Mostrando postagens com marcador AmBev. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador AmBev. Mostrar todas as postagens

24.6.26

ZÉ DELIVERY


Facilitar a diversão. Quer seja uma reunião familiar, um churrasco com os amigos ou assistir o jogo com a galera, o Zé Delivery é o melhor amigo para garantir cervejas geladas, bebidas, petiscos e até carnes e carvão. Tudo em minutos, na sua porta e a um preço justo. Do churrasco ao futebol, do happy hour às comemorações de última hora. Se tem diversão, é só chamar o Zé. 

A história 
Tudo começou em 2015 dentro da ZX Ventures, o hub de inovação e tecnologia da AmBev, proprietária de marcas famosas como Skol (conheça essa história aqui), Brahma (saiba mais aqui) e Guaraná Antarctica (conheça essa história aqui). Um dos projetos - liderado por Pedro Earp e Diego Libanio - identificou um dos principais desejos - ou problema - dos consumidores: cerveja com preço em conta, gelada e entrega rápida. Afinal, os consumidores queriam consumir cerveja em casa, mas sofriam para carregar fardos pesados ​​e lidar com vasilhames retornáveis. Como fabricante e distribuidora, a Ambev já tinha uma rede pronta para a entrega, só era preciso integrar os comerciantes. Com isso a equipe desenvolveu um aplicativo para resolver o problema identificado: receber a cerveja preferida (e gelada) rapidamente em casa por um preço justo. Foi então que, em 2016, ocorreu o lançamento na cidade de São Paulo do Zé Delivery, um aplicativo que funcionava conectando o consumidor a adegas, bares e depósitos parceiros para garantir a entrega de cerveja gelada em até 30 minutos.
  

O nome Zé Delivery foi escolhido para criar uma identidade amigável, próxima e informal com o consumidor. A ideia da Ambev ao criar o serviço era personificar a entrega, como se o usuário estivesse pedindo uma bebida para um "camarada" ou amigo de confiança (o popular “Zé”) que vai salvar a geladeira sem precisar sair de casa. E para conquistar o público, o Zé Delivery investiu fortemente em marketing. O aplicativo criou campanhas com cupons e descontos promocionais. A aceitação foi imediata: nos primeiros meses, o aplicativo já estava operando com centenas de pedidos diários e alcançando resultados acima das expectativas. Nos anos seguintes, muito mais do que vender cerveja, o Zé Delivery se tornou um dos principais pontos de contato da Ambev com seus consumidores e expandiu suas operações para outras cidades do país, como o Rio de Janeiro (2018), fechando 2019 com 35 cidades atendidas.
  

Embora estivesse em franca expansão, o Zé Delivery ganhou destaque sem precedentes em 2020, impulsionado pelo distanciamento e restrições impostas pela pandemia de COVID-19, quando as pessoas passaram mais tempo em casa e começaram a utilizar os aplicativos de entrega com mais recorrência. Isso resultou em um aumento na demanda por bebidas em casa. Com isso, o Zé Delivery assistiu a multiplicação de suas vendas por 10 e alcançou mais de 3 milhões de usuários cadastrados, impulsionado pelo consumo doméstico e mudanças no comportamento dos consumidores. Além disso, o Zé Delivery aproveitou essa oportunidade para ampliar seu alcance e passou a cobrir todas as capitais brasileiras e quase todas as cidades com mais de 300 mil habitantes. O aplicativo processou 27 milhões de pedidos em 2020, gerando mais de R$ 2 bilhões em vendas, se transformando no principal motor de crescimento digital durante esse período.
  

Em 2021, o Zé Delivery já estava presente em cerca de 300 cidades brasileiras, cobrindo uma área equivalente a mais de 80% da população urbana do país, e mesmo com a reabertura gradual dos bares e restaurantes, o volume de pedidos atingiu a marca de 61 milhões. Foi a partir desse período que o Zé Delivery iniciou um movimento estratégico para deixar de ser um aplicativo focado exclusivamente em cervejas e passar a cobrir toda a conveniência necessária para as “ocasiões de diversão” dos usuários. Com isso, o aplicativo começou a agregar itens de conveniência, como bebidas não alcoólicas (refrigerantes e energéticos), petiscos (amendoins, chips e até chocolates e sorvetes, carvão, gelo, vinhos, destilados (como vodca, whisky e gin) e carnes congeladas para churrasco, transformando-se no “abastecedor do rolê” e não apenas um entregador de bebidas.
  

No mês de abril de 2023, a marca lançou nacionalmente o Zé Compensa, programa de fidelidade do aplicativo, utilizado também como pilar de engajamento. Por meio do programa, cada compra no aplicativo gera pontos que podem ser trocados por benefícios, como descontos, cupons, frete grátis e até ingressos para shows e jogos de futebol. Ainda esse ano, a empresa lançou o modelo Zé Express, instalando geladeiras inteligentes operadas por Inteligência Artificial em academias e condomínios. Os produtos eram destravados via QR Code e a cobrança feita de forma automática. Em 2024 já eram mais de 720 cidades atendidas pelo aplicativo, cobrindo todos os municípios com mais de 30 mil habitantes, o que representava 70% da população brasileira.
   

O ano de 2025 foi marcado por grande novidades e inovações. Começou em fevereiro, durante o pré-Carnaval na orla do Rio de Janeiro, com o lançamento da Sacooler, uma bolsa térmica flexível e reutilizável cheia de gelo que o usuário podia adicionar ao seu carrinho de compras para receber suas bebidas estupidamente gelada. Devido ao sucesso, a Sacooler passou a ser oferecida oficialmente no aplicativo. Depois, em setembro, inovou ao lançar o “Modo Turbo”, modalidade com entrega em até 15 minutos para todas as capitais do país. Para custear a operação, é cobra um adicional de R$ 3.99 por cada pedido no modo mais rápido de entrega. E se o pedido demorar mais que os 15 minutos para chegar, o cliente recebe automaticamente um cupom no mesmo valor pelo aplicativo. Esta nova opção busca atender à demanda por mais conveniência dos clientes e aumentar a frequência de compras.
   

Ainda em 2025, o Zé Delivery passou a oferecer aluguel de chopp e chopeira (incluindo entrega, instalação e retirada do equipamento). Com isso, a plataforma passou a integrar oficialmente o serviço do Chopp Brahma Express. O Zé Delivery fechou este ano reafirmando sua posição de principal delivery de bebidas e conveniência do Brasil, e estuda ingressar no segmento de delivery de comida. Vale ressaltar que o Zé Delivery também se tornou uma peça fundamental para testar novos produtos da Ambev. A cerveja Corona Cero foi apenas um dos itens de lançamentos que a Ambev realizou nos últimos anos.
  

