15.7.10

NESTLÉ COFFEE-MATE®


Há mais de sessenta anos a marca COFFEE MATE® tem dado um toque especial ao café de milhões de pessoas ao redor do mundo, transformando uma “ordinária” xícara cafeinada em delícias cremosas e saborosas. Acrescentando ao café sabores como baunilha, avelã ou canela, é o companheiro perfeito, como diz seu próprio nome, para pessoas que desejam degustar de um modo diferente o tradicional café.



A história 
Tudo começou no final da década de 1950 quando a empresa Carnation Company, uma tradicional produtora americana de leite em pó e leite condensado fundada em 1899, iniciou o desenvolvimento de um novo produto que iria revolucionar o segmento. Depois de anos de pesquisas, no dia 2 de fevereiro de 1961 a empresa lançou no mercado americano o COFFEE-MATE®, primeiro creamer em pó do mundo especialmente desenvolvido para dar sabor e proporcionar uma textura aveludada ao café, dando um toque ainda mais especial à bebida. O novo produto, batizado de COFFEE-MATE® por ser justamente ser um acompanhamento (companheiro ideal) para o café, era conveniente e econômico, capaz de atender às expectativas do exigente consumidor que buscava por um café mais sofisticado e diferenciado. Por não conter lactose e deixar o café cremoso, o COFFEE-MATE® fez um enorme sucesso no mercado americano, especialmente junto aos consumidores que possuíam alguma restrição à produtos derivados do leite.
   

Nos primeiros anos a popularidade do produto também foi resultado da campanha “Coffee’s perfect mate” (algo como “O melhor companheiro do café”), que se tornou uma das mais conhecidas entre os consumidores americanos. Em 1985, com a aquisição da Carnation Corporation pela suíça Nestlé (conheça essa outra história aqui), a marca passou a fazer parte do portfólio da tradicional empresa de alimentos. Sob a tutela da empresa suíça, a marca, renomeada para NESTLÉ COFFEE-MATE®, ganhou mais importância e investimentos, resultando no início da diversificação da linha de produtos em 1989 através do lançamento da versão low-fat (com baixa percentagem de gordura em relação ao produto original) e da versão líquida, que não requeria refrigeração. A versão líquida rapidamente se tornou um enorme sucesso, fazendo com que a marca conquistasse a liderança no segmento dentro do competitivo mercado americano.
  

Na década seguinte a empresa introduziu várias novidades, como por exemplo, novos sabores (baunilha, canela, chocolate e avelã foram alguns deles), a versão sem gordura e a embalagem individual (pequenos saches), fazendo com que o produto pudesse ser consumido fora de casa, tudo isso para tentar atrair um novo e maior público consumidor. E a estratégia deu tão certo que a marca COFFEE MATE® conquistou enorme participação de mercado em seu segmento, especialmente nos Estados Unidos e no Canadá. Essa diversificação impulsionou as vendas do COFFEE MATE®, que aos poucos começou a ser introduzido em outros países fora da América do Norte, especialmente na Ásia onde milhões de pessoas com restrições à lactose encontraram no produto um verdadeiro companheiro para incrementar uma fumegaste xícara de café.
  

Outra estratégia utilizada pela marca foi a introdução dos primeiros sabores sazonais (Gingerbread, Peppermint Mocha e Eggnog), na versão líquida, em 2004, e, expandir a linha em 2005 para incluir Pumpkin Spice (com um toque de chocolate e abóbora). A resposta dos consumidores foi tão positiva, que esses sabores passaram a fazer parte da vida dos consumidores em determinadas épocas do ano e celebrações especiais. Além disso, a linha regular de sabores também foi ampliada com a introdução do Créme Brullée, Chocolate Raspberry, Coconut Créme (Creme de Coco), Tiramisu e Amaretto.
  

Apesar de inúmeros sucessos no lançamento de novos produtos, a marca colecionou alguns fracassos, como por exemplo, em 2006 quando introduziu no mercado o produto na versão soja. Em 2007, de forma discreta e somente na região sul do país, o COFFEE MATE® foi introduzido como teste no Brasil, disponível inicialmente nos sabores French Vanilla, Canela e Macchiato. Mas, devido ao hábito de cultura do consumo do café com leite no Brasil, o produto não ficou muito tempo no mercado. Nos anos seguintes, reconhecendo a necessidade de oferecer aos seus consumidores produtos mais saudáveis, a marca introduziu no mercado a versão do produto sem açúcar, além da versão sem gordura hidrogenada, já extremamente popular nos países europeus.
   

