deste momento, os profissionais da moda começaram a usar as galochas para compor seus visuais para dias chuvosos. Aproveitando a oportunidade a HUNTER iniciou o lançamento de diversos modelos para serem usados nas cidades, nas baladas, além é óbvio de uma de uma linha especial de galochas para festivais de verão, onde a marca tem forte presença, blindando os pés da galera contra a lama com estilo. Outra novidade foi o lançamento de uma linha de botas que mistura materiais como a borracha e tecidos. A marca também iniciou sua expansão internacional, com a apresentação de suas botas em vários países, como por exemplo, através da inauguração de um showroom em Nova York. Além disso, realizou parcerias com estilistas e designers consagrados para o lançamento de linhas em edições limitadas, como por exemplo, a galocha prateada assinada por Jimmy Choo.


Nos anos seguintes a HUNTER ampliou sua linha de produtos com o lançamento de chinelos (de borracha), sandálias, botas para montaria, além de meias (fabricadas especialmente para serem usadas em suas galochas, deixando um pedaço para fora na parte superior), guarda-chuva, roupas (casacos e capas de chuva com materiais impermeáveis), bolsas, mochilas e acessórios. Mais recentemente a marca lançou um novo modelo de suas tradicionais galochas de cano alto, a Hunter Tall Tour, feita em uma borracha mais maleável, justamente para poder ser dobrada e levada em malas nas viagens. Em 2014, a HUNTER inaugurou sua primeira flagship store (loja âncora) na badala Regent Street, em Londres. A enorme loja de três andares e 1.600 m² oferece todas as coleções da marcas, incluindo calçados, roupas e acessórios, além da linha HUNTER FIELD, que oferece botas e calçados de alto desempenho para atividades ao ar livre.


As botas da linha Original, as mais clássicas da marca, oferecem as versões Tall (cano mais alto), Gloss (com brilho), Short (cano mais curto), Adjustable (com ajuste na lateral), Back Adjustable (com ajuste na parte de trás), Neoprene (nesse material), Snow (ideal para uso na neve), Huntress (com cano mais largo na panturrilha e mais curta, ideal para mulheres de perna mais curta e grossa), Tour (dobrável) e Tour Canvas (dobrável com cano em tecido). Além de cores diferentes, existem modelos que trazem detalhes com listras, com a bandeira do Reino Unido (conhecida como Union Jack) e até peças em metal. A marca ainda oferece outras linhas de botas, como por exemplo, a Balmoral (com visual mais pesado, parecido com botas de couro, e material mais resistente), a Sandhurst (mais justa, no estilo bota de montaria) e a Argyl (voltada para o trabalho no campo).


A linha de botas da HUNTER tem diferentes medidas. Além do tamanho do pé, as botas variam em largura e na altura do cano. O modelo tradicional, a chamado Original Tall, por exemplo, tem o cano bem longo. A bota é feita de um material resistente, possuí design especial, ótima qualidade, solado antiderrapante, além de ser fácil de limpar e proteger os pés do frio e da água. Consideradas as melhores botas de borracha do mundo, os modelos da HUNTER são capazes de proteger os pés das condições mais adversas, sempre em grande estilo e com o maior conforto. E mesmo sem chuva, lama ou poças, usar HUNTER é um estilo descolado.


A identidade visual 
A HUNTER utiliza dois logotipos distintos, um para imagem corporativa (que possui os brasões reais, indicando ser fornecedora oficial do Duque de Edimburgo e da Rainha Elizabeth II) e outro estampado em seus produtos (que ganha bordas vermelhas). Nas botas esse último logotipo é usado na parte frontal.


Dados corporativos 
● Origem: Escócia 
● Fundação: 1856 
● Fundador: Henry Lee Norris e Spencer Thomas Parmelee 
● Sede mundial: Edimburgo, Escócia 
● Proprietário da marca: Hunter Boot Ltd. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: James Seuss 
● Diretor criativo: Alasdhair Willis 
● Faturamento: £95 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 1 
● Presença global: 35 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 500 
● Segmento: Moda 
● Principais produtos: Botas, galochas, calçados e acessórios 
● Concorrentes diretos: Burberry, Le Chameau, Palladium, Aigle, Chooka e Kamik 
● Ícones: A galocha em tom verde militar 
● Website: www.hunterboots.com 

A marca no mundo 
Atualmente a linha de produtos da HUNTER, que além das famosas galochas (em diversos modelos, cores e texturas), oferece sapatos e até sandálias, além de itens como capas de chuva, casacos, guarda-chuva, meias para galochas e bolsas, é comercializada em mais de 35 países ao redor do mundo. Os produtos da marca são vendidos através de seu comércio online, badaladas lojas de departamentos e varejistas especializados em calçados, além da única loja própria da HUNTER, localizada em Londres. 

Você sabia? 
Até a princesa Diana apareceu desfilando as botas HUNTER minutos antes de seu casamento. 
As botas originais da HUNTER são feitas de borracha vulcanizada com forro de náilon ou malha. Embora sempre evoluindo, a marca permanece fiel à fabricação original em 28 partes. 
Para a limpeza das botas, a marca oferece a Hunter Boots Shine, uma esponja de silicone que dá um acabamento polido imediato, além de um spray específico. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 22/10/2015

2 comentários:

Anônimo disse...

como faço para comprar

Anônimo disse...

Onde encontrar essas galocha no Brasil? Por favor ,alguém sabe?