Comunicação e marketing 
A comunicação da marca Zé Delivery é bastante centrada em ações de marketing inovadoras e de grande impacto. E o futebol é o pilar central das estratégias do aplicativo. Por exemplo, a empresa conversou com consumidores e identificou que havia a oportunidade de se conectar nos momentos de paixão com o futebol, especialmente às quartas-feiras, quando ocorriam partidas dos principais campeonatos de futebol do país. Porém, o número de pedidos estava bem distante do apresentado nos fins de semana. O Zé Delivery então passou a enviar mensagens aos clientes relacionadas aos momentos de paixão pelo clube de coração - tudo por meio do aplicativo, como por exemplo, “Que tal acompanhar o jogo do Mengão com a sua Brahma?”. O resultado foi surpreendente: a média de pedidos na quarta-feira cresceu significativamente após esse tipo de ação. E registrou momentos de picos impressionantes: em dias de grandes jogos, como da Copa Libertadores, o Zé Delivery chegou a superar a marca de 500 mil pedidos diários.
   

Já em 2022, na final da Copa do Brasil, entre Corinthians e Flamengo, o aplicativo lançou a ação “Delivery de CamiZétas”. A ação tinha por objetivo presentear torcedores corinthianos e flamenguistas com camisas oficiais. Para isso, uma equipe do Zé Delivery ficou de olho nas arquibancadas do estádio e selecionou as frases mais criativas pedindo a camisa do Timão e do Mengão. Além disso, em parceria com times de futebol (como Flamengo e Corinthians), o Zé Delivery já realizou ações de entrega relâmpago de mantos (camisas) usados por jogadores logo após as partidas, resgatados através do programa de recompensas Zé Compensa.
   

Ainda em 2022, a campanha “Bota o Zé pra jogo” aproveitou o clima do Mundial de Futebol daquele ano e apostou na superstição de que o Brasil sempre foi campeão quando havia um “Zé” no elenco. E não seria diferente este ano, afinal a Seleção Brasileira tinha Vini Jr. Mas cadê o Zé? O craque se chama Vinícius José Paixão de Oliveira Junior. Embaixador do Zé Delivery, Vini “Zé” Jr. colocou o Zé pra jogo e, numa ação publicou um vídeo em suas redes sociais escrevendo Zé em sua camisa da Seleção Brasileira. A campanha também incentivou torcedores, influenciadores e colaboradores da marca a mudarem seus nomes nas redes sociais para incluir o apelido “Zé” em apoio à Seleção Brasileira. O investimento da marca no futebol é constante e atualmente o Zé Delivery é parceiro oficial de bebidas da Seleção Brasileira (desde 2022), estampa seu logotipo na camisa de grandes clubes e oferece benefícios diretos para sócios-torcedores de diversos times.
  

Outra ação divertida - batizada de Amigo Zécreto - ocorreu no final de 2021, quando a marca reuniu “Zés” famosos - como Zeca Pagodinho, Zeca Camargo, Zé Roberto, Zezé Motta, entre outros - para convidarem consumidores de todo o Brasil a concorrerem a um ano de bebidas na faixa pelo aplicativo e uma geladeira de cerveja personalizada. Era o amigo secreto que todo mundo ia gostar do presente.
  

Em junho de 2026, a Gillette® (conheça essa história aqui) e o Zé Delivery anunciaram uma parceria como parte da campanha #CaraDeCampeão, que celebra os 100 anos da maior autoridade em barbear do Brasil e conecta futebol, superstição e cultura popular em uma ativação conjunta. Com isso, pela primeira vez, o Zé Delivery alterou sua identidade visual (temporariamente) e o personagem apareceu sem sua característica barba em suas redes sociais, em adesão ao movimento da Gillette®. A mudança simboliza a participação do Zé Delivery na campanha, que propõe o ritual de barbear como forma de atrair sorte para a temporada do futebol. A proposta conecta o hábito do barbear à conveniência do Zé Delivery, reforçando a presença das marcas no dia a dia de milhões de torcedores.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por apenas uma remodelação ao longo dos anos. Isto aconteceu em 2024, quando o logotipo apresentou novidades: modernização do desenho do Zé, mantendo a essência do personagem clássico, mas com traços simplificados; apresentou uma nova tipografia de letra inspirada em xilogravura, técnica de impressão vernacular, carregando um quê de brasileirice; e uma nova disposição para os elementos (o personagem foi posicionado do lado direito e o nome - agora abreviado apenas para Zé Delivery - no lado esquerdo).
  

O logotipo do Zé Delivery também pode ser aplicado sob um fundo amarelo, cor tão característica da marca.
  

Os slogans 
De Zero a Zé. (2026) 
Melhor chamar o Zé! (2024) 
Chama a diversão! (2024) 
Bota o Zé pra jogo. (2022) 
É só chamar o Zé. (2021) 
Tudo começa com Zé. (2021) 
Chamou, chegou. (2019) 
Bebida rápida, gelada, e no precinho.
  

Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Lançamento: 2016 
● Criador: AmBev 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: ZE Soluções Tecnológicas de Comércio de Bebidas Ltda. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Ambev S.A.) 
● CEO: Fernando Mazzarolo 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Usuários cadastrados: 27 milhões 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Funcionários: 600 
● Segmento: Tecnologia 
● Principais produtos: Plataforma mobile de delivery de bebidas 
● Concorrentes diretos: iFood, 99Food, Rappi, Keeta, Jão Delivery e Daki 
● Ícones: A Zé e a cor amarela 
● Slogan: De Zero a Zé. 
● Website: www.ze.delivery 

A marca no Brasil 
Presente em mais de 850 cidades brasileiras em todos os estados, o Zé Delivery, maior plataforma de entrega de bebidas do país, conta com mais de 10.000 locais cadastrados, 27 milhões de usuários cadastrados, estimados 120 mil entregadores e oferece mais de 1.500 produtos para entrega. Em 2025, o Zé Delivery registrou mais de 67 milhões de pedidos, alcançou R$ 4.7 bilhões em GMV (valor bruto de mercadorias) e atingiu a marca de 5.7 milhões de usuários ativos mensais, consolidando-se como o líder na categoria. Cerca de 25% do faturamento da plataforma já não vem de cerveja, mas sim de outros itens de conveniência. 


Você sabia? 
A base de clientes do Zé Delivery tem um perfil bastante jovem, com cerca de 80% dos usuários pertencentes às gerações Geração Z e Millennials. 
O modelo de negócios do Zé Delivery foi replicado pela Ambev para países como Argentina, Paraguai, Bolívia, Panamá, República Dominicana e México, onde atua com o nome de TaDa Delivery


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Forbes, Exame, Isto é Dinheiro, Época Negócios e InfoMoney), jornais (Meio Mensagem, Estadão, O Globo e Folha), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).  


Última atualização em 24/6/2026 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding

17.3.22

SODA LIMONADA ANTARCTICA


Muito apreciado por sua refrescância, Soda Limonada Antarctica é um refrigerante leve e natural de sabor limão. E há mais de um século vem refrescando a vida de milhões de brasileiros com um sabor inconfundível que só a Soda Limonada Antarctica pode oferecer, fazendo parte do cotidiano dos consumidores por diversas gerações. 