Outra novidade foi o lançamento em abril de 2011 da linha COFFEE MATE® NATURAL BLISS, cujos cremes, além de conter leite, utilizam apenas quatro ingredientes naturais: leite, creme, açúcar e sabores naturais. Nos anos seguintes, para lançar sabores surpreendentes e irresistíveis, COFFEE MATE® firmou colaborações únicas com marcas famosas como os chocolates Snickers (conheça essa outra história aqui), Dove® (saiba mais aqui) e Twix (conheça essa história aqui), o licor Kahlúa (resultando um sabor com notas de creme, rum escuro e café torrado), os cereais Kellogg’s Rice Krispies Treats™ (que resultou em um sabor inesquecível de marshmallow acompanhado de notas do tradicional cereal torrado) e os waffles Kellogg’s Eggo (que resultou no sabor waffles, xarope de bordo e manteiga). Além disso, a marca lançou seu primeiro creme para café vegano à base de amêndoa e aveia.
  

Em 2023, COFFEE MATE® foi além do creme para café (seu principal produto por mais de 60 anos) ao lançar a primeira grande inovação da marca desde a sua criação, o COFFEE MATE® ICED COFFEE, um café gelado pronto para beber em garrafas de 50 onças e oferecido em dois sabores - Baunilha Francesa e Caramelo. O novo café gelado da COFFEE MATE® é uma transição lógica para uma marca que já está intimamente associada à popular bebida com cafeína. E a inovação continuou em 2024 com o lançamento do COFFEE MATE® DIRTY SODA COCONUT LIME, o primeiro creme - no sabor refrescante de coco e limão picante - feito especificamente para refrigerantes, especialmente Dr. Pepper (conheça essa outra história aqui), que ajudou no desenvolvimento do novo produto.
  

Há décadas o melhor companheiro do café 
COFFEE MATE® é a maneira mais clássica de se criar um delicioso creme em uma xícara de café. Com ele, pode-se criar uma xícara perfeita de café para alavancar uma sensação de bem-estar em todos os momentos - seja de manhã, de tarde ou de noite. O produto cumpre o que promete, dá ao café uma textura mais cremosa e aveludada, deixando-o também com um sabor mais leve, sendo ideal para quem não é fã de café puro. As variedades incluem líquidos, pós, concentrados, sem gordura reduzida e sem açúcar, bem como muitos sabores atraentes. Basta mexer e desfrutar. Por isso, há mais de seis década é companheiro perfeito para o café.  
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca COFFEE MATE® passou por algumas modificações ao longo dos anos. Em 1985, quando a marca passou a fazer parte do portfólio da Nestlé, uma nova identidade visual foi adotada: nova tipografia de letra e o logotipo da empresa suíça incorporado. Pouco depois o logotipo ganhou um coração estilizado em torno da palavra COFFEE MATE®, formado pelo vapor que um delicioso café quentinho exala. Esse logotipo seria atualizado algumas vezes nos anos seguintes, como por exemplo, em 2016 quando perdeu o nome da marca perdeu o hífen. A última remodelação ocorreu em 2023 e apresentou um novo design para o tradicional coração e uma nova tipografia de letra.
  

Os slogans 
Stir Things Up. (2017) 
Add Your Flavor. (2012) 
Coffee’s perfect mate. 
Experience the difference. 
If it’s Not Nestlé Coffee-Mate®, Don’t Believe It. 
Helps you pretend to like coffee. 
Love It Up. (2001) 
Flavor doesn’t get any bigger. (1999) 
Your coffee never had it so good. (1994) 
Flavoured coffee witheners. (1992) 
Even when there’s milk around. (1990) 
Don’t doubt it. Try it. (1988) 
Made specially for coffee. (1982) 
Coffee taste nicer with Coffee-Mate®. (1980) 
Do more for your coffee. (anos de 1970)
  
Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 2 de fevereiro de 1961 
● Criador: Carnation Company 
● Sede mundial: Vevey, Suíça 
● Proprietário da marca: Nestlé S.A. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Ulf Mark Schneider 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 50 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Maiores mercados: Estados Unidos e Canadá 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Creme para café 
● Concorrentes diretos: International Delight, Califia Farms, Best Choice, Clover Valley, Silk, Splenda, Almond Breeze, Chobani e Dongshu Frima

● Slogan: Coffee’s perfect mate. 
● Website: www.coffee-mate.com

A marca no mundo 
Atualmente NESTLÉ COFFEE MATE® é comercializado nas versões em pó e líquida (incluindo a concentrada), disponível em 25 deliciosos sabores (original, baunilha, creme de chocolate, avelã, Amaretto, caramelo, doce de leite, baunilha com canela, baunilha com caramelo, entre outros) e está presente em aproximadamente 50 países ao redor do mundo. O produto é um verdadeiro sucesso de vendas nos Estados Unidos (onde detém mais de 60% de participação de mercado), Canadá, Filipinas, Turquia e México, além dos países asiáticos. COFFEE MATE® é usado em uma em cada cinco xícaras de café com creme na América do Norte. 


Você sabia? 
COFFEE MATE® também é bastante utilizado como ingredientes de bolos, tortas e até em algumas receitas de drinques alcoólicos. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 26/4/2024 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/

20 comentários:

Anônimo disse...