A história 
Tudo começou quando a Companhia Antarctica Paulista, fundada no ano de 1885 como um abatedouro de suínos e uma fábrica de gelo, e que posteriormente, em 1888, passaria a produzir a cerveja Antarctica (conheça essa outra história aqui), resolveu lançar sua primeira marca de refrigerante. E o ingresso nesse novo mercado ocorreu, pois em 1911, a empresa havia lançado com certo sucesso o Club Soda Antarctica (nada mais que água carbonatada), base para a fabricação de refrigerantes. Com isso, no ano de 1912 foi lançado no mercado um refrigerante com sabor de limão. Inicialmente chamado de Soda Champagne (devido a suas borbulhas), pouco depois adotou o nome de Soda Limonada Antarctica e foi o embrião para o lançamento em 1921 de outro importante refrigerante da empresa, o Guaraná Antarctica (conheça essa história aqui).
  

Nas décadas seguintes, Soda Limonada Antarctica ganhou mercado e foi responsável por matar a sede de milhões de brasileiros em um clima tropical. A resfrescância de Soda Limonada Antarctica ganhou uma nova opção de consumo nos anos de 1950 com o lançamento da famosa versão Caçulinha, uma simpática garrafinha de vidro de 185 mililitros. A década de 1980 foi recheada de novidades. Primeiro, em 1981, foi lançada no mercado a Soda Limonada Antarctica em latas feitas com folhas de flandres. Com isso, a marca oferecia ao consumidor uma nova embalagem, além da tradicional e popular garrafa de vidro de 290 ml.
   

Pouco depois, nem com a chegada ao mercado da Sprite (conheça essa história completa aqui) em 1984, abalou a confiança dos consumidores na tradicional Soda Limonada Antarctica. Isto porque a marca resolveu investir em comunicação para barrar o crescimento da nova concorrente e lançou uma campanha que incluía um dos jingles mais icônicos da publicidade brasileira. Procurando um atributo criativo para se comunicar com os consumidores, a marca percebeu que seu grande diferencial estava justamente em seu nome. Valendo-se do ditado que menos é mais, surgia então o jingle “Soda, Limonada, Antarctica!” (assista ao comercial e ouça o jingle aqui). No final desta década, em 1989, a marca apresentou a primeira extensão em seu portfólio com o lançamento da Soda Limonada Antarctica na versão Diet, que mantinha a mesma fórmula sabor limão, mas sem conter açúcar em sua composição. O lançamento desse produto era uma resposta a crescente demanda por produtos mais saudáveis e com redução de calorias e açúcares.
  

A década de 1990 foi marcada pelo forte investimento na diversificação de embalagens, especialmente as garrafas PET (hoje em dia Soda Limonada Antarctica oferece essas embalagens em 200 ml, 600 ml, 1 litro e 2 litros). Em 1999, com a fusão da Companhia Antarctica Paulista e a Companhia Cervejaria Brahma, o refrigerante passou a ser produzido pela AmBev, ganhando uma distribuição mais eficiente e ampla em todo território nacional. Pouco depois, em 2002, com o intuito de rejuvenescer toda a sua linha de refrigerantes, a AmBev apresentou o tradicional refrigerante de limão totalmente reformulado: novas embalagens, comunicação e até nome, que passou de “Soda Limonada Antarctica” para a “Soda Antarctica”.
  

Mais recentemente, em 2021, uma das marcas brasileiras mais tradicionais de refrigerantes, a centenária Soda Limonada Antarctica, resolveu ficar mais jovem - ao menos na comunicação. Lançando uma campanha publicitária pela primeira vez desde a longínqua década de 1980, a marca se inspirou no início da vida adulta e em seus dilemas para apresentar seu novo conceito: #QueSejaSoda. A campanha trazia uma linguagem de memes e para apresentar as novas embalagens, com muito grafismo para juntar imagens reais e animações, além de explorar bastante as cores clássicas do produto: o verde e o amarelo. Era o sabor inconfundível de sempre, com o incomparável toque do limão siciliano, em novas embalagens e comunicação.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por diversas alterações ao longo dos anos. Tendo como símbolo em sua identidade visual o limão (que representa o sabor do refrigerante), a marca sempre utilizou a cor verde em seu logotipo. Em 2002, o nome Soda Limonada Antarctica deu lugar a apenas “Soda Antarctica”. Além disso, o limão foi suprimido do logotipo, que ganhou uma tipografia de letra mais jovial e impactante. Em 2012, a marca voltou a utilizar seu nome original e apresentou um logotipo mais impactante, incluindo a volta da utilização da imagem de uma rodela de limão. Mas esse logotipo durou pouco. Isto porque, em 2015, a identidade visual da marca passou por mais uma remodelação: apesar de manter praticamente a mesma tipografia de letra, a palavra “limonada” foi novamente abolida e o logotipo passou a ostentar também a cor preta, bolhas e a rodela de limão com novo design e tamanho menor. Em 2021, a marca passou por uma profunda reformulação em sua identidade visual: voltou assinar “Soda Limonada” colocando o nome Antarctica mais acima. O novo design também deixa o “pesado” da cor preta de lado e, passou a utilizar tons mais suaves de verde. A tipografia ficou mais limpa, destacando, “Soda Limonada”. E um ícone de limão totalmente estilizado e novo voltou a compor a identidade visual, bem como, o ano de criação do refrigerante (“Desde 1912”).
  

A atual identidade visual da marca pode ser aplicada com o tradicional fundo verde ou somente no branco, como mostra a imagem abaixo.
  

As latas do tradicional refrigerante também evoluíram para acompanhar as mudanças em sua identidade visual.
  

Os slogans 
Que seja Soda. (2021) 
Sede é Soda. 
O sabor de um clássico. (2015) 
O melhor do limão. (1986) 
Soda limonada? Só da Antarctica. 
A estrela das sodas. (1912)
  

Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Lançamento: 1912 
● Criador: Cia. Antarctica Paulista 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: AmBev S.A. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Jean Jereissati 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Segmento: Refrigerantes 
● Principais produtos: Refrigerantes de limão 
● Concorrentes diretos: Sprite, H2OH!, Fanta, Itubaína, Schweppes Citrus, FYs, Viva Schin e Dolly 
● Ícones: A cor verde 
● Slogan: Que seja Soda. 

A marca no Brasil 
Uma das líderes do mercado brasileiro no segmento de refrigerantes de limão, a tradicional Soda Limonada Antarctica é comercializada em todo território nacional. 

Você sabia? 
Soda Limonada Antarctica é produzida a partir de uma fórmula exclusiva, composta basicamente de água gaseificada e sucos de frutos naturais. Atualmente o refrigerante possui 2.5% de suco natural em sua composição. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Exame, Embalagem Marca e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem, Estadão e Folha), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 17/3/2022 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/

8.2.10

DO BEM™


Colocar frutas selecionadas em caixinhas divertidas. É a fruta na caixinha e mais nada. Essa é a missão da marca do bem™ (escrita em minúsculo mesmo, e com uma asa de anjo no logotipo), que mostrou ao mercado brasileiro que é perfeitamente possível oferecer uma solução saudável e prática de sucos de frutas que ainda proporcione uma experiência diferenciada. É como se fosse um suco natural feito em casa sem o barulho do liquidificador. 

A história 
A história da marca começou em 2006 quando o administrador de empresas Marcos Leta Leoni (imagem abaixo), que atuava no mercado financeiro, teve uma grande ideia. Isto porque, ao sair tarde do trabalho e, antes de ir para casa, ele tinha o hábito de ir até uma das tradicionais casas de sucos do Rio de Janeiro. E foi aí que ele começou a se questionar por que não colocar aquele suco, espremido na hora, em uma caixinha para simplificar a vida das pessoas. Foi então que ele se demitiu e foi acumular conhecimento para produzir um suco em caixinha que não levasse água, açúcar, conservante, corantes, nem qualquer outro tipo de aditivo químico. Ou seja, apenas frutas selecionadas cuidadosamente. Para isso, ele visitou os Estados Unidos e países europeus com o objetivo de conhecer a tecnologia utilizada lá fora neste segmento.
   

Com o conhecimento adquirido depois de três meses de viagem, o empreendedor aproveitou a abundância de frutas frescas em um país como o Brasil para conseguir criar um suco com a praticidade de uma bebida de caixinha sem perder as propriedades naturais. Dessas pesquisas surgiu a solução para manter o suco fresco por mais tempo: o engarrafamento da bebida seria feito a vácuo, sem que houvesse contato com o oxigênio. Foi então que, no ano de 2007, ele fundou a do bem™ para atuar no segmento de sucos de frutas naturais. Para isso, vendeu o carro e o apartamento, herdado do avô, e investiu em duas máquinas de processamento e esterilização de frutas para começar a trabalhar. Demorou dois anos até finalizar o processo de organização estrutural e planejamento da cadeia de suprimento e de fornecedores da empresa.
   

Finalmente em 2009, ele lançou o primeiro suco de laranja integral em caixinha do país, sem nenhum aditivo químico, conservante, adição de água e açúcar. A marca do bem™ estreou no mercado com o slogan “Bebidas verdadeiras”. Afinal, naquela época, havia um monte de sucos fake com fotos enormes de fruta por fora e quase nenhuma fruta dentro da caixinha. A mídia espontânea gerada principalmente por blogs na época do lançamento deu visibilidade e contribuiu para o crescimento da marca. Outro passo importante para o reconhecimento da marca foi seu ingresso nas lojas de supermercados da zona sul carioca. Para isso, os sucos do bem™ passaram por um teste cego, junto com marcas concorrentes. Para promover a marca nos pontos-de-venda, a empresa contou com ações de amostragem que, não só geravam experimentação, como também comunicavam as propriedades e os diferenciais dos sucos.
   

E a diferenciação já estava presente também nas embalagens. Ao invés do tradicional “Fure aqui” no local designado para o canudinho, Marcos Leta preferiu adotar um tom mais leve e intimista e escolheu uma frase dita por um dos colaboradores da casa de sucos que lhe serviu de inspiração ao criar a empresa: “Vai com tudo”. O tom de brincadeira presente nos produtos da marca fez com que o convencional “Agite antes de beber” fosse trocado por: “Agite (as laranjas agradecem)”; e posteriormente “Dance com a gente, balance os limões”; ou “Imagine você dormir mais dez minutos, e não ouvir aquele barulho de liquidificador acordando a casa toda”, para o suco de tangerina.
  

Outro grande fator inicial de sucesso da marca foi a ausência de fotos ilustrativas de frutas nas embalagens, substituídas por divertidos e simpáticos personagens ao lado de cores alegres e tropicais, passando assim ao consumidor um caráter divertido e lúdico. Rapidamente os sucos da do bem™ se expandiram para empórios em São Paulo. No primeiro cliente paulistano, a rede St Marche, o que seria o carregamento do mês de estreia acabou em somente seis dias. A partir do mês de dezembro de 2009, a marca ganhou um forte aliado em suas ações promocionais. Era o “Frutomóvel”, um pequeno carro - da marca Mini (conheça essa história aqui) - totalmente personalizado com asas angelicais e que rodava as praias do Rio de Janeiro oferecendo degustação e ampliando o conhecimento dos consumidores sobre os produtos e a filosofia da marca do bem™.
   

A trajetória da do bem™ mudou com a chegada do movimento de saudabilidade ao mercado brasileiro a partir de 2012. Nesse momento, a do bem™ era a única marca que poderia atender o varejo com uma bebida 100% natural e produzida em larga escala. Além disso, a empresa expandiu a distribuição de seus divertidos e saudáveis sucos de frutas para São Paulo, Minas Gerais e sul do país. A do bem™ também iniciou a ampliação de sua linha de produtos com o lançamento da água de coco, do chá mate (2012) e do suco integral de laranja com gominhos (2013). Além disso, no início de 2013 a marca firmou contrato para vender suas caixinhas coloridas nas lojas de grandes varejistas como Walmart (saiba mais aqui), Pão de Açúcar (conheça essa história aqui) e Carrefour (saiba mais aqui), dando um enorme salto na distribuição de seus produtos.
   

A marca também voltou a ampliar sua linha de produtos com o lançamento da bebida funcional Detox Monstro (suco verde, um misto de maçã, pepino, limão, couve, gengibre e hortelã). Essa linha seria ampliada pouco depois com a introdução do Detox Vem Meu Bronze (suco rosa que misturava laranja, cenoura e beterraba) e do Detox Faixa Branca (uma versão mais leve do suco verde, que acrescentava o abacaxi em sua receita). Além disso, a empresa passou a exportar seus produtos para alguns países da Europa através da rede de supermercados Casino (conheça essa outra história aqui).
  

Muito mais que vender sucos integrais, a do bem™ queria se especializar em oferecer produtos saudáveis aos consumidores brasileiros e simplificar a vida deles. A marca, que já havia ampliado seu raio de atuação em 2014 com o lançamento de uma pulseira inteligente (que monitorava os exercícios e até a qualidade do sono do usuário), ingressou no ano de 2015 em uma nova categoria: alimentos. Isto porque a marca carioca lançou uma linha de barrinhas de cereais, que podiam ser encontradas em quatro sabores: cranberry com cacau, maçã e canela, banana e damasco, todos livres de conservantes, aromatizantes, açúcar refinado e xarope de glicose. Além disso, a marca lançou a edição limitada do suco natural de melancia e limão, cuja mistura, além de saborosa, ajudava a regular os níveis de açúcar no sangue e por ser rica em fibras, contribuía para inibir a fome, estimulando a saciedade.
   

Ainda em 2015, conhecida por ser uma marca inovadora no segmento de bebidas, a do bem™ lançou o Matcha Natural, um chá verde produzido a partir da planta Camellia Sinensis, a mesma que dá origem aos chás verde, preto e branco. Essa linha seria ampliada com o lançamento do Matcha Limão (com suco de limão integral). Devido ao enorme sucesso, no mês de abril de 2016, a poderosa Ambev, proprietária de marcas como Skol (saiba mais aqui), Brahma (conheça essa história aqui) e Antarctica (saiba mais aqui), anunciou a aquisição da fabricante da marca de sucos do bem™, por valor não revelado, ingressando assim em um novo segmento de mercado. Apesar disso, a do bem™ continuou como uma empresa independente com seu fundador no comando até finalizar a transição para dentro do sistema da Ambev.
  