Há uns 2 anos a Nestlé trouxe para o Brasil esta novidade, o Coffee-Mate foi vendido nos maiores supermercados da região sul. Mas infelizmente a Nestlé parou a distribuição e agora não temos mais, uma pena, pois o produto é excelente.

Leonardo Moreira disse...

Eu não acredito que acabou isso no Brasil, eu comprava frequentemente e agora fui procurar e nada, será q não terá uma nova remessa para nosso Brasil!

Daniela disse...

Onde podemos comprar essa iguaria aqui do Brasil? Existe algum site de importaçoes?
Obrigada.
Daniela Roehe
daniroehe@hotmail.com

Karin disse...

Conheci este produto no Uruguai e adorei. Recentemente fui aos EUA e trouxe alguns, é uma enorme pena não termos ele aqui no Brasil. Vamos lá Nestle tentem novamente a comercialização em São Paulo

Anônimo disse...

Nos 2 anos que eu morei nos EUA eu sempre usei esse produto no meu café. Quando voltei ao Brasil em maio desse ano, quase tive um "ataque" quando descobri q não é vendido aqui. Por favor Nestlé, volte a divulgar e a vender esse produto aqui no Brasil. Coffee Mate é muito bom!!!

Dax disse...

Eu também conheci nos EUA, e sempre comprava no período que esteve a venda no Brasil. Depois que sumiu procurei em sites de importadores e não achei. Entrei em contato com a nestlé e disseram que nao trazem mais mesmo e que nao tem previsao de voltarem a trazer.

Josiane disse...

Nestlê, isso é muito bom..Traz de volta p/ o Brasil..

Nara disse...

To levando amaha para o Brasil aqui dos EUA kkk dei uma pesuisada na net porque eu nunca tinha visto no Brasil.. Minha familia vai adorar!

Anônimo disse...

Meu nome é Vannia Takahashi, não saibia que o Cooffee Mate foi lançado no sul do Brasil. A Nestlê deveria expandir as vendas para todas as regiões principalmente suldeste.Em todas as viagens que faço sempre trago pelos menos 4 potes da versão em pó. Adoro este produto e fico muito triste por não estarem vendendo mais. Solicito a Nestlê que reconsidere e volte a lançar o Cooffee Mate no Brasil não esquecendo do Rio de Janeiro e São Paulo.Quando conheci o Coffee Mate pela primeira vez cheguei a escrever um email para Nestlê solicitando que eles levassem para o Brasil. Vou ficar aguardando anciosa!

Anônimo disse...

Eu e uma filha conhecemos o produto na casa de outra filha que mora no Canadá, adoramos claro! Estamos querendo reforçar que a Nestle não esqueça de Brasilia, pois tenho certeza que outras pessoas estão ansiosas para experimentar ou voltar a consumir esta iguaria.E um verdadeiro manjar dos Deuses!

Anônimo disse...

Acabei de voltar dos EUA e me viciei no Coffee Mate Caramel Machiato... incrivel a Nestle nao trazer este produto para cidades como Rio, São Paulo etc... como posso ficar sem agora??

Cris disse...

Eu vi para vender numa loja na Praça da Liberdade em São Paulo e agora sempre compro. Fica em frente a estação de metro Liberdade.

Cris disse...

Eu não conhecia e visitando uma loja de produtos orientais vi na sessão de importados e comprei. A loja fica em São Paulo no bairro da Liberdade em frente a estação de metro Liberdade.

Abdalla disse...

Na rede sams club você encontra em Sp eu sempre compro lá

Anônimo disse...

Meu nome eh Magalhaes, conheci esse produto nos Estados Unidos e trouxe alguns pra mim. Procurei em varios supermercados em Sao paulo e ate no Walmart e nao encontrei.Ja mandei emails para a Nesle do Brasil alguns anos e ate hoje nao encontro esse produto. Existem varios sabores e o que mais gostei eh o Hazelnut e Vanilla. Soube que existem varios container com produtos dos Estados Unidos para em Santos. E nao sao liberados. Sao coisas do PT. para a gente nao apreciar coisas boas como tambem sao proibidos as importaçoes de cafe colombiano que eh o melhor do mundo.

Anônimo disse...

Aqui em São Paulo, na região da avenida Paulista, é fácil encontrar nas docerias onde vendem doces importados.

Unknown disse...

Trabalhamos com diversos produtos da linha Coffee Mate.

Consulte nossa loja online, instagram ou contate-nos pelo WhatsApp:

www.karamellstore.com.br
Instagram: karamellstore
Whatsapp: 94065-6593

Enviamos para todo o Brasil.

Equipe de vendas Karamell Store.

Cy disse...

Alguém me diz onde compro, please... Trouxe três potes dos EUA e o último está acabando... SOCORROOOO!!! rsss

Vitor disse...

Não encontra . Moro do lado do SAM’s e não existe lá ...

Vitor disse...

Não encontra . Moro do lado do SAM’s e não existe lá ...