Em 2017, um ano após a aquisição pela Ambev, a rede de distribuição já tinha sido ampliada e atingia as regiões Sul, Centro-Oeste e Nordeste. Esse ano também foi marcado pelo lançamento da linha do bem™ todo dia, composta por bebidas mais leves e livres de adição de açúcar (eram adoçados naturalmente com suco de maçã) e conservantes, em seis opções de sabores (Caju, Goiaba, Pêssego, Manga, Laranja e Uva). Até então conhecida por suas embalagens cartonadas assépticas, em 2018 a marca apresentou seu primeiro produto em garrafa de vidro de 1 litro, com formato exclusivo: o Suco de Uva Integral.
  

Ainda em 2018, a marca carioca movimentou novamente o mercado de bebidas com o lançamento de uma linha de bebidas com leite vegetal. Desenvolvidos durante um ano, os leites do bem™ eram verdadeiros aliados da nutrição, com cálcio, baixa caloria, sem lactose e sem glúten. A linha de leites vegetais chegou ao mercado em quatro sabores: original, baunilha, chocolate e café com leite. Todas as bebidas da linha eram feitas a partir do coco maduro, e por serem de origem vegetal eram uma excelente alternativa natural ao leite de vaca. E para apresentar ao consumidor sua nova linha de bebidas, a do bem™ estreou uma campanha publicitária repleta de humor que carregava o slogan “Atualize o seu leite e dê férias para as vacas”. Em 2020 a marca estreou em um nova categoria com o lançamento da Super Infusões do bem™ - nos sabores Coco, Limão, Tangerina e Limão com Morango - voltadas para uma rotina de hidratação diária. O principal benefício do lançamento é o antioxidante, proveniente de 25 mg de Vitamina C presente na sua composição.
  

Ainda em 2020 a marca apresentou o suco de caixinha do bemzinho™, cujo objetivo era contribuir com a rotina dos consumidores de forma saudável, usando da praticidade sem perder a qualidade nutricional e originalidade dos produtos da marca. Em embalagens de 200ml, o suco encontrava-se disponível nos sabores laranja, uva, manga, caju, pêssego e goiaba, sendo direcionado tanto para adultos como principalmente para crianças. No ano seguinte, a marca fechou um acordo para que as caixinhas da linha do bemzinho™ viessem estampadas com personagens dos clássicos filmes de animação da Pixar (conheça essa outra história aqui): caju (Os Incríveis), goiaba (Carros), laranja (Toy Story), uva (Up - Altas Aventuras), água de coco (Procurando Nemo), manga (Monstros S.A.) e pêssego (Viva - A Vida é uma Festa).
  

Uma marca responsável 
O atual sucesso da do bem™ está centrado no conceito e posicionamento único da marca no segmento no país. A do bem™ conquistou visibilidade, boa parte em consequência da construção de uma identidade de marca bem definida. A receita incluiu investimento em design e linguagem alternativa aos produtos tradicionais, na busca de uma personalidade casual. A paixão da marca parece ser a busca incansável pelos melhores ingredientes 100% verdadeiros. Desde a fruta fresca, ao processo de fazer o suco, passando pela gentil pasteurização e pela embalagem consciente, a do bem™ respeita ao máximo o direito do consumidor beber o que é puro. Seus sucos não têm adição de água e açúcar. As frutas são tão selecionadas que a marca chama de safra e não de colheita.
  

O cuidado com questões ambientais e de saúde fica claro tanto na produção de uma bebida natural, sustentável que evita o uso e o despejo de compostos químicos no meio-ambiente, quanto na escolha das embalagens. Ao contrário das embalagens de sucos convencionais, o consumidor não vai encontrar em suas caixinhas fotografias de frutas bonitas retocadas em programas de computador. Ao invés disso, personagens lúdicos e divertidos estampados nas coloridas embalagens com frases bem-humoradas como “O caju que você respeita”, “Uma goiaba dessas, bicho”, “Sem fake, só fruta”, “Ou bergamota, ou mexerica”, “Uva e maçã: deu match!” e “Make manga great again”. Além disso, as embalagens são totalmente recicláveis, feitas com 75% de papel de reflorestamento, 25% de polietileno e alumínio para garantir toda a assepsia e lacre de resina atóxica. A marca se mantém fiel aos seus princípios, tendo como objetivo fazer as melhores bebidas naturais do mundo com ingredientes da biodiversidade brasileira.
   

Além disso, a partir de 2020 a marca começou a substituir os canudos de plástico por canudos de papel nos produtos da linha do bemzinho™. A linha de sucos dedicada ao público infantil passou a contar com canudos feitos com o papel Loop, da Suzano. A marca também passou a transformar as caixas de seus produtos em telhas para construção de casas populares, moradias emergenciais e sedes comunitárias em alguns estados do país. A iniciativa, conhecida como Bagaço do Bem™, era uma parceria entre a startup de sustentabilidade Polen e as organizações não governamentais Teto e Ecolar.
  

A polêmica 
A marca sempre fez questão de incluir nas caixas de seus sucos a sua história. Isso é storytelling, ou seja, contar histórias utilizando enredo elaborado, narrativa envolvente e recursos audiovisuais. Em suas embalagens era possível encontrar textos como “Estamos aqui porque acreditamos que podemos ir mais além. Um grupo de jovens cansados da mesmice focado em mudar o mundo das bebidas, criando uma experiência inovadora, simples”. Mas essa técnica acabou gerando polêmica, quando em 2014, a do bem™ foi parar no Conar (Conselho de Autorregulamentação Publicitária) acusada de mentir ou fantasiar suas histórias em peças publicitárias e embalagens. A história com personagens para atrair os consumidores e tentar se diferenciar da concorrência é uma prática recorrente da marca. A do bem™ foi acusada de não receber suas frutas do fornecedor apresentado em suas embalagens. A fabricante informava em suas embalagens e peças publicitárias que as laranjas do seu suco, por exemplo, “vêm da fazenda do senhor Francisco do interior de São Paulo, um esconderijo secreto que nem Capitão Nascimento poderia descobrir”. A empresa sustentou, entretanto, que “todas as suas histórias são verdadeiras”. Segundo a do bem™, o senhor Francisco é um personagem real. “Reginaldo, José, Laércio, Francisco, todos são reais, e são nossos fornecedores de frutas” afirmou a marca na época.
  

A identidade visual 
A identidade visual da marca do bem™ também pode ser aplicada sob um característico fundo azul-claro ou somente com o principal ícone de reconhecimento da marca - a lúdica asinha angelical (uma alusão aos conceitos de liberdade e pureza da marca).
  

Já suas coloridas e lúdicas embalagens passaram por algumas reformulações ao de sua história. A última delas ocorreu em 2019, quando a do bem™ apresentou um novo design, tornando suas embalagens mais práticas (para uso) e ainda mais impactante visualmente. A imagem abaixo mostra a evolução da embalagem de seu principal suco (de laranja).
  

Os slogans 
Sem Fake, só a Real. (2019) 
Vem ser do bem. (2017) 
Bebidas verdadeiras. (2009)
  
Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 2007 
● Fundador: Marcos Leta Leoni 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Ambev S.A. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Jean Jereissati 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Segmento: Bebidas não alcoólicas 
● Principais produtos: Sucos de frutas, água de coco e chás 
● Concorrentes diretos: Natural One, Campo Largo, Del Valle, Sufresh, Fazenda Bela Vista, Xandô, Maguary e Suvalan 
● Ícones: As lúdicas embalagens 
● Slogan: Sem Fake, só a Real. 
● Website: www.ambev.com.br/do-bem

A marca no Brasil 
Atualmente a do bem™, primeira marca brasileira a produzir sucos em embalagens sem adição de água, açúcar e conservantes, comercializa sua linha de produto através de mais de 200.000 pontos-de-venda selecionados em quase todos os estados brasileiros. A do bem™ oferece hoje sucos 100% de frutas (como uva, tangerina, limão, laranja, caju, goiaba, manga, pêssego, além de frutas mistas em edições sazonais), água de coco e chá mate. A marca produz em média mais de 2 milhões de litros de sucos mensalmente. As frutas usadas nos sucos vêm de inúmeras fazendas no interior de São Paulo e do Rio Grande do Sul. 


Você sabia? 
Com exceção dos mates e da limonada, todos os itens da marca são produzidos sem açúcar. Por exemplo, a embalagem de 1 litro tem em média 18 laranjas. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Época Negócios, Isto é Dinheiro, Exame e Embalagem Marca), jornais (Meio Mensagem, O Globo e Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 24/9/2024 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding

20.6.06

ANTARCTICA


Como toda típica cerveja pilsen, ANTARCTICA é clara e tem baixa fermentação. Tem aroma, sabor e amargor suaves. É uma clássica cerveja pilsen que combina tradição e qualidade há mais de um século para conquistar milhões de consumidores no Brasil. Afinal, ANTARCTICA é leve e saborosa para celebrar as coisas boas da vida. 

A história 
A história da empresa tem suas origens no dia 9 de fevereiro de 1885 como um abatedouro de suínos, de propriedade do engenheiro Joaquim Salles junto com outros sócios (Luiz Campos Salles, José A. Cerqueira, Luiz de Toledo Piza, Antônio Penteado e José Penteado Nogueira), localizado no bairro da Água Branca, na cidade de São Paulo. A empresa possuía uma também fábrica de gelo com capacidade ociosa e isso despertou o interesse do cervejeiro alemão Louis Bücher, que desde 1868 era proprietário de uma pequena cervejaria. Os dois empresários se associaram e, em 1888, criaram a primeira fábrica de cerveja do país com tecnologia de baixa fermentação, cuja capacidade produtiva inicial era muito pequena, de 1.000 a 1.500 litros diários, logo aumentados para seis mil por dia. Com isso, foram lançadas no mercado as primeiras cervejas tipo pilsen com a marca ANTARCTICA. O fato de darem um nome a cerveja foi de enorme importância, já que na época, as fábricas não produziam cerveja com marca alguma, pois estas eram vendiam em barris e, nos poucos casos em que era engarrafada, não possuía um rótulo próprio.
  

A ANTARCTICA publicou seu primeiro anúncio no então jornal “A Província de São Paulo”, atual Estado de S. Paulo (conheça essa outra história aqui), em 13 de março de 1889: “Cerveja Antarctica em garrafa e em barril - encontra-se à venda no depósito da fábrica à Rua Boa Vista, 50”. Sob a perspectiva do contexto histórico, o Brasil passou da fase colonial para a República, em 1889. Nesta época o Brasil efetivamente iniciava seu processo de industrialização. O decreto n. 164 de 17 de janeiro de 1890 regulamentou e deu novas liberdades à existência das Sociedades Anônimas. Então no dia 9 de fevereiro de 1891 foi oficialmente fundada a Companhia Antarctica Paulista como sociedade anônima e com 61 acionistas. Entre os acionistas estavam o alemão João Carlos Antonio Zerrenner e o dinamarquês Adam Ditrik Von Bülow, ambos naturalizados brasileiros e proprietários da empresa Zerrenner, Bülow e Cia., exportadora e corretora de café. Eles importaram equipamentos da Alemanha para modernizar a produção de cerveja e os financiaram para a ANTARCTICA.
  

Inicialmente a empresa não tinha um foco muito claro de negócios, atuando na fabricação de cerveja e refrigerantes, assim como na produção de banhas e presuntos, fábrica de gelo e até na manutenção de câmaras frias para estocagem de alimentos. Em 1893 houve uma desvalorização da moeda e a ANTARCTICA esteve perto de decretar falência. Foi quando Zerrenner e Bülow decidiram trocar seu crédito por um aumento de participação na empresa, tornando-se desta forma acionistas majoritários e assumindo o controle da ANTARCTICA. Sob a direção da Zerrenner a empresa foi reorganizada e se concentrou na fabricação de cervejas e refrigerantes. A partir de então se recuperou e passou a crescer rapidamente no mercado, adquirindo em 1905 o controle acionário da Cervejaria Bavária, localizada no bairro na Mooca, em São Paulo, que pertencia à Henrique Stupakoff & Cia.
  

Os negócios da empresa expandiram rapidamente e, em 15 de agosto de 1911, foi fundada a primeira filial, na cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, acontecimento fundamental para que a cidade ficasse conhecida como a "capital do chope". Foi nesta época, em 1912, que ocorreu o lançamento da Soda Limonada Antarctica (conheça essa outra história aqui). Pouco depois, em 1914, foi criado o Theatro Cassino Antarctica na Rua do Anhangabaú, com shows dos artistas famosos da época. Ali também rolaram bailes de carnaval inesquecíveis, com muita cerveja gelada nas primeiras geladeiras, também fabricadas pela ANTARCTICA desde 1913. Chamadas de Perfeitas, as geladeiras eram usadas nas casas comerciais e nas residências.
   

Em 1920 a ANTARCTICA vendeu a preço baixo o terreno de 150.000 m² onde hoje está localizado o Esporte Clube Palmeiras (por isso o antigo nome de Parque Antarctica), em troca de um contrato perpétuo de venda dos produtos da empresa. No ano seguinte surgiria no mercado um dos maiores símbolos da marca: o Guaraná Antarctica (conheça essa outra história aqui). A partir de 1930, ANTARCTICA e Brahma (conheça essa história aqui) passaram a eliminar quase todas as concorrentes e dividiam a liderança da produção de cervejas no mercado brasileiro, dominando esse segmento por algumas décadas. Em 1931, a marca passou a patrocinar programas de rádio, mídia que ganhava cada vez mais adeptos na época.
   

A partir de 1944, a ANTARCTICA começou uma nova fase: investiu na atualização tecnológica e no aumento de sua produção. A empresa iniciou uma onda de aquisições a partir da década de 1960: em 1961 a empresa comprou a cervejaria Bohemia (conheça essa outra história aqui), a mais antiga do Brasil; em 1972, a Polar e a Cervejaria de Manaus também foram adquiridas pela empresa. As primeiras exportações começaram em 1979 para os Estados Unidos, seguidas da Europa e Ásia. No ano seguinte, além da empresa atingir 16.4 milhões de hectolitros/ano, adquiriu o controle da tradicional Cervejaria Serramalte.
  

A década de 1990 foi marcada por uma grande expansão em seu portfólio com o lançamento de outros tipos de cerveja (sem álcool, tipo Bock, entre outros) e novas opções de embalagens. Em 1994, adquiriu a Cervecera Nacional, na Venezuela, expandindo suas operações no exterior. Finalmente, no ano de 1999 a ANTARCTICA fundiu-se com a Brahma, formando a AmBev, que se tornou, na época, a quinta maior cervejaria do mundo. A partir deste momento a cerveja ANTARCTICA ganhou ainda mais força no mercado e, em meio a uma infinidade de concorrentes, se tornou uma das cervejas mais consumidas e clássicas do país. Afinal, são mais de 130 anos fazendo cerveja para quem leva a vida numa BOA.
   

A linha do tempo 
1935

Lançamento da ANTARCTICA MALZIBIER, cerveja de aroma e sabor adocicados e amargor suave, que possuía um processo de fabricação diferente das cervejas tipo pilsen. Durante o seu processo de fabricação era adicionado caramelo em calda que garantia o sabor, a cor e o aroma diferenciado do produto. 
1991

Lançamento da ANTARCTICA KRONENBIER, primeira cerveja sem álcool do mercado brasileiro. 
Lançamento das cervejas ANTARCTICA PILSEN EXTRA (uma cerveja de cor clara e baixa fermentação, mais forte e com sabor marcante) e ANTARCTICA PILSEN EXTRA CRISTAL (primeira cerveja brasileira com garrafa transparente, destacando, assim, sua coloração clara, típica das Pale Lagers. A Cristal possuía aroma acentuado, sabor encorpado e levemente amargo, sem deixar a refrescância de lado). 
1994

Lançamento da ANTARCTICA BOCK (uma cerveja escura e bastante encorpada) e do CHOPP ANTARCTICA como conhecemos hoje. 
Lançamento de duas novas embalagens: garrafa long neck e a Six Pack (pacote com seis unidades de lata) para a cerveja ANTARCTICA PILSEN. 
1995

Lançamento da embalagem long neck. 
1999

Lançamento da lata “festa” com 237 ml de capacidade. 
2009

Lançamento da ANTARCTICA SUB ZERO, uma cerveja pilsen elaborada para ser mais suave e refrescante. Para ser produzida, esta cerveja passa por um sistema de dupla filtragem a frio, realizada a uma temperatura de -2° C. Durante o procedimento, a linha de produção fica coberta por uma fina camada de gelo e a cerveja chega quase a congelar. 
Lançamento apenas no mercado carioca da embalagem retornável de 1 litro da cerveja ANTARCTICA. A embalagem foi batizada de “Boazona”
2010

Lançamento da ANTARCTICA ORIGINAL na clássica embalagem de 300 ml. A utilização da garrafa de vidro âmbar com 300 ml tinha como objetivo preservar os clássicos e oferecer aos consumidores a oportunidade de reviver a história da cerveja no Brasil. Conhecida como “meinha”, a embalagem de 300 ml permitiu o consumo individual do líquido em uma época em que as populares latas ainda não eram comercializadas. 
2012 
Lançamento da cerveja ANTARCTICA em garrafas retornáveis de 300 mililitros. Batizada de “Mini Boa”, a embalagem, que era vendida em bares, passa também a ser comercializada nos supermercados. 
2014 
Lançamento da edição especial Alubottle, uma garrafa de alumínio de 473 ml com design inovador. 
2022 
Lançamento da ANTARCTICA SUBZERO SILVER, cerveja filtrada a menos de 1°C, menos encorpada e com menos álcool. A campanha de lançamento trazia de volta um dos personagens mais amados da TV brasileira, o famoso Freddie Mercury Prateado, protagonizado por Eduardo Sterblitch no programa Pânico.


A Original 
ORIGINAL é um verdadeiro clássico do mercado de cerveja. A história da ORIGINAL teve início em 1906 quando o jovem Henrique Thielen, recém-chegado da Alemanha, fundou a Cervejaria Adriática, em Ponta Grossa, no estado do Paraná, com equipamentos trazidos de seu país natal. Em 1931 ele nomeou sua cerveja pilsen de ORIGINAL. Em 1943, a família Thielen vendeu a cervejaria para a Cia. Antarctica Paulista. Foi aí que ela ganhou o nome que tem até hoje: ANTARCTICA ORIGINAL. O rótulo ainda mantém alguns elementos originais, como o fundo amarelo, a tipografia de letra e o losango azul com a inscrição “pilsen”, e herdou da ANTARCTICA os pinguins e a faixa azul (que hoje desapareceu da “marca mãe”). Conhecida pela garrafa de vidro de 600 ml, com forte presença em bares, a cerveja Original, em 2019 passou a contar também com uma versão em lata de 350 ml.
   

Comunicação da BOA 
A marca começou a ganhar relevância na publicidade brasileira em 1974 com um comercial de TV criado pela agência Alcântara Machado e com participação histórica do compositor Adoniran Barbosa, autor de diversos sucessos do grupo Demônios da Garoa, que ao final proclamava: “Nós viemos aqui pra beber ou pra conversar”, criando assim um dos mais populares bordões entre os bebedores de cerveja. Vale ressaltar que Adoniran Barbosa foi o encarregado de criar o jingle do comercial (assista aqui), que conta a história de uma festa no Largo do Bixiga, eterno reduto sambista. O famoso bordão acompanhou a marca por diversas campanhas. A ANTARCTICA também se notabilizou por utilizar em suas campanhas famosos e celebridades para endossar sua cerveja, como por exemplo, Osvaldo Sargentelli e suas mulatas (1984); Marília Gabriela e Jô Soares (1991); Hebe Camargo e Dercy Gonçalves (1991); Jorge Ben Jor (1993); Daniela Mercury e o lendário músico norte-americano Ray Charles (1994); Leandro & Leonardo (1995); Joana Prado - A Feiticeira (1999); Wagner Moura (2007) e Evandro Mesquita (2008).
  

Já no mês de novembro de 2004, ANTARCTICA lançou, com muito sucesso, a irreverente campanha da “BOA”, comandada na época pelo já falecido humorista Bussunda e depois pelas belas atrizes Juliana Paes e Danielle Winits, que consolidou sua posição no mercado brasileiro. Quando a campanha foi lançada, a marca ANTARCTICA tinha 8.7% de participação no mercado de cervejas. Em doze meses a marca teve um crescimento de 20%, a maior evolução do setor no ano. Além da campanha, parte da estratégia foi patrocinar ações que estivessem de acordo com o mote adotado pela marca. Desta forma, a cerveja patrocinou o carnaval de Recife e Olinda, festas de São João (Caruaru e Campina Grande), o Ceará Music, festival de música do Nordeste, a Fenacer (Festa Nacional da Cerveja, em Divinópolis, MG), entre outros eventos populares. Além disso, a cerveja reformulou seu site e promoveu concursos culturais.
   

Em outubro de 2006, a marca lançou nova temática de campanha: o Bar da BOA, o melhor lugar para se estar e onde se encontra gente boa e cerveja BOA. O bar que, assim como a praia, é o endereço que indica a filosofia de vida da marca sinaliza os gostos e a turma. Pouco depois, em 2008, a ANTARCTICA se despediu do carnaval de Recife e Olinda, invadindo o carnaval de rua e quadras cariocas com a Unidos da BOA. Criou também o Clube B.O.A. (Bebedores Oficiais de Antarctica), que reuniu aproximadamente 40 mil consumidores em um único site. O clube da BOA contava com uma grande legião de associados, verdadeiros apreciadores de uma cerveja de qualidade. Afinal, BOA, só se for Antarctica. Já em 2013, a marca criou a ação Catraca da BOA, para que os foliões não dirigissem ao beber e trocassem suas latas de ANTARCTICA por bilhetes de metrô.
  

Em 2017 a marca lançou o projeto Boteco Coisa BOA, que destinava o lucro da venda de um combo especial em bares cadastrados para um curso que contribuiu para a capacitação e para a geração de empregos para alguns dos 150 garçons participantes. Já em 2018, apresentou, no Rio de Janeiro, a Academia da BOA, um projeto que tinha como objetivo impactar positivamente a sociedade ao formar e capacitar os profissionais dos bares: os garçons e garçonetes. A inauguração da Academia da BOA foi idealizada pela marca para ser um curso gratuito de capacitação e reciclagem de garçons, que formou 500 pessoas para o mercado de trabalho naquele ano, sendo: 300 novos garçons e 200 profissionais reciclados. Em 2019, antes do carnaval, a marca lançou a campanha “Carioca Sangue Bom”, em parceria com o Hemorio, órgão da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, que convocava a população a doar sangue antes do início da maior festa popular brasileira. Os doadores ganhavam um incentivo a mais para curtir os blocos: 1.000 cartões com crédito em passagens de metrô e ônibus para aproveitar o carnaval. 
 
A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por muitas remodelações ao longo dos anos. O primeiro logotipo da marca foi criado em janeiro de 1895: uma estrela dourada de seis pontas com a letra “A” no centro, uma sugestão dos técnicos cervejeiros que trabalhavam na fábrica, já que desde a Idade Média a cerveja era associada à estrela.
  

Somente em 1935 os famosos pinguins da ANTARCTICA passaram a integrar o seu logotipo, acompanhados da estrela dourada. Era o início do surgimento do maior símbolo de associação da marca com seus consumidores. Mas o que causa discussões até hoje entre os fãs da cerveja é o motivo da presença dessas aves. Alguns dizem que é uma referência ao continente gelado, terra dos pinguins, que originou o nome da marca. Outros afirmam que é um lembrete para que a cerveja seja sempre servida gelada e degustada acompanhada, por isso a dupla de aves. Mas a imaginação não pára por aí: muitos bebedores garantem que é uma homenagem aos garçons, já que sem eles a cerveja não chega às mesas dos bares.
   

Esse logotipo passou por remodelações nas décadas seguintes, com as aves ganhando novos designs e elementos para compor identidades visuais atualizadas. O atual logotipo da marca foi adotado em 2018 e apresentou os icônicos pinguins revigorados (ficaram mais vistosos e emblemáticos) e o nome da marca sem a tradicional curvatura.
  

O logotipo da ANTARCTICA pode ser aplicado em duas versões, com ou sem o tradicional fundo azul, como mostra a imagem abaixo.
  

Vale ressaltar que marcas de todo o mundo conscientizaram os consumidores sobre a importância do uso de máscaras, isolamento social e respeito às orientações da OMS durante a pandemia de coronavírus. E a ANTARCTICA fez isso através de seu logotipo que ganhou uma versão especial nas redes sociais com os tradicionais pinguins distanciados e separados, como mostra a imagem abaixo.
  

O tradicional rótulo da marca também passou por diversas atualizações. Em 2000, a ANTARCTICA mudou toda sua programação visual, nova cor, novo rótulo e nova campanha de comunicação cujo slogan era: “Mudou ou não mudou?”. O rótulo retangular atravessado por uma faixa azul - que lhe rendeu este apelido - mudou com a introdução do novo logotipo, mas sempre mantendo seu símbolo maior, os pinguins. Após adotar o formato arredondado por anos, em 2018 a marca apresentou um novo rótulo no formato quadrado. A “Faixa Azul” que acompanhou os rótulos de ANTARCTICA ao longo de todo o século 20 também voltou em uma versão modernizada, assim como brasão de cevada, que ganhou m novo design. O brasão do novo rótulo se inspirou no samba e nos estandartes de blocos de carnaval e escolas de samba do Rio de Janeiro.
   

Além disso, as garrafas de 600 mililitros e de 1 litro ganharam uma proteção de alumínio azul no gargalo, uma tendência no mercado cervejeiro.
  

Os slogans 
Antarctica Retornável. É mais da boa por menos. (2020) 
Coisa BOA gera coisa BOA. (2017) 
Antarctica. Leve a vida numa BOA. (2015) 
Cada um com sua BOA. (2015) 
Boa é Antarctica. A cerveja da Diretoria. (2010) 
Boa é Antarctica. (2010) 
Antarctica, a cerveja da Boa. 
Boa! Só se for Antarctica. (2004) 
Cerveja. Só se for Antarctica. (2001) 
Com Antarctica é mais gostoso. (2001) 
Onde Tem Festa Tem Antarctica. (1999) 
Simplesmente a melhor. (1992) 
Uma Paixão Nacional. (1992) 
Gostosíssima. (1982) 
Beba Antarctica. A melhor cerveja do Brasil. (anos de 1980) 
Antarctica, a cerveja nossa. (1974) 
Produto de Qualidade. (anos de 1970)
  

Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 1885 (empresa) e 1889 (marca) 
● Fundador: Joaquim Salles e Louis Bücher 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Ambev S.A. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Jean Jereissati Neto 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Segmento: Cervejarias 
● Principais produtos: Cervejas e chope 
● Concorrentes diretos: Itaipava, Devassa, Kaiser, Skol, Brahma, Budweiser, Schin e Amstel 
● Ícones: O casal de pinguins 
● Slogan: Coisa BOA gera coisa BOA. 
● Website: www.antarctica.com.br

A marca no Brasil
A cerveja ANTARCTICA é atualmente a segunda mais vendida do mercado brasileiro e uma das marcas que melhor representa a cultura e a história cervejeira do país. Atualmente os produtos da marca podem ser encontrados em vários tipos de embalagens: garrafas (1 litro, 600 ml e 300 ml) e latas (269 ml, 350 ml, 473 ml e 550 ml). 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame, Época Negócios e Embalagem Marca), jornais (Valor Econômico, Estadão, Folha, Meio Mensagem e O Globo), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 


Última atualização em 23/2/2024 

O MDM também está no Instagram.  www.instagram.com/mdm_branding/